Enciclopédia de II Crônicas 31:18-18

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

2cr 31: 18

Versão Versículo
ARA Deles, foram registrados as crianças, as mulheres, os filhos e as filhas, uma grande multidão, porque com fidelidade se houveram santamente com as coisas sagradas.
ARC Como também conforme às genealogias, com todas as suas crianças, suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, por toda a congregação: porque com fidelidade estes se santificavam nas cousas consagradas.
TB e o de todos os seus pequeninos, mulheres, filhos e filhas foi feito por toda a corporação, porque no seu ofício se houveram com fidelidade.
HSB וּלְהִתְיַחֵ֗שׂ בְּכָל־ טַפָּ֧ם נְשֵׁיהֶ֛ם וּבְנֵיהֶ֥ם וּבְנוֹתֵיהֶ֖ם לְכָל־ קָהָ֑ל כִּ֥י בֶאֱמוּנָתָ֖ם יִתְקַדְּשׁוּ־ קֹֽדֶשׁ׃
BKJ e à genealogia de todos os seus pequenos, as suas esposas, e os seus filhos, e as suas filhas, por toda a congregação; porque no seu ofício designado eles se santificavam nas coisas consagradas;
LTT Como também conforme às genealogias de todas as suas crianças, suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, através de toda a congregação. Porque com fidelidade estes se santificavam nas coisas consagradas.
BJ2 Eles foram inscritos juntamente com todas as pessoas sob a sua dependência, mulheres, filhos e filhas, toda a Assembléia, pois deviam santificar-se com fidelidade.[i]

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de II Crônicas 31:18

I Crônicas 9:22 Todos estes, escolhidos para serem porteiros dos umbrais, foram duzentos e doze; e foram estes, segundo as suas aldeias, postos em suas genealogias; e Davi e Samuel, o vidente, os constituíram no seu cargo.
II Crônicas 31:15 E debaixo das suas ordens estavam Éden, e Miniamim, e Jesua, e Semaías, e Amarias, e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, para distribuírem com fidelidade a seus irmãos, segundo as suas turmas, tanto aos pequenos como aos grandes;
Isaías 5:16 Mas o Senhor dos Exércitos será exaltado em juízo, e Deus, o Santo, será santificado em justiça.
Romanos 15:16 que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de II Crônicas Capítulo 31 do versículo 1 até o 21
  • A destruição dos ídolos (31.1). Isto aconteceu em Judá, em Efraim, e em Manassés — um trabalho radical.
  • A organização dos sacerdotes e levitas (31:2-21). Ezequias prosseguiu na organi-zação dos sacerdotes e levitas como Davi havia feito (1 CrON 23.6; 24.1), uma vez que a ordem havia sido interrompida quando Acaz descontinuou os serviços do Templo. Este relato não tem um paralelo com II Reis.
  • A reorganização consistiu em regularizar as turmas dos sacerdotes e levitas (2) ; os arranjos para uma contribuição oficial aos sacrifícios (3) ; a regulamentação de como os dízimos deveriam ser pagos e entre quem eles deveriam ser divididos (4-10) ; e a inscri-ção dos levitas a partir de vinte anos de idade, bem como dos sacerdotes com as suas famílias (11-19). Moffat se propôs a explicar o significado do versículo 19 da seguinte forma: "E em toda a cidade havia oficiais especialmente nomeados para cuidar dos sacerdotes aronitas, que viviam no interior dos distritos das cidades, para distribuir supri-mentos a todos os homens entre os sacerdotes, e todos se inscreviam no registro dos levitas". Ezequias foi bem-sucedido nisto, e em tudo o que realizou, porque fez o que era bom, e reto, e verdadeiro perante o Senhor, seu Deus (20,21).


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de II Crônicas Capítulo 31 do versículo 1 até o 21
    *

    31.2-21

    A não ser por 31.20,21 (conforme 2Rs 18:5-7), este material não se encontra em Reis. O autor de Crônicas escreve em um tempo quando o culto no templo estava sendo restabelecido, e as provisões de Ezequias teriam sido de óbvia relevância para aquela tarefa.

    * 31:2

    Estabeleceu... os turnos dos sacerdotes e dos levitas. Ezequias retornou à ordem de Salomão (8.14), que seguia o modelo de Davi (13 6:1'>1Cr 6:1, nota).

    * 31.3,4

    lei do SENHOR. Ver nota em 13 16:40'>1Cr 16:40.

    ordenou ao povo... que contribuísse com sua parte. Tal como Davi havia feito, Ezequias contribuiu de seu próprio tesouro, antes de apelar para o povo (13 29:3'>1Cr 29:3, nota).

    * 31:16

    de três anos para cima. Talvez essas palavras se refiram à inclusão de crianças na distribuição de alimentos (ver também o v. 18). Porém, "três" poderia ser o erro de um copista em lugar de "trinta", a idade do serviço ativo no templo (13 23:3'>1Cr 23:3, nota).

    * 31:21

    prosperou. O Senhor recompensou a Ezequias pela sua fidelidade e obediência. Ele o livrou da invasão (32.1), curou a sua enfermidade (32.24), perdoou o seu orgulho (32,26) e lhe deu riquezas (32.27-31).



    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de II Crônicas Capítulo 31 do versículo 1 até o 21
    31.1ss por que era tão malote a idolatria? Os israelitas tinham acesso ao único Deus verdadeiro, mas constantemente caíam na adoração de ídolos sem vida feitos de madeira ou pedra. Fizeram a um lado a adoração ao Criador para poder adorar sua criação. Também nós somos igualmente culpados quando Deus já não ocupa o primeiro lugar em nossa vida. Quando pensamos mais na riqueza, o prazer, o prestígio, ou as posses materiais que em Deus, realmente estamos adorando-os como ídolos. devido à idolatria, o povo do Judá foi enviado em cativeiro a terras longínquas (36.14-17). Podemos não ser enviados em cativeiro, mas nos espera a disciplina a todos aqueles que ponhamos os desejos terrestres por cima das prioridades espirituais.

    31.2-21 Os sacerdotes não tinham sido apoiados pelo governo durante os reinados dos reis malvados. Agora que o templo tinha sido reparado, Ezequías organizou aos sacerdotes e a obra do templo voltou a ficar em marcha de acordo com o plano que originalmente tinha estabelecido Davi (1Cr 23:6-23; 1Cr 24:3-19).

    31.4-8 Ezequías voltou a instalar a prática do dízimo, dar a primeira porção de seu ingresso aos sacerdotes e levita para que assim pudessem servir livremente a Deus e ministrar ao povo. O povo respondeu com rapidez e generosidade. Os que trabalham para Deus precisam ser sustentados pelo povo de Deus. Acaso recebe Deus a primeira porção de seu ingresso? A generosidade faz que nossa oferenda seja agradável a nós mesmos e a Deus (2 Corintios 8:9). Quão diferente seria a igreja de hoje se todos os crentes seguissem este patrão com fidelidade.

    31:20, 21 Porque Ezequías "executou o bom, reto e verdadeiro diante do Jeová seu Deus", guiou ao povo do Judá a uma renovação espiritual. Suas ações servem como modelo de renovação para nós: (1) O recordou a compaixão de Deus (30.9). (2) Continuou a pesar do ridículo (30.10). (3) Procurou agressivamente retirar as más influências de sua vida (30.14; 31.1). (4) Intercedeu pelo povo pedindo o perdão de Deus (30.15-20). (5) Esteve aberto à espontaneidade na adoração (30.23). (6) Contribuiu com generosidade à obra de Deus (31.3). Se algo disto está faltando em sua vida, considere de que maneira o poderia aplicar e renove seu compromisso com Deus.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de II Crônicas Capítulo 31 do versículo 1 até o 21
    c. Recolher as ofertas (31: 1-21)

    1 Agora, quando tudo isso estava acabado, todos os israelitas que ali estavam saíram às cidades de Judá e quebraram em pedaços as colunas, e cortou os aserins, e derrubaram os altos e altares por todo o Judá e Benjamin, também em Efraim e Manassés, até que todos eles tinham destruído. Em seguida, todos os filhos de Israel, cada um para sua possessão, para as cidades deles.

    2 E Ezequias estabeleceu as turmas dos sacerdotes e dos levitas, segundo as suas turmas, a cada um segundo o seu serviço, tanto os sacerdotes e os levitas, para os holocaustos e as ofertas pacíficas, para servir, e para dar graças, e para louvores nas portas do arraial do Senhor. 3 Nomeou também parte do rei de sua substância para os holocaustos, a saber , pela manhã e holocaustos à noite, e os holocaustos dos sábados, e para o luas novas e para as festas fixas, como está escrito na lei do Senhor. 4 Além disso ordenou ao povo que morava em Jerusalém que desse a parte dos sacerdotes e os levitas, para que eles se dedicassem à lei de Jeová . 5 E assim que esta ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias de trigo, o vinho eo azeite, e mel, e de todo o aumento do campo; e o dízimo de tudo trouxeram em abundância. 6 E os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram o dízimo de bois e ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor o seu Deus, e depositaram-nos em montões. 7 No terceiro mês começaram a lançar as bases dos montes, e terminou no sétimo Mt 8:1 Quando Ezequias e os príncipes, e vendo aqueles montões, louvaram ao Senhor, e seu povo Israel.9 Então perguntou Ezequias aos sacerdotes e aos levitas acerca daqueles montões. 10 E Azarias, o sumo sacerdote, da casa de Zadok, respondeu-lhe dizendo: Desde que o povo começou a trazer as ofertas para a casa do Senhor, nós ter comido e tinha o suficiente, e não deixaram muito: porque o Senhor abençoou ao seu povo; eo que sobra é esta grande loja.

    11 Então ordenou Ezequias que se preparassem câmaras na casa do Senhor; e prepararam-los; 12 e trouxeram as oferendas e os dízimos e as coisas dedicadas. E sobre eles Conanias o levita era governante, e Simei, seu irmão foi o segundo; 13 Jeiel, Azarias, Naate, Asael, Jerimote, Jozabade, Eliel, Ismaquias, Maate e Benaías eram superintendentes sob a direção de Conanias e Simei, seu irmão, com a nomeação do rei Ezequias, e Azarias, regente da casa de Deus. 14 E Coré, filho de Imna, o levita, porteiro do leste portão , estava encarregado das ofertas voluntárias de Deus, para distribuir as ofertas do Senhor e as coisas santíssimas. 15 E sob ele estavam Eden e Miniamim, Jesuá, Semaías, Amarias e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, em seu cargo de confiança, para dar a seus irmãos por meio de cursos, bem como para o grande como o pequeno: 16 além deles que estavam contados pelas genealogias, a partir de três anos para cima, todo aquele que entrou na casa do Senhor, como o dever de cada dia, para o seu serviço em seus escritórios de acordo com os seus cursos; 17 e os que estavam arrolados nas genealogias dos sacerdotes por casas de seus pais, e os levitas da idade de vinte anos para cima, em seus escritórios por seus cursos; 18 e os que estavam arrolados nas genealogias de todos os seus pequeninos, as suas mulheres, seus filhos e suas filhas, por toda a congregação, para em seu escritório de confiança que eles próprios santificados em santidade. 19 Também para os filhos de Arão, o sacerdotes, que estavam nos campos dos arrabaldes das suas cidades, em cada cidade, havia homens que foram mencionados pelo nome, para distribuírem porções a todo homem entre os sacerdotes e todos os que estavam arrolados entre os levitas.

    20 Assim fez Ezequias em todo o Judá; e ele fez o que era bom e reto, e fiel perante o Senhor seu Deus. 21 E em toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e os mandamentos, para buscar a seu Deus, ele fez -lo com todo o seu coração, e prosperou.

    Enquanto isso não é da conta Reis, ele aparece nos Cronicas conta como evidência da preocupação manifestada pelo bem-estar dos sacerdotes e dos levitas. Reforma de Ezequias incluído disposição e cuidados adequados para os servos do Senhor que ministravam no santuário.

    O povo deu tão generosamente que Azarias, o sumo sacerdote declarou: Desde que o povo começou a trazer as ofertas para a casa do Senhor, temos comido, e tinha o suficiente, e não deixaram muito: porque o Senhor abençoou o seu povo (v. 2Cr 31:10) . Essa reforma é continuamente necessário. Muitos ministros nunca receberam os benefícios de uma bênção.


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de II Crônicas Capítulo 31 do versículo 1 até o 21
    31.1 Todos se atiraram com ardor ao serviço de Deus, e pela influência das suas convicções reavivadas, levaram a reforma a todo o antigo território nacional. Efraim e Manassés. As porções maiores de Israel, contendo a capital do norte, Samaria; aqui representam a nação inteira, sendo que Dã já fora mencionado (30.5n).

    31.3 Assim, a rei deu um exemplo ao povo. Veja também 30.24.
    31.4 Ordenou. Somente se pode exigir que outrem se esforce e se dedique, quando a exigência procede de alguém que já fez a sua parte.

    31.5 Primícias. O povo não trazia o que sobrava depois de farto; trazia os primeiros e mais preciosos frutos para o serviço do templo. A festa das primícias descreve-se em Lv 23:9-14. Abundância. Quando o povo começou a observar a lei dos dízimos (Lv 27:3033), Deus derramou sobre ele as Suas bênçãos, segundo Sua Promessa (Ml 3:10).

    31.6 Os vários tipos de trabalhadores tiveram a mesma oportunidade de contribuir com a décima Parte do fruto dos seus labores.
    31.8 E ao seu povo. Devemos dar graças a Deus em tudo, mas sempre deve haver uma palavra de gratidão aos fiéis servos de Deus, que estão levando a obra para a frente, em dedicada obediência ao seu Senhor.

    31.10 Não havia falta para o ministério do templo nem para a obra missionária. Há sobras abundantes quando o povo de Deus dá o dizimo de tudo quanto recebeu de Deus, o Qual nos concede graciosamente todas as coisas. • N. Hom. O progresso de um reavivamento nacional:
    1) Revogam-se as leis contrárias à liberdade do culto (29.3);
    2) Confessa-se o pecado nacional (29.6);
    3) Prepara-se ministros fiéis;
    4) Remove-se a imundícia da idolatria da casa do Senhor (29.16);
    5) Promove-se um despertamento espiritual de geral consagração a Deus (29.31);
    6) Pratica-se o culto segundo as prescrições da Palavra de Deus (30.2);
    7) Convida-se para o culto os de longe os de perto (30.5 e 25);
    8) Levanta-se o povo contra a religião falsa ou deturpada (31.1);
    9) Arrecadam-se ofertas, para a obra de Deus (31.6), que são aplicadas com sabedoria (31.11 -14).

    31.11 Os aposentos já existiam, mas precisavam ser arrumados para receber a grande quantidade de produtos da terra e de dinheiro (1Rs 6:5, 1Rs 6:6, 1Rs 6:8, 1Rs 6:10).

    31:12-18 Esta seção que descreve como os sacerdotes e levitas recolheram e distribuíram as ofertas sagradas, começa com a expressão "fielmente", e termina com a frase "com fidelidade". Absoluta integridade é necessária quando se trata das ofertas a Deus (2Co 8:19-47).

    31.13 Mencionam-se doze nomes; tem sido afirmado que doze é o número bíblico do governo divino, enquanto dez representa o governo humano.
    31.14,15 O total dos homens nomeados para distribuírem o montante entre os membros da tribo sacerdotal era sete, considerado por muitos o número da perfeição divina; compare-se à obra semelhante dos sete diáconos, distribuindo ofertas aos pobres (At 6:17).
    31.16 Três anos não constituíam uma idade pequena demais para se começar a aprendizagem (junto aos pais) do serviço no templo. Ministério. Os que serviam no templo eram sustentados pelas ofertas normais diárias, do culto regular.

    31.17 Vinte anos. A responsabilidade sacerdotal exigia uma idade mais avançada do que o simples serviço manual dos levitas.

    31.18 A maneira reverente e fiel pela qual tudo foi organizado, deve ser um exemplo de eficiência, nas igrejas de Cristo.
    31.19 Nos campos. Mais uma vez, a obra foi levada para o interior, como no caso da Páscoa (30,5) e da destruição dos ídolos (31.1).

    31.20,21 Ezequias demonstrou as qualidades de um rei verdadeiramente constitucional, ao restaurar e sustentar as antigas instituições de sua nação, enquanto seus esforços para promover a verdadeira religião e melhor vida aos seus súditos eram coroados de êxito. Sua piedade pessoal revela-se no v. 20, e sua piedade pública nota-se no v. 21. Ambas são necessárias para uma vida religiosa próspera e abençoada.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de II Crônicas Capítulo 31 do versículo 1 até o 21
    e) A reorganização da vida religiosa

    (31:2-20)

    Essa seção continua o relato das reformas de Ezequias e traz os detalhes das novas tarefas dos sacerdotes e levitas (v. 2), novas orientações acerca das ofertas (v. 3) e diversas orientações para os sacerdotes e responsáveis religiosos na terra (v. 4-19). Os detalhes que são fornecidos somam-se ao retrato de Ezequias não somente como um segundo Salomão, mas também na sua capacidade administrativa como um segundo Davi. Isso está particularmente evidente no espaço considerável que se dá à reorganização dos sacerdotes e levitas (lCr 23—26). Ezequias está, na verdade, confirmando a ordem antiga que havia sido estabelecida sobre as ordens de Davi. Os sacerdotes eram responsáveis pelas ofertas, enquanto os levitas cuidavam da música e de questões administrativas. As orientações acerca das ofertas (v. 3) destacam a contribuição do rei para os sacrifícios, mais uma vez seguindo claramente o precedente de Salomão. A seção seguinte (v. 4-19) esboça as orientações feitas para garantir que a porção que [...] era devida aos sacerdotes e levitas fosse encaminhada da forma adequada. Em reação à ordem do rei, houve farta provisão trazida pelo povo. Isso consistia nos produtos da terra (v. 5), como também nos dízimos gerais do gado, das ovelhas e coisas dedicadas.

    Essa reação voluntária e generosa do povo é sugerida evidentemente como um exemplo para gerações futuras. Os dízimos foram recolhidos desde o terceiro mês até o sétimo (v. 7), e as imensas pilhas de ofertas (v. 8) foram então inspecionadas pelo rei. Quando o rei e os seus oficiais viram as pilhas, seguiu-se a reação apropriada de gratidão a Deus (v. 8).

    Os v. 11-19 detalham as provisões feitas para o armazenamento e supervisão desses dízimos e contribuições. A distribuição foi supervisionada por Coré, o guarda da porta leste (v. 14), auxiliado por um grupo de sacerdotes (v. 15). O registro dos levitas foi feito de acordo com a função (responsabilidades e turnos; v. 16), enquanto o dos sacerdotes de acordo com as famílias (v. 17). Tudo foi registrado cuidadosamente para que houvesse uma distribuição justa das contribuições recebidas entre as diversas famílias. A referência incomum a meninos de três anos para cima (v. 16) geralmente é emendada para “trinta anos ou mais” com base no fato de que estavam entrando na casa do Senhor para realizar as suas tarefas. Por outro lado, com base no v. 18, parece que as crianças também estavam incluídas na distribuição de provisões, e pode ser que “três” esteja de fato correto. Uma variação na idade com que os levitas entravam para o seu ofício pode ser encontrada no v. 17, em que consta vinte anos. Em outras passagens, a idade é dada como 30 anos (Nu 4:3) e 25 (Nu 8:24); observe também lCr 23.3. Toda a seção é conduzida a uma conclusão adequada com a avaliação do reinado de Ezequias (v. 20). O versículo está relacionado às atividades de reforma e registra a sua profunda devoção a Deus e ao serviço em favor de toda a terra, epor isso ele prosperou.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de II Crônicas Capítulo 29 do versículo 1 até o 33


    13) Ezequias (725*-696*A.C.). 29:1 - 32:33. A piedade de Ezequias e a força do seu caráter foram uma antítese da apostasia de seu pai e abuso de expedientes. Enquanto Acaz tinha convertido Jerusalém em um santuário da idolatria e conseqüentes imoralidades, Ezequias purificou o Templo do Senhor de suas imundícia (2Cr 29:1) e empenhou-se por toda parte em extinguir os altos idólatras e em estabelecer a religião pura (cap. 2Cr 31:1). Na política, enquanto Acaz capitulou por falta de visão diante da Assíria, Ezequias planejou e lutou pelo bem-estar e liberdade definitiva de Judá, nem sempre com sabedoria, mas finalmente com sucesso (cap. 2Cr 32:1). As passagens paralelas em II Reis só se referem superficialmente às reformas religiosas de Ezequias (2Cr 18:1-6), mas fornecem um registro mús detalhado de sua atuação política (18:7 - 20:21) do que o que se encontra no único capítulo de II Crônicas 32.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de II Crônicas Capítulo 31 do versículo 1 até o 21
    2Cr 31:1

    6. DESTRUIÇÃO DOS SANTUÁRIOS 1DÓLATRAS (2Cr 31:1). Compare-se com 2Rs 18:4. Estátuas... bosques (1); ver 1Rs 14:23 n. Sendo uma manifestação puramente popular, os representantes da Assíria na província da Samaria não tinham motivos para se oporem.

    >2Cr 31:2

    7. A ORGANIZAÇÃO DOS SACERDOTES E LEVITAS, E O SEU SUSTENTO (2Cr 31:2-14). Não há paralelo em II Reis. Ezequias regulou os turnos de sacerdotes e levitas (2), a contribuição oficial para os sacrifícios (3) e os dízimos (4). Tudo isto foi trazido com grande generosidade (5-10). Dízimos das coisas sagradas (6); parece que qualquer escriba incluiu aqui mecanicamente "dízimos"; omita-se. Esta generosidade, havia muito não exercida, tornava necessário organizar ou reorganizar o controle dos dízimos, o que implicava a preparação de um registro daqueles que tinham direito de os receber. Uma tradução mais clara dos versículos 17:18 seria: "A inscrição dos sacerdotes era feita consoante às famílias a que pertenciam: a dos levitas a partir dos vinte anos de idade... Os sacerdotes eram registrados com todos os seus filhos pequenos...".


    Dicionário

    Coisas

    coisa | s. f. | s. f. pl.

    coi·sa
    (latim causa, -ae, causa, razão)
    nome feminino

    1. Objecto ou ser inanimado.

    2. O que existe ou pode existir.

    3. Negócio, facto.

    4. Acontecimento.

    5. Mistério.

    6. Causa.

    7. Espécie.

    8. [Informal] Qualquer pessoa do sexo feminino cujo nome se ignora ou não se quer nomear.

    9. [Informal] Órgão sexual feminino.

    10. Qualquer objecto que não se quer ou não se consegue nomear (ex.: essa coisa não serve para nada).

    11. [Informal] Órgão sexual masculino. = COISO

    12. [Brasil: Nordeste] Cigarro de haxixe ou marijuana. = BASEADO


    coisas
    nome feminino plural

    13. Bens.


    aqui há coisa
    [Informal] Expressão que indica que algo levanta suspeitas ou dúvidas. = AQUI HÁ GATO

    coisa alguma
    O mesmo que nada.

    coisa de
    [Informal] Aproximadamente, cerca de.

    coisa nenhuma
    Usa-se para negar a ausência total de objectos, coisas, ideias, conceitos, etc. (ex.: não se lembrou de coisa nenhuma para dizer; coisa nenhuma lhe parecia interessante). = NADA

    coisas da breca
    [Informal] Coisas inexplicáveis, espantosas.

    coisas do arco-da-velha
    [Informal] Histórias extraordinárias, inverosímeis.

    coisas e loisas
    [Informal] Grande quantidade de coisas diversificadas.

    [Informal] Conjunto de coisas indeterminadas.

    como quem não quer a coisa
    [Informal] Dissimuladamente.

    fazer as coisas pela metade
    [Informal] Não terminar aquilo que se começou.

    mais coisa, menos coisa
    [Informal] Aproximadamente.

    não dizer coisa com coisa
    [Informal] Ter um discurso desconexo; dizer disparates, coisas sem sentido.

    não estar com coisas
    [Informal] Agir prontamente, sem hesitar.

    não estar/ser (lá) grande coisa
    [Informal] Não estar/ser particularmente bom ou extraordinário.

    ou coisa que o valha
    [Informal] Ou algo parecido.

    pôr-se com coisas
    [Informal] Arranjar problemas ou dificuldades onde não existem.

    que coisa
    [Informal] Exclamação que se usa para exprimir espanto, desagrado ou irritação.

    ver a
    (s): coisa
    (s): malparada(s)
    [Informal] Prever insucesso ou perigo aquando da realização de algo.


    Sinónimo Geral: COUSA


    Como

    assim como, do mesmo modo que..., tal qual, de que modo, segundo, conforme. – A maior parte destas palavras podem entrar em mais de uma categoria gramatical. – Como significa – “de que modo, deste modo, desta forma”; e também – “à vista disso”, ou – “do modo que”. Em regra, como exprime relação comparativa; isto é – emprega-se quando se compara o que se vai afirmar com aquilo que já se afirmou; ou aquilo que se quer, que se propõe ou se deseja, com aquilo que em mente se tem. Exemplos valem mais que definições: – Como cumprires o teu dever, assim terás o teu destino. – O verdadeiro Deus tanto se vê de dia, como de noite (Vieira). – Falou como um grande orador. – Irei pela vida como ele foi. – Assim como equivale a – “do mesmo modo, de igual maneira que”... Assim como se vai, voltar-se-á. Assim como o sr. pede não é fácil. Digo-lhe que assim como se perde também se ganha. Destas frases se vê que entre como e assim como não há diferença perceptível, a não ser a maior força com que assim como explica melhor e acentua a comparação. – Nas mesmas condições está a locução – do mesmo modo que... Entre estas duas formas: “Como te portares comigo, assim me portarei eu contigo”; “Do mesmo modo que te portares comigo, assim (ou assim mesmo) me portarei contigo” – só se poderia notar a diferença que consiste na intensidade com que aquele mesmo modo enuncia e frisa, por assim dizer, a comparação. E tanto é assim que em muitos casos 290 Rocha Pombo não se usaria da locução; nestes, por exemplo: “Aqueles olhos brilham como estrelas”; “A menina tem no semblante uma serenidade como a dos anjos”. “Vejo aquela claridade como de um sol que vem”. – Tal qual significa – “de igual modo, exatamente da mesma forma ou maneira”: “Ele procedeu tal qual nós procederíamos” (isto é – procedeu como nós rigorosamente procederíamos). Esta locução pode ser também empregada como adjetiva: “Restituiu-me os livros tais quais os levara”. “Os termos em que me falas são tais quais tenho ouvido a outros”. – De que modo é locução que equivale perfeitamente a como: “De que modo quer o sr. que eu arranje o gabinete?” (ou: Como quer o sr. que eu arranje...). – Segundo e conforme, em muitos casos equivalem também a como: “Farei conforme o sr. mandar” (ou: como o sr. mandar). “Procederei segundo me convier” (ou: como me convier).

    como adv. 1. De que modo. 2. Quanto, quão. 3. A que preço, a quanto. Conj. 1. Do mesmo modo que. 2. Logo que, quando, assim que. 3. Porque. 4. Na qualidade de: Ele veio como emissário. 5. Porquanto, visto que. 6. Se, uma vez que. C. quê, incomparavelmente; em grande quantidade: Tem chovido como quê. C. quer, loc. adv.: possivelmente. C. quer que, loc. conj.: do modo como, tal como.

    Conforme

    adjetivo Que possui a forma semelhante; que possui a mesma forma: vestidos conformes.
    Que se assemelha; semelhante: o projeto está conforme com o modelo.
    Em que há conformidade; concordante: pontos de vista conforme.
    Na medida certa; nos termos exatos: o documento está conforme.
    Ajustado às particularidades de alguém ou ao valor de alguma coisa; condigno: uma medicação conforme à doença; um representante conforme ao dono.
    Que está de acordo com: estar conforme com uma oferta de salário.
    Que é conformado; que se resigna; resignado está conforme ao medo.
    conjunção Que estabelece uma relação de acordante com; segundo: foi um mal-entendido, conforme se observou.
    [Brasil] No instante em que: conforme o vento passava, as árvores caiam.
    À medida que: conforme os convidados iam chegando, os atores escondiam-se.
    preposição Que estabelece uma relação acordante com; segundo: realizou o trabalho conforme o projeto.
    De maneira proporcional a; proporcionalmente: o valor foi cobrado conforme a tabela.
    Etimologia (origem da palavra conforme). Do latim conformis.e.

    segundo. – “Estas duas palavras – diz Roq. – não são frases adverbiais como quer o autor dos sinônimos (refere-se a fr. F. de S. Luiz): são, sim, advérbios, ou Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa 309 antes preposições, que correspondem à latina secundum; e com elas explica-se a conformidade de uma coisa com outra. Conforme, no entanto, supõe a coisa mais exata e indispensável; e segundo supõe-na menos absoluta, ou mais voluntária. – Dou-o conforme o recebi; fica conforme estava (isto é: exatamente como estava, ou como me tinham dado). João vive segundo lhe dita seu capricho; fala segundo lhe dá na cabeça. – Nos dois primeiros exemplos não se pode usar da voz segundo, porque não explicaria uma conformidade tão absoluta e exata, como exige aquela ideia; nem nos segundos se pode usar com propriedade da voz conforme, porque daria à ideia uma conformidade demasiado exata, e menos livre e voluntária, do que se quer dar a entender. – Esta diferença se faz mais perceptível quando a conformidade, que se quer explicar com a proposição, se apoia só numa probabilidade ou numa opinião; pois em tal caso se vê claramente a impropriedade do uso da preposição conforme, que nunca pode explicar uma conformidade duvidosa, sem uma notável impropriedade. – É verdade, segundo dizem; chove, segundo creio (e não: é verdade, conforme dizem; chove, conforme creio).” – Dos mesmos vocábulos havia dito fr. F. de S. Luiz: “São frases adverbiais, que exprimem uma relação de conformidade, conveniência, congruência, etc.; mas conforme é mais próprio para exprimir a rigorosa conformidade; segundo, para exprimir a conveniência, congruência, etc. O escultor deve fazer a estátua conforme o modelo que se lhe dá; e ampliar ou estreitar as dimensões, segundo o local em que há de ser colocada (as formas devem ser idênticas às do modelo; as dimensões devem ser convenientes ao local). O homem de juízo obra segundo as circunstâncias, e a conjunção das coisas; mas sempre conforme as máximas da razão e da sã moral (quer dizer: as ações do homem de juízo devem ter uma relação de perfeita conformidade com as regras da moral, e uma relação de justa congruência com as circunstâncias dos tempos e das coisas). Deus há de julgar os homens conforme os invariáveis princípios da sua eterna justiça, e segundo as boas, ou más ações, que eles tiverem praticado durante a sua vida, etc.”

    Congregação

    substantivo feminino Ação de congregar, de reunir em assembléia.
    Confraria formada por pessoas piedosas, sob invocação de um santo.
    Instituição religiosa.
    Assembléia de prelados incumbidos de examinar certos assuntos na Cúria Romana.
    Conjunto dos professores titulares de um estabelecimento de ensino.

    Esta palavra é mui freqüentemente aplicada a todo o povo hebreu, como sendo ele uma comunidade religiosa (Êx 12:3, etc – Lv 4:13, etc. – Nm 1:2, etc,). Antes da instituição da monarquia, o parlamento da congregação constava do chefe ou pai de cada casa, família e tribo. os delegados tinham o nome de anciãos ou príncipes – exerciam direitos soberanos – e o povo achava-se ligado aos atos desses magistrados, ainda mesmo quando os desaprovava (Js 9:18). outra palavra hebraica se emprega a respeito de uma assembléia, convocada para qualquer fim especial, como, por exemplo, a que se realizava por ocasião de uma das grandes festividades (1 Rs 8.65 – 2 Cr 7.8 – 30.13). Há, ainda, uma terceira palavra hebraica que aparece várias vezes em certas frases. Assim traduzidas: tenda da congregação, tabernáculo do testemunho etc.

    Congregação
    1) Israel considerado como povo ou nação (Ex 12:3).

    2) O povo reunido, especialmente para fins religiosos (1Rs 8:14); (He 10:25,RC).

    Crianças

    -

    Fidelidade

    substantivo feminino Particularidade ou qualidade do que é fiel; em que há zelo ou cuidado por algo ou alguém; lealdade: fidelidade ao Papa; fidelidade política.
    Ação de cumprir as obrigações e/ou compromissos que foram assumidos com uma outra pessoa: fidelidade matrimonial.
    Cujos hábitos, comportamentos ou atitudes permanecem constantes: fidelidade dos funcionários da empresa.
    Comprometimento intenso com a ciência, com conhecimento ou com a sabedoria: fidelidade dos estudos científicos.
    [Física] Particularidade que um sistema acústico possui para reproduzir os sons que pertencem a todas as frequências presentes no som original.
    [Física] Característica da balança definida por determinar com exatidão e por vezes repetidas a mesma posição ou atribuir sempre a mesma leitura (sob às mesmas forças).
    Etimologia (origem da palavra fidelidade). Do latim fidelìtas.a.tis.

    Do latim fidelitas, vocábulo oriundo do substantivo fides. A palavra fides designava, nos primórdios da língua latina, a "adesão [do devoto aos preceitos de sua religião]". Na evolução desse idioma, o sentido da palavra se alargou, embora conservando o conceito inicial da adesão positiva a um princípio religioso, sendo ela empregada em diversos sentidos, como, por exemplo, "sinceridade", "retidão", "honestidade", "responsabilidade", "confiança". Em latim, fidelitas significa "aquilo que possui fides".

    Filhas

    fem. pl. de filho

    fi·lho
    (latim filius, -ii)
    nome masculino

    1. Indivíduo do sexo masculino em relação a seus pais.

    2. Animal macho em relação a seus pais.

    3. Início do desenvolvimento de uma planta. = BROTO, GOMO, REBENTO

    4. Nascido em determinado local. = NATURAL

    5. Forma de tratamento carinhosa.

    6. Efeito, obra, produto, consequência.


    filhos
    nome masculino plural

    7. Conjunto dos descendentes. = DESCENDÊNCIA, PROLE


    filho da curiosidade
    Filho ilegítimo, que não nasceu de um matrimónio. = BASTARDO, ZORRO

    filho da mãe
    [Informal, Depreciativo] Pessoa que se considera muito desprezível ou sem carácter.

    filho da puta
    [Calão, Depreciativo] O mesmo que filho da mãe.

    filho da púcara
    [Informal, Depreciativo] O mesmo que filho da mãe.

    filho das ervas
    [Informal, Depreciativo] Indivíduo cujos pais são desconhecidos ou são desfavorecidos socialmente.

    filho de criação
    Filho adoptado.

    filho de Deus
    [Religião católica] Jesus Cristo.

    filho de puta
    [Calão, Depreciativo] O mesmo que filho da mãe.

    filho de uma quinhenta
    [Moçambique, Antigo, Depreciativo] Expressão usada como forma de desprezo ou de insulto. [Em alusão ao baixo valor pago às prostitutas dos bairros pobres da periferia de Maputo.]

    filho do Homem
    [Religião católica] Jesus Cristo.

    Messias.

    filho do vento
    [Informal, Depreciativo] O mesmo que filho das ervas.

    filho natural
    O que não provém do matrimónio.

    filho pródigo
    Pessoa que volta ao seio da família após longa ausência e vida desregrada.

    quem tem filhos tem cadilhos
    Os pais têm sempre cuidados.

    Confrontar: filhó.

    fi·lhó
    (latim *foliola, plural de foliolum, -i, diminutivo de folium, folha)
    nome feminino

    1. Culinária Bolinho muito fofo, de farinha e ovos, frito e depois geralmente passado por calda de açúcar ou polvilhado com açúcar e canela. = SONHO

    2. Culinária Tira fina de massa de farinha e ovos, que, depois de frita, se polvilha com açúcar e/ou canela. = COSCORÃO


    Sinónimo Geral: FILHÓS

    Plural: filhós.
    Confrontar: filho.

    Ver também dúvida linguística: plural de filhó / filhós.

    Filhós

    substantivo masculino e feminino [Popular] Filhó. (Pl.: filhoses.).

    Mulheres

    fem. pl. de mulher

    mu·lher
    (latim mulier, -eris)
    nome feminino

    1. Ser humano do sexo feminino ou do género feminino (ex.: o casal teve três filhos: duas mulheres e um homem; a mulher pode ovular entre a menarca e a menopausa; mulher transgénero).

    2. Pessoa do sexo ou género feminino depois da adolescência (ex.: a filha mais nova já deve estar uma mulher). = MULHER-FEITA, SENHORA

    3. Pessoa do sexo ou género feminino casada com outra pessoa, em relação a esta (ex.: o padre declarou-os marido e mulher). = CÔNJUGE, ESPOSA

    4. Pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual (ex.: eu e a minha mulher escolhemos não casar). = COMPANHEIRA, PARCEIRA

    5. Conjunto de pessoas do sexo ou género feminino (ex.: defesa dos direitos da mulher).

    adjectivo de dois géneros
    adjetivo de dois géneros

    6. Que tem qualidades ou atributos considerados tipicamente femininos (ex.: considera-se muito mulher em tudo).


    de mulher para mulher
    Entre mulheres, com frontalidade e franqueza, de modo directo (ex.: vamos falar de mulher para mulher; conversa de mulher para mulher).

    mulher da vida
    [Depreciativo] Meretriz, prostituta.

    mulher de armas
    Figurado Aquela que demonstra coragem, força, espírito de luta (ex.: é uma mulher de armas que luta persistentemente pelos seus valores e objectivos). = CORAJOSA, GUERREIRA, LUTADORA

    mulher de Deus
    Figurado Aquela que é bondosa, piedosa.

    [Informal, Figurado] Locução, usada geralmente de forma vocativa, para exprimir impaciência ou espanto (ex.: preste atenção, mulher de Deus!).

    mulher de Estado
    [Política] Líder que governa com competência, empenho e conhecimento dos assuntos políticos (ex.: a antiga primeira-ministra foi uma grande mulher de Estado). = ESTADISTA

    mulher de lei(s)
    Aquela que é especialista em leis. = ADVOGADA, LEGISTA

    mulher de letras
    Literata, escritora.

    mulher de negócios
    Aquela que se dedica profissionalmente a actividades empresariais ou comerciais, gerindo o seu negócio ou o de outrem. = EMPRESÁRIA

    mulher de partido
    [Política] Aquela que participa activamente na vida e nas decisões do grupo político a que pertence (ex.: acima de tudo, é uma mulher de partido, apesar de não conviver bem com a disciplina partidária).

    [Antigo, Depreciativo] Mulher que exerce a prostituição. = MERETRIZ, PROSTITUTA

    mulher fatal
    Mulher muito sensual e sedutora. = VAMPE

    mulher pública
    Aquela que desempenha funções de interesse público, sobretudo na política ou na administração de um Estado ou de um país (ex.: como mulher pública, a vereadora defendeu sempre os interesses da população que a elegeu).

    [Antigo, Depreciativo] Meretriz, prostituta.


    Santificar

    verbo transitivo Tornar santo: a graça nos santifica.
    Pôr no caminho da salvação: pelo exemplo, santifica os que o seguem.
    Venerar como santo.
    Celebrar conforme à lei da Igreja.

    Tornar sagrado, separar, consagrar, fazer santo. Nesta significação há pessoas, coisas e lugares santificados – e também o nome, o caráter, o poder, e a dignidade de Deus devem ser santificados, isto é, profundamente reverenciados como santos (Êx 20:11 – 40.9 – Mt 6:9Lc 11:2). (*veja Santos.)

    Santificar Ato de separar do mundo e dedicar a Deus (Lv 20:7); (1Ts 5:23). V. PURIFICAÇÃO, SANTIFICAÇÃO e CONSAGRAR.

    Santificar Ver Santo.

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    II Crônicas 31: 18 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Como também conforme às genealogias de todas as suas crianças, suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, através de toda a congregação. Porque com fidelidade estes se santificavam nas coisas consagradas.
    II Crônicas 31: 18 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H1121
    bên
    בֵּן
    crianças
    (children)
    Substantivo
    H1323
    bath
    בַּת
    filha
    (and daughers)
    Substantivo
    H2945
    ṭaph
    טַף
    crianças
    (children)
    Substantivo
    H3188
    yachas
    יַחַשׂ
    ()
    H3588
    kîy
    כִּי
    para que
    (that)
    Conjunção
    H3605
    kôl
    כֹּל
    cada / todo
    (every)
    Substantivo
    H530
    ʼĕmûwnâh
    אֱמוּנָה
    uma vez
    (once)
    Advérbio
    H6942
    qâdash
    קָדַשׁ
    consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser
    (and consecrated)
    Verbo
    H6944
    qôdesh
    קֹדֶשׁ
    sagrado
    (holy)
    Substantivo
    H6951
    qâhâl
    קָהָל
    assembléia, companhia, congregação, convocação
    (a multitude)
    Substantivo
    H802
    ʼishshâh
    אִשָּׁה
    mulher, esposa, fêmea
    (into a woman)
    Substantivo


    בֵּן


    (H1121)
    bên (bane)

    01121 בן ben

    procedente de 1129; DITAT - 254; n m

    1. filho, neto, criança, membro de um grupo
      1. filho, menino
      2. neto
      3. crianças (pl. - masculino e feminino)
      4. mocidade, jovens (pl.)
      5. novo (referindo-se a animais)
      6. filhos (como caracterização, i.e. filhos da injustiça [para homens injustos] ou filhos de Deus [para anjos])
      7. povo (de uma nação) (pl.)
      8. referindo-se a coisas sem vida, i.e. faíscas, estrelas, flechas (fig.)
      9. um membro de uma associação, ordem, classe

    בַּת


    (H1323)
    bath (bath)

    01323 בת bath

    procedente de 1129 e 1121; DITAT - 254b n f

    1. filha
      1. filha, menina, filha adotiva, nora, irmã, netas, prima, criança do sexo feminino
        1. como forma educada de referir-se a alguém n pr f
        2. como designação de mulheres de um determinado lugar
    2. moças, mulheres
      1. referindo-se a personificação
      2. vilas (como filhas procedentes de cidades)
      3. descrição de caráter

    טַף


    (H2945)
    ṭaph (taf)

    02945 טף taph

    procedente de 2952 (talvez referindo-se ao andar saltitante das crianças); DITAT - 821a; n m

    1. crianças, crianças pequenas, os pequeninos

    יַחַשׂ


    (H3188)
    yachas (yakh'-as)

    03188 יהש yachas

    procedente de 3187; DITAT - 862a; n m

    1. genealogia

    כִּי


    (H3588)
    kîy (kee)

    03588 כי kiy

    uma partícula primitiva; DITAT - 976; conj

    1. que, para, porque, quando, tanto quanto, como, por causa de, mas, então, certamente, exceto, realmente, desde
      1. que
        1. sim, verdadeiramente
      2. quando (referindo-se ao tempo)
        1. quando, se, embora (com força concessiva)
      3. porque, desde (conexão causal)
      4. mas (depois da negação)
      5. isso se, caso seja, de fato se, embora que, mas se
      6. mas antes, mas
      7. exceto que
      8. somente, não obstante
      9. certamente
      10. isto é
      11. mas se
      12. embora que
      13. e ainda mais que, entretanto

    כֹּל


    (H3605)
    kôl (kole)

    03605 כל kol ou (Jr 33:8) כול kowl

    procedente de 3634; DITAT - 985a; n m

    1. todo, a totalidade
      1. todo, a totalidade de
      2. qualquer, cada, tudo, todo
      3. totalidade, tudo

    אֱמוּנָה


    (H530)
    ʼĕmûwnâh (em-oo-naw')

    0530 אמונה ’emuwnah ou (forma contrata) אמנה ’emunah

    procedente de 529; DITAT - 116e; n f

    1. firmeza, fidelidade, estabilidade

    קָדַשׁ


    (H6942)
    qâdash (kaw-dash')

    06942 קדש qadash

    uma raiz primitiva; DITAT - 1990; v.

    1. consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser separado
      1. (Qal)
        1. ser colocado à parte, ser consagrado
        2. ser santificado
        3. consagrado, proibido
      2. (Nifal)
        1. apresentar-se sagrado ou majestoso
        2. ser honrado, ser tratado como sagrado
        3. ser santo
      3. (Piel)
        1. separar como sagrado, consagrar, dedicar
        2. observar como santo, manter sagrado
        3. honrar como sagrado, santificar
        4. consagrar
      4. (Pual)
        1. ser consagrado
        2. consagrado, dedicado
      5. (Hifil)
        1. separar, devotar, consagrar
        2. considerar ou tratar como sagrado ou santo
        3. consagrar
      6. (Hitpael)
        1. manter alguém à parte ou separado
        2. santificar-se (referindo-se a Deus)
        3. ser visto como santo
        4. consagrar-se

    קֹדֶשׁ


    (H6944)
    qôdesh (ko'-desh)

    06944 קדש qodesh

    procedente de 6942; DITAT - 1990a; n. m.

    1. separado, santidade, sacralidade, posto à parte
      1. separado, santidade, sacralidade
        1. referindo-se a Deus
        2. referindo-se a lugares
        3. referindo-se a coisas
      2. algo à parte, separado

    קָהָל


    (H6951)
    qâhâl (kaw-hawl')

    06951 קהל qahal

    procedente de 6950; DITAT - 1991a; n. m.

    1. assembléia, companhia, congregação, convocação
      1. assembléia
        1. para mau conselho, guerra ou invasão, propósitos religiosos
      2. companhia (de exilados que retornavam)
      3. congregação
        1. como um corpo organizado

    אִשָּׁה


    (H802)
    ʼishshâh (ish-shaw')

    0802 אשה ’ishshah

    procedente de 376 ou 582; DITAT - 137a; n f

    1. mulher, esposa, fêmea
      1. mulher (contrário de homem)
      2. esposa (mulher casada com um homem)
      3. fêmea (de animais)
      4. cada, cada uma (pronome)