Papiro

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Papiro: substantivo masculino Planta nativa da África tropical, da família das ciperáceas, cujas hastes são formadas de folhas sobrepostas, que os egípcios, depois de separar umas das outras, justapondo-as e colando-as em seguida, usavam para escrever.
Papirófago: adjetivo Diz-se do inseto que come papel.
Etimologia (origem da palavra papirófago). Papiro + fago.
Papirofléctico: adjetivo Relativo à papiroflexia.
Etimologia (origem da palavra papirofléctico). Papiro + flecto + ico.
Papirografia: substantivo feminino Processo de gravura, hoje desusado, em que, em vez da pedra litográfica, se usava papel grosso ou cartão preparado com elementos calcários.
Etimologia (origem da palavra papirografia). Papiro + grafo + ia.
Papirógrafo: substantivo masculino Aquele que exerce a papirografia.
Etimologia (origem da palavra papirógrafo). Papiro + grafo.
Papirola: substantivo feminino Figura geométrica feita de papel dobrado ou recortado.
Papirólito: substantivo masculino Massa de papel endurecida, empregada em construções.
Etimologia (origem da palavra papirólito). Papiro + lito.
Papirologia: substantivo feminino Ciência auxiliar da história antiga, que se consagra ao estudo dos papiros.
Papirólogo: substantivo masculino Especialista em papirologia.
Papironga: substantivo feminino Logro.
Papiros:
masc. pl. de papiro

pa·pi·ro
nome masculino

1. Botânica Planta ciperácea em cujas folhas os antigos escreviam.

2. [Por extensão] Papel feito com o papiro.

3. Manuscrito antigo em papiro.


Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Papiro, junco: l. os egípcios, em tempos muito remotos, empregavam para escrever uma substância que até certo ponto se assemelhava ao papel, e se chamava papiro. Este nome era derivado da haste da cana do papiro, uma planta que se encontra nos rios e lagos do Egito e da Palestina. o processo de manufatura era fácil, embora fosse aborrecido. Quando a casca exterior era tirada da cana, a entrecasca era cortada em partes muito delgadas. Estas eram, então, colocadas ao lado umas das outras sobre uma mesa, e cuidadosamente unidas e alisadas, aderindo inteiramente depois de serem umedecidas com cola e água, e postas numa prensa. Cada folha era composta de duas camadas, uma em que as tiras corriam horizontalmente, sendo a outra formada de tiras cruzadas com as primeiras. Depois secavam-se as folhas ao sol, eram polidas as superfícies, ficando então preparadas para se escrever sobre elas. Para cartas e pequenos documentos era suficiente uma simples folha – mas quando se tratava de uma obra grande, eram várias folhas grudadas. Quando isaías fala dos prados (noutras versões ‘cana para papel’), refere-se à aparência do papiro – e a passagem em 2 Jo 12 é uma referência a uma certa folha, que se fabricava para escrever. Grandes quantidades de documentos particulares, oficiais e literários, escritos sobre papiro, têm sido descobertas no Egito, nos últimos anos, lançando grande luz sobre os costumes e linguagem dos egípcios desde o ano 500 (a.C.), pouco mais ou menos, até 600 (A.D.). 2. Do nome papiro deriva-se a nossa palavra papel. A altura desse junco ou cana das lagoas do Egito é de 3,5 metros 4:5 metros. Como a haste é flexível, emprega-se na fabricação de cordas, cestos, etc. Que os caules se podem entrelaçar muito bem, deduz-se de ser feito dessa planta o berço em que Moisés foi exposto, e até embarcações de certa grandeza se faziam com esse junco, as quais serviam para armazenar gêneros. A passagem de Jeremias (15,16) talvez tenha a sua explicação no fato de serem as sumarentas raízes empregadas na alimentação, e de servir a parte superior da haste para nela se escrever depois da devida preparação. (*veja Livro.) Em isaías (58.5), bem como em Mateus (11.7), há uma referência clara a determinada cana, muito alta, que cresce livremente no país, e que se curva pela ação de uma forte ventania, levantando-se logo que cesse a pressão.

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Papiro: Papiro
1) Planta de haste longa, encontrada nas margens de rios e de lagoas e nos alagadiços. Era usada para fazer esteiras, cestos, sandálias e barcos (Is 18:2), RA).

2) Nos tempos antigos, material folheado feito dessa planta, sobre o qual se escrevia. O papiro era parecido com o papel grosso de hoje. Foi usado inicialmente no Egito, mas depois passou para a Palestina e para outras regiões. Muitos livros da Bíblia foram escritos em papiro. Os livros de papiro, como os de PERGAMINHO, tinham a forma de rolo (Sl 40:7); (2Tm 4:13). O livro com páginas, o CÓDICE, foi inventado no segundo século d.C.

Strongs


גֹּמֶא
(H1573)
Ver ocorrências
gômeʼ (go'-meh)

01573 גמא gome’

procedente de 1572; DITAT - 358a; n m

  1. caniço, junco, papiro

אֵבֶה
(H16)
Ver ocorrências
ʼêbeh (ay-beh')

016 אבה ’ebeh

procedente de 14 (no sentido de dobrar-se para frente); DITAT - 3c; n m

  1. junco, papiro

    Provavelmente os barcos feitos de junco ou papiro eram os barcos a vela daqueles dias por causa da sua velocidade.