Enciclopédia de Salmos 41:10-10

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 41: 10

Versão Versículo
ARA Tu, porém, Senhor, compadece-te de mim e levanta-me, para que eu lhes pague segundo merecem.
ARC Mas tu, Senhor, tem piedade de mim, e levanta-me, para que eu lhes dê o pago.
TB Tu, porém, Jeová, compadece-te de mim e levanta-me,
HSB וְאַתָּ֤ה יְהוָ֗ה חָנֵּ֥נִי וַהֲקִימֵ֑נִי וַֽאֲשַׁלְּמָ֥ה לָהֶֽם׃
BKJ Mas tu, ó SENHOR, sê misericordioso para comigo, e levanta-me para que eu possa retribuir-lhes.
LTT Porém Tu, ó SENHOR, tem misericórdia de mim, e levanta-me, para que eu lhes dê o pago.
BJ2 Até meu amigo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou[l] o calcanhar contra mim.
VULG Dicam Deo : Susceptor meus es ; quare oblitus es mei ? et quare contristatus incedo, dum affligit me inimicus ?

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 41:10

Salmos 3:3 Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça.
Salmos 18:37 Persegui os meus inimigos e os alcancei; não voltei, senão depois de os ter consumido.
Salmos 21:8 A tua mão alcançará todos os teus inimigos; a tua mão direita alcançará aqueles que te aborrecem.
Salmos 57:1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
Salmos 69:22 Torne-se a sua mesa diante dele em laço e, para sua inteira recompensa, em ruína.
Salmos 109:6 Põe acima do meu inimigo um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.
Lucas 19:27 E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 41 do versículo 1 até o 13
SALMO 41: BENEVOLÊNCIA E TRAIÇÃO, 41:1-13

Como dezessete outros salmos do Livro I, o Salmo 41 é dedicado ao "cantor-mor". Ele também recebe o título: "Salmo de Davi". Ele é, em sua maior parte, um salmo de lamentação, mas, na verdade, trata de uma variedade muito grande de assuntos como o valor da caridade, a penitência pelo pecado, a opressão dos inimigos, a traição dos ami-gos e a oração por cura. Não é de admirar que alguns tenham questionado a unidade do salmo. No entanto, como Oesterley observa: "A ausência de uma seqüência lógica e rigo-rosa de pensamento, visível em outros salmos de natureza semelhante, é o marco do realismo e mostra quão humanos os salmistas eram".1"

  • Compaixão (41:1-3)
  • Estes versículos descrevem a bem-aventurança daqueles que têm compaixão e consideração pelo pobre. Embora a linguagem seja genérica, Davi provavelmente está refletindo acerca da sua própria atitude em relação àqueles que estavam preci-sando de auxílio. Libertação (1), preservação, bênção (2) e renovo (3) estão entre as recompensas pela benevolência. A preocupação com os pobres é um dos temas recor-rentes no AT (e.g., Lv 19:9-10; 23.22; Dt 24:19, etc.). Tu renovas a sua cama na doença significa literalmente: "tu transformarás seu leito de enfermidade em saúde e descanso restaurador".

  • Contraste (41:4-9)
  • Há duas estrofes nessa seção, em que cada uma delas contrasta o tratamento que o salmista recebeu em sua hora de necessidade com o tratamento que ele deu aos outros. Os versículos 4:6 descrevem uma época de doença, oração pela cura e confissão do peca-do (4). Como ocorreu anteriormente, seus inimigos se alegram com a sua enfermidade e aguardam, com expectativa, a sua morte (5). Mesmo aqueles que vieram para vê-lo, fingindo estar preocupados, dizem coisas vãs (6), isto é, falsidades, hipocritamente de-sejando a sua recuperação.

    A segunda estrofe é particularmente patética quanto à sua narrativa de traição. Iniciou-se uma "campanha de cochichos" contra ele. Contra mim imaginam o mal (7) ; isto é, eles estão tramando o mal. Se lhe pegou (8) tem sido interpretado como: "corre em suas veias" (Moffatt). Meu próprio amigo íntimo (9) foi, talvez, como M'Caw su-põe, Aitofel (2 Sm 15.12,31).104 Que comia do meu pão expressa o costume da hospita-lidade oriental. Levantou contra mim o seu calcanhar talvez no sentido de usar sua proximidade para traí-lo; (Moffatt traduz: "Traiu-me seriamente"). O versículo é citado em João 13:18 na ocasião em que Judas traiu a Jesus.

    3. Clamor e Confiança (41:10-13)

    Uma oração final e uma expressão de fé concluem esse salmo. O salmista ora por cura, para que eu lhes dê o pago (10). Esta não é uma forma comum de expressar um desejo por castigo aos malfeitores. Geralmente, a vingança é deixada para Deus. No entanto, se o pano de fundo desse salmo é a revolta de Absalão, Davi, como rei, bem poderia sentir como seu dever administrar justiça àqueles que o traíam. Mesmo a sobre-vivência, diante das circunstâncias, foi uma alusão ao favor divino (11). O olhar favorá-vel de Deus era a sua força (12). Me puseste diante da tua face para sempre tam-bém tem sido traduzido como "me pões na tua presença para sempre" (Moffatt).

    O versículo 13 é uma doxologia acrescentada para concluir o Livro I, como é o caso de cada um dos outros livros com exceção do Livro V, em que o Salmo 150 serve como doxologia. Snaith sugere que essa doxologia "bem pode ter sido usada, ainda que numa época posterior, na conclusão de cada salmo, e é provavelmente a origem primeira do costume atual de concluir com um Glória".105A bem-aventurança é de século em século — de eternidade passada até eternidade futura, sem início e sem fim. Amém e Amém é a resposta da congregação: "Assim é" ou "Assim seja". A repetição indica intensidade. Amém é derivado do termo hebraico que significa "verdadeiro", "fiel". Ele foi passado para o grego no NT, onde às vezes é traduzido como "em verdade" ou "verdadeiramente". Geralmente esse termo não é traduzido, mas vem para a nossa língua pela simples transliteração do hebraico do AT e do grego do NT.


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 41 do versículo 1 até o 13
    *

    Sl 41 Este salmo começa com a atmosfera da tradição de sabedoria, e passa, no v. 4, para lamentação e oração.

    * 41:1

    Bem-aventurado. Ver nota em Sl 1:1

    o que acode ao necessitado. Compreende ou simpatiza com aqueles que são fracos e incapazes de cuidarem de si mesmos. O salmista estava nessa condição devido à sua enfermidade debilitante. Nesse caso, os três primeiros versículos aqui podem ter sido ditos por outra pessoa, talvez um sacerdote.

    o SENHOR o livra. Aqueles que são autoconfiantes convictos não se volvem para o Senhor, porquanto pensam que não têm necessidade dele. Mas aqueles que não vivem assim iludidos, por perceberem suas fraquezas, não têm outro para quem voltar-se.

    * 41:2

    feliz na terra. O Senhor preserva a vida de seu povo, mas também o faz prosperar na terra. Isso se aplica à promessa da terra, encontrada na aliança com Abraão (Gn 12:1-3).

    * 41:6

    coisas vãs. Os inimigos do salmista visitaram-no estando ele enfermo, dizendo palavras de consolo; mas em seguida puseram-se a espalhar mentiras maliciosas acerca dele.

    * 41:9

    levantou contra mim o calcanhar. Quanto a essa expressão idiomática, ver Gn 25:19-26 e Jr 9:4, onde o substantivo "calcanhar" está ligado ao verbo "enganar". A questão é que o amigo íntimo do salmista o traiu em seu momento de necessidade. Ele foi abandonado por todos. Jesus aplicou este versículo especificamente a Judas 1scariotes (Jo 13:18).

    * 41:13

    Bendito seja. Após uma nota de confiança (vs. 11,12), uma doxologia conclui este salmo final do livro I do saltério (Introdução: Características e Temas).


    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 41 do versículo 1 até o 13
    41:1 A Bíblia fala freqüentemente do cuidado de Deus para os fracos, pobres e necessitados, e a respeito de sua bênção sobre os que lhes preocupa o mesmo. Deus quer que nossa generosidade reflita sua própria bênção. Assim como nos benzeu, devemos benzer a outros.

    41:9 "O homem de minha paz" também pode traduzir-se como "meu amigo íntimo". Este versículo aparece no Novo Testamento como uma profecia da traição a Cristo (Jo 13:18). Judas, um dos doze discípulos do Jesus, passou três anos aprendendo, viajando e comendo com O (Mc 3:14-19) e lhe confiou as finanças do grupo. À larga Judas, que conhecia muito bem ao Jesus, traiu-o (Mt 26:14-16, Mt 26:20-25).

    41:13 Salmos se divide em cinco "livros" e cada um finaliza com uma doxología ou uma expressão de louvor a Deus. O primeiro livro, capítulos 1:41, leva-nos por uma viagem através do sofrimento, a tristeza e um grande gozo. Ensina-nos muitas coisas sobre o amor eterno de Deus e do cuidado que tem de nós, e a forma em que devemos confiar no até nas experiências diárias da vida.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 41 do versículo 1 até o 13
    Sl 41:1 , também originado quase ao mesmo tempo.

    Parece que uma doença potencialmente grave tinha colocado Davi baixo após os acontecimentos que se seguiram seu pecado com Bate-Seba. Ele pode ter sido doente no momento da festa de Absalão (2Sm 13:25 ). Sua saúde precária pode tê-lo forçado a semi-aposentadoria, trazendo a acusação de que ele negligenciou seu dever (2Sm 15:3 ).

    Este é o último salmo do Livro I. Uma vez que todos os cinco livros da próxima Saltério com bênçãos, é incerto se o versículo 13 pertence a este salmo.

    Os primeiros e últimos salmos do Livro I aberto com uma bênção; o mesmo acontece com o Sl 32:1 ; "Dor no coração" (um sentido ético), como em 2Sm 13:14 ; ou "pobre", como as traduções da Septuaginta e Vulgata torná-la nesta passagem. O contexto favorece um dos dois primeiros, especialmente o primeiro (doente).

    Embora o salmista é enunciar um princípio aqui, ele é, obviamente, descrevendo sua própria conduta passado em direção ao pobre . Ele soletrou sua resposta para aqueles que estavam em necessidade no Sl 35:13 , Sl 35:14 , mesmo quando passou a ser seus inimigos.

    Para ele, que considera o pobre , Deus dá a esses benefícios: a libertação do mal (v. Sl 41:1 ), a preservação da vida (v. Sl 41:2-A ), e os cuidados na doença (v. Sl 41:3 ). "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt 5:7 ).

    Isso não significa que os que consideram o pobre nunca sabe doença, aflições, inverte, ou perseguições. Mas quando estes vêm, tu (Deus) fazes (Heb. ", reduzes", ou "changest") toda a sua cama . Deus vai mesmo apoiá-lo em cima do sofá . Normalmente ele faz essas coisas, dando a paz do coração e da mente. Como Spurgeon diz:

    A cama logo cresce difícil quando o corpo está cansado de jogar para lá e para cá em cima dele, mas a graça dá paciência, eo sorriso de Deus dá a paz, ea cama é macia porque o coração do homem é o conteúdo; os travesseiros são downy porque a cabeça é pacífico.

    Deus não promete a liberdade de problemas, mas a graça suficiente quando se trata (2Co 12:9. ). Mas, justamente visto, o pior lote de um filho de Deus é superior ao melhor apreciado pelos incrédulos (Sl 84:10. ; Mc 8:36 ; He 13:5 ; conforme Lc 13:1 ; Jo 9:1 ). Morgan acha que o pecado de Davi ter sido uma falta de compaixão, que produziu ódio amargo em seus inimigos. Mas, como Alexander diz: "Não há necessidade de diluir o tempo passado em um presente. O uso do pretérito implica que ele não é um ato ainda não foi realizada, mas que já foi feito "Por isso, embora a íntima conexão entre o pecado e do sofrimento é muitas vezes reconhecido por Davi (. Sl 31:10 Pss. ; Sl 32:5 , Sl 38:18 ; Sl 40:12 ), versículo 4não se refere ao pecado, então presente em sua vida. O salmista está se referindo a seu pecado passado do qual ele tinha se arrependido-o caso do assombro de Bate-Seba e Urias, o hitita. As palavras, sara a minha alma; pois eu pequei , são uma parte do que ele disse . Ele faz menção de seu pecado e confissão aqui como ele recorda que Deus realmente perdoou mesmo aquelas transgressões mais hediondos (2Sm 12:13 ). Pecados, então, não bloqueie o fluxo da graça em seu nome (conforme Sl 66:18 ).

    O doente precisa de simpatia e conforto. Davi ficou muito pelo contrário, pelo menos entre os mencionados aqui. Seus inimigos falam mal contra ele, perguntando não quanto tempo ele pode estar bem de novo, mas quando ele vai morrer ?

    Não está claro se ele está sugerindo uma situação hipotética, no versículo 6 , ou se ele se refere a um caso em mão. Ou era doloroso, embora o primeiro poderia ter sido, pelo menos em parte imaginário.

    O que ferir Davi pior foi quando o seu próprio amigo íntimo, em quem ele confiava , e que havia recebido muitos favores do rei, voltou-se contra ele. Ele pode se referir aqui a seu filho Absalão, que estava conspirando contra ele, ou a Aitofel, seu conselheiro outrora confiável que havia se tornado um traidor (2Sm 15:31 ). Quem quer que fosse, sua traição era um tipo de traição de Judas 1scariotes, o traidor de nosso Senhor. Jesus, vendo o paralelo, aplica-se a declaração aqui para Judas (Jo 13:18 ; conforme Jo 17:12 ; At 1:16 ). Assim, este salmo é messiânico.

    A descrição acima é um exemplo notável da dupla aplicação da profecia. Que a declaração originalmente aplicado à situação de Davi, em vez de ao de Jesus é claro do fato de que o alto-falante confessa pecado pessoal (v. Sl 41:4 ). Ele (Jesus) "não cometeu pecado" (1Pe 2:22 ).

    Estes versos deixam claro que Davi precisava ter esse princípio que foi afirmado nos versículos 1:3 demonstrou em sua própria vida.

    III. A OPERAÇÃO DO PRINCÍPIO SOLICITADO (Sl 41:10 ;. conforme v Sl 41:3 ). Ele reza (por inferência) que seus inimigos não pôde triunfar sobre ele (v. Sl 41:11 ;. conforme v Sl 41:2 ). Deus está defendendo ele (v. Sl 41:12 ;. conforme v Sl 41:2 ).

    Muitos expositores ver na declaração, que eu lhes retribua , um desejo de vingança. Mas a palavra hebraica traduzida por "retribuir" também pode ser traduzida como "recompensa." Morgan diz que é "muito mais freqüentemente usado para indicar uma ação de tipo do que um vingativo." Se é assim aqui, Davi quer ser levantado que ele pode tratar seus inimigos de forma diferente do que tê-lo tratado. Ele quer que o princípio da versículos 1:3 demonstrou em sua própria vida.

    O versículo 13 , se ele pertence a este salmo (ver observações introdutórias), ou dá evidência de que Deus respondeu ao pedido de Davi, ou que o salmista estava certo de que ele iria fazê-lo-assurance faz certas satisfações. Bendito seja o Senhor ... de eternidade a eternidade . Oração capacita o crente a terminar o seu pedido com os dois pés sobre a rocha de segurança.


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 41 do versículo 1 até o 13
    41.1- 3 Bem-aventuranças para os que são uma bênção para os outros. Os que têm consideração para com os pobres, física e espiritualmente falando, compaixão do tipo que Cristo exemplificou, recebem a promessa de bênçãos especificas: libertação, proteção e terna assistência nas horas mais difíceis. Há uma correspondência entre nossa maneira de agir com os homens, e a maneira de Deus agir conosco (conforme Mt 18:23-40).

    41.4 Uma confissão de pecado. O pecado sempre traz doença para a alma e, muitas vezes, a doença física também. Davi pede misericórdia e não justiça. Reconhece que o pecado é, em primeiro lugar, contra Deus.

    41.5 Os inimigos estavam se regozijando nessa doença, esperando pela sua morte; suas visitas eram motivadas pelo desejo de saber qual o tempo que ainda separava o paciente da morte, planejando como melhor apressá-la (conforme 2Rs 8:14-12).

    41.9 Um daqueles traidores já tinha sido amigo íntimo de Davi (por exemplo, Joabe). Jesus aplicou estas palavras a Judas 1scariotes (Jo 13:18).

    41:10-12 Nas circunstâncias descritas nos versículos anteriores, o melhor é dirigir-se a Deus. Pede o socorro de Deus, e sente a certeza que seus inimigos não triunfarão contra ele, (11). Esta fé é tão grande, que considera sua salvação outorgada por Deus, o que desde logo agradece.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 41 do versículo 1 até o 13
    Salmo 41:0 TESTEMUNHO DE UM HOMEM DOENTE

    Há três seções principais nesse salmo. A central (v. 4-10) é um lamento em que o salmista ora pedindo cura de alguma doença não especificada, evidentemente decorrente do seu pecado, e se queixa do tratamento que está recebendo de inimigos e amigos. O lamento é introduzido por uma seção didática (v. 1-3) que destaca as bênçãos do homem misericordioso que desfruta a proteção e o cuidado de Javé em todas as situações. A conclusão (v. 11,12) expressa a confiança e gratidão de alguém que experimentou (ou está certo de que vai experimentar) a proteção e o cuidado que ele descreveu nos v. 1-3. O v. 13 não fazia parte do salmo original, mas é uma doxologia que encerra o Livro Um de Salmos (conforme 72.19; 89.52; 106.48).

    A relação entre as três seções desse salmo não está completamente clara. O salmo todo poderia ser um lamento individual usado em oração durante a enfermidade, sendo os v. 13 a afirmação de uma verdade geral com que o salmista contrasta a posição do momento (traduzindo o v. 4 por “Mas no meu caso eu disse...”) e sobre o qual ele fundamenta o seu apelo (v. 10), e os v. 11,12, a afirmação da confiança (com verbos traduzidos no tempo futuro — i.e., perfeito profético: v.comentário Dt 20:6). E mais provável, no entanto, que o salmo todo seja um poema de gratidão provavelmente recitado no templo (conforme v. 12) depois de a libertação ter sido concedida, e acompanhado de um sacrifício de gratidão (v.comentário Dt 22:25). Nesse caso, os v. 410 seriam uma descrição do lamento que o salmista usou quando estava em dificuldades (a citação entre aspas deveria englobar então desde o v. 4 até o final do v. 10); os v. 1-3 seriam as palavras dirigidas aos adoradores que estavam ouvindo (v.comentário de Sl 34:0; cf.

    16.17).
    Título: v. Introdução III. 1,2,3. v. 1. Como é feliz: v.comentário Dt 1:1. que se interessa pelo pobre: NTLH: “aqueles que ajudam os pobres” (Mt 5:7 parece uma paráfrase desse versículo), v. 2. ele o fará feliz: lit. “ele será abençoado” (o verbo corresponde ao adjetivo do v. 1); as versões antigas trazem “ele o abençoará”, desejo: heb. nepes (v.comentário Dt 3:2), que aqui significa “ganância” (NEB).

    v. 3. em seu leito [...] da doença o restaurará...-. uma tradução livre fundamentada na idéia de “mudar” a sua condição (conforme NTLH); isso parece mais provável do que a imagem de uma criada fazendo sua cama (conforme NEB, BJ).

    v. 5. o seu nome\ aqui provavelmente a “memória dele” (conforme 9.5), e não sua “posteridade” (conforme 109.13). v. 7. cochicham-, conforme 2Sm 12:19); provavelmente uma referência a seu pecado (conforme Dt 15:9; Sl 101:3) ou a uma maldição que foi lançada sobre ele (cf. NEB), agindo como um veneno fatal. v. 9. meu melhor amigo-, lit. “um homem de minha paz”, i.e., alguém com quem tinha tido um relacionamento harmonioso (conforme 1Sm 18:3; Jr

    20.10); a referência aqui pode ser coletiva.

    voltou-se contra mim: hebraico “levantou o calcanhar”, lit. “tornou grande [...]”; provavelmente a imagem de chutar ou pisotear alguém. Em Jo 13:18 esse versículo é aplicado a Judas 1scariotes (v. a Introdução IV. 2). partilhava do meu pão: a hospitalidade e o compartilhar uma refeição criam um elo de união e geram a responsabilidade de proteger e ser leal a essa união. v. 10. lhes retribua: v. a Introdução IV. 1. v. 11. me queres bem: tratar com favor. v. 12. integridade-, lit. “irrepre-ensibilidade” (v.comentário Dt 15:2; Dt 18:3). presença: lit. “face” (v.comentário Dt 4:6;

    16.11). v. 13. louvado seja: hebraico bãrúk (v.comentário Dt 26:12). Amém e amém!: a resposta da congregação (repetição para ênfase); hebraico ’ãmen significa “verdadeiramente”, “certamente” (conforme Dt 27:15-5; lRs 1.36). A doxologia serve para encerrar o Livro I do saltério.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Salmos Capítulo 41 do versículo 10 até o 12

    10-12. Oração por Vingança. Levanta-me, para que eu lhes pague. Esta não é uma oração para que Deus puna aqueles que se aproveitaram dele. Ele pede força para fazê-lo por si mesmo! É só por meio de tal vitória que ele pode sentir a certeza do favor divino.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 41 do versículo 10 até o 12
    c) Uma segura confiança no Senhor (10-12)

    A despeito daquele amargo desapontamento, causado por seu companheiro no qual confiava, a confiança de Davi em Deus não se deixou abalar. Ele não apenas ora pela restauração de sua saúde, a fim de que a perversidade pudesse ser refutada e anulada, mas afirma sua inabalável confiança na graciosidade do Senhor para com ele, baseado em três razões. Primeira, seu falso amigo não havia triunfado; segunda, ele fora divinamente sustentado em seu desejo pelo mais excelente bem; e terceira, o Senhor estabelecera uma permanente relação de aliança com ele (cfr. 1Sm 3:9; At 13:22).

    >Sl 41:13

    O último versículo não faz parte deste Salmo, embora seja extremamente apropriado. Mas trata-se de uma doxologia adicionada por um compilador para marcar o fim do primeiro dos cinco livros dos Salmos.


    Dicionário

    De

    preposição Estabelece uma relação de subordinação entre palavras.
    Expressa uso, propósito, cargo, atividade, obrigação ou utilidade: creme de cabelo; escola de crianças; trabalho de especialistas.
    Expressa condição, estado, circunstância: você está de repouso; andar de pé; estou de bem com ela.
    Expressa origem, razão ou causa: dormiu de exaustão; morreu de fome.
    Expressa um comportamento ou maneira de agir: não se arrepende de se exercitar.
    Expressa valor, quantidade, preço: celular de 500 reais; apartamento de 100 metros; porta de trás.
    Expressa maneira, recurso: viajamos de avião.
    Expressa o conteúdo ou material usado para: blusa de lã; sapato de couro.
    Expressa relação com: não me fale de seu passado.
    Expressa uma qualidade própria de: comportamento de criança educada.
    Expressa uma condição temporal, o tempo: morreu de manhã.
    Gramática Numa comparação, destaca o segundo termo: gosta mais dela do que dele.
    Gramática Formas contraídas da preposição "de": do, da, dele, dela, dum, duma, disto, disso, deste, desta, desse, dessa, daquele, daquela, daquilo, doutro, doutra, doutrem, daí, daqui, dali, dacolá e donde.
    Não confundir com: .
    Etimologia (origem da palavra de). Do latim de.

    preposição Estabelece uma relação de subordinação entre palavras.
    Expressa uso, propósito, cargo, atividade, obrigação ou utilidade: creme de cabelo; escola de crianças; trabalho de especialistas.
    Expressa condição, estado, circunstância: você está de repouso; andar de pé; estou de bem com ela.
    Expressa origem, razão ou causa: dormiu de exaustão; morreu de fome.
    Expressa um comportamento ou maneira de agir: não se arrepende de se exercitar.
    Expressa valor, quantidade, preço: celular de 500 reais; apartamento de 100 metros; porta de trás.
    Expressa maneira, recurso: viajamos de avião.
    Expressa o conteúdo ou material usado para: blusa de lã; sapato de couro.
    Expressa relação com: não me fale de seu passado.
    Expressa uma qualidade própria de: comportamento de criança educada.
    Expressa uma condição temporal, o tempo: morreu de manhã.
    Gramática Numa comparação, destaca o segundo termo: gosta mais dela do que dele.
    Gramática Formas contraídas da preposição "de": do, da, dele, dela, dum, duma, disto, disso, deste, desta, desse, dessa, daquele, daquela, daquilo, doutro, doutra, doutrem, daí, daqui, dali, dacolá e donde.
    Não confundir com: .
    Etimologia (origem da palavra de). Do latim de.

    Levanta

    3ª pess. sing. pres. ind. de levantar
    2ª pess. sing. imp. de levantar

    le·van·tar -
    (latim tardio *levantare, do latim levans, -antis, particípio presente de levo, -are, erguer, elevar)
    verbo transitivo e pronominal

    1. Mover ou mover-se de baixo para cima. = ALÇAR, ELEVAR, ERGUERARRIAR, BAIXAR

    2. Pôr ou ficar na posição vertical (ex.: levantou os livros tombados; caiu, mas levantou-se logo a seguir). = ERGUERDEITAR, TOMBAR

    3. Incentivar ou ter reacção contra algo ou alguém. = INSURGIR, REBELAR, REVOLTAR, SUBLEVAR

    verbo transitivo

    4. Erguer e pôr em pé.

    5. Apanhar do chão.

    6. Fazer crescer.

    7. Dar mais altura a (ex.: decidiram levantar a vedação). = ALTEAR, SUBIRBAIXAR

    8. Engrandecer, sublimar.

    9. Dar origem a algo (ex.: este caso levanta um problema ético). = CAUSAR, ORIGINAR, PRODUZIR, PROVOCAR, SUSCITAR

    10. Aventar, imputar, inventar.

    11. Fazer cessar algo que está em curso (ex.: levantar as sanções económicas ao país; levantar o embargo). = ANULAR, SUSPENDER

    12. Entoar.

    13. Cobrar, arrecadar.

    14. Impor.

    15. Fazer uma construção (ex.: vão levantar aqui um prédio de 6 andares). = CONSTRUIR, EDIFICAR, ERGUER

    16. [Caça] Fazer sair os animais a caçar da toca, do ninho ou do local onde se abrigam (ex.: levantar a caça; levantar perdizes).

    verbo intransitivo

    17. Crescer.

    18. Pôr-se mais alto.

    19. Subir de preço.

    20. Deixar de chover.

    21. [Futebol] Chutar a bola de forma a elevá-la (ex.: o jogador tem indicações para levantar para o centro da área).

    verbo transitivo , intransitivo e pronominal

    22. Fazer subir ou subir.

    verbo pronominal

    23. Sair da cama.

    24. Nobilitar-se.

    25. Raiar, surgir, aparecer.

    nome masculino

    27. Acto de levantar.

    28. O sair da cama.


    Pago

    adjetivo Quitado; cujo valor foi liquidado; que se pode pagar, quitar: carro pago.
    Remunerado; que obteve o pagamento pelo serviço prestado: funcionário pago.
    Oferecido em pagamento, para quitar uma dívida: valor pago.
    Vingado; que teve sua honra restaurada; que vingou uma ofensa.
    Gramática Particípio irregular de pagar.
    Etimologia (origem da palavra pago). Part. de pagar.
    substantivo masculino Pagamento; o que se oferece por um serviço.
    Recompensa; modo através do qual é possível demonstrar reconhecimento por uma boa ação.
    Etimologia (origem da palavra pago). Forma regressiva de pagar.
    substantivo masculino Uso Formal. Aldeia; cidade ou vila muito pequena, com poucos habitantes.
    Regionalismo. Cidade natal; local em que alguém nasceu (geralmente usado no plural).
    Etimologia (origem da palavra pago). Do latim pagus.i.

    Piedade

    substantivo feminino Demonstração de amor ou afeto pelas coisas religiosas; devoção.
    Compaixão pelo sofrimento de uma outra pessoa; misericórdia.
    Religião Virtude que possibilita oferecer a Deus o culto que Ele merece.
    Etimologia (origem da palavra piedade). Do latim pietas.atis.

    [...] A piedade é o melancólico, mas celeste precursor da caridade, primeira das virtudes que a tem por irmã e cujos benefícios ela prepara e enobrece.
    Referencia: KARDEC, Allan• O Evangelho segundo o Espiritismo• Trad• de Guillon Ribeiro da 3a ed• francesa rev•, corrig• e modif• pelo autor em 1866• 124a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - cap• 13, it• 17

    A piedade é amor, amor a Deus, amor, portanto, ao próximo, porque não se pode amar ao Pai sem amar a seus filhos. E o amor desperta a compaixão, à vista do infortúnio, da desgraça alheia.
    Referencia: AGUAROD, Angel• Grandes e pequenos problemas• Obra ditada a Angel Aguarod pelo seu Guia Espiritual• 7a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - cap• 7

    [...] A piedade é uma das mais belas modalidades do amor-abnegação, do amor-sacrifício, que jamais pede coisa alguma e distribui tudo quanto possui! [...]
    Referencia: GAMA, Zilda• Dor suprema• Pelo Espírito Victor Hugo• 15a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - L• 6, cap• 20

    Piedade é caridade para com nós mesmos.
    Referencia: JACINTHO, Roque• Intimidade• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1994• - Liberando

    [...] [é uma] prece viva [...].
    Referencia: JACINTHO, Roque• Intimidade• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1994• - Viver

    A piedade é a simpatia espontânea e desinteressada que se antepõe à antipatia gratuita ou despeitosa. Ela deve induzir-vos à prática do socorro moral e material, junto daqueles que no-la despertam, sem o que se torna infrutífera. [...] a piedade sincera [...] acatemo-la como força de renovação das almas e luz interior da verdadeira vida, eternizada por Deus.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo• O Espírito da Verdade: estudos e dissertações em torno de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec• Por diversos Espíritos• 8a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1992• - cap• 96


    Piedade
    1) Respeito pelas coisas religiosas e espírito de DEVOÇÃO (1Tm 4:8).


    2) COMPAIXÃO (Ez 7:4).


    Senhor

    substantivo masculino Proprietário, dono absoluto, possuidor de algum Estado, território ou objeto.
    História Aquele que tinha autoridade feudal sobre certas pessoas ou propriedades; proprietário feudal.
    Pessoa nobre, de alta consideração.
    Gramática Forma de tratamento cerimoniosa entre pessoas que não têm intimidade e não se tratam por você.
    Soberano, chefe; título honorífico de alguns monarcas.
    Figurado Quem domina algo, alguém ou si mesmo: senhor de si.
    Dono de casa; proprietário: nenhum senhor manda aqui.
    Pessoa distinta: senhor da sociedade.
    Antigo Título conferido a pessoas distintas, por posição ou dignidade de que estavam investidas.
    Antigo Título de nobreza de alguns fidalgos.
    Antigo O marido em relação à esposa.
    adjetivo Sugere a ideia de grande, perfeito, admirável: ele tem um senhor automóvel!
    Etimologia (origem da palavra senhor). Do latim senior.onis.

    o termo ‘Senhor’, no A.T., paraexprimir Jeová, está suficientemente compreendido nesta última palavra – e, como tradução de ãdôn, não precisa de explicação. Em Js 13:3, e freqüentemente em Juizes e Samuel, representa um título nativo dos governadores dos filisteus, não se sabendo coisa alguma a respeito do seu poder. o uso de ‘Senhor’ (kurios), no N.T., é interessante, embora seja muitas vezes de caráter ambíguo. Nas citações do A.T., significa geralmente Jeová, e é também clara a significaçãoem outros lugares (*vejag. Mt 1:20). Mas, fora estas citações, há muitas vezes dúvidas sobre se a referência é a Deus como tal (certamente Mc 5:19), ou ao Salvador, como Senhor e Mestre. Neste último caso há exemplos do seu emprego, passando por todas as gradações: porquanto é reconhecido Jesus, ou como Senhor e Mestre no mais alto sentido (Mt 15:22 – e geralmente nas epístolas – *veja 1 Co 12.3), ou como doutrinador de grande distinção (Mt 8:21 – 21.3), ou ainda como pessoa digna de todo o respeito (Mt 8:6). Deve-se observar que kurios, termo grego equivalente ao latim “dominus”, era o título dado ao imperador romano em todas as terras orientais, em volta do Mediterrâneo. E isto serve para explicar o fato de aplicarem os cristãos ao Salvador esse título, querendo eles, com isso, acentuar na sua mente e na das pessoas que os rodeavam a existência de um império maior mesmo que o de César. Com efeito, o contraste entre o chefe supremo do império romano e Aquele que é o Senhor de todos, parece apoiar muitos dos ensinamentos do N.T. Algumas vezes se usa o termo ‘Senhor’ (Lc 2:29At 4:24, etc.) como tradução de despõtes, que significa ‘dono, amo’, sugerindo, quando se emprega a respeito dos homens, que ao absoluto direito de propriedade no mundo antigo estava inerente uma verdadeira irresponsabilidade. (*veja Escravidão.)

    [...] o Senhor é a luz do mundo e a misericórdia para todos os corações.
    Referencia: LIMA, Antônio• Vida de Jesus: baseada no Espiritismo: estudo psicológico• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2002• - Pelo Evangelho


    Senhor
    1) (Propriamente dito: hebr. ADON; gr. KYRIOS.) Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97:5; Rm 14:4-8). No NT, “Senhor” é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.


    2) (hebr. ????, YHVH, JAVÉ.) Nome de Deus, cuja tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim (Ex 3:14; 6.3). Seguindo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das traduções modernas usa “Senhor” como equivalente de ????, YHVH (JAVÉ). A RA e a NTLH hoje escrevem “SENHOR”. A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de ????, YHVH, (o Eterno) com as vogais de ???????, ADONAI (Senhor).


    Senhor Termo para referir-se a YHVH que, vários séculos antes do nascimento de Jesus, havia substituído este nome. Sua forma aramaica “mar” já aparecia aplicada a Deus nas partes do Antigo Testamento redigidas nesta língua (Dn 2:47; 5,23). Em ambos os casos, a Septuaginta traduziu “mar” por “kyrios” (Senhor, em grego). Nos textos de Elefantina, “mar” volta a aparecer como título divino (pp. 30 e 37). A. Vincent ressaltou que este conteúdo conceitual já se verificava no séc. IX a.C. Em escritos mais tardios, “mar” continua sendo uma designação de Deus, como se vê em Rosh ha-shanah 4a; Ber 6a; Git 88a; Sanh 38a; Eruv 75a; Sab 22a; Ket 2a; Baba Bat 134a etc.

    Em algumas ocasiões, Jesus foi chamado de “senhor”, como simples fórmula de cortesia. Ao atribuir a si mesmo esse título, Jesus vai além (Mt 7:21-23; Jo 13:13) e nele insere referências à sua preexistência e divindade (Mt 22:43-45; Mc 12:35-37; Lc 20:41-44 com o Sl 110:1). Assim foi também no cristianismo posterior, em que o título “Kyrios” (Senhor) aplicado a Jesus é idêntico ao empregado para referir-se a Deus (At 2:39; 3,22; 4,26 etc.); vai além de um simples título honorífico (At 4:33; 8,16; 10,36; 11,16-17; Jc 1:1 etc.); supõe uma fórmula cúltica própria da divindade (At 7:59-60; Jc 2:1); assim Estêvão se dirige ao Senhor Jesus no momento de sua morte, o autor do Apocalipse dirige a ele suas súplicas e Tiago acrescenta-lhe o qualificativo “de glória” que, na verdade, era aplicado somente ao próprio YHVH (Is 42:8). Tudo isso permite ver como se atribuíam sistematicamente a Jesus citações veterotestamentárias que originalmente se referiam a YHVH (At 2:20ss.com Jl 3:1-5).

    Finalmente, a fórmula composta “Senhor dos Senhores” (tomada de Dt 10:17 e referente a YHVH) é aplicada a Jesus e implica uma clara identificação do mesmo com o Deus do Antigo Testamento (Ap 7:14; 19,16). Tanto as fontes judeu-cristãs (1Pe 1:25; 2Pe 1:1; 3,10; Hc 1:10 etc.) como as paulinas (Rm 5:1; 8,39; 14,4-8; 1Co 4:5; 8,5-6; 1Ts 4:5; 2Ts 2:1ss. etc.) confirmam essas assertivas.

    W. Bousset, Kyrios Christos, Nashville 1970; J. A. Fitzmyer, “New Testament Kyrios and Maranatha and Their Aramaic Background” em To Advance the Gospel, Nova York 1981, pp. 218-235; L. W. Hurtado, One God, One Lord: Early Christian Devotion and Ancient Jewish Monotheism, Filadélfia 1988; B. Witherington III, “Lord” em DJG, pp. 484-492; O. Cullmann, o. c.; C. Vidal Manzanares, “Nombres de Dios” en Diccionario de las tres...; Idem, El judeo-cristianismo...; Idem, El Primer Evangelio...


    Tem

    substantivo deverbal Ação de ter; ato de receber ou de passar a possuir alguma coisa: ele tem uma casa; a empresa tem muitos funcionários.
    Gramática A grafia têm, com acento, refere-se à forma plural: eles têm uma casa; as empresas têm muitos funcionários.
    Etimologia (origem da palavra tem). Forma Der. de ter.

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 41: 10 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Porém Tu, ó SENHOR, tem misericórdia de mim, e levanta-me, para que eu lhes dê o pago.
    Salmos 41: 10 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H1992
    hêm
    הֵם
    eles / elas
    (they)
    Pronome
    H2603
    chânan
    חָנַן
    ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso
    (has graciously given)
    Verbo
    H3069
    Yᵉhôvih
    יְהֹוִה
    Deus
    (GOD)
    Substantivo
    H6965
    qûwm
    קוּם
    levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé
    (that rose up)
    Verbo
    H7999
    shâlam
    שָׁלַם
    estar em uma aliança de paz, estar em paz
    (have you repaid)
    Verbo
    H859
    ʼattâh
    אַתָּה
    você / vocês
    (you)
    Pronome


    הֵם


    (H1992)
    hêm (haym)

    01992 הם hem ou (forma alongada) המה hemmah

    procedente de 1981; DITAT - 504; pron 3p m pl

    1. eles, estes, os mesmos, quem

    חָנַן


    (H2603)
    chânan (khaw-nan')

    02603 חנן chanan

    uma raiz primitiva [veja 2583]; DITAT - 694,695; v

    1. ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso
      1. (Qal) mostrar favor, ser gracioso
      2. (Nifal) ser piedoso
      3. (Piel) tornar gracioso, tornar favorável, ser gracioso
      4. (Poel) dirigir favor a, ter misericórdia de
      5. (Hofal) receber favor, receber consideração
      6. (Hitpael) buscar favor, implorar favor
    2. ser repugnante

    יְהֹוִה


    (H3069)
    Yᵉhôvih (yeh-ho-vee')

    03069 יהוה Y ehoviĥ

    uma variação de 3068 [usado depois de 136, e pronunciado pelos judeus

    como 430, para prevenir a repetição do mesmo som, assim como em outros lugares

    3068 é pronunciado como 136]; n pr de divindade

    1. Javé - usado basicamente na combinação ‘Senhor Javé’
      1. igual a 3068 mas pontuado com as vogais de 430

    קוּם


    (H6965)
    qûwm (koom)

    06965 קום quwm

    uma raiz primitiva; DITAT - 1999; v.

    1. levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé
      1. (Qal)
        1. levantar
        2. levantar-se (no sentido hostil)
        3. levantar-se, tornar-se poderoso
        4. levantar, entrar em cena
        5. estar de pé
          1. manter-se
          2. ser estabelecido, ser confirmado
          3. permanecer, resistir
          4. estar fixo
          5. ser válido (diz-se de um voto)
          6. ser provado
          7. está cumprido
          8. persistir
          9. estar parado, estar fixo
      2. (Piel)
        1. cumprir
        2. confirmar, ratificar, estabelecer, impor
      3. (Polel) erguer
      4. (Hitpael) levantar-se, erguer-se
      5. (Hifil)
        1. levar a levantar, erguer
        2. levantar, erigir, edificar, construir
        3. levantar, trazer à cena
        4. despertar, provocar, instigar, investigar
        5. levantar, constituir
        6. fazer ficar em pé, pôr, colocar, estabelecer
        7. tornar obrigatório
        8. realizar, levar a efeito
      6. (Hofal) ser levantado

    שָׁלַם


    (H7999)
    shâlam (shaw-lam')

    07999 שלם shalam

    uma raiz primitiva; DITAT - 2401c; v

    1. estar em uma aliança de paz, estar em paz
      1. (Qal)
        1. estar em paz
        2. pacífico (particípio)
      2. (Pual) pessoa em aliança de paz (particípio)
      3. (Hifil)
        1. fazer as pazes com
        2. fazer ficar em paz
      4. (Hofal) viver em paz
    2. estar completo, estar sadio
      1. (Qal)
        1. ser completo, estar terminado, estar concluído
        2. estar sadio, estar intacto
      2. (Piel)
        1. completar, terminar
        2. tornar seguro
        3. tornar pleno ou bom, restaurar, fazer compensação
        4. reparar, pagar
        5. pagar, recompensar, retribuir
      3. (Pual)
        1. ser executado
        2. ser pago, ser retribuído
      4. (Hifil)
        1. completar, cumprir
        2. terminar

    אַתָּה


    (H859)
    ʼattâh (at-taw')

    0859 אתה ’attah ou (forma contrata) את ’atta ou את ’ath feminino (irregular) algumas vezes אתי ’attiy plural masculino אתם ’attem feminino אתן ’atten ou אתנה ’attenah ou אתנה ’attennah

    um pronome primitivo da segunda pessoa; DITAT - 189; pron pess

    1. tu (segunda pess. sing. masc.)