Enciclopédia de Salmos 21:2-2

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 21: 2

Versão Versículo
ARA Satisfizeste-lhe o desejo do coração e não lhe negaste as súplicas dos seus lábios.
ARC Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não desatendeste as súplicas dos seus lábios. (Selá.)
TB O desejo do seu coração, lho concedeste,
HSB תַּאֲוַ֣ת לִ֭בּוֹ נָתַ֣תָּה לּ֑וֹ וַאֲרֶ֥שֶׁת שְׂ֝פָתָ֗יו בַּל־ מָנַ֥עְתָּ סֶּֽלָה׃
BKJ Tu deste a ele o desejo do seu coração, e não recusaste o pedido de seus lábios. Selá.
LTT Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. (Selá.)
BJ2 Iahweh, o rei se alegra com tua força, e como exulta com tua salvação!
VULG Deus, Deus meus, respice in me : quare me dereliquisti ? longe a salute mea verba delictorum meorum.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 21:2

Salmos 2:8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão.
Salmos 20:4 Conceda-te conforme o teu coração e cumpra todo o teu desígnio.
Salmos 37:4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
Salmos 92:11 Os meus olhos verão cumprido o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos dele se certificarão quanto aos malfeitores que se levantam contra mim.
Isaías 49:6 Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Hebreus 7:25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Locais

Estes lugares estão apresentados aqui porque foram citados no texto Bíblico, contendo uma breve apresentação desses lugares.

SELÁ

Atualmente: JORDÂNIA
Selá – Ver Petra
Mapa Bíblico de SELÁ



Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
SALMO 21: LOUVOR PELA VITÓRIA, 21:1-13

Recebendo o mesmo título que o salmo precedente, o Salmo 21 é caracterizado pelo seu regozijo na vitória que foi alcançada. O salmista se gloria na abundância da ajuda de Deus, e relata novamente a destruição dos inimigos. A estrutura é semelhante ao Salmo 20, com duas estrofes principais seguidas de uma breve oração final. O cenário provavel-mente também reflete a liturgia do Templo/Tabernáculo.

1. A Bondade de Deus aos Seus (21:1-7)

O povo se gloria na bondade de Deus em relação ao seu rei. O Senhor o tem preser-vado na sua força e salvação (1). Ele havia recebido o que o seu coração desejava; suas súplicas tinham sido respondidas (2). Selá: cf.comentário em 3.2. Pois o provês das bênçãos de bondade (3) também pode ser traduzido por: "Tu colocaste diante dele as bênçãos da prosperidade" (Anchor). Pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino sugere que a autoridade do rei era uma autoridade delegada. Ela vinha de Deus e depen-dia da sua soberania. A monarquia hebraica nunca foi absoluta no sentido de ser inde-pendente e autônoma.

O desejo do rei por vida foi concedido: longura de dias para sempre e eterna-mente ("vida eterna", Anchor). No sentido mais restrito, essas palavras se aplicam ao Filho de Davi e nosso Salvador. No entanto, também pode representar uma maneira de falar, como na saudação: "Viva o rei para sempre" (I Reis 1:31; Ne 2:3). De acordo com Kirkpatrick, o rei também era visto como aquele que continuava vivendo por meio dos seus descendentes.47 Glória, honra, majestade, bênção e gozo são do rei porque ele confia no SENHOR (5-7). Pela misericórdia (chesed; cf.comentário em 17,7) do Altíssimo (Elyon, Deus em sua soberania e poder) nunca vacilará — "nunca será abalado" (NVI).

  • A Ira de Deus contra seus Inimigos (21:8-12)
  • A vitória já conquistada é vista como a base de confiança na vitória ainda maior por vir. Trabalhando por intermédio do seu rei escolhido, o Senhor destruirá completamente os seus inimigos. Alcançará (8) significa que vai procurar o inimigo no seu esconderijo e completar a destruição. O forno aceso (9) é um dos símbolos bíblicos de julgamento e da ira de Deus (Ml 4:1; Lc 16:24; Ap 20:14). Os ímpios serão destruídos como combustível numa fornalha. Um dos maiores desastres que podia sobrevir no Antigo Oriente era a destruição do seu fruto (10; posteridade), desse modo, apagando o seu nome da terra.

    Embora não obtendo êxito no seu mal (11), os inimigos serão julgados com base nos seus propósitos perversos. Jesus deixou claro que a motivação é a chave para a conduta moral (Mt 5:21-48). As eternas questões de vida estão no interior do coração do homem. Como resultado, os inimigos do povo de Deus vão voltar as costas e fugir quando se defrontarem com as armas de Deus dadas a Israel (12).

  • O Louvor do Poder de Deus (21,13)
  • A oração final exalta Deus na sua força e se regozija no seu poder. "Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder" (NVI).


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    *

    21:2

    Satisfizeste-lhe o desejo do coração. Uma linguagem semelhante é usada em 20.4, embora seja incerto se foi a mesma ocasião que inspirou a ambos os salmos. A primeira porção deste Salmo 21 soa como a resposta à oração feita no Salmo 20.

    * 21:3

    pões-lhe na cabeça uma coroa de ouro. Embora alguns estudiosos pensem que este versículo diz respeito a uma coroação, provavelmente o mesmo refere-se à transição de um líder de guerra (que não usa sua coroa) para um rei assentado em seu trono.

    * 21:4

    Ele te pediu vida... para todo o sempre. O rei orou que sua vida lhe fosse poupada durante a batalha — e recebeu a vida eterna, tal como sucede hoje com os crentes.



    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    21.1-6 Davi descreve tudo o que recebeu como presente de Deus. "Concedeste-lhe o desejo de seu coração", ricas bênções, uma coroa de ouro puro, larga vida, esplendor e majestade, bênções eternas, alegria. Também nós devemos olhar tudo o que temos como presentes de Deus: posição, família, riqueza, talento, etc.

    21:7 Um bom líder confia em Deus e depende de seu amor constante. Muito freqüentemente nossas líderes confiam em sua própria astúcia, apoio popular ou poder militar. Mas Deus está por cima de todos esses "deuses". Se aspirar a uma posição de liderança, mantenha a Deus, nosso Senhor, no centro de sua vida e dependa do. Sua sabedoria é a melhor fortaleza que se pode ter.

    21:7 devido a que Davi confiava em Deus, este não permitiria que fosse comovido (tirado do trono). Quando confiamos em Deus, temos permanência e estabilidade. É possível que percamos muitas coisas -família, trabalho, posses materiais-, mas nunca seremos tirados do favor de Deus. O é nosso fundamento de rocha sólida. Nunca nos deixará ou abandonará.

    21:11 Quando você veja que os malvados se saem com a sua, recorde que seu triunfo não perdurará. Seu poder é só temporário e a só presença de Deus os dispersará em um instante. Deus, de acordo a seu plano e propósito, intervirá em favor de seu povo e lhe dará ao malvado o castigo que merece. Não deveríamos deprimir quando vemos a vantagem temporária que têm os inimigos de Deus.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    Sl 21:1 ).

    I. ELOGIO PARA QUE DÁ A VITÓRIA DO REI (Sl 21:1 ). No Sl 20:4 ). A vitória nunca é a vitória, se ele termina em derrota. O futuro dos verbos no versículo 1 indica que, embora a vitória já foi dado, o salmista espera que seus triunfos para continuar.

    (3) Ele dá louvor para a bênção universal que Deus faria o rei (v. Sl 21:3 ). O texto hebraico do versículo 3 diz: "Tu pões-lo a ser bênçãos." Se esta ser tomada literalmente, parece que Davi vê aqui o cumprimento da promessa de Deus a Abraão que nele "todas as famílias da terra serão abençoados "( Gn 12:3 ), que encontra o seu cumprimento em Jesus Cristo. Em Cristo, descendente de Davi segundo a carne, longura de dias para sempre e sempre é dado ao rei de Israel. Claro, Davi, como faz todo filho de Deus, recebeu a vida eterna do Senhor.

    Ele também reconhece a base para a bênção: o rei confia no Senhor (v. Sl 21:7 ;) e tu fazes-lo mais abençoado (v. Sl 21:6 ). Como homem confia, Deus abençoa! Deus está contente, não com os nossos dons, mas com o nosso reconhecimento de dependência. Sl 11:1 ). A resposta é: Receba presente oferecido de Deus ("Eu vou levar"), rogai por mais benefícios ("Eu vou chamar"), e ser fiel ("pagar os meus votos"). Homem paga melhor de Deus por ceder a Ele com confiança.

    II. TRIUMPH do próprio Deus (Sl 21:8 ). Seus inimigos intentaram o mal contra ele, mas eles não foram capazes de realizá-lo.

    São Paulo vê Deus realizar esta vitória através de Cristo: "para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai "( Fp 2:10 , Fp 2:11 ). "Então virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus, ao Pai; quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e poder ... para que Deus seja tudo em todos "( 1Co 15:24 ). A ênfase ao longo do livro do Apocalipse, também, é que os crentes devem ser fiel a Cristo em todas as probabilidades: a fazê-lo é estar do lado vencedor.

    Percebendo essas grandes verdades, o crente cristão junta-se ao salmista, embora o cristão tem muito mais a revelação do que a que tinha sido dado a Davi-no canto, Sê exaltado, ó Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder (v. Sl 21:13 ).


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    21.1- 13 Este salmo é uma oração de louvor após a batalha.
    21.1- 7 Ações de graças pela vitória. O povo intercedera em prol dos votos do rei (20.5), e agora ele reconhece que foi atendido (v. 2).
    21.1 A exemplo do povo, o rei agora Se regozija também, 20.5.

    21:3-76 Compare com 2 Sm 7 para verificar as referência s messiânicas.

    21.8- 12 Confia se que Deus continuará concedendo vitórias no futuro.
    21.11 Os malfeitores podem fazer planos muito bem traçados, mas, planejando sem a direção de Deus, não terão poder para levar algo a efeito.
    21.13 Esta oração se encerra com um cântico de louvores, a Deus, que estivera tão maravilhosamente presente em cada necessidade.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    Sl 21:0; Ez 2:4). É improvável que aí esteja contida alguma idéia de imortalidade (conforme 2Sm 7:12) ou mesmo da continuação da vida por meio dos seus descendentes (cf. 2Sm 7:29; Sl 72:17). v. 5. vitórias: lit. “salvação” (v.comentário do v. 1). v. 6. grande bênção-. v.comentário Dt 26:12; o rei recebe paz, prosperidade e grande descendência de Javé para que aplique tudo isso para o bem da terra e do seu povo (conforme 72.15ss). tua presença-, lit. “face” (v.comentário Dt 4:6; Dt 16:11). v. 7. fidelidade-, em outras versões, “amor” (NTLH, BJ), “misericórdia” (ARA, ARG); v.comentário Dt 5:7; aqui uma referência à lealdade de Deus para com sua aliança com Davi (conforme 89.1ss). v. 9 .fornalha ardente-, possivelmente o retrato de uma cidade em chamas. No dia em que te manifestares-, lit. “no dia da tua face”; ou é uma referência à “presença” ou à ira (VA, RV; conforme 34.16; Lm 4:16) do rei. v. 11. Embora-, melhor seria “Porque [...] mas não...” (ARA). Sê exaltado-, lit. “Levanta-te”.

    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 7

    1-7. Ação de Graças por Oração Respondida. O rei se alegra. O coro da congregação ou do templo dirige uma oração de gratidão a Deus por sua vitória extraordinária. Cada versículo contribui á lista das coisas que Deus fez pelo rei e através dele. Todas essas bênçãos são diretamente relacionadas com a completa confiança do rei em Deus.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 7
    Sl 21:0 com Sl 21:2. A linguagem de 4b, Dt 4:6a, Dt 4:9a é talvez indicativa da altivez resultante da vitória, mas pode haver um reflexo de fatos ou acontecimentos reais (Cfr. 8-9 com 2Sm 12:30-10). Contudo, o poema foi tradicionalmente interpretado como messiânico.

    a) Um reconhecimento da bondade do Senhor para com o rei (1-7)

    O principal pensamento de louvor exuberante está focado no momento presente. Os verbos nos vers. 1-3, devem ser traduzidos no presente. Uma coroa de ouro fino (3). Pode haver uma referência aqui à coroa amonita (Cfr. 1Cr 20:2) mas há também uma coroação metafórica como os versos seguintes sugerem. Divina glória... honra e majestade (5) são-lhe conferidas (Cfr. Sl 8:5), e ele é abençoado e tornado uma bênção para sempre, na medida em que se regozija altamente na presença do Senhor. Estas idéias messiânicas são muitas vezes incorporadas no Novo Testamento (por exemplo, Ef 1:3; He 1:8-58; Ap 5:12-66). Finalmente, declara-se que a razão por que o rei tem sido abençoado, de uma forma tão divinamente assinalada, é a sua atitude de confiança no Senhor não meramente por si próprio, mas pelo seu povo. Cfr. Mt 27:43; He 2:13.


    Dicionário

    Coração

    substantivo masculino Órgão torácico, oco e muscular, que funciona como o motor central da circulação do sangue.
    Figurado Parte anterior do peito em que se sente as pulsações cardíacas.
    Objeto com a forma estilizada desse órgão: corrente um coração de prata.
    Figurado Conjunto das faculdades emocionais; sede da afetividade; caráter, índole: tem um bom coração.
    Figurado O que se traz na memória: trago seu nome gravado em meu coração.
    Figurado Demonstração de afeição; amor: conquistaste meu coração.
    Figurado Parte central de alguma coisa; objeto situado no centro: sua casa fica no coração da cidade.
    expressão Coração duro. Coração de pedra; pessoa sem sentimentos.
    Coração de leão. Grande coragem.
    Coração mole. Predisposição para se comover ou se emocionar.
    Coração de ouro. Generosidade, grande bondade.
    Abrir o coração. Fazer confidências.
    Cortar o coração. Causar grande dor ou constrangimento.
    Com o coração nas mãos. Com toda a sinceridade.
    De coração ou de todo o coração. Com o máximo de empenho; com toda a boa vontade; com toda a sinceridade.
    Sem coração. Diz-se da pessoa insensível.
    [Medicina] Coração de atleta. Hipertrofia do coração por excesso de exercício.
    [Medicina] Coração artificial. Aparelho destinado a assegurar a circulação do sangue, quando necessário isolar do circuito sanguíneo do coração natural, para uma intervenção cirúrgica.
    Etimologia (origem da palavra coração). Pelo espanhol corazón.

    Do latim cor, cordis, que significa “coração” ou “órgão que bombeia o sangue para o corpo”.

    os hebreus empregavam esta palavra no sentido de ser a sede de toda a vida mental – inteligência, vontade e emoção (Ez 13:2os 7:11Lc 8:15At 16:14).

    [...] O coração, por exemplo, é o recanto por onde flui o calor suave e generoso das boas impressões que ele guarda acerca da vida e das esperanças por tempos melhores. É o espaço interior propício a que se realize sua capacidade de acolher em plenitude a lei do Amor e suas manifestações.
    Referencia: ABRANCHES, Carlos Augusto• Vozes do Espírito• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - O coração é o meu templo

    [...] O coração é o terreno que mais deveremos cultivar, pois é dele que nascem as forças de nossa vida. [...]
    Referencia: BARCELOS, Walter• Sexo e evolução• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 5

    Espontaneidade do sentimento nos nossos atos, nas idéias e em sua expressão.
    Referencia: DELANNE, Gabriel• O fenômeno espírita: testemunho dos sábios• Traduzido da 5a ed• francesa por Francisco Raymundo Ewerton Quadros• 8a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - Mediunidades diversas

    [...] o coração é mais do que a bomba que impulsiona o sangue por todo o organismo. Sendo o órgão fisiológico mais resistente que se conhece no ser pensante, porquanto começa a pulsar a partir do vigésimo quinto dia de vida do feto, continua em ação palpitando cem mil vezes diariamente, no que resultam quarenta milhões de vezes por ano, e quando cessa a vida se desorganiza, advindo a morte dos equipamentos orgânicos com a sua conseqüente degenerescência. A pouco e pouco, alguns cientistas dão-se conta de que ele é portador de uma energia vital, que o mantém e o impulsiona ininterruptamente. Essa energia seria permutável, podendo ser intercambiada com outros indivíduos que se beneficiariam ou não, conforme o teor de que se constitua, positiva ou negativa, cálida ou fria, estimuladora ou indiferente. Seguindo essa linha de raciocínio, estão concluindo que esse órgão é portador da faculdade de pensar, tornando afirmativa a tradicional voz do coração a que se referem poetas, escritores, artistas, amantes e... Jesus.
    Referencia: FRANCO, Divaldo P• Impermanência e imortalidade• Pelo Espírito Carlos Torres Pastorino• 4a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - Cérebro e coração

    Nosso coração é um templo que o Senhor edificou, a fim de habitar conosco para sempre.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Libertação• Pelo Espírito André Luiz• 29a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 18


    Coração
    1) Órgão que bombeia o sangue (Ex 28:29).

    2) Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto (Gn 6:5), dos sentimentos (1Sm 1:8) e da vontade (Sl 119:2).

    Coração Nos evangelhos, a palavra tem um conteúdo simbólico, servindo para designar os sentimentos (Jo 16:6.22), o íntimo da personalidade (Mt 15:8; Mc 7:6), a origem do pensamento (Mc 2:6.8; Lc 3:15) e do entendimento (Lc 24:25). Também em sentido figurado, afirma-se que o coração é o lugar das decisões morais (Mt 22:37; Mc 12:30; Lc 10:27) e, por isso, onde se opta pela fé e se acolhe Jesus (Lc 24:32) ou ainda onde acontece a incredulidade (Mc 6:52). Quem decidiu seguir Jesus tem um coração puro (Mt 5:8) e nele reina a paz (Jo 14:1.27).

    Cumprir

    verbo transitivo direto Executar; realizar uma determinação ou obrigação previamente estabelecida: cumpriu o aviso prévio.
    verbo pronominal Acontecer; ter existência real: o contrato não se cumpriu.
    verbo transitivo direto , transitivo indireto e pronominal Realizar; efetivar-se de alguma forma: o político não cumpriu as promessas; ele não cumpriu com suas obrigações; o destino se cumpriu.
    verbo transitivo direto e pronominal Preencher; completar o tempo estabelecido para: o presidente cumpriu 4 anos de mandato; cumpriram-se os prazos para a entrega do trabalho.
    verbo intransitivo e transitivo indireto Convir; ser adequado, útil ou necessário: cumpre acabar com a dengue; cumpre aos cidadãos o pagamento dos impostos.
    Etimologia (origem da palavra cumprir). Do latim complere.

    ocorre freqüentes vezes no N.T a frase ‘para se cumprir’, ou ‘para que se cumprisse’ (Mt 2:15-17,23 – 8.17 – 12.17). isto geralmente não quer dizer que aquelas pessoas que tomavam parte no acontecimento soubessem que estavam cumprindo uma profecia. o sentido, na maioria dos casos, deve ser, na realidade, o seguinte: ‘neste acontecimento se verificou o que foi dito pelo profeta…’.

    observar, guardar. – Segundo Bensabat, estes verbos são sinônimos no sentido de fazer ou executar o que está prescrito por uma ordem ou por uma lei ou mesmo por um dever moral. O sentido próprio de observar é ter à vista, prestar atenção a, impor a si mesmo como regra ou como norma. “Se houvéssemos de observar aquela sentença do rei egípcio…” (d. Franc. de Melo). O sentido próprio de guardar é ter sob sua guarda, velar sobre, ter sempre à vista com muito cuidado o objeto para o conservar e defender: “Pouco se poderá acrescentar como novidade guardando-se, como se deve guardar, o preceito crítico que manda julgar os livros pelos princípios.” (Reb. da Silva) O sentido próprio de cumprir é tornar efetivas as prescrições de desempenhar, executar com toda exação e rigor: “Cumprir uma ordem; cumprir a lei”.

    Cumprir
    1) Realizar (Is 44:28); (Mt 3:15); (2Tm 4:5)

    2) Obedecer (Mt 5:19), RC).

    3) Completar; atingir (Mt 5:17-18).

    4) Ser necessá

    Cumprir Levar algo até seu fim e consumação. A vida de Jesus cumpriu as Escrituras na medida em que se ateve às profecias messiânicas do Antigo Testamento (Mt 1:22 etc.). Ele nasceu quando se cumpriu o tempo de Deus para a vinda do Messias (Lc 1:23.57; 2,6.21ss.; Lc 9:51). Foi batizado como cumprimento da justiça de Deus (Mt 3:15). Cumpriu a Lei de Moisés ao lhe dar seu verdadeiro sentido, ao lhe obedecer fielmente e ao declarar consumado seu tempo de aplicação (Mt 5:17). Finalmente, com sua morte, cumpriu sua missão salvífica ao ser executado como sacrifício expiatório em favor da humanidade (Lc 12:50; Jo 19:28-30; Mc 10:45).

    Desatender

    desatender
    v. 1. tr. dir. e tr. ind. Não atender a, não dar atenção a. 2. tr. dir. Desconsiderar.

    Desejo

    substantivo masculino Aspiração; vontade de ter ou obter algo: desejo de perdão.
    Objetivo ou propósito: um trabalho decente é o seu desejo.
    Cobiça; excesso de vontade por bens, posses: o desejo de poder.
    Impulso pelo prazer através de relações sexuais: desejo sexual.
    [Informal] Ansiedade provocada durante a gravidez; vontade de comer certos alimentos durante a gravidez: desejo de comer manga.
    Ação ou efeito de desejar; de querer; possuir vontade.
    Etimologia (origem da palavra desejo). Do latim desedium.

    O desejo é semente da alma. Por isso mesmo, asseverou a profecia no caminho dos séculos: “Guarda carinhosamente teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Dicionário da alma• Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• -

    Todo desejo [...] é manancial de poder. A planta que se eleva para o alto, convertendo a própria energia em fruto que alimenta a vida, é um ser que ansiou por multiplicar-se...
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Entre a terra e o céu• Pelo Espírito André Luiz• 23a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 1

    Todo desejo é potencial de criação.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Falando à Terra• Por diversos Espíritos• 6a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2002• - Reflexões

    O desejo é a alavanca de nosso sentimento, gerando a energia que consumimos, segundo a nossa vontade.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Pensamento e vida• Pelo Espírito Emmanuel• 16a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - cap• 8

    O desejo é o ímã da vida.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Vozes do grande além• Por diversos Espíritos• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2003• - cap• 4

    Desejo sexual O desejo sexual é a força de atração única, unindo as criaturas, como no mundo animal. Passado este impulso de atração, mediante a satisfação dos instintos sexuais, há o afastamento natural no relacionamento do casal.
    Referencia: BARCELOS, Walter• Sexo e evolução• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 22


    Lábios

    lábio | s. m. | s. m. pl.
    Será que queria dizer lábios?

    lá·bi·o
    (latim labium, -ii )
    nome masculino

    1. Cada uma das duas partes carnudas que cobrem os dentes e formam a entrada da boca (ex.: lábio superior, lábio inferior). = BEIÇO

    2. [Anatomia] Cada uma das pregas de pele na parte externa da vulva. (Mais usado no plural.)

    3. [Medicina] Cada um dos bordos de uma ferida.

    4. Botânica Cada um dos lobos de uma corola labiada.


    lábios
    nome masculino plural

    5. Boca.

    6. Linguagem , discurso.


    grandes lábios
    [Anatomia] Pregas de pele junto à vulva, por fora dos pequenos lábios.

    pequenos lábios
    [Anatomia] Pregas de pele mais pequenas imediatamente junto à vulva, no interior dos grandes lábios.


    Lábios Meio pelo qual se louva a Deus e se pronuncia externamente a adesão a ele. Jesus condenou duramente a proclamação externa que não corresponde a um coração confiante e a uma disposição para obedecer-lhe (Mt 15:8; Mc 7:6).

    Não

    advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
    Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
    Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
    Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
    Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
    substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
    Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

    advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
    Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
    Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
    Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
    Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
    substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
    Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

    Sela

    substantivo feminino Peça confeccionada em couro que, colocada sobre o lombo do cavalo (ou de outro animal cavalgadura), é utilizada pelo cavaleiro para se equilibrar sobre esse animal.
    Etimologia (origem da palavra sela). Do latim sella.

    substantivo feminino Peça confeccionada em couro que, colocada sobre o lombo do cavalo (ou de outro animal cavalgadura), é utilizada pelo cavaleiro para se equilibrar sobre esse animal.
    Etimologia (origem da palavra sela). Do latim sella.

    Sela Assento de couro que é fixado sobre CAVALGADURA (Lv 15:9).

    Selá

    Termo musical de significação incerta, ocorrendo setenta e uma vezes em trinta e nove salmos, e três vezes no salmo de Hc 3. Concordam muitos comentadores na idéia de que a palavra é derivada de uma raiz, que significa levantar, elevar. E será deste modo a sua significação: para cima, alto. É neste sentido diversamente interpretada: uma direção
    (1). aos tocadores para mais forte acompanhamento, tendo mesmo alguns críticos a opinião de que se trata somente da transliteração da palavra grega “Psalle”, ‘façam vibrar os instrumentos’ –
    (2). aos cantores para que continuem a elevar os seus corações e as suas vozes em louvor –
    (3). a toda a congregação para que se unam na bênção ‘Bendito seja o Senhor para sempre’, elevando as suas vozes nos seus louvores ao Senhor.

    1. Filho de Arfaxade; portanto, neto de Sem (Gn 10:24-1Cr 1:18-24). Com 30 anos de idade tornou-se pai de Éber (Gn 11:12-15; 1Cr 2:3-1Cr 4:21). Listado na genealogia apresentada por Lucas que vai de Jesus a Adão (Lc 3:35).

    2. Nascido em Quezibe, era filho de Judá com uma mulher cananita. Depois que seu filho Er morreu, como castigo do Senhor por causa de seu pecado, Judá prometeu à viúva que ela se casaria com seu outro filho Selá, assim que ele tivesse idade suficiente. Judá, entretanto, não cumpriu sua promessa (Gn 38:5-11, 14,26). Para mais detalhes, veja Tamar. Posteriormente Selá é listado junto com o avô Jacó e outros membros da família no grupo que desceu para o Egito (Gn 46:12). Tornou-se líder do clã dos selanitas (Nm 26:20; Ne 11:5). P.D.G.


    Suplicar

    verbo bitransitivo e intransitivo Pedir humildemente ou com insistência; rogar, implorar: suplicar uma ajuda; nas suas orações, suplicava.
    [Jurídico] Requerer em juízo; impetrar.
    verbo transitivo direto e transitivo indireto Solicitar empenhada e insistentemente; implorar: suplicava auxílio; suplicava por melhorias na escola.
    Etimologia (origem da palavra suplicar). Do latim supplicare.

    suplicar
    v. 1. tr. dir. Pedir com humildade e instância. 2. tr. ind. e Intr. Fazer súplicas.

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 21: 2 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. (Selá.)
    Salmos 21: 2 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H1077
    bal
    בַּל
    não
    (not)
    Advérbio
    H3820
    lêb
    לֵב
    ser interior, mente, vontade, coração, inteligência
    (of his heart)
    Substantivo
    H4513
    mânaʻ
    מָנַע
    reter, segurar, manter, conter, negar, manter afastado, impedir
    (has withheld)
    Verbo
    H5414
    nâthan
    נָתַן
    E definir
    (And set)
    Verbo
    H5542
    çelâh
    סֶלָה
    Selá
    (Selah)
    Verbo
    H782
    ʼăresheth
    אֲרֶשֶׁת
    aproximar-se
    (you greet)
    Verbo - aorista (pretérito não qualificado de um verbo sem referência à duração ou conclusão da ação) subjuntivo médio - 2ª pessoa do plural
    H8193
    sâphâh
    שָׂפָה
    lábio, idioma, fala, costa, margem, canto, borda, beira, extremidade, beirada, faixa
    (language)
    Substantivo
    H8378
    taʼăvâh
    תַּאֲוָה
    desejo
    ([was] pleasant)
    Substantivo


    בַּל


    (H1077)
    bal (bal)

    01077 בל bal

    procedente de 1086; DITAT - 246d; adv

    1. não, dificilmente, outro

    לֵב


    (H3820)
    lêb (labe)

    03820 לב leb

    uma forma de 3824; DITAT - 1071a; n m

    1. ser interior, mente, vontade, coração, inteligência
      1. parte interior, meio
        1. meio (das coisas)
        2. coração (do homem)
        3. alma, coração (do homem)
        4. mente, conhecimento, razão, reflexão, memória
        5. inclinação, resolução, determinação (da vontade)
        6. consciência
        7. coração (referindo-se ao caráter moral)
        8. como lugar dos desejos
        9. como lugar das emoções e paixões
        10. como lugar da coragem

    מָנַע


    (H4513)
    mânaʻ (maw-nah')

    04513 מנע mana ̀

    uma raiz primitiva; DITAT - 1216; v

    1. reter, segurar, manter, conter, negar, manter afastado, impedir
      1. (Qal) reter
      2. (Nifal) ser retido

    נָתַן


    (H5414)
    nâthan (naw-than')

    05414 נתן nathan

    uma raiz primitiva; DITAT - 1443; v

    1. dar, pôr, estabelecer
      1. (Qal)
        1. dar, conceder, garantir, permitir, atribuir, empregar, devotar, consagrar, dedicar, pagar salários, vender, negociar, emprestar, comprometer, confiar, presentear, entregar, produzir, dar frutos, ocasionar, prover, retribuir a, relatar, mencionar, afirmar, esticar, estender
        2. colocar, estabelecer, fixar, impor, estabelecer, designar, indicar
        3. fazer, constituir
      2. (Nifal)
        1. ser dado, ser concedido, ser providenciado, ser confiado a, ser garantido a, ser permitido, ser emitido, ser publicado, ser afirmado, ser designado
        2. ser estabelecido, ser posto, ser feito, ser imposto
      3. (Hofal)
        1. ser dado, ser concedido, ser abandonado, ser entregue
        2. ser colocado sobre

    סֶלָה


    (H5542)
    çelâh (seh'-law)

    05542 סלה celah

    procedente de 5541; DITAT - 1506a; v

    1. elevar, exaltar
      1. Selá
        1. um termo técnico musical provavelmente mostrando ênfase, pausa, interrupção

    אֲרֶשֶׁת


    (H782)
    ʼăresheth (ar-eh'-sheth)

    0782 ארשת ’aresheth

    procedente de 781 (no sentido de querer possuir); DITAT - 171a; n f

    1. desejo, pedido

    שָׂפָה


    (H8193)
    sâphâh (saw-faw')

    08193 שפה saphah ou (no dual e no plural) שׁפת sepheth

    provavelmente procedente de 5595 ou 8192 com a idéia de término (veja 5490); DITAT - 2278a; n. f.

    1. lábio, idioma, fala, costa, margem, canto, borda, beira, extremidade, beirada, faixa
      1. lábio (como órgão do corpo)
      2. idioma
      3. margem, beira, borda (de taça, mar, rio, etc.)

    תַּאֲוָה


    (H8378)
    taʼăvâh (tah-av-aw')

    08378 תאוה ta’avah

    procedente de 183 (abrev.); DITAT - 40d; n. f.

    1. desejo
      1. desejo, vontade, anseios do coração de alguém
        1. cobiça, apetite, concupiscência (no mau sentido)
      2. coisa desejada, objeto de desejo