Enciclopédia de I Samuel 30:24-24

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

1sm 30: 24

Versão Versículo
ARA Quem vos daria ouvidos nisso? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal será a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes iguais.
ARC E quem em tal vos daria ouvidos? porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão.
TB Quem vos ouvirá neste negócio? Pois qual é a porção do que desce para a batalha, tal será a porção do que fica com a bagagem; receberão partes iguais.
HSB וּמִי֙ יִשְׁמַ֣ע לָכֶ֔ם לַדָּבָ֖ר הַזֶּ֑ה כִּ֞י כְּחֵ֣לֶק ׀ הַיֹּרֵ֣ד בַּמִּלְחָמָ֗ה וּֽכְחֵ֛לֶק הַיֹּשֵׁ֥ב עַל־ הַכֵּלִ֖ים יַחְדָּ֥ו יַחֲלֹֽקוּ׃ ס
BKJ Pois quem vos atentará nesta questão? Mas como é a parte daquele que desce à batalha, também será a parte daquele que esperou junto aos pertences: eles, igualmente, tomarão parte.
LTT E quem vos daria ouvidos nesse assunto? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que permaneceram juntos à bagagem; igualmente repartirão eles entre si.
BJ2 Quem estaria de acordo com o que dizeis? Porque: A parte do que desceu ao combate é a parte do que ficou com as bagagens. Faça-se a divisão equitativamente."

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de I Samuel 30:24

Números 31:27 e divide a presa em duas metades, entre os que, hábeis na peleja, saíram à guerra, e toda a congregação.
Josué 22:8 e falou-lhes, dizendo: Voltais às vossas tendas com grandes riquezas, e com muitíssimo gado, com prata, e com ouro, e com metal, e com ferro, e com muitíssimas vestes; reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos.
I Samuel 25:13 Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e cingiu também Davi a sua; e subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.
Salmos 68:12 Reis de exércitos fugiram à pressa; e aquela que ficava em casa repartia os despojos.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de I Samuel Capítulo 30 do versículo 1 até o 31
  • Davi e os Amalequitas (1Sm 30:1-31)
  • O retorno de Davi a Ziclague, onde ele e seus homens haviam feito seu quartel-general, foi tanto oportuno como trágico. Enquanto os homens marchavam para o norte com Aquis, os amalequitas do sul invadiram aquela região, capturaram e queimaram Ziclague, e levaram as mulheres e crianças cativas, que sem dúvida alguma seriam des-tinadas a uma escravidão pior que a morte (1-3). A dor dos homens consternados era grande e eles choraram, até que neles não houve mais força para chorar (4). Apesar da própria família de Davi ter sido levada (5), seus homens acrescentaram à sua angústia os murmúrios e uma rebelião revoltosa (6). Davi se esforçou no Senhor, seu Deus (6), "fortaleceu-se", "se reanimou" — ou como na versão Berkeley, "apoiou-se no Senhor seu Deus".

    Por intermédio de Abiatar, o sacerdote (7), com o éfode sagrado, consultou Davi ao Senhor (8) se deveria ou não perseguir os criminosos. Com a certeza de que ele alcançaria o grupo que atacara a cidade e recuperaria tudo o que fora tomado, Davi e seus homens chegaram ao ribeiro de Besor (9), ao sul de Ziclague. Este provavelmen-te deve ser identificado com o atual Uádi Ghazzeh, que nasce perto de Berseba, a sudeste de Ziclague, e deságua no Mediterrâneo a sudoeste de Gaza. Duzentos homens da com-panhia estavam tão exaustos que não podiam ir mais além; então a companhia foi divi-dida — em parte por prudência e necessidade — e 400 continuaram a perseguição (10).

    Os versículos 1:10 dão algumas sugestões valiosas "sobre como lidar com o desâni-mo", pois Davi se esforçou no Senhor, seu Deus, 6, uma chave para a profundidade de seu abatimento. (1) As causas do desânimo são: (a) aflição e perda, 1-3; (b) a dor e a tristeza que vêm dos golpes inesperados da vida, 4; e (c) a imcompreensão de companhei-ros íntimos quando se dá o melhor de si, 6. (2) A cura para o desânimo é encontrada em: (a) buscar a Deus em oração, 7,8; (b) ação resoluta, 9,10; e (c) acima de tudo, forte apoio do Senhor Deus.

    Davi e seus homens logo acharam um homem egípcio, quase inconsciente no campo (11), doente e sem alimento ou água por três dias. Os israelitas o reanimaram, e souberam que ele era um servo (13) — literalmente, escravo — de um senhor amalequita. Ele contou: Nós demos com ímpeto para a banda do sul dos queretitas, e para a banda de Judá, e para a banda do sul de Calebe e puse-mos fogo a Ziclague (14). Em todos os territórios que faziam fronteira com o sul do Neguebe, a terra deserta entre o sul do mar Morto e o Mediterrâneo. Perguntado se poderia conduzir Davi até o grupo de ataque, o jovem egípcio concordou desde que lhe fosse concedida imunidade e proteção (15).

    Davi e seus homens encontraram os inimigos desguarnecidos, ocupados em uma festa e na embriaguez por causa da grande quantidade de despojos que haviam trazido da terra dos filisteus e da terra de Judá (16). A destruição da companhia dos amalequitas foi completa, exceto dos 400 jovens que formavam uma corporação que mon-tava camelos e que conseguiram fugir para o deserto (17). Todos os cativos e os bens pessoais dos israelitas foram recuperados, além dos despojos da guerra — Este é o des-pojo de Davi (20) — que conquistara de outras vítimas do ataque amalequita (18-20).

    Ao retornar ao posto avançado no ribeiro de Besor, alguns dos 400 homens de Davi -descritos como maus e filhos de Belial (22) — opuseram-se a dividir os despojos com aqueles que foram deixados para trás. Filhos de Belial, cf. 1.16, comentário. Davi, porém, recusou a sugestão de que eles fossem menosprezados, reconheceu que Deus havia dado a vitória e estabeleceu o princípio de que a parte dos que desceram à peleja, será tal qual a dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão (24) ; ou seja, deveriam dividir os despojos com igualdade. Este conceito fora apresentado em Números 31:27 e tornou-se uma regra constante desde aquele dia em diante (25). Do despojo tomado dos amalequitas, Davi enviou presentes para os líderes em Judá, que, sem dúvida alguma, o haviam tratado amigavelmente em diversas ocasiões. Estes eram os lugares em que andara Davi, ele e os seus homens (31). Todos os lugares mencionados eram cidades em Judá, e este ato de consideração e generosidade sem dúvi-da ajudou a pavimentar o caminho para que ele logo se tornasse rei de Judá.

    "Dividir e dividir Igualmente" é o assunto dos vv 21-25. Princípios que podem ser listados aqui: (1) Nem todos podem estar na linha de frente, 21; (2) Manter o acampamento base é importante, a despeito das reações que isto desperta, 22; (3) A generosidade e a bonda-de de Deus ordenam um tratamento justo para com todos, 23. Para variar a figura, podemos concluir que não só Paulo "que planta" e Apoio "que rega", mas aqueles que preparam a terra e fornecem a semente, também se regozijam pela colheita que Deus concede 1Co 3:6-9).


    Champlin

    Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestante
    Champlin - Comentários de I Samuel Capítulo 30 versículo 24
    Este v. evoca o costume de deixar um grupo de homens cuidando da bagagem (conforme 1Sm 25:13). Depois da vitória, também lhes correspondia uma parte dos despojos de guerra (conforme Nu 31:26-27; Js 22:8).

    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de I Samuel Capítulo 30 do versículo 1 até o 31
    *

    30:1

    Ziclague. Ver nota em 27.6.

    amalequitas tinham dado com ímpeto. Ver notas em 15.2, 8. Tendo sido as vítimas das incursões vitoriosas de Davi (27.8), os amalequitas aproveitaram a ausência de Davi de Ziclague para retaliarem.

    o Sul.

    Ver nota em 27.10.

    * 30:2

    a ninguém mataram. É evidência notável da proteção providencial que o Senhor dera a Davi (v. 19; 26.12), cuja própria prática tinha sido bem diferente (27.9).

    * 30:3

    suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Essa virada dos eventos deve ter causado consternação excepcional, porque era a solicitude pela segurança das famílias que desde o início deve ter motivado a retirada de Davi e seus homens ao território dos filisteus (27.1, nota).

    * 30:6

    Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus. Ver nota em 23.16.

    * 30:7

    Abiatar a trouxe. Ver nota em 22.20.

    * 30:9

    ribeiro de Besor. Ribeiros da estação chuvosa da vizinhança de Berseba e do sul convergem para o ribeiro de Besor, que corre para o noroeste até desembocar no mar Mediterrâneo. Davi e seus homens devem ter chegado à ravina uns 20 km ao sul de Ziclague.

    * 30:10

    cansados. Sua exaustão não é de se estranhar depois de uma marcha de mais de 96 km a partir de Afeque (29.1-11) até ao ribeiro de Besor.

    * 30:14

    a banda do sul dos queretitas. Os queretitas provinham provavelmente de Creta. São freqüentemente mencionados com os filisteus (Ez 25:16; Sf 2:5). Os "quereteus e peleteus" serviam sob o comando de Benaia, filho de Joiada, como tropas profissionais leais a Davi (2Sm 8:18; 15:18; 20:7, 23) e, pelo menos durante algum tempo, também a Salomão (1Rs 1:44). Que formavam o "guarda real" deduz-se de 2 Samuel 23.20, 23.

    a banda do sul de Calebe. Calebe, filho de Jefoné, é mencionado pela primeira vez em Nm 13:6 como um dos espias escolhidos para fazer um reconhecimento da terra de Canaã. É elogiado em Nm 14:24 como quem "perseverou" em seguir ao Senhor e que, portanto, receberia uma herança na Terra Prometida. Sua herança incluía Hebrom (Js 14:13, 14; Jz 1:20).

    * 30:19

    Não lhes faltou coisa alguma. Essa é mais uma prova marcante de como o Senhor vigiava com solicitude a situação de Davi (v. 2, nota).

    * 30:21

    ribeiro Besor. Ver nota no v. 9.

    * 30:22

    filhos de Belial. Ver nota em 2.12, onde é usada a mesma expressão hebraica.

    * 30:23

    o que nos deu o SENHOR. Davi reconhece que o salvamento bem-sucedido não foi obra dele mesmo, mas do Senhor (vs. 2, 19 e notas). Foi por isso que rejeitou a idéia de que as tropas na linha da frente têm o direito a mais despojos do que aqueles que permaneceram na retaguarda.

    * 30:26

    despojo aos anciãos de Judá. Provavelmente estivesse agradecendo a eles pela ajuda que lhes deram na sua fuga de Saul (v. 31). Entretanto também foi nessa região que Davi foi primeiramente reconhecido oficialmente como rei (2Sm 2:1-4).

    * 30.27-31

    Conforme diz o v. 31, essas cidades estavam dentro do alcance das peregrinações de Davi como fugitivo. Todas elas ficam no sul de Judá. Essa Betel (v.27), por exemplo, não deve ser confundida com a cidade mais ao norte, de mesmo nome (7.16, nota).


    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de I Samuel Capítulo 30 do versículo 1 até o 31
    30:6 Ao enfrentar-se à tragédia de ter perdido a suas famílias, os soldados do Davi começaram a voltar-se contra ele e inclusive até chegaram a falar de matá-lo. Em vez de planejar um resgate, procuraram a alguém que culpar. Mas Davi encontrou sua fortaleza em Deus e começou a procurar uma solução, e não um cabrito expiatório. Quando se em frente com problemas, recorde que não ajuda em nada procurar a quem culpar nem criticar. Em seu lugar, considere como pode ajudar a encontrar uma solução.

    30:7 Davi não podia ir ao tabernáculo a lhe pedir ao Senhor que o guiasse porque estava em território do Saul. Daí que pedisse o efod, o único objeto relacionado com o tabernáculo que possuía. Na presença do sacerdote e deste objeto sacerdotal, pediu a Deus sua direção. Quando Davi pediu o efod, pedia-lhe ao supremo sacerdote que lhe levasse o Urim e o Tumim, que se guardava em um saquito que estava unido ao efod. Solo o supremo sacerdote podia levar e utilizar o Urim e o Tumim. (se desejar mais informação sobre o efod e seu conteúdo, veja-a nota a Ex 39:1-21.)

    30.11-15 Os amalecitas deixaram cruelmente a este escravo para que morrera, mas Deus o usou para guiar ao Davi e a seus homens ao acampamento amalecita. Davi e seus homens trataram ao jovem com bondade e ele respondeu a esta bondade guiando-os ao inimigo. Trate aos que encontre com respeito e dignidade sem importar quão insignificantes pareçam ser. Nunca saberá como Deus os usará para ajudá-lo ou para persegui-lo, dependendo de como lhes responda.

    30:24, 25 Davi decretou uma lei para que os que guardassem a bagagem ou provisões se tratassem igual aos que lutavam na batalha. Na atualidade se requer de várias pessoas para proporcionar os serviços de apoio necessários para cada um dos soldados em batalha. Na igreja e em outras organizações, devemos tratar a quem dá serviços de apoio da mesma maneira que aos que estão na primeira linha. Sem contadores, secretárias, professores, nem administradores, os que estão no ministério público não levariam a cabo seu trabalho. Está na linha do frente? Não se esqueça de quem o apóia. Está no grupo de apoio? Esteja consciente de que seu posto, mesmo que seja um pouco menos encantador ou entusiasta, é vital para o trabalho de todo o grupo.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de I Samuel Capítulo 30 do versículo 1 até o 31

    C. os filisteus em Afeque (


    Wiersbe

    Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista
    Wiersbe - Comentários de I Samuel Capítulo 30 do versículo 1 até o 31
    Luz e trevas (27—30)

    Os capítulos 27:29-30 tratam das vitórias de Davi quando este busca a mente do Senhor, e o capítulo 28 registra a terrível derrota de Saul quando procura auxílio na casa de uma médium. Davi nem sempre an-dou na vontade do Senhor, pois pa-rece que sua fé lhe falta quando volta para Gate, a fim de viver sob a pro-teção do inimigo (cap. 27). Ele teve problemas em Gate anteriormente (21:10-15), mas agora liderava 600 homens e teve uma recepção muito melhor. Contudo, a jornada de Davi em território inimigo forçou-o a mentir para o rei (27:10-12), e Davi, quando os filisteus se ajuntaram (29:1), quase foi forçado a lutar con-tra seu próprio povo! Sempre temos problemas quando nos curvamos à sabedoria da carne. Apenas a graça de Deus impediu Davi de ter de ma-tar seu próprio povo.

    E notável o contraste entre os capítulos 28e30: Saul afastara-se do Senhor e, por isso, não tinha orien-tação divina (28:6), enquanto Davi olhava para o Senhor em busca de coragem e de orientação (30:6-9). "Buscai o Senhor enquanto se pode achar" (Is 55:6), é uma advertência à qual Saul não prestou atenção. Deus capacitou Davi não apenas para re-conquistar todas suas posses e seu povo, mas também para reunir o despojo colecionado pelo inimigo. Apreciamos o espírito gracioso dele em compartilhar os despojos com todos os que permaneceram ao lado dos suprimentos, como também sua benevolência em enviar presentes aos anciãos de Judá. Provavelmen-te, suas ações posteriores também tiveram um cunho político.

    O quadro é bastante distinto quando vemos Saul em sua visita noturna à casa da médium (cap. 28). Samuel morrera, mas Saul, mesmo enquanto aquele estava vivo, não gostava do ministério desse homem de Deus. É muito triste quando as pessoas desco-brem tarde demais os verdadeiros amigos. Saul tão desnorteado es-tava que foi visitar uma médium, e isso era proibido pela Lei. É alar-mante o ponto a que as pessoas chegam quando viram as costas ao Senhor. Têm havido vários de-bates em relação à possível apa-rição de Samuel no episódio da médium de En-Dor. Contudo, cer-tamente, o espírito que se apre-sentou ali não era o de Samuel, pois Deus não agiria em desacor-do com a sua própria Lei. A necro- mancia era uma prática expressa-mente proibida na Lei. Quem a infringisse era réu de morte (Lv 1:9:31;20:6,27). Quando ocorre a separação definitiva de Samuel e Saul (1Sm 15:35; 1Sm 1:6:1), vemos que o rei nunca mais se encontra com Samuel, porque Deus havia rejei-tado Saul. Por isso não mais falara com ele. Assim, em 1Sm 28:6, quando Saul consulta ao Senhor, Ele não lhe responde nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Logo, Deus também não lhe respondería enviando o espí-rito de Samuel. Não há nenhum caso na Bíblia em que o espírito de um morto volte para comuni-car qualquer mensagem da parte do Senhor. Isso é claramente dito por Jesus emLc 16:19-42, na parábola sobre o rico e Lázaro.

    É inimaginável que o rei Saul, um homem escolhido por Deus, sequer participasse em uma obra tão pecaminosa, contudo o registro está lá — "Aquele, pois, que pen-sa estar em pé veja que não caia" (1Co 10:12). Saul caminhava nas trevas, não na luz; ele disfarçou-se (embora, na verdade, mostrasse seu verdadeiro caráter); permitiu que uma mulher quebrasse a Lei; trouxe vergonha e derrota para sua nação, seu exército, sua família e para si mesmo.


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de I Samuel Capítulo 30 do versículo 1 até o 31
    30.1 Terceiro dia. Davi gastou na sua volta três dias, em que percorreu uns 128 km. Estava fora de Ziclague havia já uns dez dias. E gastou um dia com os preparativos para a nova expedição contra os amalequitas.

    30.2 Os prisioneiros seriam vendidos como escravos aos povos vizinhos, principalmente aos egípcios.
    30.9 Ribeiro de Besor. No interior do Neguebe e servia como linha divisória entre as terras cultivadas ao norte e o deserto ao sul.

    30.10 Cansados. O segredo das vitórias de Davi estava nas suas ações fulminantes. Os 200 homens, entretanto; tiveram a sua ocupação - guardar a retaguarda e tomar conta da bagagem para que os outros pudessem agir desembaraçadamente. Já havia transcorrido dois dias.

    30.13 Três dias. Os amalequitas estavam na frente de Davi, ainda por três dias. Gastou cinco dias para alcançá-los.

    30.17 Feriu-os Davi. O ataque foi inesperado, noturno e terminou rapidamente. Para cuidar dos prisioneiros e recolher o despojo de guerra levou um dia, até à tarde do dia seguinte. Na volta gastou mais uns oito dias.

    30.24 Receberão artes iguais. Davi, conhecendo a lei mosaica (Nu 31:27-4), manda repartir o despojo igualmente entre todos (Js 22:8). Reavivou assim um preceito esquecido e para ser observado daí por diante.

    30.25 A frase: em Israel, até ao dia de hoje, indica, que o autor desta crônica vivera no tempo do Reino Unido. Para alguns, foi Abiatar, o sumo sacerdote, que assistira a esses fatos de perto. O nome Israel refere-se à nação inteira (Gn 35:10-11; 36:31).

    30:26-31 Todas as cidades mencionadas aqui, acham-se no Neguebe. Davi, embora estivesse no exílio e sob suserania filistéia, repartiu o despojo de guerra entre os anciãos de Judá, para agradecer-lhes a hospitalidade e mostrar que, no futuro, quando fosse constituído rei sobre Israel, a distribuição poderia repetir-se para a alegria de todos. • N. Hom. "O tino político de Davi". Usou três princípios socio-psicológicos para impor-se como rei:
    1) O princípio de dar (At 20:35), que é uma virtude e graça (2Co 8:1) ao mesmo tempo;
    2) O princípio de agradar (Gn 33:10-11), que é um meio de ganhar a simpatia;
    3) O princípio de impressionar (26), como guerreiro capaz e senhor de ricas presas, que é um recurso de impor-se.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de I Samuel Capítulo 30 do versículo 1 até o 31
    d) Davi marcha contra os amalequitas (30:1-31)
    v. 1-10. Assim, Davi retomou a Ziclague e descobriu que a cidade havia sido saqueada e que os seus habitantes haviam sido levados cativos (incluindo as suas duas esposas) pelos amalequitas, que tinham se aproveitado da ausência dos filisteus. O efeito sobre os guerreiros que estavam retornando foi devastador; os homens, amargurados (v. 6), colocaram a responsabilidade sobre Davi. Mas, com ele, desgraças naturais logo eram motivo para iniciar uma ação: Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, seu Deus (v. 6). Ordenou a Abiatar que trouxesse o manto sacerdotal e consultou para ver se deveria e teria condições de ser bem-sucedido na perseguição ao inimigo. Depois de receber uma resposta favorável, ele partiu com os seus 600 homens. No ribeiro de Besor, “um terço dos homens de Davi está exausto e não consegue continuar a perseguição, uma condição de forma alguma surpreendente, se tinham acabado de percorrer aproximadamente 130 quilômetros de Afeque para Zicla-gue em três dias” (A. R. S. Kennedy, p. 184).

    v. 11-20. Ao continuarem a marcha, os homens de Davi capturaram um egípcio no campo (v. 11), que estava abatido, pois tinha ficado três dias e três noites sem comer e sem beber (v. 12). Eles lhe deram de comer e o interrogaram. Ele lhes contou de um ataque contra o Neguebe dos queretitas, o território que pertence a Judá e o Neguebe de Calebe e — pior do que tudo aos ouvidos de Davi e dos seus homens — incendiamos a ádade de Ziclague (v. 14). O Neguebe (v. Driver, Notes, acerca Dt 27:10, p. 212, também p.
    223) é na verdade “a região seca”, e é assim usado em geral para se referir ao Sul. Os queretitas provavelmente eram uma subtribo dos filisteus; o nome provavelmente está associado a Greta (Gaftor), onde se originaram os filisteus. O Neguebe de Calebe, mencionado somente aqui (mas v. Js 16.19), é claramente o lar do clã de Calebe, ao qual pertencia Nabal (25.3). Quando recebeu garantias de que a sua vida seria poupada, o egípcio concordou em levar Davi aos saqueadores. Quando os encontraram, os amale-quitas estavam comendo, bebendo e festejando (v.


    16) o sucesso sobre Judá e os filisteus. A chegada de Davi os tomou totalmente de surpresa; somente 400 escaparam, montados em camelos. Davi recuperou todos os prisioneiros e os despojos intactos e, além disso, capturou muitos despojos dos amalequitas. No final da investida, anunciou-se: Estes são os despojos de Davi (v. 20). Diante da sugestão de que isso soe egoísta, Kennedy (p. 185) diz: “A causa disso é um texto corrompido e incompreensível”.

    v. 21-31. A continuação da história mostra Davi agindo como juiz em relação a dois problemas. Primeiro, todos os elementos maus e vadios (v. 22) entre os seguidores de Davi queriam repartir os despojos entre eles somente, mas Davi ordenou que a parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais (v. 24). Esse precedente foi incorporado nas práticas do exército israelita: um decreto e uma ordenança para Israel, desde aquele dia até hoje (v. 25). Em segundo lugar, de volta a Ziclague, ele enviou parte dos bens às autoridades de Judá, que eram seus amigos (v. 26) em uma dezena de cidades. Ele tinha o direito de fazer isso com “os despojos de Davi” (v. 20), pois não era herem (“dedicado a Javé”), como quando Saul lutou contra Amaleque (cap. 15). Além do mais, isso poderia predispô-los a apoiar o seu reinado mais tarde.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de I Samuel Capítulo 30 do versículo 1 até o 31
    1Sm 30:1

    8. OS AMALEQUITAS, APÓS INCENDIAR ZICLAGUE, SÃO PERSEGUIDOS E DESTRUÍDOS (1Sm 30:1-9). Aproveitando-se da ausência das forças filistinas e dos homens de Davi, que se tinham retirado para o norte, os amalequitas assaltaram e pilharam o sul (isto é, o Negebe) e incendiaram Ziclague. Quando Davi retornou, encontrou a cidade em cinzas; e suas mulheres e crianças tinham sido arrebatadas para serem transformadas em escravas (1-3). Tal como em muitas outras ocasiões, Davi se esforçou (ou se fortaleceu) no Senhor seu Deus (6). Sl 18:2; Sl 27:14.

    >1Sm 30:7

    Davi dirigiu-se a Abiatar, o sacerdote, que há muito tempo estava com ele (cfr. 1Sm 22:20; 1Sm 23:6), para consultar o Urim, conforme já havia feito noutras oportunidades (exemplo, 1Sm 23:9-9). Ver anotação sobre 1Sm 28:6. A resposta é mais aguda no hebraico que nesta versão e é virtualmente: "Persegue! pois dominarás e libertarás" (8). Os queretitas (14). Ver 2Sm 8:18 nota. Os amalequitas, sabendo que o exército filisteu estava muito longe, e acreditando que Davi estava na companhia deles, entregaram-se a festejos (16). Mas, a despeito do cansaço devido a longa marcha desde Ziclague, os homens de Davi caíram sobre eles com força devastadora e os perseguiram desde a tardinha daquele dia até a tardinha do dia seguinte. Nenhum dos amalequitas escapou senão 400 jovens, montados em camelos, no que os amalequitas eram famosos (17). Davi recuperou tudo quanto os assaltantes haviam tomado, e além disso um grande despojo. Isso aparece na tradução do versículo 20, apresentada pela Vulgata e pela Septuaginta, o que aparece também nesta versão, quanto ao sentido. O despojo de Davi (20) era a parte que lhe tocava na qualidade de capitão do bando, e ele escolheu aquelas ovelhas e vacas para presentear muitos do seus amigos em Judá (26-31). O restante do vasto despojo -armas, ornamentos, jóias, dinheiro, vestes, etc. -foi eqüitativamente dividido entre os seguidores de Davi. Davi estabeleceu a regra, naquela ocasião, que diz: qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem (24). A mesma regra justa aparece igualmente em Nu 31:27 e Js 22:8. Políbio informa como os romanos observavam essa mesma lei.


    Dicionário

    Bagagem

    substantivo feminino Objetos que se levam empacotados ou em malas, em viagem, em expedição.
    Figurado Conhecimentos adquiridos: sua bagagem literária é grande.
    Fugir com armas e bagagens, desaparecer levando tudo que se tem.

    Bagagem
    1) Objetos, armas, animais e alimentos carregados por um exército em marcha (1Sm 10:22)

    2) Objetos que uma pessoa leva consigo por ocasião de viagem ou mudança (Ez 12:3-16), RA).

    Descer

    verbo intransitivo Mover-se de cima para baixo: o sol desceu.
    Baixar de nível; diminuir: as águas do rio desceram.
    Baixar de valor; cair: as apólices desceram.
    Aproximar-se do pôr do sol: o sol está descendo.
    Fazer descer; colocar no chão; apear: o vestido desceu!
    Figurado Reduzir a capacidade de: sua perspicácia nunca desce!
    verbo transitivo direto Ir ou vir de cima para baixo ao longo de: descer a escada.
    Fazer baixar; pôr embaixo; arriar: descer a bandeira.
    Dirigir-se para baixo: descer os olhos.
    Figurado Passar a ocupar um posto, uma posição inferior; decair: descer numa companhia, empresa, organização.
    verbo transitivo indireto Saltar: descer do ônibus.
    verbo bitransitivo [Informal] Golpear alguém: desceu a mão na cara dele!
    Ser o efeito, o resultado de; proceder: a pouca-vergonha desceu da monarquia aos plebeus.
    Etimologia (origem da palavra descer). Do latim descendere, descer.

    E

    conjunção Conjunção que liga palavras e orações com mesma função.
    Indica adição: pai e mãe extremosos.
    Indica oposição: falou muito, e não disse nada.
    Expressa consequência: ele não quis me ouvir e se deu mal.
    Denota inclusão: trouxe meus filhos e seus amigos.
    Gramática Repetida entre os membros de uma série, dá mais vivacidade à enumeração: a alta, e nobre, e musical prosa de Vieira.
    Gramática Indica a variação de sentidos com que nos referimos a pessoas ou coisas do mesmo nome: há amigos e amigos, interesses e interesses.
    Gramática Apresenta números compostos: mil oitocentos e vinte e dois.
    Gramática Inicia frases bíblicas sem ligação imediata com frase antecedente: E era a hora terceira quando O crucificaram.
    Gramática Atribui enfase na frase (sobretudo em interrogações e exclamações): e tu não sabias?
    substantivo masculino A quinta letra que compõe o alfabeto e sua segunda vogal: meu nome se inicia com e.
    Maneira de representar essa letra (e).
    numeral [Matemática] Número e, que corresponde ao quinto número numa série.
    Etimologia (origem da palavra e). Do latim et.

    conjunção Conjunção que liga palavras e orações com mesma função.
    Indica adição: pai e mãe extremosos.
    Indica oposição: falou muito, e não disse nada.
    Expressa consequência: ele não quis me ouvir e se deu mal.
    Denota inclusão: trouxe meus filhos e seus amigos.
    Gramática Repetida entre os membros de uma série, dá mais vivacidade à enumeração: a alta, e nobre, e musical prosa de Vieira.
    Gramática Indica a variação de sentidos com que nos referimos a pessoas ou coisas do mesmo nome: há amigos e amigos, interesses e interesses.
    Gramática Apresenta números compostos: mil oitocentos e vinte e dois.
    Gramática Inicia frases bíblicas sem ligação imediata com frase antecedente: E era a hora terceira quando O crucificaram.
    Gramática Atribui enfase na frase (sobretudo em interrogações e exclamações): e tu não sabias?
    substantivo masculino A quinta letra que compõe o alfabeto e sua segunda vogal: meu nome se inicia com e.
    Maneira de representar essa letra (e).
    numeral [Matemática] Número e, que corresponde ao quinto número numa série.
    Etimologia (origem da palavra e). Do latim et.

    Parte

    substantivo feminino Porção; qualquer parcela de um todo: parte poluída da floresta.
    Quinhão; porção atribuída a cada pessoa na divisão de algo: dividiu a herança em duas partes.
    Local; território não determinado: gosta de caminhar em toda parte.
    Lado; região ou área demarcada: a criminalidade está na parte afastada da cidade.
    Responsabilidade; tarefa a cumprir: a parte do chefe é pagar os salários.
    Cada um dos lados de um acordo ou litígio: não houve acordo entre as partes; as partes formaram uma empresa.
    Aviso; anúncio feito oral ou verbalmente: deram parte da sociedade aos familiares.
    Queixa; delação de um crime ou irregularidade: deram parte da empresa à polícia.
    [Música] Cada elemento que compõe a estrutura de uma composição: parte de uma melodia.
    Não confundir com: aparte.
    Etimologia (origem da palavra parte). Do latim pars.tis.

    Peleja

    Peleja
    1) Batalha (15:24)

    2) Briga (Gl 5:20), RC).

    peleja (ê), s. f. 1. Ato de pelejar; combate. 2. Briga, contenda, ralhos. 3. Pop. Luta pela vida, ou por algo.

    Repartir

    repartir
    v. 1. tr. dir. Fazer em partes, dividir por grupos; distribuir. 2. tr. dir. Arit. Dividir. 3. pron. Dividir-se, ramificar-se. 4. tr. dir. Dar em partilha ou por sorteio. 5. pron. Ir por diferentes partes; espalhar-se.

    Sera

    abundância

    Será

    substantivo deverbal Ação de ser; ato de se colocar num local, situação ou circunstância determinada no futuro: amanhã ele será o novo diretor.
    Ação de passar a possuir uma identidade ou qualidade intrínseca: ele será médico.
    Ação de apresentar temporariamente determinada forma, estado, condição, aspecto, tempo: um dia ele será rico; o exame será na semana que vem.
    Etimologia (origem da palavra será). Forma Der. de ser.

    substantivo deverbal Ação de ser; ato de se colocar num local, situação ou circunstância determinada no futuro: amanhã ele será o novo diretor.
    Ação de passar a possuir uma identidade ou qualidade intrínseca: ele será médico.
    Ação de apresentar temporariamente determinada forma, estado, condição, aspecto, tempo: um dia ele será rico; o exame será na semana que vem.
    Etimologia (origem da palavra será). Forma Der. de ser.

    (Heb. “abundância”). Filha de Aser, a qual, juntamente com seus irmãos, é listada entre os que desceram ao Egito com Jacó (Gn 46:17; Nm 26:46-1Cr 7:30).


    Tal

    substantivo masculino e feminino Pessoa sobre quem se fala, mas de nome ocultado: estava falando do tal que me criticou.
    Uso Informal. Quem se destaca ou expressa talento em: se achava o tal, mas não sabia nada.
    pronome Este, esse, aquele, aquilo: sempre se lembrava de tal situação; tal foi o projeto que realizamos.
    Igual; que se assemelha a; de teor análogo: em tais momentos não há nada o que fazer.
    Dado ou informação que se pretende dizer, mas que não é conhecida pelo falante: livro tal.
    Informação utilizada quando se pretende generalizar: não há como combater a pobreza em tal país.
    advérbio Assim; de determinado modo: tal se foram as oportunidades.
    Que tal? Indica que alguém pediu uma opinião: Olha o meu vestido, que tal?
    Um tal de. Expressão de desdém: apareceu aqui um tal de João.
    De tal. Substitui um sobrenome que se desconhece: José de tal.
    Etimologia (origem da palavra tal). Do latim talis.e.

    tal pron. 1. Igual, semelhante, análogo, tão bom, tão grande. 2. Este, aquele; um certo. 3. Isso, aquilo. S. .M e f. 1. Pessoa de mérito em qualquer coisa. 2. Pop. Pessoa que se julga ser a mais importante entre outras; o batuta, o notável. Adv. Assim mesmo.

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    I Samuel 30: 24 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    E quem vos daria ouvidos nesse assunto? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que permaneceram juntos à bagagem; igualmente repartirão eles entre si.
    I Samuel 30: 24 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    1010 a.C.
    H1697
    dâbâr
    דָּבָר
    discurso, palavra, fala, coisa
    (and speech)
    Substantivo
    H2088
    zeh
    זֶה
    Esse
    (This)
    Pronome
    H2505
    châlaq
    חָלַק
    dividir, compartilhar, saquear, distribuir, repartir, determinar
    (And he divided himself)
    Verbo
    H2506
    chêleq
    חֵלֶק
    porção, parcela, parte, território
    (and the portion)
    Substantivo
    H3162
    yachad
    יַחַד
    juntos
    (together)
    Substantivo
    H3381
    yârad
    יָרַד
    descer, ir para baixo, declinar, marchar abaixo, afundar
    (And came down)
    Verbo
    H3427
    yâshab
    יָשַׁב
    e morava
    (and dwelled)
    Verbo
    H3588
    kîy
    כִּי
    para que
    (that)
    Conjunção
    H3627
    kᵉlîy
    כְּלִי
    artigo, vaso, implemento, utensílio
    (jewels)
    Substantivo
    H4310
    mîy
    מִי
    Quem
    (Who)
    Pronome
    H4421
    milchâmâh
    מִלְחָמָה
    de / da guerra
    (of war)
    Substantivo
    H5921
    ʻal
    עַל
    sobre, com base em, de acordo com, por causa de, em favor de, concernente a, ao lado de,
    ([was] on)
    Prepostos
    H8085
    shâmaʻ
    שָׁמַע
    ouvir, escutar, obedecer
    (And they heard)
    Verbo


    דָּבָר


    (H1697)
    dâbâr (daw-baw')

    01697 דבר dabar

    procedente de 1696; DITAT - 399a; n m

    1. discurso, palavra, fala, coisa
      1. discurso
      2. dito, declaração
      3. palavra, palavras
      4. negócio, ocupação, atos, assunto, caso, algo, maneira (por extensão)

    זֶה


    (H2088)
    zeh (zeh)

    02088 זה zeh

    uma palavra primitiva; DITAT - 528; pron demons

    1. este, esta, isto, aqui, qual, este...aquele, esta...esta outra, tal
      1. (sozinho)
        1. este, esta, isto
        2. este...aquele, esta...esta outra, outra, outro
      2. (aposto ao subst)
        1. este, esta, isto
      3. (como predicado)
        1. este, esta, isto, tal
      4. (encliticamente)
        1. então
        2. quem, a quem
        3. como agora, o que agora
        4. o que agora
        5. pelo que
        6. eis aqui
        7. imediatamente
        8. agora, agora mesmo
      5. (poético)
        1. onde, qual, aqueles que
      6. (com prefixos)
        1. neste (lugar), então
        2. nestas condições, por este meio, com a condição que, por, através deste, por esta causa, desta maneira
        3. assim e assim
        4. como segue, coisas tais como estes, de acordo com, com efeito da mesma maneira, assim e assim
        5. daqui, portanto, por um lado...por outro lado
        6. por este motivo
        7. Apesar disso, qual, donde, como

    חָלַק


    (H2505)
    châlaq (khaw-lak')

    02505 חלק chalaq

    uma raiz primitiva; DITAT - 669; v

    1. dividir, compartilhar, saquear, distribuir, repartir, determinar
      1. (Qal)
        1. dividir, repartir
        2. determinar, distribuir
        3. determinar, conceder
        4. compartilhar
        5. dividir, saquear
      2. (Nifal)
        1. dividir-se
        2. ser dividido
        3. determinar, distribuir
      3. (Piel)
        1. dividir, repartir
        2. determinar, distribuir
        3. espalhar
      4. (Pual) ser dividido
      5. (Hifil) receber uma porção ou parte
      6. (Hitpael) dividir entre si
    2. ser liso, escorregadio, enganoso
      1. (Qal) ser liso, escorregadio
      2. (Hifil)
        1. ser lido
        2. bajular

    חֵלֶק


    (H2506)
    chêleq (khay'lek)

    02506 חלק cheleq

    procedente de 2505, grego 184 Ακελδαμα; DITAT - 669a; n m

    1. porção, parcela, parte, território
      1. porção, parcela
      2. porção, extensão, parcela (referindo-se à terra)
      3. porção de alguém, propriedade de alguém
      4. porção (escolhida)
      5. porção, recompensa (referindo-se a Deus)
    2. lisura, sedução, lisonja

    יַחַד


    (H3162)
    yachad (yakh'-ad)

    03162 יחד yachad

    procedente de 3161; DITAT - 858b; n m

    1. união, unidade adv
    2. junto, ao todo, todos juntos, igualmente

    יָרַד


    (H3381)
    yârad (yaw-rad')

    03381 ירד yarad

    uma raiz primitiva; DITAT - 909; v

    1. descer, ir para baixo, declinar, marchar abaixo, afundar
      1. (Qal)
        1. ir ou vir para baixo
        2. afundar
        3. estar prostrado
        4. descer sobre (referindo-se à revelação)
      2. (Hifil)
        1. trazer para baixo
        2. enviar para baixo
        3. tomar para baixo
        4. fazer prostrar
        5. deixar cair
      3. (Hofal)
        1. ser trazido para baixo
        2. ser derrubado

    יָשַׁב


    (H3427)
    yâshab (yaw-shab')

    03427 ישב yashab

    uma raiz primitiva; DITAT - 922; v

    1. habitar, permanecer, assentar, morar
      1. (Qal)
        1. sentar, assentar
        2. ser estabelecido
        3. permanecer, ficar
        4. habitar, ter a residência de alguém
      2. (Nifal) ser habitado
      3. (Piel) estabelecer, pôr
      4. (Hifil)
        1. levar a sentar
        2. levar a residir, estabelecer
        3. fazer habitar
        4. fazer (cidades) serem habitadas
        5. casar (dar uma habitação para)
      5. (Hofal)
        1. ser habitado
        2. fazer habitar

    כִּי


    (H3588)
    kîy (kee)

    03588 כי kiy

    uma partícula primitiva; DITAT - 976; conj

    1. que, para, porque, quando, tanto quanto, como, por causa de, mas, então, certamente, exceto, realmente, desde
      1. que
        1. sim, verdadeiramente
      2. quando (referindo-se ao tempo)
        1. quando, se, embora (com força concessiva)
      3. porque, desde (conexão causal)
      4. mas (depois da negação)
      5. isso se, caso seja, de fato se, embora que, mas se
      6. mas antes, mas
      7. exceto que
      8. somente, não obstante
      9. certamente
      10. isto é
      11. mas se
      12. embora que
      13. e ainda mais que, entretanto

    כְּלִי


    (H3627)
    kᵉlîy (kel-ee')

    03627 כלי k eliŷ

    procedente de 3615; DITAT - 982g; n m

    1. artigo, vaso, implemento, utensílio
      1. artigo, objeto (em geral)
      2. utensílio, implemento, aparato, vaso
        1. implemento (de caça ou guerra)
        2. implemento (de música)
        3. implemento, ferramenta (de trabalho)
        4. equipamento, canga (de bois)
        5. utensílios, móveis
      3. vaso, receptáculo (geral)
      4. navios (barcos) de junco

    מִי


    (H4310)
    mîy (me)

    04310 מי miy

    um pronome interrogativo de pessoas, assim como 4100 é de coisas, quem? (ocasionalmente, numa expressão peculiar, também usado para coisas; DITAT - 1189; pron interr

    1) quem?, de quem?, seria este, qualquer um, quem quer que


    מִלְחָמָה


    (H4421)
    milchâmâh (mil-khaw-maw')

    04421 מלחמה milchamah

    procedente de 3898 (no sentido de luta); DITAT - 1104c; n f

    1. batalha, guerra

    עַל


    (H5921)
    ʻal (al)

    05921 על ̀al

    via de regra, o mesmo que 5920 usado como uma preposição (no sing. ou pl. freqüentemente com prefixo, ou como conjunção com uma partícula que lhe segue); DITAT - 1624p; prep

    1. sobre, com base em, de acordo com, por causa de, em favor de, concernente a, ao lado de, em adição a, junto com, além de, acima, por cima, por, em direção a, para, contra
      1. sobre, com base em, pela razão de, por causa de, de acordo com, portanto, em favor de, por isso, a respeito de, para, com, a despeito de, em oposição a, concernente a, quanto a, considerando
      2. acima, além, por cima (referindo-se a excesso)
      3. acima, por cima (referindo-se a elevação ou preeminência)
      4. sobre, para, acima de, em, em adição a, junto com, com (referindo-se a adição)
      5. sobre (referindo-se a suspensão ou extensão)
      6. por, adjacente, próximo, perto, sobre, ao redor (referindo-se a contiguidade ou proximidade)
      7. abaixo sobre, sobre, por cima, de, acima de, pronto a, em relacão a, para, contra (com verbos de movimento)
      8. para (como um dativo) conj
    2. por causa de, porque, enquanto não, embora

    שָׁמַע


    (H8085)
    shâmaʻ (shaw-mah')

    08085 שמע shama ̀

    uma raiz primitiva; DITAT - 2412, 2412a v.

    1. ouvir, escutar, obedecer
      1. (Qal)
        1. ouvir (perceber pelo ouvido)
        2. ouvir a respeito de
        3. ouvir (ter a faculdade da audição)
        4. ouvir com atenção ou interesse, escutar a
        5. compreender (uma língua)
        6. ouvir (referindo-se a casos judiciais)
        7. ouvir, dar atenção
          1. consentir, concordar
          2. atender solicitação
        8. escutar a, conceder a
        9. obedecer, ser obediente
      2. (Nifal)
        1. ser ouvido (referindo-se a voz ou som)
        2. ter ouvido a respeito de
        3. ser considerado, ser obedecido
      3. (Piel) fazer ouvir, chamar para ouvir, convocar
      4. (Hifil)
        1. fazer ouvir, contar, proclamar, emitir um som
        2. soar alto (termo musical)
        3. fazer proclamação, convocar
        4. levar a ser ouvido n. m.
    2. som