Enciclopédia de Salmos 138:1-1

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 138: 1

Versão Versículo
ARA Render-te-ei graças, Senhor, de todo o meu coração; na presença dos poderosos te cantarei louvores.
ARC EU te louvarei, Senhor, de todo o meu coração: na presença dos deuses a ti cantarei louvores.
TB Graças te darei de todo o meu coração;
HSB לְדָוִ֨ד ׀ אוֹדְךָ֥ בְכָל־ לִבִּ֑י נֶ֖גֶד אֱלֹהִ֣ים אֲזַמְּרֶֽךָּ׃
BKJ Eu te louvarei com todo o meu coração; diante dos deuses eu cantarei louvores a ti.
LTT ‹Salmo de Davi.› Eu Te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses salmodiarei ① a Ti.
BJ2 De Davi. Eu te celebro, Iahweh, de todo o coração, pois ouviste as palavras de minha boca.[o] Na presença dos anjos[p] eu canto a ti,
VULG In finem, psalmus David. Domine, probasti me, et cognovisti me ;

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 138:1

Êxodo 22:28 Os juízes não amaldiçoarás e o príncipe dentre o teu povo não maldirás.
Salmos 9:1 Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
Salmos 82:1 Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.
Salmos 82:6 Eu disse: Vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo.
Salmos 86:12 Louvar-te-ei, Senhor, Deus meu, com todo o meu coração e glorificarei o teu nome para sempre.
Salmos 95:3 Porque o Senhor é Deus grande e Rei grande acima de todos os deuses.
Salmos 96:4 Porque grande é o Senhor e digno de louvor, mais tremendo do que todos os deuses.
Salmos 103:1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Salmos 111:1 Louvai ao Senhor! Louvarei ao Senhor de todo o coração, na assembleia dos justos e na congregação.
Salmos 119:46 Também falarei dos teus testemunhos perante os reis e não me envergonharei.
João 10:34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
Atos 23:5 E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.
I Coríntios 14:15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
Efésios 5:19 falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,
Hebreus 1:14 Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Notas de rodapé da LTT

As notas de rodapé presentes na Bíblia versão LTT, Bíblia Literal do Texto Tradicional, são explicações adicionais fornecidas pelos tradutores para ajudar os leitores a entender melhor o texto bíblico. Essas notas são baseadas em referências bíblicas, históricas e linguísticas, bem como em outros estudos teológicos e literários, a fim de fornecer um contexto mais preciso e uma interpretação mais fiel ao texto original. As notas de rodapé são uma ferramenta útil para estudiosos da Bíblia e para qualquer pessoa que queira compreender melhor o significado e a mensagem das Escrituras Sagradas.
 ①

salmodiar = louvar com a voz e dedilhar cordas, uma de cada vez, com os dedos.


Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita


Geraldo Lemos Neto Wanda Amorim Joviano

sl 138:1
Deus Conosco

Categoria: Livro Espírita
Capítulo: 288
Francisco Cândido Xavier
Emmanuel
Geraldo Lemos Neto Wanda Amorim Joviano

31/12/1948


Meus amigos, que as forças divinas nos concedam a sua bênção. Associando-me aos votos do irmão Arthur, trago-vos o nosso abraço de boas-vindas no regresso ao abençoado lar. Presentes se encontram conosco os amigos Humberto de Campos, que vos agradece a visita à mãezinha inesquecível, cumprimentando-vos alegremente. Promete trazer na semana próxima o nome do livro novo, já concluído, manifestando-vos o seu reconhecimento pela colaboração habitual, a fim de que o serviço seja, logo após, enviado à fonte difusora. E o amigo Fred Figner abraça-vos, desejando-vos Boas Festas, com um 1949 muito feliz! Sentindo-me confortado por transmitir-vos semelhantes recados, ofereço-vos, como , o Sl 138:1, na tradução do Padre Matos,  em louvor ao Poder que nos conduziu e vos trouxe, em nos referindo à jornada de milhares de quilômetros que acabam de realizar. O Senhor nos abençoe a todos. Vosso amigo e servo humilde,




Nota da Organizadora: O salmo mencionado, constante do livro Eclesiástico, , é o seguinte: “(…) Salmo CXXXVII 1-8 — Ação de graças: (…) Do mesmo David. Eu glorificarei a ti, Senhor, de todo o meu coração porque ouviste as palavras da minha boca. Em presença dos anjos te cantei salmos; | eu te adorarei no teu santo templo e glorificarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, porque engrandeceste sobre tudo o teu santo nome. | Em qualquer dia que te invocar, ouve-me; tu aumentarás a fortaleza na minha alma. | Louvem-te, Senhor, todos os reis da Terra, porque ouviram todas as palavras da tua boca. | E cantem os caminhos (o proceder) do Senhor, porque a glória do Senhor é grande. | Porque, sendo o Senhor excelso (como é), todavia olha para as coisas humildes e conhece de longe as coisas altas. | Se eu andar no meio da tribulação (ó Senhor), tu me darás a vida, porque estendeste a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua direita me salvou. | O Senhor tomará a minha defesa. Senhor, a tua misericórdia é eterna; não desprezes as obras das tuas mãos. (…)”.



Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 138 do versículo 1 até o 8
SALMO 138: UM SALMO DE AÇÕES DE GRAÇA, 138:1-8

Este é o primeiro de uma série de oito salmos cujos títulos ou sobrescritos atribuem a autoria a Davi. Embora geralmente seja considerado pós-exílico, realmente não existe nenhum motivo convincente para não aceitarmos o argumento de Alexander de que es-ses salmos são "provavelmente os últimos escritos por Davi, um tipo de comentário acer-ca da grande promessa messiânica em II Samuel 7"." Este salmo é puramente de ações de graça e expressa a gratidão do poeta pela promessa de Deus (2), sua piedade (3a), seu poder (3b), sua proteção (7) e sua persistência (8).96

  1. Louvor pela Palavra e pelo Nome de Deus (138:1-3)

O salmista está determinado a expressar o louvor a Deus de todo o seu coração (1). Não existem limitações ou restrições em sua mente no que tange à preciosidade do seu Senhor. Na presença dos deuses não é um reconhecimento do politeísmo (a adora-ção de muitos deuses), mas uma tradução literal da palavra hebraica que pode ser apli-cada a quaisquer seres sobrenaturais ou mesmo a homens de posição ou poder elevado (cf.comentário em 82.1). Ninguém é elevado demais para ouvir o canto de louvor do poeta. Inclinar-me-ei para o teu santo templo (2; ou: "Voltado para o teu santo tem-plo", NVI) indica um costume judeu mencionado na oração de dedicação de Salomão (2 Cr 6,20) e era a prática de Daniel (Dn 6:10). O Templo era a representação visível da presença de Deus entre o seu povo e, como tal, recebeu respeito especial dos devotos.

Engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome traduz uma ordem de palavras hebraicas um tanto ambíguas, que significa literalmente: "Engrandeceste acima de todo o teu nome a tua palavra". Percebendo uma dificuldade em afirmar que qualquer coisa pudesse ser enaltecida acima do nome do Senhor, o que comumente significa sua natu-reza, diversos comentaristas traduzem essa expressão da seguinte forma: "Pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra" (NVI) ; ou: "pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra" (ARA). Associar a Palavra com o nome do Senhor é dar a maior honra possível a ela. O salmista se regozija na resposta imediata que o Senhor dá. Quaisquer que sejam as circunstâncias externas, Deus fortalece a sua alma (3; cf. Ef 3:16).

  1. Louvor pelo Governo Soberano de Deus (138:4-6)

O Senhor é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores (cf. Ap 17:14-19.16), e quando eles ouvem falar das suas obras maravilhosas a favor do seu povo, todos os reis da terra o louvarão (4). Cantarão os caminhos do SENHOR (5) também pode ser entendido como: "Celebrarão os feitos do Senhor" (NVI). A majestade excelsa de Deus não o impede de atentar para o humilde (6), isto é, olhar para os humildes. O soberbo conhece-o (reconhece a sua natureza) de longe — eles não podem escapar do seu olho onisciente.

  1. Louvor pelo Auxílio de Deus na Angústia (138:7-8)

Os últimos versículos expressam a convicção do salmista de que o Senhor estará com ele no meio da dificuldade e da oposição. Quando andava no meio da angústia (7), o salmista reconheceu que o Senhor estava com ele para vivificá-lo — para dar a ele uma vida renovada, ou como interpreta a NVI: "tu me preservas a vida". Deus o defenderá contra seus inimigos. O SENHOR aperfeiçoará o que me concerne (8) é melhor tradu-zido como: "O Senhor cumprirá as suas promessas e seu propósito para comigo"." Não desampares as obras das tuas mãos, isto é, as obras iniciadas a favor do salmista e do seu povo. O que Deus começou Ele completará.


Champlin

Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestante
Champlin - Comentários de Salmos Capítulo 138 versículo 1
Cântico de ações de graças ao SENHOR, que sempre leva a bom termo a obra começada (conforme v. 8).Sl 138:1 Na presença dos poderosos:
É possível que esta expressão se refira aos seres superiores que estão a serviço de Deus e formam a corte divina no céu. Conforme 1:6; 2:1; Sl 82:1; Sl 89:5-7.

Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 138 do versículo 1 até o 8
*

Sl 138

Os próximos oito salmos são atribuídos a Davi.

* 138:1

na presença dos poderosos. Ver a introdução a Sl 82.

* 138:3

clamei, tu me acudiste. Essa era a força motivadora por detrás das ações de graça de Davi. Deus responde às orações.

* 138:4

todos os reis da terra. Davi sabia que seu louvor individual era indigno da grandeza de Deus. Ele imaginou todos os governantes do mundo invocando o Senhor. Isso nunca aconteceu durante o período do Antigo Testamento; se houve algo foi a oposição dos reis da terra a Deus (Sl 2 e 48). Após a vinda de Cristo, o evangelho foi propalado a todas as nações (nota sobre 133:Título). No fim, porém, durante o estado eterno, todos os reis da terra trarão sua glória à Nova Jerusalém (Ap 21:24).

* 138:6

atenta para os humildes. Deus cuida deles e satisfaz os mesmos em suas necessidades.

* 138:7

em meio à tribulação. Essa tribulação é geral, capacitando os adoradores posteriores a aplicarem facilmente esse pensamento às suas próprias condições.

a tua destra. Ver Sl 74:11.

* 138:8

a tua misericórdia. Ver o v. 2.


Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 138 do versículo 1 até o 8
138:1 "diante dos deuses" pode significar "na presença de seres celestiales subordinados (anjos)" ou o mais provável é que esteja ridicularizando aos reis ou deuses das nações pagãs. Deus é o ser supremo de toda a terra.

138.1-3 A ação de obrigado deve ser parte integral de nosso louvor a Deus. Este tema se entretece ao longo dos salmos. Quando agradecemos a Deus as bênções materiais e espirituais, também devemos lhe dar obrigado por responder nossa oração. Recorda quando pediu a Deus seu amparo, força, consolo, paciência, amor e outras necessidades especiais e O as concedeu? Não pense que Deus sempre vai dar tudo o que quer, nem a lhe conceder tudo o que peça.

138:8 Todos sonhamos e fazemos planos para o futuro. Trabalhamos arduamente para ver que esses sonhos e planos se voltem realidade. Mas para fazer o melhor desta vida, devemos incluir os planos de Deus nos nossos. Solo Sabe o melhor para nós. Só Deus pode cumprir seu propósito em nós. Quando fizer planos e sonhe, fale com Deus a respeito deles.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 138 do versículo 1 até o 8
SALMO 138

Tema: Reis e da Palavra

Alguns manuscritos Septuaginta adicionar as palavras "de Ageu e Zacarias," ou simplesmente "Zacarias", para a atribuição de Davi. Isso pode significar que um salmo precoce de Davi foi adaptado para os tempos pós-exílio.

I. MOTIVO amplo para louvor (Sl 138:1-3.)

1 eu te darei graças com todo o meu coração:

Antes que os deuses te cantarei louvores a ti.

2 Vou adorar para o teu santo templo,

E dou graças ao teu nome pela tua benignidade e em tua verdade:

Para tens engrandecido a tua palavra acima de tudo o teu nome.

3 No dia em que eu chamei tu me respondeste,

Tu me incentivar a força de minha alma.

Sem a inicial "Louvai ao Senhor", a declaração de abertura é o mesmo que o Salmo 111:1 , e carrega a mesma intenção de dar ... obrigado com todos os poderes e capacidades que a personalidade possui. Isso é essencialmente o significado de todo o coração. A determinação para cantar louvores na presença de pagãos deuses , para ser entendido tanto como ídolos nos templos ou em santuários, ou como altos funcionários do governo que encarnava poderes divinos, tem um tom evangelístico forte . O salmista não tinha vergonha de sua fé, e ele não tinha medo de que os outros saibam sobre a maravilha de servir ao Deus verdadeiro.

O poeta exilado virou o rosto para a direção do templo sagrado , que então estava em ruínas. Isso fez pouca diferença, pois Jerusalém era a cidade onde Deus havia se reunido com o Seu povo. Parecia apropriado para honrar a Deus desta maneira, mas é digno de nota que o salmista não estava interessado em louvando o lugar como tal. Ele foi movido principalmente para exaltar o seu Deus, de quem havia recebido novas evidências de que ele era um Deus de bondade e verdade. A prova consistia em oração respondida, para o poeta tinha chamado a Deus em sua necessidade, e Deus lhe tinha dado interior força.

II. REALEZA honre a Deus (Sl 138:4-6.)

4 Todos os reis da terra te darei graças, ó Senhor,

Para eles ouviram as palavras da tua boca.

5 Sim, eles cantarão os caminhos do Senhor;

Pois grande é a glória do Senhor.

6 Pois, embora o Senhor é excelso, contudo ele atenta para o humilde;

Mas o arrogante ele conhece de longe.

A tragédia do exílio não apagou o alcance da Palavra de Deus. Tal catástrofe teria completamente desacreditada os deuses de todas as outras pessoas, e pouco teria sido ouvido falar deles mais. Mas o Deus de Israel era diferente. Ele é o Deus vivo cujo ser não depende de saber se qualquer nação ou povo em particular existe ou não. Ele ainda estava se fazer conhecido a Seus servos entre os exilados, e revelando o Seu poder de tal forma que os pagãos também foram percebendo que ele estava ativo nos assuntos humanos. Tanto Jeremias e Ezequiel testemunhou as atividades de Deus na história como corações escurecidos convincentes para reconhecer a Deus. Um grande impulso da mensagem de Daniel foi a de que o poder de Deus fez na verdade reis causa pagãos para homenagear o Deus verdadeiro.

O salmista também olhou para o futuro e viu muitos outros reis da terra que iria exaltar através do louvor do Deus Vivo, porque tinha ouvido as suas palavras e visto como Ele, o sublime Um, exibido Sua preocupação com o humilde , e demonstrar o seu autoridade para trazer o arrogante sob controle.

III. A garantia pessoal de ajuda divina (Sl 138:7-8.)

7 Embora eu ande no meio da angústia, tu me reviver;

Tu Estende a tua mão contra a ira dos meus inimigos,

E a tua destra me salvará.

8 Senhor aperfeiçoará o que me diz respeito:

A tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre;

Não abandones as obras das tuas mãos.

Pela fé, o salmista prendeu a sinceridade da preocupação de Deus para aqueles que precisam e aplicou-o à sua própria situação. Não há nenhuma evidência de que o sofrimento aqui estava mexendo reações de auto-piedade, de querer fugir da realidade, de hostilidade para com os homens ou de Deus. Este homem levantou-se a um nível mais elevado do que muitos no Antigo Testamento, e olhou com confiança a Deus para preservação no meio da angústia. Ele estava certo de que Deus viria em seu socorro quandoos inimigos atacaram. Tribulação não foi compreendido por este homem como um indício da ausência de Deus da vida humana. Ele tinha certeza de que, no meio da realidade dolorosa Deus estava trabalhando para cumprir a Sua vontade em relação a sua vida e, assim, perfeito , faça completa, sua vida.


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 138 do versículo 1 até o 8
138.1- 8 Deus chama o simples pecador, renova sua vida e leva-o a um fim vitorioso, à vida que Ele criara (Rm 8:29-45).

138.1 Só a adoração que vem do íntimo do coração é aceitável diante de Deus. Poderosos. Os grandes da terra estão acostumados a ouvir o povo cantando louvor a eles, pelo menos na sua presença, mas o salmista está pronto a testificar de Deus (conforme Jo 5:44).

138.2 A revelação da natureza divina: o nome de Deus revelado na Sua Palavra, fonte da verdade eterna que nos ilumina acerca da sua misericórdia.
138.3 No dia. A resposta à oração feita com fé é imediata, ainda que demore sua realização.

138.6 De longe. Isto significa rejeição para os soberbos, os orgulhosos que adoram a si mesmos. Os humildes apresentam corações abertos à atuação de Deus (Lc 1:51, Lc 1:52; Jc 4:6).

138.7 A ajuda de Deus é uma realidade tão concreta que o crente não perde a confiança, mesmo nas horas difíceis (116:10-13).
138.8 Deus, pela obra de Jesus Cristo, é o Autor, Mediador e Aperfeiçoador da nossa fé. Três vezes, neste versículo há promessas de imutabilidade da graça de Deus.


NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 138 do versículo 1 até o 8
Sl 138:0 - LOUVOR POR UMA ORAÇÃO ATENDIDA

Apesar das dificuldades do texto e de sua interpretação, está razoavelmente claro que esse salmo é um cântico individual de gratidão. Alguns eruditos o atribuem a um rei da linhagem davídica, enquanto outros acham que o salmista está falando em nome da comunidade pós-exílica, agradecendo a Deus a libertação do exílio.
O amor divino (v. 1-3)
O salmista está no pátio do templo com o seu rosto voltado para o edifício principal (conforme lRs 8.29). Ele está ali para expressar sua gratidão a Deus, dispondo seu coração para cantar louvores a ele. Provavelmente como um prefácio para a oferta de gratidão, ele dá testemunho de uma oração respondida e registra com gratidão a capacitação de Deus.

Ele abertamente desafia os deuses das outras nações, orgulhoso dessa prova prática da superioridade do seu próprio Deus. Javé deu uma demonstração de seu amor e fidelidade e mostrou a superioridade da sua auto-revelação (nome) e de suas promessas. Esperança universal (v. 4-6)

Ele está consciente da insuficiência da sua pequena colaboração de louvor a um Deus tão grande e tenta olhar para o tempo em que todo monarca da terra vai dobrar os joelhos em respeito e levantar a voz em louvor ao Deus de Israel, quando ouvirem a sua revelação (conforme 102.15). Esse louvor vai ser mais digno da sua majestade. O extraordinário de tudo isso é que, apesar da sua supremacia, ele é tão acessível — desde que a pessoa se aproxime dele com disposição humilde (conforme Lc 18:14). Fé pessoal (v. 7,8)

Ao olhar para o futuro, ele declara sua confiança nesse grande Deus. Ele reconhece de forma realista que ainda não passou pelo pior das angústias, mas tem a certeza de que o Deus que dá vida está por trás dele, pronto para intervir em seu favor. O salmista tem um papel no propósito geral de Deus, e ele é um Deus em que se pode confiar para que esse propósito seja atingido (conforme 57.2; Fp 1:6). Declarando até o final sua dependência de Deus, ele conclui com uma oração (conforme 32.22). Como parte da obra de Deus, ele reivindica seu cuidado contínuo (conforme Ef 2:10; 1Pe 4:19).

v. 1. deuses: possivelmente “anjos” (LXX, BJ). v. 6. reconhece: possivelmente “humilha”.


Moody

Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
Moody - Introdução ao Capítulo 107 do Livro de Salmos

LIVRO V. Salmos 107-150

O quinto livro da divisão quíntupla inclui diversas coleções menores ou grupos de salmos. Os Salmos dos Degraus (120-134) e os Salmos das Aleluias (111-113 105:117-146-150) são evidentemente os núcleos em cujo redor outros salmos foram agrupados. Antes da divisão quíntupla, havia provavelmente um arranjo triplo no qual os Livros 4 e V constituíam uma glande coleção. Um propósito litúrgico global está evidente de ponta à ponta, resultando em um profundo senso de culto público, que culmina nas palavras finais do Sl 150:1: "Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!"


Moody - Comentários de Salmos Capítulo 138 do versículo 1 até o 3

1-3. Louvor pela Força Recebida. Render-te-ei graças . . . de todo o meu coração. O salmista experimentara recente reposta às suas orações pedindo auxílio. Por causa de Deus ter concedido o dom da força espiritual, ele o adora de todo o coração. A frase, na presença dos poderosos, tem sido diversamente interpretada, porque a LXX usa anjos e o Targum, juízes. Contudo, a melhor tradução parece ser deuses por causa da referência subseqüente a todos os reis da terra. Considerando que agora eles servem seus diversos deuses, mas que no futuro adorarão o verdadeiro Deus, o salmista desafia o poder desses "deuses" (cons. Sl 95:3; Sl 96:4, Sl 96:5; Sl 97:7).


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 138 do versículo 1 até o 8
Sl 138:0, o que sugere uma revisão no período da restauração. O Sl 139:0 é tão destacado que não é fácil imaginar como poderia ter sido esquecido quando os poemas de Davi foram pela primeira vez colecionados para formar a base dos Livros 1 e II do saltério. Além disso, conta com muitas características lingüísticas de um período muito posterior. Num grau menor, o mesmo pode ser dito sobre os restantes seis salmos. Indubitavelmente todo este grupo é davídico quanto ao pensamento e, se não foram compostos originalmente por sua mão, foram então modelados nos moldes de sua obra literária. O Sl 138:0 bem pode ser considerado como um paralelo da oração de Davi, em 2Sm 7:18-10.

A estrutura deste Salmo parece ser semelhante à do Sl 135:0, isto é, uma declaração introdutória (1-2) que é subseqüentemente expandida frase por frase como segue exemplo, eu te louvarei... de todo o meu coração; a razão para esse desejo de "dar graças" ao Senhor é expressa no vers. 3. Na presença dos deuses (isto é, "na presença dos poderosos governantes") a ti cantarei louvores; o resultado seria que esses mesmos reis da terra (4) se juntarão na atribuição de louvor a Deus. Inclinar-me-ei para o teu santo templo (5), inspirado pela grandeza da glória de Deus e encorajado pelo fato que Ele atenta para os humildes (6). De maneira semelhante, a confiança do salmista, no cuidado e na proteção de Deus (7-8) parece sublinhar a atribuição de ação de graças no vers. 2. Deus, sabia o salmista, haveria de completar totalmente Seus propósitos para com ele.


Dicionário

Coração

substantivo masculino Órgão torácico, oco e muscular, que funciona como o motor central da circulação do sangue.
Figurado Parte anterior do peito em que se sente as pulsações cardíacas.
Objeto com a forma estilizada desse órgão: corrente um coração de prata.
Figurado Conjunto das faculdades emocionais; sede da afetividade; caráter, índole: tem um bom coração.
Figurado O que se traz na memória: trago seu nome gravado em meu coração.
Figurado Demonstração de afeição; amor: conquistaste meu coração.
Figurado Parte central de alguma coisa; objeto situado no centro: sua casa fica no coração da cidade.
expressão Coração duro. Coração de pedra; pessoa sem sentimentos.
Coração de leão. Grande coragem.
Coração mole. Predisposição para se comover ou se emocionar.
Coração de ouro. Generosidade, grande bondade.
Abrir o coração. Fazer confidências.
Cortar o coração. Causar grande dor ou constrangimento.
Com o coração nas mãos. Com toda a sinceridade.
De coração ou de todo o coração. Com o máximo de empenho; com toda a boa vontade; com toda a sinceridade.
Sem coração. Diz-se da pessoa insensível.
[Medicina] Coração de atleta. Hipertrofia do coração por excesso de exercício.
[Medicina] Coração artificial. Aparelho destinado a assegurar a circulação do sangue, quando necessário isolar do circuito sanguíneo do coração natural, para uma intervenção cirúrgica.
Etimologia (origem da palavra coração). Pelo espanhol corazón.

Do latim cor, cordis, que significa “coração” ou “órgão que bombeia o sangue para o corpo”.

os hebreus empregavam esta palavra no sentido de ser a sede de toda a vida mental – inteligência, vontade e emoção (Ez 13:2os 7:11Lc 8:15At 16:14).

[...] O coração, por exemplo, é o recanto por onde flui o calor suave e generoso das boas impressões que ele guarda acerca da vida e das esperanças por tempos melhores. É o espaço interior propício a que se realize sua capacidade de acolher em plenitude a lei do Amor e suas manifestações.
Referencia: ABRANCHES, Carlos Augusto• Vozes do Espírito• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - O coração é o meu templo

[...] O coração é o terreno que mais deveremos cultivar, pois é dele que nascem as forças de nossa vida. [...]
Referencia: BARCELOS, Walter• Sexo e evolução• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 5

Espontaneidade do sentimento nos nossos atos, nas idéias e em sua expressão.
Referencia: DELANNE, Gabriel• O fenômeno espírita: testemunho dos sábios• Traduzido da 5a ed• francesa por Francisco Raymundo Ewerton Quadros• 8a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - Mediunidades diversas

[...] o coração é mais do que a bomba que impulsiona o sangue por todo o organismo. Sendo o órgão fisiológico mais resistente que se conhece no ser pensante, porquanto começa a pulsar a partir do vigésimo quinto dia de vida do feto, continua em ação palpitando cem mil vezes diariamente, no que resultam quarenta milhões de vezes por ano, e quando cessa a vida se desorganiza, advindo a morte dos equipamentos orgânicos com a sua conseqüente degenerescência. A pouco e pouco, alguns cientistas dão-se conta de que ele é portador de uma energia vital, que o mantém e o impulsiona ininterruptamente. Essa energia seria permutável, podendo ser intercambiada com outros indivíduos que se beneficiariam ou não, conforme o teor de que se constitua, positiva ou negativa, cálida ou fria, estimuladora ou indiferente. Seguindo essa linha de raciocínio, estão concluindo que esse órgão é portador da faculdade de pensar, tornando afirmativa a tradicional voz do coração a que se referem poetas, escritores, artistas, amantes e... Jesus.
Referencia: FRANCO, Divaldo P• Impermanência e imortalidade• Pelo Espírito Carlos Torres Pastorino• 4a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - Cérebro e coração

Nosso coração é um templo que o Senhor edificou, a fim de habitar conosco para sempre.
Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Libertação• Pelo Espírito André Luiz• 29a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 18


Coração
1) Órgão que bombeia o sangue (Ex 28:29).

2) Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto (Gn 6:5), dos sentimentos (1Sm 1:8) e da vontade (Sl 119:2).

Coração Nos evangelhos, a palavra tem um conteúdo simbólico, servindo para designar os sentimentos (Jo 16:6.22), o íntimo da personalidade (Mt 15:8; Mc 7:6), a origem do pensamento (Mc 2:6.8; Lc 3:15) e do entendimento (Lc 24:25). Também em sentido figurado, afirma-se que o coração é o lugar das decisões morais (Mt 22:37; Mc 12:30; Lc 10:27) e, por isso, onde se opta pela fé e se acolhe Jesus (Lc 24:32) ou ainda onde acontece a incredulidade (Mc 6:52). Quem decidiu seguir Jesus tem um coração puro (Mt 5:8) e nele reina a paz (Jo 14:1.27).

Deuses

masc. pl. de deus

deus
(latim deus, dei)
nome masculino

1. Religião Ser supremo. (Com inicial maiúscula.)

2. [Religião católica] Cada um dos membros da Trindade. (Com inicial maiúscula.)

3. Religião Divindade do culto pagão ou de religião não derivada do mosaísmo.

4. Figurado Homem heróico ou de superioridade incontestável.

5. Objecto que exerce grande influência ou grande poder.


meu deus
Interjeição designativa de grande espanto, medo ou surpresa.

por deus
Interjeição designativa de juramento.

santo deus
O mesmo que meu deus.

um deus nos acuda
Situação aflitiva, confusa ou complicada.

Plural: deuses.

Louvar

verbo transitivo direto e pronominal Exaltar glórias a algo ou alguém; glorificar: louvar a Deus; o trabalho realizado pela humanista é de se louvar!
Dispensar elogios a alguém, exaltar seus méritos: louvar um poeta; o professor louvou-se ao ser premiado.
verbo transitivo direto Assumir como bendito; reconhecer a generosidade de alguém: o catolicismo louva santos.
verbo pronominal Vangloriar-se das próprias qualidades ou realizações; vangloriar-se, jactar-se: louvava-se de ter conseguido o primeiro lugar.
Pautar-se no ponto de vista de outra pessoa: a diretora louvou-se citando palavras de outras colegas.
Expressar esperança, fervor em relação a alguma coisa: desanimado louva-se nos feitos de outras pessoas.
expressão Louvar-se em. Apoiar suas afirmações na autoridade de alguém: louvo-me em mestres do assunto.
Etimologia (origem da palavra louvar). Do latim laudare.

Presença

substantivo feminino Fato de uma pessoa estar num lugar específico; comparecimento.
Existência de uma coisa em um lugar determinado: presença de mosquitos.
Fato de existir, de ter existência real num local; existência: a presença de índios na Amazônia.
Participação em alguma coisa: sua presença trouxe glamour ao evento.
Figurado Manifestação de uma personalidade forte capaz de chamar a atenção dos demais: sempre foi um sujeito sem presença.
Figurado Algo ou alguém que não se consegue ver, mas que se sente por perto: sinto sua presença sempre comigo.
Etimologia (origem da palavra presença). Do latim praesentia.ae.

presença s. f. 1. Fato de estar presente. 2. Existência, estado ou comparecimento de alguém num lugar determinado. 3. Existência de uma coisa em um dado lugar. 4. Aspecto da fisionomia. 5. Modos, porte. 6. Juízo, opinião, parecer, voto.

Senhor

substantivo masculino Proprietário, dono absoluto, possuidor de algum Estado, território ou objeto.
História Aquele que tinha autoridade feudal sobre certas pessoas ou propriedades; proprietário feudal.
Pessoa nobre, de alta consideração.
Gramática Forma de tratamento cerimoniosa entre pessoas que não têm intimidade e não se tratam por você.
Soberano, chefe; título honorífico de alguns monarcas.
Figurado Quem domina algo, alguém ou si mesmo: senhor de si.
Dono de casa; proprietário: nenhum senhor manda aqui.
Pessoa distinta: senhor da sociedade.
Antigo Título conferido a pessoas distintas, por posição ou dignidade de que estavam investidas.
Antigo Título de nobreza de alguns fidalgos.
Antigo O marido em relação à esposa.
adjetivo Sugere a ideia de grande, perfeito, admirável: ele tem um senhor automóvel!
Etimologia (origem da palavra senhor). Do latim senior.onis.

o termo ‘Senhor’, no A.T., paraexprimir Jeová, está suficientemente compreendido nesta última palavra – e, como tradução de ãdôn, não precisa de explicação. Em Js 13:3, e freqüentemente em Juizes e Samuel, representa um título nativo dos governadores dos filisteus, não se sabendo coisa alguma a respeito do seu poder. o uso de ‘Senhor’ (kurios), no N.T., é interessante, embora seja muitas vezes de caráter ambíguo. Nas citações do A.T., significa geralmente Jeová, e é também clara a significaçãoem outros lugares (*vejag. Mt 1:20). Mas, fora estas citações, há muitas vezes dúvidas sobre se a referência é a Deus como tal (certamente Mc 5:19), ou ao Salvador, como Senhor e Mestre. Neste último caso há exemplos do seu emprego, passando por todas as gradações: porquanto é reconhecido Jesus, ou como Senhor e Mestre no mais alto sentido (Mt 15:22 – e geralmente nas epístolas – *veja 1 Co 12.3), ou como doutrinador de grande distinção (Mt 8:21 – 21.3), ou ainda como pessoa digna de todo o respeito (Mt 8:6). Deve-se observar que kurios, termo grego equivalente ao latim “dominus”, era o título dado ao imperador romano em todas as terras orientais, em volta do Mediterrâneo. E isto serve para explicar o fato de aplicarem os cristãos ao Salvador esse título, querendo eles, com isso, acentuar na sua mente e na das pessoas que os rodeavam a existência de um império maior mesmo que o de César. Com efeito, o contraste entre o chefe supremo do império romano e Aquele que é o Senhor de todos, parece apoiar muitos dos ensinamentos do N.T. Algumas vezes se usa o termo ‘Senhor’ (Lc 2:29At 4:24, etc.) como tradução de despõtes, que significa ‘dono, amo’, sugerindo, quando se emprega a respeito dos homens, que ao absoluto direito de propriedade no mundo antigo estava inerente uma verdadeira irresponsabilidade. (*veja Escravidão.)

[...] o Senhor é a luz do mundo e a misericórdia para todos os corações.
Referencia: LIMA, Antônio• Vida de Jesus: baseada no Espiritismo: estudo psicológico• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2002• - Pelo Evangelho


Senhor
1) (Propriamente dito: hebr. ADON; gr. KYRIOS.) Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97:5; Rm 14:4-8). No NT, “Senhor” é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.


2) (hebr. ????, YHVH, JAVÉ.) Nome de Deus, cuja tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim (Ex 3:14; 6.3). Seguindo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das traduções modernas usa “Senhor” como equivalente de ????, YHVH (JAVÉ). A RA e a NTLH hoje escrevem “SENHOR”. A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de ????, YHVH, (o Eterno) com as vogais de ???????, ADONAI (Senhor).


Senhor Termo para referir-se a YHVH que, vários séculos antes do nascimento de Jesus, havia substituído este nome. Sua forma aramaica “mar” já aparecia aplicada a Deus nas partes do Antigo Testamento redigidas nesta língua (Dn 2:47; 5,23). Em ambos os casos, a Septuaginta traduziu “mar” por “kyrios” (Senhor, em grego). Nos textos de Elefantina, “mar” volta a aparecer como título divino (pp. 30 e 37). A. Vincent ressaltou que este conteúdo conceitual já se verificava no séc. IX a.C. Em escritos mais tardios, “mar” continua sendo uma designação de Deus, como se vê em Rosh ha-shanah 4a; Ber 6a; Git 88a; Sanh 38a; Eruv 75a; Sab 22a; Ket 2a; Baba Bat 134a etc.

Em algumas ocasiões, Jesus foi chamado de “senhor”, como simples fórmula de cortesia. Ao atribuir a si mesmo esse título, Jesus vai além (Mt 7:21-23; Jo 13:13) e nele insere referências à sua preexistência e divindade (Mt 22:43-45; Mc 12:35-37; Lc 20:41-44 com o Sl 110:1). Assim foi também no cristianismo posterior, em que o título “Kyrios” (Senhor) aplicado a Jesus é idêntico ao empregado para referir-se a Deus (At 2:39; 3,22; 4,26 etc.); vai além de um simples título honorífico (At 4:33; 8,16; 10,36; 11,16-17; Jc 1:1 etc.); supõe uma fórmula cúltica própria da divindade (At 7:59-60; Jc 2:1); assim Estêvão se dirige ao Senhor Jesus no momento de sua morte, o autor do Apocalipse dirige a ele suas súplicas e Tiago acrescenta-lhe o qualificativo “de glória” que, na verdade, era aplicado somente ao próprio YHVH (Is 42:8). Tudo isso permite ver como se atribuíam sistematicamente a Jesus citações veterotestamentárias que originalmente se referiam a YHVH (At 2:20ss.com Jl 3:1-5).

Finalmente, a fórmula composta “Senhor dos Senhores” (tomada de Dt 10:17 e referente a YHVH) é aplicada a Jesus e implica uma clara identificação do mesmo com o Deus do Antigo Testamento (Ap 7:14; 19,16). Tanto as fontes judeu-cristãs (1Pe 1:25; 2Pe 1:1; 3,10; Hc 1:10 etc.) como as paulinas (Rm 5:1; 8,39; 14,4-8; 1Co 4:5; 8,5-6; 1Ts 4:5; 2Ts 2:1ss. etc.) confirmam essas assertivas.

W. Bousset, Kyrios Christos, Nashville 1970; J. A. Fitzmyer, “New Testament Kyrios and Maranatha and Their Aramaic Background” em To Advance the Gospel, Nova York 1981, pp. 218-235; L. W. Hurtado, One God, One Lord: Early Christian Devotion and Ancient Jewish Monotheism, Filadélfia 1988; B. Witherington III, “Lord” em DJG, pp. 484-492; O. Cullmann, o. c.; C. Vidal Manzanares, “Nombres de Dios” en Diccionario de las tres...; Idem, El judeo-cristianismo...; Idem, El Primer Evangelio...


Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
‹Salmo de Davi.›
Salmos 138: 1 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

‹Salmo de Davi.› Eu Te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses salmodiarei ① a Ti.
Salmos 138: 1 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

H1732
Dâvid
דָּוִד
de Davi
(of David)
Substantivo
H2167
zâmar
זָמַר
cantar, cantar louvor, fazer música
(I will sing)
Verbo
H3034
yâdâh
יָדָה
jogar, atirar, lançar
(will I praise)
Verbo
H3605
kôl
כֹּל
cada / todo
(every)
Substantivo
H3820
lêb
לֵב
ser interior, mente, vontade, coração, inteligência
(of his heart)
Substantivo
H430
ʼĕlôhîym
אֱלֹהִים
Deus
(God)
Substantivo
H5048
neged
נֶגֶד
o que é notável, o que está na frente de adv
(suitable)
Substantivo


דָּוִד


(H1732)
Dâvid (daw-veed')

01732 דוד David raramente (forma plena) דויד Daviyd

procedente do mesmo que 1730, grego 1138 δαβιδ; DITAT - 410c; n pr m Davi = “amado”

  1. filho mais novo de Jessé e segundo rei de Israel

זָמַר


(H2167)
zâmar (zaw-mar')

02167 זמר zamar

uma raiz primitiva [talvez ident. a 2168 com a idéia de estalar com os dedos]; DITAT - 558; v

  1. cantar, cantar louvor, fazer música
    1. (Piel)
      1. fazer música, cantar
      2. tocar um instrumento musical

יָדָה


(H3034)
yâdâh (yaw-daw')

03034 ידה yadah

uma raiz primitiva [veja 1911]; usada somente como denominativo procedente de 3027; DITAT - 847; v

  1. jogar, atirar, lançar
    1. (Qal) atirar (flechas)
    2. (Piel) lançar, lançar ao chão, derrubar
    3. (Hifil)
      1. dar graças, louvar, agradecer
      2. confessar, confessar (o nome de Deus)
    4. (Hitpael)
      1. confessar (pecado)
      2. dar graças

כֹּל


(H3605)
kôl (kole)

03605 כל kol ou (Jr 33:8) כול kowl

procedente de 3634; DITAT - 985a; n m

  1. todo, a totalidade
    1. todo, a totalidade de
    2. qualquer, cada, tudo, todo
    3. totalidade, tudo

לֵב


(H3820)
lêb (labe)

03820 לב leb

uma forma de 3824; DITAT - 1071a; n m

  1. ser interior, mente, vontade, coração, inteligência
    1. parte interior, meio
      1. meio (das coisas)
      2. coração (do homem)
      3. alma, coração (do homem)
      4. mente, conhecimento, razão, reflexão, memória
      5. inclinação, resolução, determinação (da vontade)
      6. consciência
      7. coração (referindo-se ao caráter moral)
      8. como lugar dos desejos
      9. como lugar das emoções e paixões
      10. como lugar da coragem

אֱלֹהִים


(H430)
ʼĕlôhîym (el-o-heem')

0430 אלהים ’elohiym

plural de 433; DITAT - 93c; n m p

  1. (plural)
    1. governantes, juízes
    2. seres divinos
    3. anjos
    4. deuses
  2. (plural intensivo - sentido singular)
    1. deus, deusa
    2. divino
    3. obras ou possessões especiais de Deus
    4. o (verdadeiro) Deus
    5. Deus

נֶגֶד


(H5048)
neged (neh'-ghed)

05048 נגד neged

procedente de 5046; DITAT - 1289a; subst

  1. o que é notável, o que está na frente de adv
  2. na frente de, direto em frente, diante, na vista de
  3. na frente de alguém, direto
  4. diante da sua face, à sua vista ou propósito com prep
  5. o que está na frente de, correspondente a
  6. na frente de, diante
  7. à vista ou na presença de
  8. paralelo a
  9. sobre, para
  10. em frente, no lado oposto
  11. a uma certa distância prep
  12. da frente de, distante de
  13. de diante dos olhos de, oposto a, a uma certa distância de
  14. defronte, em frente de
  15. tão longe quanto a distância de