Enciclopédia de Salmos 112:7-7

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 112: 7

Versão Versículo
ARA Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor.
ARC Não temerá maus rumores: o seu coração está firme, confiando no Senhor.
TB Das más notícias não se arreceia;
HSB מִשְּׁמוּעָ֣ה רָ֭עָה לֹ֣א יִירָ֑א נָכ֥וֹן לִ֝בּ֗וֹ בָּטֻ֥חַ בַּיהוָֽה׃
BKJ Ele não terá medo das más notícias; seu coração é firme, confiando no SENHOR.
LTT Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR.
BJ2 Ele nunca teme as más notícias: seu coração é firme, confiante em Iahweh;
VULG Suscitans a terra inopem, et de stercore erigens pauperem :

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 112:7

Salmos 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
Salmos 34:4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
Salmos 56:3 No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.
Salmos 57:7 Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei e salmodiarei.
Salmos 62:8 Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. (Selá)
Salmos 64:10 O justo se alegrará no Senhor e confiará nele; e todos os retos de coração se regozijarão.
Salmos 118:6 O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.
Salmos 118:8 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
Provérbios 1:33 Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal.
Provérbios 3:25 Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier.
Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Daniel 3:16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Lucas 21:9 E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas o fim não será logo.
Lucas 21:19 Na vossa paciência, possuí a vossa alma.
João 14:1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Atos 20:24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Atos 21:13 Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
Atos 27:25 Portanto, ó varões, tende bom ânimo! Porque creio em Deus que há de acontecer assim como a mim me foi dito.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 112 do versículo 1 até o 10
SALMO 112: A CONFIANÇA DOS DEVOTOS 112:1-10

Não deixe de consultar a introdução ao Salmo 111. O Salmo 112, que trata do caráter do povo de Deus, também se divide em duas estrofes iguais.

  • O Caráter dos Devotos (112:1-5)
  • Louvai ao SENHOR (1) é "Aleluia" (hb. Hallelu-Yah). Bem-aventurado (asher) sig-nifica "feliz" (cf. 1.1). Temer o Senhor e deleitar-se grandemente em seus mandamen-tos são expressões paralelas que descrevem os justos. A sua descendência será pode-rosa na terra; a geração dos justos será abençoada (2). Fazenda ("prosperidade", ARA) e riquezas haverá na sua casa (3) expressa a posição geral dos autores sapienciais do AT em relação ao fato de que justiça e recompensa andam juntas. Que há exceções para esse princípio já foi visto no Livro de Jó e em Salmos 37:49-73. O justo ("íntegro", NVI), no entanto, desfruta de luz nas trevas (4). Ele é piedoso, cheio de misericórdia e justo. O homem bom está disposto a ajudar o próximo e conduz os seus negócios com juízo ("honestidade", NVI; 5).

  • A Fidelidade do Servo de Deus (112:6-10)
  • Assim como o caráter do piedoso reflete a graça fluindo das obras de justiça do Se-nhor em Salmo 111:1-5, assim a fidelidade do servo de Deus descrita nos versículos 6:10 corresponde à fidelidade do Senhor (S1 111:6-10). Inabalável em relação à sua devoção (6) e guardado para sempre na memória de Deus, o homem de Deus não precisa temer maus rumores (7). Tudo que ocorrer na sua vida, ele o verá pela ótica da soberania e graça de Deus. Seu coração está firme, confiando no SENHOR (7). "Seu coração está seguro e destemido, certo de que verá a derrota dos seus inimigos" (8, Moffatt). Dá aos necessitados (9), "no exercício livre e diligente de caridade. Este versículo é citado por Paulo ao exortar os coríntios para a contribuição generosa em favor dos pobres (2 Co 9,9) ".14 O ímpio "fica irritado" (10, NVI) com a recompensa e exaltação do justo. Moffatt traduz assim a idéia central do versículo 10: "Eles rangem seus dentes e desaparecem. A esperança do perverso se frustrará".

    "Esta é, então, a vida devota traçada pelo poeta hebreu. Não é um quadro acabado. Nem é um retrato perfeito. Para obtermos uma visão da perfeição, precisamos ir além das páginas do AT e focar no Filho de Deus, que deu a sua vida em resgate de muitos. Ali encontramos perdão sem autojustificação, misericórdia e magnanimidade sem condes-cendência ou desculpas, amor que não conheceu limites, sem nunca escorregar no senti-mentalismo".15


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 112 do versículo 1 até o 10
    *

    Sl 112 Este salmo está no centro de três salmos que começam com a expressão "Aleluia!" (no hebraico, halluyah). Tanto o salmo anterior quanto este são acrósticos; cada meia linha começa com letras sucessivas do alfabeto hebraico, e eles se complementam em seu conteúdo. O Sl 111 fala sobre Deus e seus feitos, ao passo que o Sl 112 descreve a felicidade do indivíduo que serve a Deus.

    * 112:1

    nos seus mandamentos. A pessoa justa recebe a lei como um testemunho de Deus; para ela os mandamentos são uma fonte de alegria, para serem guardados em amor e gratidão por sua grande salvação.

    * 112:4

    nas trevas. As trevas são uma metáfora para indicar tempos perturbados. O salmista sabia que existem momentos difíceis, mas ele também sabia que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:28).

    ele é benigno, misericordioso e justo. O homem piedoso reflete os atributos de seu Senhor; ver 111.4

    * 112:7

    Não se atemoriza de más notícias. O homem justo não teme tribulação ou aflição, porquanto sabe que Deus é capaz de fazê-lo superar todas essas coisas.

    * 112:9

    Distribui. A generosidade é uma característica fundamental de um servo de Deus. Paulo cita este versículo em 2Co 9:9, em um contexto que encoraja a generosidade.


    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 112 do versículo 1 até o 10
    112:1 Se temermos ao Senhor e nos gozamos ao obedecer seus mandamentos, temos muitas bênções a nosso alcance: honra, prosperidade, segurança, liberdade do temor (112.2-9). Se espera as bênções de Deus, débito antes lhe reverenciar e lhe obedecer com alegria.

    112:5 A generosidade curará dois problemas que o dinheiro pode criar. O rico pode abusar de outros em seu afã por acumular riquezas. A generosidade eliminará esse abuso. Além disso, o temor a perder dinheiro pode ser uma armadilha. A generosidade e o respeito a Deus coloca nossa confiança, por justiça e segurança, no e não no dinheiro.

    112.7, 8 Todos queremos viver sem temor. Nossos heróis são pessoas valentes que correm toda classe de riscos e os superam. O salmista nos ensina que o temor de Deus nos pode levar a uma vida sem temor. Temer a Deus significa respeitá-lo e reverenciá-lo como o Deus todo-poderoso. Quando confiarmos plenamente em que Deus nos cuida, descobriremos que nossos demais temores, até o da mesma morte, desabarão-se.

    112:9 "Seu poder será exaltado em glória" significa que a dignidade de Deus ficará em alto e se honrarão aos fiéis a Deus.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 112 do versículo 1 até o 10
    Sl 112:1 , este salmo segue um tema bastante diferente da de seu companheiro. Considerando que o motivo do Sl 111:1 centrado nas maravilhas do mundo e as obras de Deus, Sl 112:1 realça as qualidades do homem temente a Deus. A este respeito, é semelhante ao Sl 1:1 pega o tema do Sl 111:10:. Sl 112:4 , o que implica que a luz é um benefício da redenção do sofrimento. No Sl 112:4:. 9b-10)

    Sua justiça permanece para sempre;

    Seu poder será exaltado em honra.

    10 Os ímpios vê-lo, e ser triste;

    Ele range os dentes, e se consome;

    O desejo dos ímpios perecerá.

    Usando termos do Salmo 111:3 , o salmista aplica-los para o homem de Deus. Tal como o seu Mestre celestial, sua justiça será eterno e seu chifre (símbolo de autoridade e poder) terão honra por causa de seu status elevado.

    Em contraste com o homem abençoado, o ímpio será totalmente não conseguem atingir seus objetivos, e com grande tristeza vai lamentar seu fracasso. Tal homem não possui nada que possivelmente pode sustentá-lo. Ele não acredita em um Deus, então ele não tem nenhuma fonte de ajuda. Tudo o que ele esperava para, finalmente, acaba por ser uma ilusão sem substância real.


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 112 do versículo 1 até o 10
    112.1- 10 Esta poesia acróstica descreve os caminhos do homem de Deus; e faz um par com oSl 111:0, que descreve os caminhos de Deus.

    112.1- 3 Aquele que põe sua alegria na vontade de Deus recebe também alegrias humanas, que não espera (1Rs 3:10-11; Mt 6:31-40).

    112.4 Luz nas trevas. Para aqueles que pertencem a Deus, as próprias circunstâncias difíceis são fontes de iluminação, consolo e força.

    112.5 Juízo. Quem serve a lei de Deus, que tudo vê, já não teme inquéritos humanos.

    112.7 Más notícias. O ditado popular diz: "Quem não deve não teme”. Realmente, o homem bondoso não vive em sobressaltos. Além disso, sua esperança está firmada tão somente no Deus eterno; portanto, as notícias de algum acontecimento terrestre não o podem abalar.

    112.9 Assim como as árvores são podadas para darem mais flores e frutos, assim também cresce aquele que dá com generosidade.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 112 do versículo 1 até o 10
    Sl 112:0 - APLICANDO A VERDADE

    Esse acróstico começa onde terminou o salmo anterior. E muito provável que o mesmo poeta foi responsável por ambos. Ele é uma exposição de Sl 111:10 e também uma aplicação dos atributos do próprio Deus à vida dos fiéis. Em termos de comparação com Ef 2:4-49, se o Sl 111:0 celebra a graça de Deus, esse salmo elogia as boas obras que são a sua conseqüência pretendida.

    Deus pode ser louvado de forma correta somente por aquela pessoa cuja vida é marcada pela reverência e pela obediência. Essa pessoa compreende a alegria das promessas da aliança do AT relacionadas à prosperidade material. A sua família iria compartilhar das suas bênçãos (conforme Ex 20:6). Não é só a justiça de Deus que dura para sempre (cf.

    111.3), mas a do próprio salmista também, aqui no sentido do ideal de uma vida abençoada pretendida por Deus, correta em todos os sentidos. Além disso, ele se torna luz que brilha nas trevas, encorajando e ajudando outros que estão angustiados. Reflete como um espelho os atributos de Deus da bondade e da generosidade (111,4) e é um canal vivo da bondade de Deus. Rico que é, não é avarento, mas compartilha o que Deus lhe deu com os pobres. Abençoado, torna-se bênção para os outros. Ele não passa por cima dos interesses dos seus compatriotas, mas com honestidade conduz os seus negócios.

    Venha o que vier, seu coração está seguro com a segurança dada por Deus, e as pessoas nunca vão esquecer o seu bom exemplo. E claro que ele não está imune aos choques da vida, mas a sua fé o mantém forte. Firme no seu coração, ele jamais será abalado. Â luz do v. 1, a mensagem do salmista é: “Temei a ele, ó santos, e não tereis, então, / nada mais a temer” (N. Tate e N. Brady). Ele vai conhecer o sucesso na sua vida e fazer por merecer o respeito dos outros. O retrato da prosperidade como recompensa pela virtude é destacado pela última referência à inveja e frustração do ímpio, que não vê nenhuma de suas ambições se tornar realidade.

    Com a sua orientação dirigida mais para o outro mundo, o NT dá menos ênfase à recompensa terrena (mas v. Mt 6:33; 2Co 9:11Fp 4:18,Fp 4:19). No entanto, os princípios mais amplos do salmo ainda continuam válidos. Em especial, a dádiva de Deus da prosperidade material cria uma obrigação também para o cristão (conforme lTm 6:17-19). Paulo cita o v. 9 em 2Co 9:9 como uma ilustração de um contribuinte alegre.

    O v. 4 é ambíguo; no contexto, é mais provável que seja uma descrição do fiel (cf. BJ, NTLH). No v. 4, a linguagem que é usada para se referir a Deus em outros textos (conforme 18.28; 27,1) é transferida (conforme Mt 5:14; Jo 8:12).


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 112 do versículo 1 até o 10
    Sl 112:0 é desenvolvido, e uma descrição sobre a vida de um homem temente a Deus é dada (cfr. 29:0). A referência a uma bênção sobre seus descendentes (2) é um eco da bênção abraâmica. Cfr. Sl 37:25-19; Pv 8:18; 1Rs 3:13 com o vers. 3. Sua justiça (3) permanece porque pertence ao Senhor (cfr. Sl 111:3; Sl 24:5), e a luz que brilha sobre ele (cfr. Sl 34:5) lhe proporciona os atributos mesmos de Deus (note-se 2Co 3:18; 2Co 4:6; cfr. At 7:55 e segs.).

    >Sl 112:5

    O vers. 5 expressa uma beatitude: "Feliz é o homem que usa de graça e compaixão" para com aqueles que estão em necessidade, e que exerce discreção e cautela em seus negócios. Disporá as suas cousas com juízo (5). Outra maneira de traduzir é: "manterá seus negócios retamente". Sua prosperidade continua e seu nome é tido como honroso, ainda quando já está morto (6). A idéia de perpetuidade, aqui, é o paralelo de Sl 111:4. Ainda que maus rumores se levantem contra ele, ele não ficará por demais perturbado (7; cfr. Sl 55:22; Is 26:3). Ele será fortalecido e sustentado (firmado) até poder olhar (até que veja cumprido o seu desejo) para seu adversário com serenidade e sucesso (8; cfr. Sl 91:8; Sl 92:11).

    >Sl 112:9

    É liberal, dá (9); isto é, "espalha". A intenção disso talvez seja para servir de paralelo a Sl 111:9 pois, embora a significação primária seja a generosidade de um homem piedoso (cfr. Pv 11:24; 2Co 9:9), o salmista tem o cuidado de demonstrar o que é tal homem e que faz algo conforme Deus faz-e Ele tem espalhado Seu povo entre as nações (Sl 44:11). Através de todas as vicissitudes o homem bom traz a estampa da bênção divina. Ele vê cumprido o seu desejo (8), enquanto que o ímpio invejoso o vê a desfrutar de honra, enquanto que seu próprio desejo perece (10); e a generosidade do homem bom, motivada por sua compaixão (9) será igualada pela perda do ímpio, mediante o opróbrio (10).


    Dicionário

    Coração

    substantivo masculino Órgão torácico, oco e muscular, que funciona como o motor central da circulação do sangue.
    Figurado Parte anterior do peito em que se sente as pulsações cardíacas.
    Objeto com a forma estilizada desse órgão: corrente um coração de prata.
    Figurado Conjunto das faculdades emocionais; sede da afetividade; caráter, índole: tem um bom coração.
    Figurado O que se traz na memória: trago seu nome gravado em meu coração.
    Figurado Demonstração de afeição; amor: conquistaste meu coração.
    Figurado Parte central de alguma coisa; objeto situado no centro: sua casa fica no coração da cidade.
    expressão Coração duro. Coração de pedra; pessoa sem sentimentos.
    Coração de leão. Grande coragem.
    Coração mole. Predisposição para se comover ou se emocionar.
    Coração de ouro. Generosidade, grande bondade.
    Abrir o coração. Fazer confidências.
    Cortar o coração. Causar grande dor ou constrangimento.
    Com o coração nas mãos. Com toda a sinceridade.
    De coração ou de todo o coração. Com o máximo de empenho; com toda a boa vontade; com toda a sinceridade.
    Sem coração. Diz-se da pessoa insensível.
    [Medicina] Coração de atleta. Hipertrofia do coração por excesso de exercício.
    [Medicina] Coração artificial. Aparelho destinado a assegurar a circulação do sangue, quando necessário isolar do circuito sanguíneo do coração natural, para uma intervenção cirúrgica.
    Etimologia (origem da palavra coração). Pelo espanhol corazón.

    Do latim cor, cordis, que significa “coração” ou “órgão que bombeia o sangue para o corpo”.

    os hebreus empregavam esta palavra no sentido de ser a sede de toda a vida mental – inteligência, vontade e emoção (Ez 13:2os 7:11Lc 8:15At 16:14).

    [...] O coração, por exemplo, é o recanto por onde flui o calor suave e generoso das boas impressões que ele guarda acerca da vida e das esperanças por tempos melhores. É o espaço interior propício a que se realize sua capacidade de acolher em plenitude a lei do Amor e suas manifestações.
    Referencia: ABRANCHES, Carlos Augusto• Vozes do Espírito• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - O coração é o meu templo

    [...] O coração é o terreno que mais deveremos cultivar, pois é dele que nascem as forças de nossa vida. [...]
    Referencia: BARCELOS, Walter• Sexo e evolução• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 5

    Espontaneidade do sentimento nos nossos atos, nas idéias e em sua expressão.
    Referencia: DELANNE, Gabriel• O fenômeno espírita: testemunho dos sábios• Traduzido da 5a ed• francesa por Francisco Raymundo Ewerton Quadros• 8a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - Mediunidades diversas

    [...] o coração é mais do que a bomba que impulsiona o sangue por todo o organismo. Sendo o órgão fisiológico mais resistente que se conhece no ser pensante, porquanto começa a pulsar a partir do vigésimo quinto dia de vida do feto, continua em ação palpitando cem mil vezes diariamente, no que resultam quarenta milhões de vezes por ano, e quando cessa a vida se desorganiza, advindo a morte dos equipamentos orgânicos com a sua conseqüente degenerescência. A pouco e pouco, alguns cientistas dão-se conta de que ele é portador de uma energia vital, que o mantém e o impulsiona ininterruptamente. Essa energia seria permutável, podendo ser intercambiada com outros indivíduos que se beneficiariam ou não, conforme o teor de que se constitua, positiva ou negativa, cálida ou fria, estimuladora ou indiferente. Seguindo essa linha de raciocínio, estão concluindo que esse órgão é portador da faculdade de pensar, tornando afirmativa a tradicional voz do coração a que se referem poetas, escritores, artistas, amantes e... Jesus.
    Referencia: FRANCO, Divaldo P• Impermanência e imortalidade• Pelo Espírito Carlos Torres Pastorino• 4a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - Cérebro e coração

    Nosso coração é um templo que o Senhor edificou, a fim de habitar conosco para sempre.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Libertação• Pelo Espírito André Luiz• 29a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 18


    Coração
    1) Órgão que bombeia o sangue (Ex 28:29).

    2) Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto (Gn 6:5), dos sentimentos (1Sm 1:8) e da vontade (Sl 119:2).

    Coração Nos evangelhos, a palavra tem um conteúdo simbólico, servindo para designar os sentimentos (Jo 16:6.22), o íntimo da personalidade (Mt 15:8; Mc 7:6), a origem do pensamento (Mc 2:6.8; Lc 3:15) e do entendimento (Lc 24:25). Também em sentido figurado, afirma-se que o coração é o lugar das decisões morais (Mt 22:37; Mc 12:30; Lc 10:27) e, por isso, onde se opta pela fé e se acolhe Jesus (Lc 24:32) ou ainda onde acontece a incredulidade (Mc 6:52). Quem decidiu seguir Jesus tem um coração puro (Mt 5:8) e nele reina a paz (Jo 14:1.27).

    Firme

    adjetivo Que é sólido, estável: terreno firme.
    Que é resistente, compacto; que não cede com facilidade: muro firme.
    Que não hesita nem vacila; resoluto: falar em tom firme.
    Que se apresenta de modo constante, inabalável, perseverante: propósitos firmes, crença firme.
    Que expressa muita teimosia, que não desiste facilmente de algo; teimosia: sua vontade de vencer seguiu firme ao logo dos anos.
    Que se move equilibrada e precisamente: tinha uma memória firme.
    Que não desbota facilmente: o vestido mantém a cor firme.
    Que não se deixa influenciar nem persuadir; decidido: caráter firme.
    substantivo masculino [Regionalismo: Amazonas] Terreno que aparece mais elevado em meio a terras alagadiças ou igapós.
    Etimologia (origem da palavra firme). Do latim firmis.

    Maus

    masc. pl. de mau

    mau
    (latim malus, -a, -um)
    adjectivo
    adjetivo

    1. De qualidade fraca ou insuficiente (ex.: mau texto).BOM

    2. Que não presta; que não serve para a sua função ou propósito (ex.: má qualidade).BOM

    3. Que não cumpre os seus deveres ou não desempenha bem as suas funções (ex.: actriz; mau funcionário).BOM, COMPETENTE, CUMPRIDOR

    4. Que demonstra inabilidade ou incapacidade na realização de alguma coisa (ex.: ele é mau a fazer bolos, mas os salgados são deliciosos). = DESAJEITADO, DESASTRADO, INÁBILBOM, HÁBIL, HABILIDOSO, DESTRO

    5. Que tem defeito ou apresenta falhas. = DEFEITUOSO, DEFICIENTE, MALFEITOBOM, PERFEITO

    6. Que é ética ou moralmente pouco correcto no seu comportamento ou nas suas atitudes (ex.: ele não é má pessoa; mau carácter). = RELES, VILBOM

    7. Que apresenta estado desfavorável (ex.: o avião não pode aterrar devido às más condições atmosféricas).BOM

    8. Que traz prejuízos ou desvantagens (ex.: fumar é mau para a saúde; a compra de acções foi um mau investimento). = DANOSO, PREJUDICIALBENÉFICO, BOM, VANTAJOSO

    9. Que tem consequências muito negativas (ex.: má experiência; mau resultado). = DESASTROSO, FUNESTO, NOCIVOBOM, FAVORÁVEL

    10. Que apresenta dificuldades ou obstáculos (ex.: o caminho é mau, mas vale a pena). = DIFÍCILFÁCIL

    11. Que foi pouco produtivo ou pouco rentável (ex.: má safra; o balancete apresenta um ano mau).BOM

    12. Que se caracteriza pela indelicadeza ou rispidez (ex.: ela tem mau feitio; hoje está de mau humor).AFÁVEL, BOM, CORTÊS

    13. Que não agrada aos sentidos (ex.: mau cheiro; mau sabor).BOM

    nome masculino

    14. Conjunto de coisas, qualidades ou acontecimentos considerados negativos ou prejudiciais. = MAL

    15. Pessoa mal-intencionada ou que se considera ter uma postura moral incorrecta (ex.: considerou maniqueísta tentar distinguir os bons e os maus).BOM

    16. Pessoa que pouco valor em alguma coisa ou que tem um desempenho sem qualidade em determinada actividade (ex.: a tarefa permitiu excluir os maus).BOM

    17. Aquilo que tem qualidades negativas; lado negativo de alguma coisa (ex.: ele só consegue ver o mau deste acontecimento).BOM

    interjeição

    18. Expressão designativa de reprovação ou de desgosto.

    Superlativo: malíssimo ou péssimo.
    Confrontar: mal.

    Não

    advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
    Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
    Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
    Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
    Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
    substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
    Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

    advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
    Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
    Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
    Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
    Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
    substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
    Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

    Rumorar

    verbo intransitivo e transitivo direto Variação de rumorejar.
    Etimologia (origem da palavra rumorar). Rumor + ar.

    Senhor

    substantivo masculino Proprietário, dono absoluto, possuidor de algum Estado, território ou objeto.
    História Aquele que tinha autoridade feudal sobre certas pessoas ou propriedades; proprietário feudal.
    Pessoa nobre, de alta consideração.
    Gramática Forma de tratamento cerimoniosa entre pessoas que não têm intimidade e não se tratam por você.
    Soberano, chefe; título honorífico de alguns monarcas.
    Figurado Quem domina algo, alguém ou si mesmo: senhor de si.
    Dono de casa; proprietário: nenhum senhor manda aqui.
    Pessoa distinta: senhor da sociedade.
    Antigo Título conferido a pessoas distintas, por posição ou dignidade de que estavam investidas.
    Antigo Título de nobreza de alguns fidalgos.
    Antigo O marido em relação à esposa.
    adjetivo Sugere a ideia de grande, perfeito, admirável: ele tem um senhor automóvel!
    Etimologia (origem da palavra senhor). Do latim senior.onis.

    o termo ‘Senhor’, no A.T., paraexprimir Jeová, está suficientemente compreendido nesta última palavra – e, como tradução de ãdôn, não precisa de explicação. Em Js 13:3, e freqüentemente em Juizes e Samuel, representa um título nativo dos governadores dos filisteus, não se sabendo coisa alguma a respeito do seu poder. o uso de ‘Senhor’ (kurios), no N.T., é interessante, embora seja muitas vezes de caráter ambíguo. Nas citações do A.T., significa geralmente Jeová, e é também clara a significaçãoem outros lugares (*vejag. Mt 1:20). Mas, fora estas citações, há muitas vezes dúvidas sobre se a referência é a Deus como tal (certamente Mc 5:19), ou ao Salvador, como Senhor e Mestre. Neste último caso há exemplos do seu emprego, passando por todas as gradações: porquanto é reconhecido Jesus, ou como Senhor e Mestre no mais alto sentido (Mt 15:22 – e geralmente nas epístolas – *veja 1 Co 12.3), ou como doutrinador de grande distinção (Mt 8:21 – 21.3), ou ainda como pessoa digna de todo o respeito (Mt 8:6). Deve-se observar que kurios, termo grego equivalente ao latim “dominus”, era o título dado ao imperador romano em todas as terras orientais, em volta do Mediterrâneo. E isto serve para explicar o fato de aplicarem os cristãos ao Salvador esse título, querendo eles, com isso, acentuar na sua mente e na das pessoas que os rodeavam a existência de um império maior mesmo que o de César. Com efeito, o contraste entre o chefe supremo do império romano e Aquele que é o Senhor de todos, parece apoiar muitos dos ensinamentos do N.T. Algumas vezes se usa o termo ‘Senhor’ (Lc 2:29At 4:24, etc.) como tradução de despõtes, que significa ‘dono, amo’, sugerindo, quando se emprega a respeito dos homens, que ao absoluto direito de propriedade no mundo antigo estava inerente uma verdadeira irresponsabilidade. (*veja Escravidão.)

    [...] o Senhor é a luz do mundo e a misericórdia para todos os corações.
    Referencia: LIMA, Antônio• Vida de Jesus: baseada no Espiritismo: estudo psicológico• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2002• - Pelo Evangelho


    Senhor
    1) (Propriamente dito: hebr. ADON; gr. KYRIOS.) Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97:5; Rm 14:4-8). No NT, “Senhor” é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.


    2) (hebr. ????, YHVH, JAVÉ.) Nome de Deus, cuja tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim (Ex 3:14; 6.3). Seguindo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das traduções modernas usa “Senhor” como equivalente de ????, YHVH (JAVÉ). A RA e a NTLH hoje escrevem “SENHOR”. A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de ????, YHVH, (o Eterno) com as vogais de ???????, ADONAI (Senhor).


    Senhor Termo para referir-se a YHVH que, vários séculos antes do nascimento de Jesus, havia substituído este nome. Sua forma aramaica “mar” já aparecia aplicada a Deus nas partes do Antigo Testamento redigidas nesta língua (Dn 2:47; 5,23). Em ambos os casos, a Septuaginta traduziu “mar” por “kyrios” (Senhor, em grego). Nos textos de Elefantina, “mar” volta a aparecer como título divino (pp. 30 e 37). A. Vincent ressaltou que este conteúdo conceitual já se verificava no séc. IX a.C. Em escritos mais tardios, “mar” continua sendo uma designação de Deus, como se vê em Rosh ha-shanah 4a; Ber 6a; Git 88a; Sanh 38a; Eruv 75a; Sab 22a; Ket 2a; Baba Bat 134a etc.

    Em algumas ocasiões, Jesus foi chamado de “senhor”, como simples fórmula de cortesia. Ao atribuir a si mesmo esse título, Jesus vai além (Mt 7:21-23; Jo 13:13) e nele insere referências à sua preexistência e divindade (Mt 22:43-45; Mc 12:35-37; Lc 20:41-44 com o Sl 110:1). Assim foi também no cristianismo posterior, em que o título “Kyrios” (Senhor) aplicado a Jesus é idêntico ao empregado para referir-se a Deus (At 2:39; 3,22; 4,26 etc.); vai além de um simples título honorífico (At 4:33; 8,16; 10,36; 11,16-17; Jc 1:1 etc.); supõe uma fórmula cúltica própria da divindade (At 7:59-60; Jc 2:1); assim Estêvão se dirige ao Senhor Jesus no momento de sua morte, o autor do Apocalipse dirige a ele suas súplicas e Tiago acrescenta-lhe o qualificativo “de glória” que, na verdade, era aplicado somente ao próprio YHVH (Is 42:8). Tudo isso permite ver como se atribuíam sistematicamente a Jesus citações veterotestamentárias que originalmente se referiam a YHVH (At 2:20ss.com Jl 3:1-5).

    Finalmente, a fórmula composta “Senhor dos Senhores” (tomada de Dt 10:17 e referente a YHVH) é aplicada a Jesus e implica uma clara identificação do mesmo com o Deus do Antigo Testamento (Ap 7:14; 19,16). Tanto as fontes judeu-cristãs (1Pe 1:25; 2Pe 1:1; 3,10; Hc 1:10 etc.) como as paulinas (Rm 5:1; 8,39; 14,4-8; 1Co 4:5; 8,5-6; 1Ts 4:5; 2Ts 2:1ss. etc.) confirmam essas assertivas.

    W. Bousset, Kyrios Christos, Nashville 1970; J. A. Fitzmyer, “New Testament Kyrios and Maranatha and Their Aramaic Background” em To Advance the Gospel, Nova York 1981, pp. 218-235; L. W. Hurtado, One God, One Lord: Early Christian Devotion and Ancient Jewish Monotheism, Filadélfia 1988; B. Witherington III, “Lord” em DJG, pp. 484-492; O. Cullmann, o. c.; C. Vidal Manzanares, “Nombres de Dios” en Diccionario de las tres...; Idem, El judeo-cristianismo...; Idem, El Primer Evangelio...


    Temer

    verbo transitivo direto , transitivo indireto, intransitivo e pronominal Ter ou expressar muito medo, fobia, temor; recear: tememos um desastre ecológico; não se deve temer das medidas de austeridade; o corajoso não teme; não se teme as injustiças da vida.
    verbo transitivo indireto Expressar receios, preocupação; preocupar-se: temia pela morte da mãe.
    verbo transitivo direto Por Extensão Demonstrar muito respeito, obediência ou reverência por: temia dogmas religiosos.
    Etimologia (origem da palavra temer). Do latim timerere.

    recear, suspeitar, desconfiar. – Temer, aqui, é “crer na probabilidade de um mal ou contratempo qualquer: temo que ele se desdiga; temo que me censurem”. – Recear é temer o engano, a falsidade, o mal que outrem nos pode fazer, ou o prejuízo que nos pode causar, sem que, porém, tenhamos grandes fundamentos que justifiquem o nosso receio: receamos que não venha; os escarmentados receiam tudo de todos. – Suspeitar é formar um mau juízo em virtude de indícios ou antecedentes: “suspeito que ele me engana”. (Bruns.) – Parece haver, do último para o primeiro, uma perfeita gradação na força expressiva destes verbos: suspeitamos desconfiando, isto é, inquietando-nos ligeiramente; receamos preocupando-nos; tememos pondo-nos em guarda, quase afligindo-nos. – Desconfiar é menos que recear e temer, mas é mais que suspeitar. Desconfia aquele que tem já algum motivo um tanto sério para, conquanto, esse motivo não atinja diretamente a pessoa ou coisa de que se desconfia. No meio de bandidos desconfiaríamos de um santo. Desconfiaríamos de um homem de bem que convivesse com velhacos. O marechal confiava desconfiando.

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 112: 7 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR.
    Salmos 112: 7 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H3068
    Yᵉhôvâh
    יְהֹוָה
    o Senhor
    (the LORD)
    Substantivo
    H3372
    yârêʼ
    יָרֵא
    temer, reverenciar, ter medo
    (and I was afraid)
    Verbo
    H3559
    kûwn
    כּוּן
    ser firme, ser estável, ser estabelecido
    (has been established)
    Verbo
    H3808
    lôʼ
    לֹא
    não
    (not)
    Advérbio
    H3820
    lêb
    לֵב
    ser interior, mente, vontade, coração, inteligência
    (of his heart)
    Substantivo
    H7451
    raʻ
    רַע
    ruim, mau
    (and evil)
    Adjetivo
    H8052
    shᵉmûwʻâh
    שְׁמוּעָה
    notícia, novas, rumor
    (report)
    Substantivo
    H982
    bâṭach
    בָּטַח
    confiar
    (trusted)
    Verbo


    יְהֹוָה


    (H3068)
    Yᵉhôvâh (yeh-ho-vaw')

    03068 יהוה Y ehovaĥ

    procedente de 1961; DITAT - 484a; n pr de divindade Javé = “Aquele que existe”

    1. o nome próprio do único Deus verdadeiro
      1. nome impronunciável, a não ser com a vocalização de 136

    יָרֵא


    (H3372)
    yârêʼ (yaw-ray')

    03372 ירא yare’

    uma raiz primitiva; DITAT - 907,908; v

    1. temer, reverenciar, ter medo
      1. (Qal)
        1. temer, ter medo
        2. ter admiração por, ser admirado
        3. temer, reverenciar, honrar, respeitar
      2. (Nifal)
        1. ser temível, ser pavoroso, ser temido
        2. causar espanto e admiração, ser tratado com admiração
        3. inspirar reverência ou temor ou respeito piedoso
      3. (Piel) amedrontar, aterrorizar
    2. (DITAT) atirar, derramar

    כּוּן


    (H3559)
    kûwn (koon)

    03559 כון kuwn

    uma raiz primitiva; DITAT - 964; v

    1. ser firme, ser estável, ser estabelecido
      1. (Nifal)
        1. estar estabelecido, ser fixado
          1. estar firmemente estabelecido
          2. ser estabelecido, ser estável, ser seguro, ser durável
          3. estar fixo, estar firmemente determinado
        2. ser guiado corretamente, ser fixado corretamente, ser firme (sentido moral)
        3. preparar, estar pronto
        4. ser preparado, ser arranjado, estar estabelecido
      2. (Hifil)
        1. estabelecer, preparar, consolidar, fazer, fazer firme
        2. fixar, aprontar, preparar, providenciar, prover, fornecer
        3. direcionar para (sentido moral)
        4. arranjar, organizar
      3. (Hofal)
        1. estar estabelecido, estar firme
        2. estar preparado, estar pronto
      4. (Polel)
        1. preparar, estabelecer
        2. constituir, fazer
        3. fixar
        4. direcionarr
      5. (Pulal) estar estabelecido, estar preparado
      6. (Hitpolel) ser estabelecido, ser restaurado

    לֹא


    (H3808)
    lôʼ (lo)

    03808 לא lo’

    ou לו low’ ou לה loh (Dt 3:11)

    uma partícula primitiva; DITAT - 1064; adv

    1. não
      1. não (com verbo - proibição absoluta)
      2. não (com modificador - negação)
      3. nada (substantivo)
      4. sem (com particípio)
      5. antes (de tempo)

    לֵב


    (H3820)
    lêb (labe)

    03820 לב leb

    uma forma de 3824; DITAT - 1071a; n m

    1. ser interior, mente, vontade, coração, inteligência
      1. parte interior, meio
        1. meio (das coisas)
        2. coração (do homem)
        3. alma, coração (do homem)
        4. mente, conhecimento, razão, reflexão, memória
        5. inclinação, resolução, determinação (da vontade)
        6. consciência
        7. coração (referindo-se ao caráter moral)
        8. como lugar dos desejos
        9. como lugar das emoções e paixões
        10. como lugar da coragem

    רַע


    (H7451)
    raʻ (rah)

    07451 רע ra ̀

    procedente de 7489; DITAT - 2191a,2191c adj.

    1. ruim, mau
      1. ruim, desagradável, maligno
      2. ruim, desagradável, maligno (que causa dor, infelicidade, miséria)
      3. mau, desagradável
      4. ruim (referindo-se à qualidade - terra, água, etc)
      5. ruim (referindo-se ao valor)
      6. pior que, o pior (comparação)
      7. triste, infeliz
      8. mau (muito dolorido)
      9. mau, grosseiro (de mau caráter)
      10. ruim, mau, ímpio (eticamente)
        1. referindo-se de forma geral, de pessoas, de pensamentos
        2. atos, ações n. m.
    2. mal, aflição, miséria, ferida, calamidade
      1. mal, aflição, adversidade
      2. mal, ferida, dano
      3. mal (sentido ético) n. f.
    3. mal, miséria, aflição, ferida
      1. mal, miséria, aflição
      2. mal, ferida, dano
      3. mal (ético)

    שְׁמוּעָה


    (H8052)
    shᵉmûwʻâh (sehm-oo-aw')

    08052 שמואה sh emuw ̂ ah̀

    part. pass. de 8085; DITAT - 2412d; n. f.

    1. notícia, novas, rumor
      1. notícia, novidades, novas
      2. menção

    בָּטַח


    (H982)
    bâṭach (baw-takh')

    0982 בטח batach

    uma raiz primitiva; DITAT - 233; v

    1. confiar
      1. (Qal)
        1. confiar, confiar em
        2. ter confiança, estar confiante
        3. ser ousado
        4. estar seguro
      2. (Hifil)
        1. fazer confiar, tornar seguro
    2. (DITAT) sentir-se seguro, estar despreocupado