Enciclopédia de Salmos 140:3-3

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 140: 3

Versão Versículo
ARA Aguçam a língua como a serpente; sob os lábios têm veneno de áspide.
ARC Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
TB Aguçam, qual serpente, a sua língua;
HSB שָֽׁנֲנ֣וּ לְשׁוֹנָם֮ כְּֽמוֹ־ נָ֫חָ֥שׁ חֲמַ֥ת עַכְשׁ֑וּב תַּ֖חַת שְׂפָתֵ֣ימוֹ סֶֽלָה׃
BKJ Eles afiaram suas línguas como uma serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. Selá.
LTT Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
BJ2 eles planejam o mal em seu coração e a cada dia provocam contendas;
VULG Pone, Domine, custodiam ori meo, et ostium circumstantiæ labiis meis.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 140:3

Gênesis 3:13 E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Salmos 52:2 A tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos.
Salmos 57:4 A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.
Salmos 58:4 Têm veneno semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tem tapados os seus ouvidos
Salmos 59:7 Eis que eles dão gritos com a boca; espadas estão nos seus lábios; porque dizem eles: Quem ouve?
Salmos 64:3 os quais afiaram a sua língua como espadas; e armaram, por suas flechas, palavras amargas,
Provérbios 12:18 Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde.
Provérbios 23:32 No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará.
Isaías 59:3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam falsamente, e a vossa língua pronuncia perversidade.
Isaías 59:13 como o prevaricar, e o mentir contra o Senhor, e o retirarmo-nos do nosso Deus, e o falar de opressão e rebelião, e o conceber e expectorar do coração palavras de falsidade.
Jeremias 9:3 e estendem a língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e a mim me não conhecem, diz o Senhor.
Jeremias 9:5 E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em obrar perversamente.
Mateus 12:34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
Romanos 3:13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
II Coríntios 11:3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
Tiago 3:6 A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Locais

Estes lugares estão apresentados aqui porque foram citados no texto Bíblico, contendo uma breve apresentação desses lugares.

SELÁ

Atualmente: JORDÂNIA
Selá – Ver Petra
Mapa Bíblico de SELÁ



Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 140 do versículo 1 até o 13
SALMO 140: ORAÇÃO POR LIVRAMENTO DA PERSEGUIÇÃO, 140:1-13

O Salmo 140 é mais um de um número significativo de salmos que refletem a exis-tência em Israel de uma corrente secundária muito forte de antagonismo e perseguição. Alguns dos inimigos aos quais os salmos se referem eram gentios. A maioria deles era de companheiros judeus cuja apostasia os fazia rejeitar o senhorio exclusivo de Javé, além de perseguirem aqueles que eram fiéis a Ele.

Acerca disso, Oesterley diz o seguinte: "Seria irracional esperar encontrar nos Salmos o ideal cristão da atitude de um homem em relação aos seus inimigos 'Amai a vossos inimigos E...] e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem' (Mt 5:44) ; mas nesse salmo temos a segunda melhor coisa a se fazer, visto que não há nenhuma dica do desejo de qualquer retaliação pessoal contra os inimigos vingativos do salmista. Tudo é deixado nas mãos de Deus. Que ocorram algumas palavras de amargura é algo absolutamente normal; mas a atitude passiva da vítima da opressão revela em si um espírito de verdadeira piedade".108

  • A Violência dos Perversos (140:1-3)
  • O poeta ora por livramento e proteção contra o homem mau e violento (1). Pen-sam o mal no coração (2) é melhor traduzido como: "tramam o mal em suas mentes" (Harrison). Se ajuntam para a guerra pode ser traduzido como: "Todos os dias vive incitando guerra" (Perowne), ou "vive forjando contendas" (ARA). As palavras venenosas dos seus infamadores fazem o poeta lembrar da língua afiada de uma serpente e do veneno de uma víbora (3). Selá: cf.comentário em 3.2.

  • Oração por Preservação (140:4-5)
  • Em circunstâncias como essas o salmista sabiamente coloca-se a si mesmo e a sua reputação nas mãos de Deus. Ele ora para ser preservado daqueles que se propuseram a desviar os seus passos (4), ou: "que armaram ciladas para fazer tropeçar meus pés" (Berkeley). Os perversos são constantemente identificados nos salmos como os sober-bos (5). Alguns cristãos professos têm argumentado que "um pouco de pecado mantém os homens humildes", mas os autores bíblicos eram mais sábios do que eles. Entendiam que o pecado na sua essência é orgulho, a manifestação da independência arrogante em relação a Deus. Laços [...] cordas [...I rede [...] laços corrediços ("ciladas", ARA) são todos itens do equipamento do caçador.

  • Em Deus Há Salvação (140:6-8)
  • O salmista relata seu compromisso com o SENHOR, o seu Deus, e pede para que suas súplicas sejam ouvidas (6). SENHOR Deus (7; Yahweh Adonai; "Ó Soberano Senhor", NVI) é uma expressão hebraica incomum. Ela ocorre em outra parte somente em 68.20; 109.21; 141.8 e Habacuque 3:19. Tanto Yahweh como Adonai são regularmente traduzi-dos como "Senhor" na maioria das versões inglesas e portuguesas. Letras em caixa alta são usadas para indicar o hebraico Yahweh (SENHOR). Quando os dois nomes aparecem juntos, como nesse caso, seria melhor usar "Senhor Javé" (Berkeley), ou: "SENHOR, meu Senhor" (RSV). Cobriste a minha cabeça no dia da batalha, ou: "tu proteges a cabe-ça em tempos de conflito" (Harrison). O salmista implora para que Deus não conceda sucesso aos desejos e maus propósitos do ímpio (8).

  • Os Ímpios e os Justos (140:9-13)
  • Os respectivos destinos do perverso e do justo são contrastados na última estrofe. O princípio geral de retribuição ao ímpio é que a sua impiedade volta para amaldiçoá-lo e o seu pecado se torna seu próprio castigo. Cubra-os a maldade dos seus lábios ("esma-gue-os", RSV; 9). Caiam sobre eles brasas vivas (10) refere-se à "destruição de Sodoma".109 Sejam lançados no fogo em covas profundas é uma construção hebraica incerta, mas obviamente indica uma calamidade total e completa para a qual não há recurso. Não terá firmeza na terra o homem de má língua (11) significa que ele não prosperará ou flores-cerá. Antes, seu próprio mal, planejado para os outros, o perseguirá e o destruirá.

    O poema termina com uma nota positiva. O destino dos ímpios é o pano de fundo negro contra o qual a bem-aventurança dos justos é pintada. A justiça de Deus certifica que, quaisquer que sejam as vicissitudes do presente, no final tudo estará bem para aqueles que colocam sua confiança nele. O SENHOR sustentará a causa (12), ou: "defen-derá a causa" (NVI). O oprimido e o necessitado ("pobres", NVI) sempre foram objeto do cuidado especial de Deus, um fato ponderado repetidas vezes nos Salmos (cf. 9.18; 10.2; 18.27; 22.24; 35.10 etc.). Os justos terão oportunidade de louvar ("renderão gra-ças", ARA) e os retos habitarão na presença de Deus (13).


    Champlin

    Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestante
    Champlin - Comentários de Salmos Capítulo 140 versículo 3
    Rm 3:13.

    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 140 do versículo 1 até o 13
    *

    Sl 140

    Este salmo exprime uma queixa e, caracteristicamente, o salmista volta-se no fim para Deus, com confiança (vs. 12 e 13).

    * 140:2

    vive forjando contendas. Compreendida literalmente, essa linguagem sugere que o pano-de-fundo original do salmo era a guerra. Provavelmente, a linguagem é figurada, como a referência à caça, no v. 5.

    * 140:3

    têm veneno de áspide. O adversário, mediante maledicência e calúnia, planejou cuidadosamente a destruição do escritor.

    * 140:7

    no dia da batalha. Ver o v. 2, nota. O salmista relembra Deus de que ele tinha sido o seu protetor.

    * 140:9

    a maldade dos seus lábios. O salmista solicita de Deus que faça voltar-se contra os seus perseguidores o mal que eles arquitetavam para ele (7.14-16, notas).

    * 140:10

    sejam atirados ao fogo. Ver Introdução: Características e Temas.

    * 140:12

    manterá a causa do oprimido. Ver 9.18, nota; 72.4.



    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 140 do versículo 1 até o 13
    140:12 A quem se podem dirigir os necessitados quando os perseguem? Não têm o dinheiro necessário para obter ajuda profissional, possivelmente não são capazes de defender-se. Entretanto, sempre há alguém que está de sua parte: o Senhor estará junto a eles e ao final lhes fará justiça. Isto deve nos consolar a todos. Não importa qual seja a situação, o Senhor está conosco. Mas esta verdade também nos deve fazer um chamado à responsabilidade. Como povo de Deus, temos que defender os direitos dos indefesos.

    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 140 do versículo 1 até o 13
    Sl 140:1)

    Foi em razão de um relacionamento pessoal com Deus, a quem o salmista chama de meu Deus , que ele encontrou coragem para fazer o seu apelo. O salmista também alegou misericórdias de Deus com base em casos anteriores de ajuda de Deus, que já havia provado ser a força da minha salvação , especialmente em tempos de batalha. Sua fé foi ancorada na certeza de que Deus continuaria a ser o seu libertador.

    B. PUNIR SEUS MALÍCIA (140: 9-11)

    Os efeitos da maldade dos ímpios sobre o próprio poeta tinha sido bastante devastador. Sua linguagem mostra que seu ser interior foi agitado por causa do sentimento de impotência que o dominava. Ele não estava simplesmente apertando desesperadamente por fé, ele estava reagindo com a paixão da justiça indignado que desejar a destruição rápida dos ímpios.

    O salmista não pediu o direito de destruir os homens maus-se. Ele reconheceu Deus como o juiz supremo, cujo papel é o de manter a justiça. No entanto, seu tumulto emocional transbordou em palavras fortes. O salmista queria que a maldade dos ímpios que ser empilhados sobre eles como brasas , então ele queria que eles fossem jogados no fogo dos poços profundos . O salmista sentiu fortemente que mal os homens não devem ser autorizados a ocupar posições de poder, mas que eles devem sempre sofrer punição por seus atos.

    III. GARANTIA que a justiça prevaleceria (Sl 140:12-13.)

    12 Sei que o Senhor manterá a causa do aflito,

    E a justiça para os necessitados.

    13 Decerto os justos louvarão o teu nome;

    Os retos habitarão na tua presença.

    Nas frases finais emoções do poeta parece ter acalmado um pouco, mas o seu conjunto de mente não foi diferente. Ele tinha uma forte convicção de que Deus estava do lado da justiça, e poderia ser dependia de vir em auxílio dos aflitos e necessitados nesta terra. Este era para ser o alicerce sobre o qual os oprimidos poderia descansar o seu caso e dar graças pelo privilégio de desfrutar de sua presença. Antes dele o aflitos e necessitados teria o status de ser justos e retos , ou seja, aceitável a Deus.


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 140 do versículo 1 até o 13
    140.1- 13 A propaganda e luta infernal contra os fiéis se descreve com uma oração pela derrota total dos que tramam a maledicência.
    140.1- 5 Uma descrição poética das tramas de politicagem contra um servo de Deus, vítima da calúnia do mundo.
    140.3 A maledicência é descrita corno a própria peçonha da serpente. Aguçam a língua. Preparam-na para ferir e picar. Talvez se refira a uma maldição proferida contra Davi.

    140.6 Reconhecer Deus como soberano, em nossas vidas, faz parte da atitude da oração, na qual podemos fazer nossas súplicas.
    140.7 Reconhecer Deus como nosso Salvador põe-nos dentro do alcance da proteção divina.
    140.8- 10 As súplicas para a proteção total das obras do Maligno e dos seus seguidores.
    140.12,13 A fé na justiça divina aponta para o futuro, quando os justos viverão em eterna felicidade. • N. Hom. A maledicência é um entorpecente que parece ser atraente na hora, mas embota a inteligência, arruina a saúde, paralisa a consciência e corrompe a vida espiritual. É a fonte de acessos de raiva, piores do que ascrises dos bêbados. É a própria destruição (em gr Apoliom, que é um dos nomes do diabo, Ap 9:11).


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 140 do versículo 1 até o 13
    Sl 140:0 - O PODER DA ORAÇÃO

    O salmista foi caluniado e pressionado cruelmente. Nesse lamento, ele leva o problema a Deus e suplica por sua intervenção. O estilo literário está marcado por ricas imagens e comparações extraídas da guerra, caça etc. Um pedido por ajuda (v. 1-3)
    Um forte sentimento de necessidade toma conta do autor. Ele está à mercê desses agitadores que estão travando contra ele uma campanha de provocação premeditada. Eles o atormentaram até o âmago com o veneno da sua calúnia. Sua única esperança é apelar por proteção ao Juiz divino.
    O segundo pedido (v. 4,5)
    O apelo é repetido com desespero e é intensificado pelo desenvolvimento do lamento. Com a fria determinação de um caçador e de forma insensível, os seus atormentadores têm criado situações angustiantes e desagradáveis.
    Uma oração de fé testada (v. 6-8)
    Até aqui, a parte principal do salmo foi dedicada à descrição do sofrimento pessoal. Agora o elemento da oração é ampliado à medida que o salmista concentra seus pensamentos em Deus e no que este significa para ele. Ele lembra os elos de devoção e submissão que o conectam com seu Senhor. Visto que no passado reconheceu o direito de Deus sobre sua vida, agora ele mesmo pode reivindicar o cuidado ativo e a preocupação de Deus por ele. O salmista experimentou a ajuda salvadora e lembra de momentos de perigo em que Deus o protegeu (conforme Ef 6:17lTs 5.8). Agora ele precisa novamente desse apoio divino. Ele clama a Deus para que as intenções maldosas dos seus perseguidores sejam frustradas.

    Uma oração de retribuição (v. 9-11)

    Ao apelar para o princípio divino de justiça, olho por olho (v.comentário de 137.8,9), ele ora para que o destino que os inimigos desejam abertamente para ele se volte contra eles mesmos. Ele pede e sugere a execução do castigo merecido, algo como o fogo em Sodoma (conforme 11,6) ou como a fenda sísmica que levou Corá e seu grupo à morte (conforme 55.15). Usufruir o presente divino da terra era um privilégio perdido em virtude de desobediência individual às exigências divinas (conforme Ex 20:12); os inimigos do salmista certamente estavam incluídos nessa categoria. Ao voltar ao princípio da retribuição justa, ele argumenta que o próprio mal dos inimigos (v. 1,2) e o fato de perseguirem o salmista trariam o castigo merecido.

    Uma declaração de confiança (v. 12,13)

    Vir a Deus em oração dessa forma deu ao salmista uma força interior e uma estabilidade que ele não possuíra anteriormente. Os gritos furiosos da parte inicial do salmo deram lugar gradativamente à firme convicção de que Deus, como o Rei de Israel, é o verdadeiro Juiz e Salvador dos pobres. Na sua corte de apelação, as reivindicações negligenciadas pelas instituições humanas encontram uma solução satisfatória. O salmista olha adiante para o tempo que com certeza viria em que os justos, com freqüência identificados com os pobres, teriam boas razões para lhe agradecer com testemunhos alegres acerca da graça salvadora divina. O futuro pertence a eles, junto com o direito de adorar e continuar vivendo na terra dada por Deus (contraste com v. 11; conforme 25.13 37:9). Assim, ele

    encoraja o seu próprio coração e o coração dos seus irmãos adoradores.

    O v. 3b é citado em Rm 3:13 num catálogo de declarações do AT acerca da pecami-nosidade humana.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 140 do versículo 1 até o 3
    Sl 140:0).

    Dicionário

    Aguçar

    verbo transitivo direto Afiar ou amolar; fazer com que alguma coisa fique afiada.
    Figurado Causar a existência ou o aumento de: aguçou a imaginação.
    Por Extensão Ficar mais sensível; tornar-se perceptivo: aguçou os sentidos.
    verbo transitivo direto e intransitivo Afunilar; fazer com que fique com a extremidade aguçada, pontiaguda: aguçou o lápis; a montanha aguça em sua extremidade.
    Etimologia (origem da palavra aguçar). Do latim acutiare; acutus.a.um.

    Aguçar Afiar a ponta de alguma coisa (1Sm 13:21), RA). Aguçar os olhos é olhar com ódio (16:9); aguçar a língua é preparar-se para ferir alguém por meio de calúnia (Sl 140:3); aguçar o amor é senti-lo crescer (1Rs 3:26), RA).

    Excitar; estimular; afiar

    Como

    assim como, do mesmo modo que..., tal qual, de que modo, segundo, conforme. – A maior parte destas palavras podem entrar em mais de uma categoria gramatical. – Como significa – “de que modo, deste modo, desta forma”; e também – “à vista disso”, ou – “do modo que”. Em regra, como exprime relação comparativa; isto é – emprega-se quando se compara o que se vai afirmar com aquilo que já se afirmou; ou aquilo que se quer, que se propõe ou se deseja, com aquilo que em mente se tem. Exemplos valem mais que definições: – Como cumprires o teu dever, assim terás o teu destino. – O verdadeiro Deus tanto se vê de dia, como de noite (Vieira). – Falou como um grande orador. – Irei pela vida como ele foi. – Assim como equivale a – “do mesmo modo, de igual maneira que”... Assim como se vai, voltar-se-á. Assim como o sr. pede não é fácil. Digo-lhe que assim como se perde também se ganha. Destas frases se vê que entre como e assim como não há diferença perceptível, a não ser a maior força com que assim como explica melhor e acentua a comparação. – Nas mesmas condições está a locução – do mesmo modo que... Entre estas duas formas: “Como te portares comigo, assim me portarei eu contigo”; “Do mesmo modo que te portares comigo, assim (ou assim mesmo) me portarei contigo” – só se poderia notar a diferença que consiste na intensidade com que aquele mesmo modo enuncia e frisa, por assim dizer, a comparação. E tanto é assim que em muitos casos 290 Rocha Pombo não se usaria da locução; nestes, por exemplo: “Aqueles olhos brilham como estrelas”; “A menina tem no semblante uma serenidade como a dos anjos”. “Vejo aquela claridade como de um sol que vem”. – Tal qual significa – “de igual modo, exatamente da mesma forma ou maneira”: “Ele procedeu tal qual nós procederíamos” (isto é – procedeu como nós rigorosamente procederíamos). Esta locução pode ser também empregada como adjetiva: “Restituiu-me os livros tais quais os levara”. “Os termos em que me falas são tais quais tenho ouvido a outros”. – De que modo é locução que equivale perfeitamente a como: “De que modo quer o sr. que eu arranje o gabinete?” (ou: Como quer o sr. que eu arranje...). – Segundo e conforme, em muitos casos equivalem também a como: “Farei conforme o sr. mandar” (ou: como o sr. mandar). “Procederei segundo me convier” (ou: como me convier).

    como adv. 1. De que modo. 2. Quanto, quão. 3. A que preço, a quanto. Conj. 1. Do mesmo modo que. 2. Logo que, quando, assim que. 3. Porque. 4. Na qualidade de: Ele veio como emissário. 5. Porquanto, visto que. 6. Se, uma vez que. C. quê, incomparavelmente; em grande quantidade: Tem chovido como quê. C. quer, loc. adv.: possivelmente. C. quer que, loc. conj.: do modo como, tal como.

    Debaixo

    advérbio Que se encontra numa posição inferior (menos elevada) a (algo ou alguém): numa mesa, prefiro colocar as cadeiras debaixo.
    Por Extensão Num estado inferior; em condição decadente: a depressão deixou-se um pouco debaixo.
    Debaixo de. Em situações inferiores; sob: coloquei meus livros debaixo da mesa.
    Gramática Não confundir o advérbio "debaixo" com a locução adverbial "de baixo": o escritório fica no andar de baixo.
    Etimologia (origem da palavra debaixo). De + baixo.

    Lábios

    lábio | s. m. | s. m. pl.
    Será que queria dizer lábios?

    lá·bi·o
    (latim labium, -ii )
    nome masculino

    1. Cada uma das duas partes carnudas que cobrem os dentes e formam a entrada da boca (ex.: lábio superior, lábio inferior). = BEIÇO

    2. [Anatomia] Cada uma das pregas de pele na parte externa da vulva. (Mais usado no plural.)

    3. [Medicina] Cada um dos bordos de uma ferida.

    4. Botânica Cada um dos lobos de uma corola labiada.


    lábios
    nome masculino plural

    5. Boca.

    6. Linguagem , discurso.


    grandes lábios
    [Anatomia] Pregas de pele junto à vulva, por fora dos pequenos lábios.

    pequenos lábios
    [Anatomia] Pregas de pele mais pequenas imediatamente junto à vulva, no interior dos grandes lábios.


    Lábios Meio pelo qual se louva a Deus e se pronuncia externamente a adesão a ele. Jesus condenou duramente a proclamação externa que não corresponde a um coração confiante e a uma disposição para obedecer-lhe (Mt 15:8; Mc 7:6).

    Língua

    substantivo feminino [Anatomia] Órgão composto por músculos que, localizado no interior da boca até à faringe, auxilia nos processos de mastigação, de degustação, de produção de sons, de percepção dos sabores.
    [Linguística] Conjunto dos elementos que constituem a linguagem falada ou escrita peculiar a uma coletividade; idioma: a língua portuguesa.
    [Linguística] Sistema de vocabulário e sintaxe usado em determinada época, por certos escritores, em uma ou outra profissão etc.; linguagem: a língua do séc. XVI.
    Por Extensão O que tem forma, aparência ou natureza desse órgão: biscoito língua de gato.
    expressão Ter língua comprida. Não guardar segredo, falar demais.
    Língua materna. Idioma do local em que se nasce.
    Língua morta. Que deixou de ser falada por um povo.
    Má língua. Pessoa maldizente, que fala mal dos outros.
    Língua solta. Pessoa que fala muito.
    Dar com a língua nos dentes. Revelar um segredo, falar indiscretamente.
    Dobrar a língua. Falar com mais respeito.
    Etimologia (origem da palavra língua). A palavra língua tem sua origem no latim "lingua,ae", com sentido de língua, do órgão, e linguagem.

    substantivo feminino [Anatomia] Órgão composto por músculos que, localizado no interior da boca até à faringe, auxilia nos processos de mastigação, de degustação, de produção de sons, de percepção dos sabores.
    [Linguística] Conjunto dos elementos que constituem a linguagem falada ou escrita peculiar a uma coletividade; idioma: a língua portuguesa.
    [Linguística] Sistema de vocabulário e sintaxe usado em determinada época, por certos escritores, em uma ou outra profissão etc.; linguagem: a língua do séc. XVI.
    Por Extensão O que tem forma, aparência ou natureza desse órgão: biscoito língua de gato.
    expressão Ter língua comprida. Não guardar segredo, falar demais.
    Língua materna. Idioma do local em que se nasce.
    Língua morta. Que deixou de ser falada por um povo.
    Má língua. Pessoa maldizente, que fala mal dos outros.
    Língua solta. Pessoa que fala muito.
    Dar com a língua nos dentes. Revelar um segredo, falar indiscretamente.
    Dobrar a língua. Falar com mais respeito.
    Etimologia (origem da palavra língua). A palavra língua tem sua origem no latim "lingua,ae", com sentido de língua, do órgão, e linguagem.

    Do latim Lingua. A raiz grega Glossa deu também origem a numerosos termos médicos referentes à língua, tais como glossite (inflamação da língua).

    [...] as línguas são formas de expressão, caminhando para a expressão única da fraternidade e do amor [...].
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• A caminho da luz• História da civilização à luz do Espiritismo• Pelo Espírito Emmanuel, de 17 de agosto a 21 de setembro de 1938• 33a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - Introd•


    Sela

    Sela Assento de couro que é fixado sobre CAVALGADURA (Lv 15:9).

    substantivo feminino Peça confeccionada em couro que, colocada sobre o lombo do cavalo (ou de outro animal cavalgadura), é utilizada pelo cavaleiro para se equilibrar sobre esse animal.
    Etimologia (origem da palavra sela). Do latim sella.

    substantivo feminino Peça confeccionada em couro que, colocada sobre o lombo do cavalo (ou de outro animal cavalgadura), é utilizada pelo cavaleiro para se equilibrar sobre esse animal.
    Etimologia (origem da palavra sela). Do latim sella.

    Selá

    Termo musical de significação incerta, ocorrendo setenta e uma vezes em trinta e nove salmos, e três vezes no salmo de Hc 3. Concordam muitos comentadores na idéia de que a palavra é derivada de uma raiz, que significa levantar, elevar. E será deste modo a sua significação: para cima, alto. É neste sentido diversamente interpretada: uma direção
    (1). aos tocadores para mais forte acompanhamento, tendo mesmo alguns críticos a opinião de que se trata somente da transliteração da palavra grega “Psalle”, ‘façam vibrar os instrumentos’ –
    (2). aos cantores para que continuem a elevar os seus corações e as suas vozes em louvor –
    (3). a toda a congregação para que se unam na bênção ‘Bendito seja o Senhor para sempre’, elevando as suas vozes nos seus louvores ao Senhor.

    1. Filho de Arfaxade; portanto, neto de Sem (Gn 10:24-1Cr 1:18-24). Com 30 anos de idade tornou-se pai de Éber (Gn 11:12-15; 1Cr 2:3-1Cr 4:21). Listado na genealogia apresentada por Lucas que vai de Jesus a Adão (Lc 3:35).

    2. Nascido em Quezibe, era filho de Judá com uma mulher cananita. Depois que seu filho Er morreu, como castigo do Senhor por causa de seu pecado, Judá prometeu à viúva que ela se casaria com seu outro filho Selá, assim que ele tivesse idade suficiente. Judá, entretanto, não cumpriu sua promessa (Gn 38:5-11, 14,26). Para mais detalhes, veja Tamar. Posteriormente Selá é listado junto com o avô Jacó e outros membros da família no grupo que desceu para o Egito (Gn 46:12). Tornou-se líder do clã dos selanitas (Nm 26:20; Ne 11:5). P.D.G.


    Serpente

    substantivo feminino Réptil da ordem dos ofídios; cobra. (Conhecem-se mais de 2.000 espécies de serpentes, muitas das quais são venenosas como a víbora, a cascavel, a coral, a jararacuçu etc.).
    Figurado Pessoa pérfida e traiçoeira; víbora: esta mulher é uma serpente.
    Coisa má ou que produz males: a serpente do ódio.
    A serpente infernal ou maldita, o diabo.
    Língua de serpente, pessoa que fala mal dos outros.

    Têm sido encontradas umas trinta espécies de serpentes na Palestina, muitas das quais são altamente venenosas. Pela primeira vez é a serpente mencionada em Gn 3:1-13, onde se diz ser ela mais sagaz do que todos os animais selvagem s. As perigosas propriedades da classe serpente acham-se mencionadas no Sl 58:4: ‘Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente’, e também em Dt 32:24 e Pv 23. 32. Parece, em algumas passagens, afirmar-se que o veneno reside na língua (Jo 20:16Sl 140:3), em vez de ser atribuído à mordedura, como corretamente se acha indicado em Nm 21:9 e Pv 23:32. Ao hábito que têm as serpentes de se ocultarem, refere-se o livro do Eclesiastes (10.8), e o do profeta Amós (5.19). A maneira particular do seu caminhar é considerada como maravilhosa em Pv 30:19. Em is 59:5, a expressão ‘chocam ovos de áspide’ mostra que era bem conhecido o fato de serem as serpentes animais ovíparos (cp.com 34.15). E ao ato de se domesticarem e serem encantadas as serpentes há referências em Sl 58:5, Ec 10:11, e Jr 8:17. Jesus uma vez aludiu à prudência tradicional da serpente (Mt 10:16).

    Serpente
    1) Cobra, especialmente a venenosa (Ex 7:10; Jo 3:14;
    v. ÁSPIDE e DRAGÃO).


    2) Figuradamente, Satanás (Ap 12:9).


    Serpente Réptil, símbolo da maldade (Mt 7:10) e da hipocrisia (Mt 23:33). Jesus aconselha seus discípulos a terem a sua astúcia (Mt 10:16). Outras vezes, simboliza os demônios, a quem os discípulos podem derrotar graças à autoridade que receberam de Jesus (Lc 10:19. Comp. Sl 91:13). Um dos versículos finais do evangelho de Marcos (16,18) possivelmente deve ser lido neste último sentido.

    Veneno

    substantivo masculino Substância que mata seres vivos ou os torna doentes. Os venenos podem ser ingeridos, inalados, injetados ou absorvidos pela pele ou pelas membranas do corpo. O estudo dos venenos é denomidado toxicologia, e muitos venenos são chamados toxinas.

    A Bíblia menciona o veneno de áspides (20:16), de serpentes (Dt 32:24), e de répteis e víboras (Dt 32:33). (*veja Fel.) A má conduta e as más palavras são comparadas ao veneno, pois são nocivas e perniciosas às almas e aos corpos dos homens (Dt 32:33Sl 58:4Rm 3:13Tg 3:8). os desígnios de Deus, nos infortúnios dos homens, são também julgados semelhantes ao veneno destruidor (6:4 – 20.16). As setas venenosas são conhecidas desde os tempos mais antigos, e Jó (6,4) parece referir-se ao seu uso. o envenenamento por qualquer forma não era um vício dos judeus, embora houvesse químicos hábeis entre os seus botânicos, estando certamente familiarizados com muitas substâncias venenosas. (*veja Víbora.)

    Víboras

    -

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 140: 3 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
    Salmos 140: 3 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H2534
    chêmâh
    חֵמָה
    calor, fúria, desprazer intenso, indignação, ira, raiva, veneno
    (the fury)
    Substantivo
    H3644
    kᵉmôw
    כְּמֹו
    quando
    (when)
    Advérbio
    H3956
    lâshôwn
    לָשֹׁון
    língua
    (according to his language)
    Substantivo
    H5175
    nâchâsh
    נָחָשׁ
    serpente, cobra
    (Now the serpent)
    Substantivo
    H5542
    çelâh
    סֶלָה
    Selá
    (Selah)
    Verbo
    H5919
    ʻakshûwb
    עַכְשׁוּב
    ()
    H8150
    shânan
    שָׁנַן
    afiar, aguçar
    (And you shall teach them diligently)
    Verbo
    H8193
    sâphâh
    שָׂפָה
    lábio, idioma, fala, costa, margem, canto, borda, beira, extremidade, beirada, faixa
    (language)
    Substantivo
    H8478
    tachath
    תַּחַת
    a parte de baixo, debaixo de, em lugar de, como, por, por causa de, baixo, para, onde,
    ([were] under)
    Substantivo


    חֵמָה


    (H2534)
    chêmâh (khay-maw')

    02534 חמה chemah ou (Dn 11:44) חמא chema’

    procedente de 3179; DITAT - 860a; n f

    1. calor, fúria, desprazer intenso, indignação, ira, raiva, veneno
      1. calor
        1. febre
        2. peçonha, veneno (fig.)
      2. ira ardente, fúria

    כְּמֹו


    (H3644)
    kᵉmôw (kem-o')

    03644 כמו k emoŵ ou כמו kamow

    uma forma do prefixo “k-”, mas usada separadamente [veja 3651]; DITAT - 938; adv

    1. como, assim como, semelhante a conj
    2. quando, de acordo com, segundo

    לָשֹׁון


    (H3956)
    lâshôwn (law-shone')

    03956 לשון lashown ou לשׂן lashon também (no plural) feminino לשׂנה l eshonaĥ

    procedente de 3960; DITAT - 1131a; n m

    1. língua
      1. língua (referindo-se aos homens)
        1. língua (literal)
        2. língua (órgão da fala)
      2. linguagem
      3. língua (referindo-se aos animais)
      4. língua (de fogo)
      5. cunha, baía marítima (em forma de língua)

    נָחָשׁ


    (H5175)
    nâchâsh (naw-khawsh')

    05175 נחש nachash

    procedente de 5172; DITAT - 1347a; n m

    1. serpente, cobra
      1. serpente
      2. imagem (de serpente)
      3. serpente veloz (mitológico)

    סֶלָה


    (H5542)
    çelâh (seh'-law)

    05542 סלה celah

    procedente de 5541; DITAT - 1506a; v

    1. elevar, exaltar
      1. Selá
        1. um termo técnico musical provavelmente mostrando ênfase, pausa, interrupção

    עַכְשׁוּב


    (H5919)
    ʻakshûwb (ak-shoob')

    05919 עכשוב ̀akshuwb

    provavelmente procedente de uma raiz não utilizada significando enrolar; DITAT - 1622; n m

    1. áspide, víbora
      1. áspide, víbora
      2. talvez aranha

    שָׁנַן


    (H8150)
    shânan (shaw-nan')

    08150 שנן shanan

    uma raiz primitiva; DITAT - 2422; v.

    1. afiar, aguçar
      1. (Qal) aguçar, afiar
      2. (Piel) aguçar, ensinar (incisivamente)
      3. (Hitpolel) ser perfurado

    שָׂפָה


    (H8193)
    sâphâh (saw-faw')

    08193 שפה saphah ou (no dual e no plural) שׁפת sepheth

    provavelmente procedente de 5595 ou 8192 com a idéia de término (veja 5490); DITAT - 2278a; n. f.

    1. lábio, idioma, fala, costa, margem, canto, borda, beira, extremidade, beirada, faixa
      1. lábio (como órgão do corpo)
      2. idioma
      3. margem, beira, borda (de taça, mar, rio, etc.)

    תַּחַת


    (H8478)
    tachath (takh'-ath)

    08478 תחת tachath

    procedente da mesma raiz que 8430; DITAT - 2504; n. m.

    1. a parte de baixo, debaixo de, em lugar de, como, por, por causa de, baixo, para, onde, conquanto n. m.
      1. a parte de baixo adv. acus.
      2. abaixo prep.
      3. sob, debaixo de
        1. ao pé de (expressão idiomática)
        2. suavidade, submissão, mulher, ser oprimido (fig.)
        3. referindo-se à submissão ou conquista
      4. o que está debaixo, o lugar onde alguém está parado
        1. em lugar de alguém, o lugar onde alguém está parado (expressão idiomática com pronome reflexivo)
        2. em lugar de, em vez de (em sentido de transferência)
        3. em lugar de, em troca ou pagamento por (referindo-se a coisas trocadas uma pela outra) conj.
      5. em vez de, em vez disso
      6. em pagamento por isso, por causa disso em compostos
      7. em, sob, para o lugar de (depois de verbos de movimento)
      8. de sob, de debaixo de, de sob a mão de, de seu lugar, sob, debaixo