Enciclopédia de Jeremias 30:16-16

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

jr 30: 16

Versão Versículo
ARA Por isso, todos os que te devoram serão devorados; e todos os teus adversários serão levados, cada um deles para o cativeiro; os que te despojam serão despojados, e entregarei ao saque todos os que te saqueiam.
ARC Mas também todos os que te devoram serão devorados; e todos os teus adversários irão, todos eles para o cativeiro; e os que te roubam serão roubados, e a todos os que te despojam entregarei ao saque.
TB Portanto, todos os que te devoram serão devorados, e todos os teus adversários serão levados, cada um deles para o cativeiro; os que te despojam serão despojados, e entregarei ao saque todos os que te saqueiam.
HSB לָכֵ֞ן כָּל־ אֹכְלַ֙יִךְ֙ יֵאָכֵ֔לוּ וְכָל־ צָרַ֥יִךְ כֻּלָּ֖ם בַּשְּׁבִ֣י יֵלֵ֑כוּ וְהָי֤וּ שֹׁאסַ֙יִךְ֙ לִמְשִׁסָּ֔ה וְכָל־ בֹּזְזַ֖יִךְ אֶתֵּ֥ן לָבַֽז׃
BKJ Portanto, todos aqueles que te devoram serão devorados, e todos os teus adversários, todos eles irão para o cativeiro. E aqueles que te despojam serão um despojo, e todos os que te saqueiam darei eu como uma presa.
LTT Por isso todos os que te devoram serão devorados; e todos os teus adversários irão, todos eles, para o cativeiro; e os que te despojam serão despojados, e a todos os que te saqueiam entregarei ao saque.
BJ2 Mas[r] todos os que te devoravam serão devorados, todos os teus adversários irão para o cativeiro, os que te despojavam serão despojados, e todos os que te saqueavam serão saqueados.
VULG Propterea omnes qui comedunt te devorabuntur, et universi hostes tui in captivitatem ducentur : et qui te vastant vastabuntur, cunctosque prædatores tuos dabo in prædam.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Jeremias 30:16

Êxodo 23:22 Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários.
Salmos 129:5 Sejam confundidos e tornem atrás todos os que aborrecem a Sião!
Salmos 137:8 Ah! Filha da Babilônia, que vais ser assolada! Feliz aquele que te retribuir consoante nos fizeste a nós!
Isaías 14:2 E os povos os receberão e os levarão aos seus lugares, e a casa de Israel possuirá esses povos por servos e servas, na terra do Senhor; e cativarão aqueles que os cativaram e dominarão os seus opressores.
Isaías 33:1 Ai de ti despojador que não foste despojado e que ages perfidamente contra os que não agiram perfidamente contra ti! Acabando tu de despojar, serás despojado; e, acabando tu de tratar perfidamente, perfidamente te tratarão.
Isaías 41:11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti; tornar-se-ão nada; e os que contenderem contigo perecerão.
Isaías 47:5 Assenta-te silenciosa e entra nas trevas, ó filha dos caldeus, porque nunca mais serás chamada senhora de reinos.
Isaías 54:15 Eis que poderão vir a juntar-se, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti, cairá por amor de ti.
Isaías 54:17 Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que vem de mim, diz o Senhor.
Jeremias 2:3 Então, Israel era santidade para o Senhor e era as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.
Jeremias 10:25 Derrama a tua indignação sobre as nações que te não conhecem e sobre as gerações que não invocam o teu nome; porque devoraram a Jacó; devoraram-no, e consumiram-no, e assolaram a sua morada.
Jeremias 12:14 Assim diz o Senhor acerca de todos os meus maus vizinhos, que tocam a minha herança, que fiz herdar ao meu povo de Israel: Eis que os arrancarei da sua terra e a casa de Judá arrancarei do meio deles.
Jeremias 25:12 Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo.
Jeremias 25:26 e a todos os reis do Norte, os de perto e os de longe, um com outro, e a todos os reinos da terra; e o rei de Sesaque beberá depois deles.
Jeremias 50:7 Todos os que as achavam as devoraram; e os seus adversários diziam: Culpa nenhuma teremos; porque pecaram contra o Senhor e a morada da justiça, sim, o Senhor, a Esperança de seus pais.
Jeremias 50:17 Cordeiro desgarrado é Israel; os leões o afugentaram. O primeiro a devorá-lo foi o rei da Assíria; e, por último, Nabucodonosor, rei da Babilônia, lhe quebrou os ossos.
Jeremias 50:28 Tal é a voz dos que fugiram e escaparam da terra da Babilônia para anunciarem em Sião a vingança do Senhor, nosso Deus, a vingança do seu templo.
Jeremias 50:33 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Os filhos de Israel e os filhos de Judá foram oprimidos juntamente; todos os que os levaram cativos os retiveram e não os quiseram soltar.
Jeremias 51:34 Nabucodonosor, rei da Babilônia, me devorou, pisou-me, fez de mim um vaso vazio, como dragão me tragou, encheu o seu ventre das minhas delicadezas e lançou-me fora.
Lamentações de Jeremias 1:21 Ouvem que eu suspiro, mas não tenho quem me console; todos os meus inimigos que souberam do meu mal folgam, porque tu o determinaste; mas, em trazendo tu o dia que apregoaste, serão como eu. Tau.
Lamentações de Jeremias 4:21 Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice chegará também para ti; embebedar-te-ás e te descobrirás. Tau.
Ezequiel 25:3 E dize aos filhos de Amom: Ouvi a palavra do Senhor Jeová: Assim diz o Senhor Jeová: Visto que tu disseste: Ah! Ah!, acerca do meu santuário, quando foi profanado; e acerca da terra de Israel, quando foi assolada; e acerca da casa de Judá, quando foi para o cativeiro;
Ezequiel 26:2 Filho do homem, visto como Tiro disse no tocante a Jerusalém: Ah! Ah! Está quebrada a porta dos povos; virou-se para mim; eu me encherei, agora que ela está assolada,
Ezequiel 29:6 E saberão todos os moradores do Egito que eu sou o Senhor, porque se tornaram um bordão de cana para a casa de Israel.
Ezequiel 35:5 Pois que guardas inimizade perpétua e abandonaste os filhos de Israel à violência da espada, no tempo da extrema iniquidade.
Joel 3:8 E venderei vossos filhos e vossas filhas pela mão dos filhos de Judá, que os venderão aos de Seba, a uma nação remota, porque o Senhor o disse.
Miquéias 4:11 Agora, se congregaram muitas nações contra ti, que dizem: Seja profanada, e os nossos olhos verão seus desejos sobre Sião.
Miquéias 7:10 E a minha inimiga verá isso, e cobri-la-á a confusão, a ela que me diz: Onde está o Senhor, teu Deus? Os meus olhos a verão sendo pisada como a lama das ruas.
Naum 1:8 E com uma inundação transbordante acabará de uma vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos.
Habacuque 2:16 serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do Senhor se voltará sobre ti, e vômito ignominioso cairá sobre a tua glória.
Sofonias 2:8 Eu ouvi o escárnio de Moabe e as injuriosas palavras dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo e se engrandeceram contra o seu termo.
Zacarias 1:14 E o anjo que falava comigo me disse: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Com grande zelo, estou zelando por Jerusalém e por Sião.
Zacarias 2:8 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Depois da glória, ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.
Zacarias 12:2 Eis que porei Jerusalém como um copo de tremor para todos os povos em redor e também para Judá, quando do cerco contra Jerusalém.
Zacarias 14:2 Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade.
Apocalipse 13:10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 24
SEÇÃO VI

O LIVRO DA CONSOLAÇÃO

Jeremias 30:1-33.26

Estes quatro capítulos são a única parte que retrata a esperança de forma cons-tante em todo o livro. Os capítulos de Jr 32 e Jr 33 são datados de forma precisa no décimo ano de Zedequias, enquanto o profeta estava preso no "pátio da guarda". Jr 30 e Jr 31 não podem ser datados tão precisamente. Os estudiosos têm atribuído esses capítulos a períodos históricos que vão desde o tempo de Josias até o governo de Gedalias. Embora o tempo da composição não possa ser determinado com preci-são, é provável que tenham sido escritos na mesma época dos outros dois, no déci-mo ano de Zedequias.1 O tom, a disposição de ânimo, o ponto de vista e o assunto têm muito em comum.

O período em que Jeremias foi preso no "pátio da guarda" foi um período escuro na vida do profeta e da nação. Jerusalém estava debaixo do cerco inimigo por um ano. Fome, peste e miséria estavam por toda parte na cidade. Mas essa hora pesarosa deu origem a uma das passagens mais bonitas de toda a Bíblia. Os capítulos 30:31 podem ser compa-rados a "um Hino na Noite". Além disso, esses capítulos parecem preencher a comissão de Jeremias — "para edificares e para plantares" (Jr 1:10).

Morgan nos lembra:

Cerca de sete anos haviam passado desde o conflito com os falsos profetas. Os acontecimentos continuaram ocorrendo silenciosamente, cada hora fornecendo no-vas evidências da autoridade divina do ensino de Jeremias. Hananias tinha predito que dentro de dois anos o poder da Babilônia seria quebrado; os utensílios da casa de Javé seriam devolvidos ao Templo e Jeconias, junto com os cativos de Judá, retornariam à cidade. A predição provou ser falsa. As coisas iam de mal a pior na vida da nação, e agora o inimigo estava diante da porta.'

As predições de Jeremias relacionadas à situação nacional e internacional se con-firmaram ao longo de um período de quarenta anos. Portanto, não havia motivo para questionar as novas profecias acerca do futuro da nação. Isso não quer dizer que Jeremias via o futuro nitidamente. Ele via as coisas como os outros profetas as viam, "por espelho em enigma" 1Co 13:12). Em muitas ocasiões, o perto e o longe estão entrelaçados de maneira estranha, aspecto característico da profecia hebraica. Ao lon-go dos anos Jeremias havia recebido vislumbres de acontecimentos que deveriam acon-tecer "além do juízo", por isso, essa passagem não é singular. A história subseqüente em alguns casos, e escritores bíblicos subseqüentes em outros, têm confirmado a au-tenticidade das suas percepções.

  1. O PREFÁCIO, 30:1-3

Jeremias recebe a ordem de escrever num livro (2) da consolação as palavras que Deus lhe tinha anunciado em relação ao futuro do seu povo da aliança. Esses três pri-meiros versículos servem para identificar e introduzir o leitor nas palavras marcantes que seguem.'

Porque eis que dias vêm (3) aponta para um tempo futuro seguro e incontestável, mas indefinido. Isso dá a toda essa seção uma perspectiva escatológica. Também encon-tramos aqui uma clara predição de um retorno do cativeiro. Tanto Israel quanto Judá voltarão a possuir a terra que Deus tinha dado a seus pais; o reino visualizado é um reino unido.

  1. DA TRAGÉDIA AO TRIUNFO, Jr 30:4-31.1

O real conteúdo do "livro da consolação" começa com o versículo 4. Na seqüência, o texto fala de dor e dificuldade, "mas o [tema] supremo é o tema da alegria".4 É por meio do vale da tragédia e da tristeza indescritível "que o povo de Deus será levado ao triunfo".5

1. O Tempo da Dificuldade de Jacó (30:4-7)

A salvação do povo de Deus é apresentada de maneira clara, mas será precedida por um tempo de grande dificuldade. Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante (7) ; [...] uma voz (som) de tremor, de temor, mas não de paz (5). Que tipo de dia será esse, em que os homens estarão passando por uma dor tão intensa que colocarão suas mãos sobre os lombos, como uma mulher que está dan-do à luz, com os rostos pálidos' e atormentados de horror (6) ? As palavras parecem apontar para um tempo que vai além da destruição presente de Jerusalém, para um dia em um futuro distante. Essas palavras são semelhantes às palavras anunciadas por outros profetas pré-exilicos concernentes ao "dia do Senhor" (Is 2:12-21; Jl 2:11; Am 5:18--20), e parecem, na verdade, referir-se a esse dia. Se isso é verdade, então todas as nações serão envolvidas. A passagem termina chamando esse momento histórico de tempo de angústia para Jacó (7), mas proclamando que ele será salvo dela.

  1. O Jugo de Jacó é Quebrado (30:8-11)

Um feixe de luz atravessa a escuridão desse dia tenebroso — eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço (8). O dia da escravidão de Jacó às nações estrangeiras terminará, e Israel servirá ao SENHOR [...] como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei (9). Isso não significa que Davi será levantado da morte, mas que um Ramo Justo da casa de Davi — o Messias — sentará no trono, e a Era Dourada começará.

A derrota da Babilônia marcará o início da defesa do povo por Deus,' e servirá como um antegozo do que Ele fará por eles até o tempo do Fim. Eis que te livrarei das terras de longe, e a tua descendência, da terra do seu cativeiro (10), é mais uma garantia de que Deus nunca esquecerá do seu povo. Portanto, o verdadeiro Israel de Deus, meu servo Jacó, não tem o que temer, porque Israel certamente tornará a habi-tar e descansará e ficará em sossego em sua própria casa. A nação precisa lembrar, no entanto, que o castigo divino que veio sobre ela com medida era "designado para corrigir Israel, e, dessa forma, trazer o povo de Deus para seu fim pré-estabelecido".8 Israel tem muitos motivos para se alegrar, porque, embora seja Deus que castigue, é esse mesmo Deus que vai salvar (11). Os versículos 10:11 aparecem novamente em Jr 46:27-28.

  1. As Feridas de Sião São Saradas (30:12-22)

Para o momento, no entanto, Jeremias se volta para a situação presente de Judá. A chaga de Sião é dolorosa ("incurável", NVI), e nenhuma ajuda humana está disponível. A nação não tem ninguém que defenda a sua causa. Todos os seus amantes se esque-ceram dela (13-14). Deus era Aquele que estava afligindo Sião, e ela realmente merecia esse sofrimento por causa da multidão de seus pecados.

Há uma mudança brusca de pensamento no versículo 16. Deus tem castigado a Isra-el, mas Ele agora defenderá o povo ao castigar seus inimigos: Todos os que te devo-ram serão devorados. Ele é imparcial ao tratar de todas as nações, incluindo Israel. Visto que Deus o afligiu, Ele é o Único que pode ajudá-lo agora. A cura será realizada quando o castigo tiver cumprido o seu propósito.

Apesar do escárnio dos seus inimigos — é Sião, "aquela por quem ninguém se importa" (17, NVI) —, o dia certamente virá quando a saúde de Sião será restaurada. Jerusalém "será reconstruída sobre as suas ruínas, e o palácio no seu devido lugar" (18, NVI). Todas as "coisas que acompanham a salvação" (Hb 6:9; i.e, saúde espiritual) serão evidentes no meio do povo: cânticos, ações de graça, voz de júbilo, crescimento populacional, honra e segurança (19-20). Nenhum governo estrangeiro imporá sua von-tade a eles. Pelo contrário, seu príncipe [...] e o seu governador (21, governante), que estarão intimamente ligados ao Senhor, serão da sua própria raça. Para culminar tudo isso, o antigo relacionamento de aliança será restaurado: E ser-me-eis por povo, e eu vos serei por Deus (22).

  1. Os Propósitos de Deus Implacavelmente Executados (Jr 30:23-31.
    1)

Nesta passagem, o poder (energia, talvez Espírito) de Deus é semelhante à tormen-ta (23; tempestade implacável), que cumpre os desígnios do seu coração (24). Ele não diminuirá o seu ímpeto até que

1) o mal tenha sido completamente castigado e

2) todas as gerações de Israel (Jr 31:1) reconheçam seu senhorio. O termo no fim dos dias (30,24) soa como se o tempo estivesse distante, mas, fosse certo.


Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 24
*

30.1—33.26 Esses capítulos contêm promessas de restauração e de uma nova aliança (31.31-34). A certeza da restauração é retratada por meio da compra de um campo, por parte de Jeremias (cap. 32).

* 30:6

um homem... a que está dando à luz. A angústia do parto é uma ilustração do sofrimento sob os exércitos babilônicos (4.19,31).

* 30:7

aquele dia. Ou seja, o dia do Senhor. Ver Am 5:18; 8:9. A geração de Amós esperava esse dia como um dia de livramento, mas precisou aprender que o mesmo traria juízo.

* 30:10

Não temas, pois, servo meu, Jacó. Ver Is 41:8,10; 43:1; 44:1,2.

não haverá quem o atemorize. Contrastar o v. 5. Essa promessa é um cumprimento das bênçãos do pacto (Lv 26:6).

* 30:20

como na antigüidade. Provavelmente temos aqui uma alusão aos tempos de Davi (v. 9).

sua congregação. Um termo técnico que denota a assembléia política ou religiosa do povo do pacto.

* 30:21

O seu príncipe... do meio deles...o que há de reinar. Considerando que Judá estava sendo governada por um poder estrangeiro durante o seu exílio, Jeremias olhava para além da restauração à sua independência política e a seu relacionamento especial com o Senhor (v. 22).


Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 24
30.1ss Os capítulos 30:31 mostram que Jeremías falou de esperança e consolo, assim como de problemas e calamidades. O povo seria algum dia restaurado em sua terra e Deus faria um novo pacto com eles para substituir o que quebrantaram. No mesmo lugar em que em certa ocasião pecaram e desobedeceram, algum dia se arrependeriam e obedeceriam.

30:8, 9 Ao igual a Isaías, Jeremías associou feitos do futuro próximo e do futuro longínquo. Ler estas profecias é como olhar vários picos montanhosos em uma cordilheira. Da distância parecessem estar unidos, quando em realidade os separam vários quilômetros. Jeremías apresenta sucessos próximos e distantes como se todos fossem acontecer muito em breve. Vê o cativeiro, mas também vê o dia futuro quando Cristo reinará para sempre. A referência ao Davi não é para o rei, a não ser a seu famoso descendente, o Messías (Lc 1:69).

30.12, 13, 17 A linguagem médica aqui nos transmite a idéia de que o pecado é mortal. Ser bom ou religioso não o pode curar. Tome cuidado de não depositar sua confiança em padres infrutíferas enquanto que seu pecado se estende e lhe provoca dor. Unicamente Deus pode curar a enfermidade do pecado, mas você deve estar disposto a permitir que O faça.

30:15 Judá protestou por seu castigo, mesmo que o pecado que o originou era escandaloso. Entretanto, o castigo é uma oportunidade para crescer, porque nos dá consciência das conseqüências do pecado. O povo deveu haver-se perguntado como podia beneficiar-se de seus enganos. Recorde-o-a próxima vez que o disciplinem.

30:18 Esta profecia da reconstrução de Jerusalém não se cumpriu em sua totalidade pela obra do Esdras, Nehemías nem Zorobabel. A cidade se reconstruiu depois do cativeiro, mas a restauração final ocorrerá quando todos os crentes se reúnan no reino de Cristo. Isto incluirá edifícios (30.18), pessoas (30.19), governantes (30.21).

30:21 Este versículo se refere à restauração depois do cativeiro em Babilônia, assim como também à restauração final sob o reinado de Cristo.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 24

H. O LIVRO DA CONSOLAÇÃO (


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 24
30.2 Mais uma indicação que os livros dos profetas foram escritos sob a direção de Deus, na época à qual se (conforme Êx 17:14; 24:4; Dt 31:9; Hc 2:2).

30.4 Uma profecia concernente aos dois reinos de Judá e Israel, que ainda será cumprida com uma promessa de conclusão: "Nos últimos dias, entendereis isto” (24).
30:5-7 Aquele dia. Será um tempo de angústia, em que os homens sofrerão dores agonizantes, mas com a promessa de que Jacó, apesar de também sofrer horrivelmente, será, afinal, livrado dos tormentos.

30.8,9 Nunca mais... escravo (Ez 37:26). O povo hebreu haveria de ver o jugo das nações do mundo tirado de. seu pescoço. Seu jugo... teu pescoço. Em ambos os casos,. terceira pessoa, o que e uma referência ao futuro livramento de Israel, e não uma referência ao Israel dos dias de Jeremias. Os capítulos 30:33 esboçam os detalhes do reinado de Cristo:
1) O Messias seria rei sobre Israel (30.9; 33:15-17);
2) Israel será restaurada à terra da Palestina (30.1, 18-20; 31:10-14, 23-38; 32.15, 37, 33.7);
3) Israel converter-se-á ao Senhor (30.22; 31.11, 31-34; 32:28-40; 33.11);
4) Israel viverá em segurança com alegria do Senhor como sua porção (30.10; 33.11);
5) O reino milenar de Cristo (Ap 20:6) assinalará o cumprimento das promessas feitas a Israel. Essas promessas estão estabelecidas no eterno amor de Deus e descansam seguramente sobre a Sua fidelidade (31:1-3; 33.14).

30.10 Atemorize, ou "perturbe-o" A expressão é comumente usada para ovelhas tranqüilas que estão deitadas sem perturbação em seu pasto (Is 17:21, e do povo, Lv 26:6; Ez 39:26; Mq 4:4).

30.11 Em justa medida. Punição para restaurar, não para destruir (conforme 2Co 7:8-47).

30.14 Amantes. Aliados de Judá, especialmente o Egito (Jr 22:20).

30.17 Saúde. A pele nova que se forma sobre um ferimento ao sarar, prova de que a ferida sarara (8.22; 23.6).

30.18 Vd. 29.14. Significa coerentemente a transformação de adversidade e miséria em prosperidade e consolo Montão, no heb, tel, e que se refere: ao costume de reedificar a cidade sobre o monte de suas antigas ruínas. Muitas cidades têm a palavra "tel", como prefixo ao seu nome. E.g., Telassar (2Rs 19:12), Tel-Abibe (Ez 3:15).

30.21 Reinar... chegará a mim. Esse príncipe será tanto rei como sacerdote (Ez 45:17). Seu príncipe, lit., seu poderoso (de Jacó).


NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 24

18) Mensagens de esperança e bênção (30.1—31.40)
Os caps. 30—33 contrastam com o restante desse livro. Aparentemente, também interrompem o material considerado a biografia que Baruque faz de Jeremias. Contudo, o tema da promessa do retorno do cativeiro forma uma continuação genuína dos caps. 25—29 que se ocupam com a duração dele. O chamado “Livro da Consolação” (caps. 30 e
31) repete idéias já apresentadas, e.g., retomar (3:6-18), e a salvação do Senhor. As palavras estão relacionadas a todo o povo de Israel (Jacó). Observe também Efraim (31.18

22). Por isso, as mensagens têm sido datadas em diversas épocas: (1) em uma época antiga, quando Josias estava indo para o norte contra a Assíria (c. 619—612 a.C.), nos dias tenebrosos de Zedequias antes do colapso final de Judá, ou (2) em uma época posterior (geralmente por aqueles que fazem comparações com Is 4:0) e conduzir à salvação. Observe junto com isso a promessa do reinado ideal que está por vir (v. 9; conforme 23.5; Dn 3:5; Ez 34:23; 36:24,25). Isso se cumpriu parcialmente por meio de Zorobabel quando conduziu o povo no seu retorno e mais completamente em Cristo (He 1:8). v. 10,11. Esses versículos são omitidos aqui na LXX e reaparecem em 46.27,28.

b) A restauração dos feridos (30:12-17). A razão do castigo e o seu resultado (exílio) descritos no v. 11 são agora afirmados claramente. O Senhor usa um inimigo cruel (v. 14) como seu agente de ira contra o pecado que é incurável (v. 12-15). O pecado sempre resulta em prejuízo e distância entre o homem e o seu próximo (v. 14-17). A situação é de-sesperadora se não entrar em ação a graça e a promessa de Deus (v. 17). Esta inclui o castigo daqueles que machucam o seu povo (v. 16,20). No NT, isso é entendido como os infiéis sendo levados cativos a Cristo por meio da conversão (conforme Jl 9:12 como citado em At 15:17). Observe aqui a garantia da cura física e espiritual, uma idéia a ser retomada mais tarde (conforme 8.22; J1 2.25).

c)    A restauração de Jerusalém (30.18

34). Esse trecho é semelhante no seu tema a Is 35:0; Êx 6:7; Lv 26:11-13; Dt 7:32Sm 7:24). A nova cidade-Estado vai suplantar o esplendor da nação no seu auge sob Davi e Salomão. O príncipe e governante será um da sua própria carne e sangue e ao mesmo tempo um sacerdote (v. 21; conforme Sl 110:0; Hb

7:17-21). Os v. 23,24 (conforme 23.19,20) são um lembrete de que não se pode simplesmente eliminar a idéia de castigo para aqueles que não retornarem (observe o destaque para não se afastará) num futuro cheio de esperança e euforia.


Moody

Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
Moody - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 24

Jeremias 30


1) O Dia do Senhor: Seu Terror e Livramento. Jr 30:1-24; Is 2:12-22; Is 34:1-15, Zc 12:15).


Moody - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 26

C. O Livro da Consolação. 30:1 - 33:26.

Grande parte da obra de Jeremias foi proclamar o juízo. Nesta seção ele olha além do juízo iminente para o Dia do Senhor, a restauração e salvação de Israel e a Nova Aliança.


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de Jeremias Capítulo 30 do versículo 1 até o 24
X. UM FUTURO E UMA ESPERANÇA (Jr 30:1-24). O capítulo abre com o anúncio da restauração (1-3). Disciplina, sim, mas não uma catástrofe definitiva (4-11). O que Hananias procurava simbolicamente fazer, mas sem direito ou poder para isso, realizá-lo-ia Iavé na Sua grande misericórdia (8). Daí a chamada à audácia da fé, uma vez que, na hora do julgamento cósmico, Ele salvaria o Seu povo. Tempo de angústia para Jacó (7), eis uma frase que se poderia aplicar à situação imediata, embora tivesse em vista um período muito mais extenso-todo o período do cativeiro. A referência a Davi, seu rei (9) não significa que Davi, filho de Jessé, fosse ressuscitar dos mortos; refere-se, sim, a um rei ideal da casa de Davi.

>Jr 30:12

2. FERIDAS E CURA (Jr 30:12-24). As feridas de Israel foram-lhe provocadas por Iavé às mãos de um inimigo desapiedado, sendo fruto da iniqüidade (15) e incuráveis, a não se verificar uma intervenção divina (12-15). Israel fora abandonado por todos os seus aliados, o que ajuda a acentuar a sua posição desesperada. Os vers. 16 e 17, porém, apresentam o que quase constitui um paradoxo, como tantas vezes sucede em Jeremias. Te restaurarei a saúde (17); aqueles que haviam despojado Israel serão eles próprios despojados, e curadas as feridas incuráveis.

>Jr 30:18

3. RESTAURAÇÃO (Jr 30:18-24). Para além do exílio fica a pátria. Há um certo ritmo nesta seção, como se a primavera fosse irromper terminados os rigores do inverno. Temos aqui o equivalente de Is 35, mas no simbolismo e espírito de Jeremias. Ouvir-se-á o riso das crianças, e o governante será um homem da sua própria raça, com acesso sacerdotal à Presença; saberão que são povo de Iavé. Assim, o profeta tem em vista uma restauração quíntupla- restauração da saúde (17), restauração da terra (18), restauração da prosperidade (18-20), restauração de um rei ideal (21), e restauração à comunhão de Deus (22). A frase de Matthew Arnold "há um poder estranho a nós próprios que puxa para a justiça" poderia aplicar-se aos vers. 23 e 24, que se relacionam com o princípio da justiça.


Dicionário

Cativeiro

substantivo masculino Privação da liberdade; situação de escravo; servidão, escravidão.
Lugar onde se está cativo, preso, principalmente em relação a alguém que foi sequestrado: polícia descobriu mais um cativeiro!
Gaiola ou lugar completamente fechado usado para criar animais.
Figurado Falta de liberdade moral, espiritual; domínio.
Etimologia (origem da palavra cativeiro). De cativo + eiro.

Escravidão

Cativeiro
1) Situação dos judeus quando foram derrotados e levados como prisioneiros para a Assíria ou para a Babilônia (Am 7:11)

2) Lugar onde alguém fica como prisioneiro (Ap 13:10).

Despojar

Roubar ou saquear como ato de guerra. O substantivo despojos refere-se aos objetos pilhados dessa forma.

espoliar, esbulhar, desapossar, extorquir, privar. – Tirar a alguém o que lhe pertence – é a significação destes verbos. Despoja-se, no entanto, cometendo violência física. Esbulha-se privando o esbulhado ou de fazendas, ou de bens morais. – Espoliar emprega-se de preferência, e talvez com mais propriedade, no sentido moral. Despojaram o cadáver de quanto levava consigo; despojaram de galhos a árvore; de suas vestes a criança; de tudo os míseros vencidos. Esbulhou de todos os lucros o sócio; e quer ainda esbulhá-lo do próprio crédito. Espoliar-nos deste direito de protesto – não é poder que esteja em homens. – Desapossar = “privar da posse em que se estava, impedir que se continue a ser dono, ou a ter domínio de... – ou – sobre... – Extorquir = “arrebatar, tirar alguma coisa com grande e clamorosa violência”. – Privar = “obstar a que se continue no gozo, ou na posse de alguma coisa”. Desapossaram-no da casa; extorquiram-lhe dinheiro, fazenda, confissão, testemunho; privaram-no de relações com a família, de dizer a verdade, de ir à festa. Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa 353

Despojar
1) Roubar (Ex 3:22); (2Co 11:8)

2) Despir (Mt 27:28), RA).

3) Largar; abandonar (Ef 4:22).

despojar
v. 1. tr. dir. Privar da posse; desapossar, espoliar. 2. tr. dir. Privar. 3. pron. Privar-se; deixar, largar. 4. pron. Despir-se. 5. tr. dir. Roubar, defraudar, saquear.

Devorar

verbo transitivo Comer com sofreguidão.
Figurado Consumir, destruir: o fogo devora tudo.
Atormentar: o ciúme o devora.
Ler com avidez: devorar um livro.
Devorar com os olhos, olhar com avidez, paixão ou ódio.

Devorar
1) Engolir de uma só vez (Gn 41:7).


2) Destruir; acabar com alguma coisa (Sl 21:9).


Entregar

verbo transitivo direto e bitransitivo Passar para as mãos de alguém; dar algo a alguém; dar: entregar correspondência; entregar cartões para os funcionários.
Passar algo para alguém mediante pagamento; vender: entregar um bem por dinheiro.
Devolver algo que não lhe pertencia; restituir: entregar as canetas para os donos; entregar aos filhos seus presentes.
Denunciar um crime; denunciar: entregar os bandidos para os policiais.
Dar para que alguém proteja, cuide; cuidar: entregou o filho à mãe.
verbo pronominal Dedicar por inteiro: entregou-se ao sofrimento.
Não seguir adiante com; desistir, render: o combatente entregou-se ao adversário.
Dedicar-se a outra pessoa emotiva ou sexualmente: entregou-se à namorada.
Etimologia (origem da palavra entregar). Do latim integrare.

Irão

substantivo deverbal Ação futura de ir; ato de se locomover, de se mover de um lugar para outro: eles irão de carro.
Ação de sair, de ir embora: eles irão viajar amanhã!
Ação de se deslocar para: os ventos irão em direção ao Sul.
Ação de alcançar certo efeito: desta maneira, eles irão morrer!
[Portugal] Irã; designação do país árabe situado na Ásia Ocidental.
Etimologia (origem da palavra irão). Forma regressiva de ir.

Roubados

masc. pl. part. pass. de roubar

rou·bar -
verbo transitivo e intransitivo

1. Tirar o que está em casa alheia ou o que outrem leva consigo.DEVOLVER, RESTITUIR

2. Cometer fraude em.

3. Subtrair às escondidas, furtar.

4. Rapar.

5. Despojar de.

6. Plagiar; dar como invenção sua o que outrem inventou.

7. Figurado Arrebatar, enlevar, arroubar, extasiar.

verbo pronominal

8. Esquivar-se.


Roubar

verbo transitivo direto , bitransitivo, transitivo indireto e intransitivo Apropriar-se de (bem móvel pertencente a outrem), mediante violência ou ameaça: roubar um relógio; roubar o carro da irmã; roubou a quem conhecia; com as drogas, começou a roubar.
verbo transitivo direto e bitransitivo Despojar de dinheiro ou valores; furtar: roubar um passageiro; roubou o irmão de toda a sua herança.
Figurado Consumir por completo; gastar: roubar tempo; o trabalho roubava-lhe a vida.
Causar um sentimento de êxtase, de encantamento: o espetáculo roubou minha atenção.
Raptar alguém; sequestrar: roubar uma criança.
Apropriar-se de algo específico, num local específico, geralmente durante um tempo: o caseiro estava roubando a casa.
Usar projetos ou ideias de outras pessoas como se fossem suas: roubou a ideia do colega.
verbo transitivo indireto Enganar alguém cobrando um preço que não corresponde eu peso da mercaria: o açougueiro roubava na balança.
Esporte. Favorecer um competidor em prejuízo de (o adversário): o juiz roubou o nosso time.
verbo intransitivo Praticar roubo: não roubar.
verbo bitransitivo Pegar algo rápida e inesperadamente: roubar um beijo.
Etimologia (origem da palavra roubar). Do germânico rauben.

Roubar Apoderar-se de coisa que pertence a outra pessoa (Lv 19:13; Jo 10:10).

Saque

substantivo masculino Ação ou efeito de sacar, de retirar algo; retirada.
Transmitir uma ordem de pagamento ou título de crédito em favor de si mesmo, de outra pessoa ou de uma empresa (pública ou privada).
Esse título em que se fazem as ordens ou pagamentos de crédito.
[Esporte] Ato de lançar a bola sobre a rede, em algumas modalidades esportivas (voleibol, tênis etc.).
[Informal] Apontamento, consideração impertinente ou não solicitada.
[Informal] Conversa de mentiroso.
Ação ou efeito de saquear, de roubar, de tirar da posse de; roubo.
Etimologia (origem da palavra saque). Forma Regressiva de sacar e de saquear.

substantivo masculino Ação ou efeito de sacar, de retirar algo; retirada.
Transmitir uma ordem de pagamento ou título de crédito em favor de si mesmo, de outra pessoa ou de uma empresa (pública ou privada).
Esse título em que se fazem as ordens ou pagamentos de crédito.
[Esporte] Ato de lançar a bola sobre a rede, em algumas modalidades esportivas (voleibol, tênis etc.).
[Informal] Apontamento, consideração impertinente ou não solicitada.
[Informal] Conversa de mentiroso.
Ação ou efeito de saquear, de roubar, de tirar da posse de; roubo.
Etimologia (origem da palavra saque). Forma Regressiva de sacar e de saquear.

saque s. .M Aguardente de arroz, transparente, fabricada pelos japoneses.

Saquê

saquê s. .M Aguardente de arroz, transparente, fabricada pelos japoneses.

Serão

serão s. .M 1. Tarefa ou trabalho noturno. 2. Duração ou remuneração desse trabalho. 3. Reunião familiar à noite. 4. Sarau.

Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
Jeremias 30: 16 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

Por isso todos os que te devoram serão devorados; e todos os teus adversários irão, todos eles, para o cativeiro; e os que te despojam serão despojados, e a todos os que te saqueiam entregarei ao saque.
Jeremias 30: 16 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

H1961
hâyâh
הָיָה
era
(was)
Verbo
H1980
hâlak
הָלַךְ
ir, andar, vir
(goes)
Verbo
H3605
kôl
כֹּל
cada / todo
(every)
Substantivo
H3651
kên
כֵּן
tão / assim
(so)
Adjetivo
H398
ʼâkal
אָכַל
comer, devorar, queimar, alimentar
(freely)
Verbo
H4933
mᵉshiççâh
מְשִׁסָּה
preservar (algo de perecer ou ser perdido)
(are preserved)
Verbo - presente indicativo médio ou passivo - 3ª pessoa do plural
H5414
nâthan
נָתַן
E definir
(And set)
Verbo
H6862
tsar
צַר
estreito, apertado
(your enemies)
Adjetivo
H7601
shâʼaç
שָׁאַס
()
H7628
shᵉbîy
שְׁבִי
cativeiro, cativos
(of the captive)
Substantivo
H957
baz
בַּז
()
H962
bâzaz
בָּזַז
despojar, saquear, pilhar, apreender
(and spoiled)
Verbo


הָיָה


(H1961)
hâyâh (haw-yaw)

01961 היה hayah

uma raiz primitiva [veja 1933]; DITAT - 491; v

  1. ser, tornar-se, vir a ser, existir, acontecer
    1. (Qal)
      1. ——
        1. acontecer, sair, ocorrer, tomar lugar, acontecer, vir a ser
        2. vir a acontecer, acontecer
      2. vir a existir, tornar-se
        1. erguer-se, aparecer, vir
        2. tornar-se
          1. tornar-se
          2. tornar-se como
          3. ser instituído, ser estabelecido
      3. ser, estar
        1. existir, estar em existência
        2. ficar, permanecer, continuar (com referência a lugar ou tempo)
        3. estar, ficar, estar em, estar situado (com referência a localidade)
        4. acompanhar, estar com
    2. (Nifal)
      1. ocorrer, vir a acontecer, ser feito, ser trazido
      2. estar pronto, estar concluído, ter ido

הָלַךְ


(H1980)
hâlak (haw-lak')

01980 הלך halak

ligado a 3212, uma raiz primitiva; DITAT - 498; v

  1. ir, andar, vir
    1. (Qal)
      1. ir, andar, vir, partir, proceder, mover, ir embora
      2. morrer, viver, modo de vida (fig.)
    2. (Piel)
      1. andar
      2. andar (fig.)
    3. (Hitpael)
      1. percorrer
      2. andar ao redor
    4. (Nifal) liderar, trazer, levar embora, carregar, fazer andar

כֹּל


(H3605)
kôl (kole)

03605 כל kol ou (Jr 33:8) כול kowl

procedente de 3634; DITAT - 985a; n m

  1. todo, a totalidade
    1. todo, a totalidade de
    2. qualquer, cada, tudo, todo
    3. totalidade, tudo

כֵּן


(H3651)
kên (kane)

03651 כן ken

procedente de 3559; DITAT - 964a,964b adv

  1. assim, portanto, estão
    1. assim, então
    2. assim
    3. portanto
    4. assim...como (em conjunto com outro adv)
    5. então
    6. visto que (em expressão)
    7. (com prep)
      1. portanto, assim sendo (específico)
      2. até este ponto
      3. portanto, com base nisto (geral)
      4. depois
      5. neste caso adj
  2. reto, justo, honesto, verdadeiro, real
    1. reto, justo, honesto
    2. correto
    3. verdadeiro, autêntico
    4. verdade!, certo!, correto! (em confirmação)

אָכַל


(H398)
ʼâkal (aw-kal')

0398 אכל ’akal

uma raiz primitiva; DITAT - 85; v

  1. comer, devorar, queimar, alimentar
    1. (Qal)
      1. comer (tendo o ser humano como sujeito)
      2. comer, devorar (referindo-se aos animais e pássaros)
      3. devorar, consumir (referindo-se ao fogo)
      4. devorar, matar (referindo-se à espada)
      5. devorar, consumir, destruir (tendo coisas inanimadas como sujeito - ex., peste, seca)
      6. devorar (referindo-se à opressão)
    2. (Nifal)
      1. ser comido (por homens)
      2. ser devorado, consumido (referindo-se ao fogo)
      3. ser desperdiçado, destruído (referindo-se à carne)
    3. (Pual)
      1. fazer comer, alimentar
      2. levar a devorar
    4. (Hifil)
      1. alimentar
      2. dar de comer
    5. (Piel)
      1. consumir

מְשִׁסָּה


(H4933)
mᵉshiççâh (mesh-is-saw')

04933 מחסה m echiccaĥ

procedente de 8155; DITAT - 2426a; n f

  1. despojo, saque, pilhagem

נָתַן


(H5414)
nâthan (naw-than')

05414 נתן nathan

uma raiz primitiva; DITAT - 1443; v

  1. dar, pôr, estabelecer
    1. (Qal)
      1. dar, conceder, garantir, permitir, atribuir, empregar, devotar, consagrar, dedicar, pagar salários, vender, negociar, emprestar, comprometer, confiar, presentear, entregar, produzir, dar frutos, ocasionar, prover, retribuir a, relatar, mencionar, afirmar, esticar, estender
      2. colocar, estabelecer, fixar, impor, estabelecer, designar, indicar
      3. fazer, constituir
    2. (Nifal)
      1. ser dado, ser concedido, ser providenciado, ser confiado a, ser garantido a, ser permitido, ser emitido, ser publicado, ser afirmado, ser designado
      2. ser estabelecido, ser posto, ser feito, ser imposto
    3. (Hofal)
      1. ser dado, ser concedido, ser abandonado, ser entregue
      2. ser colocado sobre

צַר


(H6862)
tsar (tsar)

06862 צר tsar ou צר tsar

procedente de 6887; DITAT - 1973a,1973b,1974a,1975a; adj.

  1. estreito, apertado
  2. dificuldades, aflição
  3. adversário, inimigo, opressor
  4. pedra dura, pederneira

שָׁאַס


(H7601)
shâʼaç (shaw-as')

07601 שאס sha’ac

uma raiz primitiva; DITAT - 2426; v.

  1. saquaer, pilhar
    1. (Qal) saqueadores (particípio)

שְׁבִי


(H7628)
shᵉbîy (sheb-ee')

07628 שבי sh ebiŷ

procedente de 7618; DITAT - 2311a n. m.

  1. cativeiro, cativos
    1. cativeiro
    2. ato de capturar
    3. cativos n. f.
  2. cativa

בַּז


(H957)
baz (baz)

0957 בז baz

procedente de 962; DITAT - 225a; n m

  1. despojo, saque, pilhagem, presa

בָּזַז


(H962)
bâzaz (baw-zaz')

0962 בזז bazaz

uma raiz primitiva; DITAT - 225; v

  1. despojar, saquear, pilhar, apreender
    1. (Qal) despojar, saquear, roubar
    2. (Nifal) ser despojado, saqueado
    3. (Pual) ser tomado como despojo