Enciclopédia de Êxodo 39:37-37

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

ex 39: 37

Versão Versículo
ARA o candelabro de ouro puro com suas lâmpadas; as lâmpadas colocadas em ordem, e todos os seus utensílios, e o azeite para a iluminação;
ARC O castiçal puro com suas lâmpadas, as lâmpadas da ordenança, e todos os seus vasos, e o azeite para a luminária;
TB o candeeiro puro, e as suas lâmpadas, a saber, as lâmpadas que se haviam de conservar em ordem, e todos os seus utensílios, e o azeite para a luz;
HSB אֶת־ הַמְּנֹרָ֨ה הַטְּהֹרָ֜ה אֶת־ נֵרֹתֶ֗יהָ נֵרֹ֛ת הַמַּֽעֲרָכָ֖ה וְאֶת־ כָּל־ כֵּלֶ֑יהָ וְאֵ֖ת שֶׁ֥מֶן הַמָּאֽוֹר׃
BKJ o candelabro puro, com as suas lâmpadas, com as lâmpadas a serem colocadas em ordem, e todos os seus utensílios e o óleo para a luz;
LTT O candelabro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas para serem colocadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária;
BJ2 o candelabro de ouro puro, as suas lâmpadas uma fileira de lâmpadas e todos os seus acessórios, e o óleo para o candelabro;
VULG altare aureum, et unguentum, et thymiama ex aromatibus,

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Êxodo 39:37

Êxodo 25:31 Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo.
Êxodo 27:21 Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do Testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o Senhor; um estatuto perpétuo será este, pelas suas gerações, aos filhos de Israel.
Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Filipenses 2:15 para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 1 até o 43
  • A CONFECÇÃO DAS ROUPAS, 39:1-31
  • Este é o relato dos trabalhadores que confeccionaram as roupas de acordo com as instruções dadas a Moisés no monte (28:1-43). Há somente pequena variação na ordem de alguns itens. A narrativa ressalta o trabalho cuidadoso e qualificado dos artesãos e enfatiza a exatidão da fidelidade às instruções de Deus. As palavras: como o SENHOR ordenara a Moisés, são repetidas seis vezes neste trecho bíblico (1,5,7,21,26,31). As pessoas queriam seguir explicitamente as palavras de Deus.

  • OS TRABALHOS PRONTOS SÃO APRESENTADOS A MOISÉS, 39:32-43
  • Levou cerca de seis meses a construção do Tabernáculo, sua mobília e utensílios.' Quando tudo estava pronto, as peças foram levadas a Moisés (33) para inspeção. Ele conhecia o padrão e era o único qualificado para dar a palavra final. Se algo estivesse imperfeito ou defeituoso, teria sido rejeitado, mas nada disso ocorreu. Os trabalhadores trabalharam com zelo e atenção, e Moisés lhes garantiu que o trabalho fora feito como o SENHOR ordenara (43). Receberam a recompensa que todo bom trabalhador almeja: a aprovação de um trabalho bem feito. Moisés abençoou aqueles que fizeram o trabalho de modo tão fiel e hábil.

    Connell escreve: "Ficamos nos perguntando por que todos os detalhes minuciosos do Tabernáculo e seus acessórios foram repetidos com tanta particularidade nestes capítu-los. Ocorrem-nos, pelo menos, duas razões: a narrativa inspirada mostra como estes homens foram cuidadosos em seguir fielmente todos os detalhes do padrão que Deus lhes ordenara; e como Deus se agrada e mantém o registro exato da obediência do seu povo".'


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 1 até o 43
    *

    39.33

    trouxeram a Moisés. Os componentes finalizados foram trazidos a Moisés para inspeção. Moisés tinha recebido as instruções do Senhor (caps. 25-31), e só Moisés podia determinar a precisão do que havia sido feito.


    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 1 até o 43
    39.1-21 Os sacerdotes tinham que usar cada dia um uniforme para o tabernáculo. Algumas das peças do uniforme não só eram formosas mas também significativas. Duas partes do vestuário do supremo sacerdote eram o efod e o peitoral. O efod se assemelhava a um colete e se levava sobre a roupa exterior. O peitoral estava unido ao efod (e algumas vezes lhe chamava efod). O peitoral era feito com linhos de cores de quase 22 cm2. Em sua frente havia doze pedras preciosas, cada uma delas tinha inscrito o nome de uma tribo do Israel. Isto simbolizava que o supremo sacerdote representava a todo o povo ante Deus. O peitoral também continha bolsos que tinham duas pedras ou pratos chamados Urim e Tumim. De algum jeito o supremo sacerdote podia determinar a vontade de Deus para a nação ao consultar o Urim e o Tumim (Veja-a nota a 28.30).

    39:32 Ao fim se completou o tabernáculo até o último detalhe. Deus estava profundamente interessado em tudo. O Criador do universo estava interessado até nas pequenas coisas. Mt 10:30 diz que Deus realmente sabe o número de cabelos que há em nossas cabeças. Isto mostra que está muito interessado em você. Não tenha medo de falar com o de qualquer de suas preocupações, em que pese a quão pequenas ou insignificantes possam parecer.

    39:42 Moisés aprendeu bem sua lição de administração. Delegou importantes responsabilidades a outros e logo confiou neles para fazer o trabalho. Os grandes líderes, como Moisés, apresentam os planos e dirigem enquanto permitem que outros participem da equipe. Se você for um líder, confie a seus ajudantes as responsabilidades chave.

    39:43 Moisés inspecionou o trabalho concluído, viu que tinha sido feito da forma que Deus queria e logo benzeu ao povo. Um bom líder continua com as tarefas atribuídas e recompensa o bom trabalho. Em qualquer posto responsável no que se encontre, continue até assegurar-se de que suas tarefas foram completadas como estavam programadas e mostre agradecimento às pessoas que o ajudou.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 1 até o 43
    7. A roupa dos Sacerdotes (39: 1-31)

    1 E do escarlate azul, púrpura, e, eles fizeram vestes finamente tecidas, para ministrar no lugar santo, e fizeram as vestes sagradas para Arão; como o Senhor lhe ordenara.

    2 E ele fez o éfode de ouro, azul, púrpura, e carmesim, e linho fino torcido. 3 bateram o ouro em lâminas delgadas, as quais cortaram em fios, para trabalhá-lo no azul, na púrpura ., e entre o carmesim, e em linho fino, o trabalho de artífice 4 Eles fizeram ombro-peças para ele, se uniram; nas duas extremidades era unidas. 5 E a banda habilmente tecido, que estava sobre ele, com o qual a cingir-lo, era da mesma peça e como o trabalho dos mesmos; de ouro, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; como o Senhor lhe ordenara.

    6 E eles forjado as pedras de ônix, engastadas em configurações de ouro, lavradas com a gravura de um selo, com os nomes dos filhos de Israel. 7 E pô-los no ombro-peças do éfode, para servirem de pedras de memorial para os filhos de Israel; como o Senhor lhe ordenara.

    8 E ele fez o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode; . de ouro, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido 9 Era quadrado; fizeram o peitoral duplo: um palmo era o seu comprimento, e de um palmo a sua largura, sendo duas vezes.10 E puseram nele quatro fileiras de pedras. Uma fileira de sardônica, topázio e carbúnculo era a primeira linha; 11 a segunda fileira, uma esmeralda, uma safira e um diamante; 12 a terceira fileira era de um jacinto, uma ágata e uma ametista; 13 ea quarta ordem de um berilo, um berilo e um jaspe;. eram elas engastadas em engastes de ouro em suas configurações Dt 14:1 e as pedras estavam de acordo com os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; como a gravura de um selo, cada uma com o seu nome, para as doze tribos. 15 Também fizeram sobre o peitoral cadeiazinhas como cordas, obra de trança, de ouro puro. 16 E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral. 17 E meteram as duas cadeias de trança de ouro nas duas argolas, nas extremidades do peitoral. 18 E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança que colocam no duas configurações, e colocá-los no ombro-peças do éfode, na parte dianteira dele. 19 Fizeram mais duas argolas de ouro, e puseram nas duas extremidades do peitoral, na sua borda, que foi para o lado interior do éfode. 20 Fizeram mais duas argolas de ouro, e colocá-los sobre os dois ombros, peças do éfode por baixo, na parte dianteira dele, perto da juntura, sobre a banda habilmente tecida do éfode. 21 E eles ligaram o peitoral pelos anéis do mesmo, às argolas do éfode por meio de um cordão azul, que poderia ser sobre a banda habilmente tecida do éfode, e que o peitoral não se separasse do éfode; como o Senhor lhe ordenara.

    22 E ele fez o manto do éfode de obra tecida, todo de azul; 23 e o buraco do manto no meio dele, como a abertura de uma cota de malha, com uma rodada de ligação sobre o buraco dele, que ele não deve ser aluguel. 24 Também fizeram sobre as saias das romãs veste de azul, e púrpura, e carmesim, e retorcido de linho , 25 Fizeram também campainhas de ouro puro, pondo as campainhas entre as romãs sobre as saias da manto ao redor, entre as romãs; 26 uma campainha e uma romã, uma campainha e uma romã, nas abas do manto ao redor, para uso no ministério, como o Senhor lhe ordenara.

    27 E eles fizeram as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos, Dt 28:1 ). Esta seção é uma reprodução bastante exata das instruções dadas em 28: 6-43 . (Para mais detalhes quanto à forma e significado dos vários itens, ver os comentários sobre a passagem citada.)

    8. O preenchimento do Tabernáculo (39: 32-43)

    32 Assim foi acabada toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme tudo o que o Senhor lhe ordenara; assim o fizeram. 33 E trouxeram a Moisés o tabernáculo, a Tenda, e todos os seus móveis, os seus colchetes, as suas tábuas, os seus travessões, as suas colunas e as suas bases; 34 e coberta de peles de carneiro tingidas de vermelho, e a cobertura de peles de focas, eo véu da tela; 35 a arca do testemunho, e os seus varais, eo propiciatório; 36 da mesa, todos os seus utensílios, e os pães da proposição; 37 o candelabro de ouro puro, as lâmpadas dos mesmos, até mesmo as lâmpadas a ser definido em ordem, e todos os seus utensílios, eo azeite para a luz; 38 e o altar de ouro, o óleo da unção, eo incenso aromático, e a tela para a porta da tenda; 39 o altar de bronze, e seu crivo de bronze, os seus varais, e todos os seus utensílios, pia com a sua base; 40 as cortinas do átrio, as suas colunas e as suas bases, o reposteiro para a porta do tribunal, o suas cordas, e as suas estacas, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação; 41 as vestes finamente tecidas para ministrar no lugar santo, e as vestes sagradas para Arão, o sacerdote, e as vestes de . seus filhos, para administrarem o sacerdócio 42 conforme tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés, assim os filhos de Israel fez todo o trabalho. 43 E Moisés viu todo o trabalho, e, eis que tinha feito; como o Senhor lhe ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.

    Agora tudo foi concluída. E Bezalel e Aoliabe e seus assistentes apresentou os itens acabados para Moisés. Quando Moisés os examinou, ele observou que todas as coisas foram feitas de acordo com as instruções divinas que lhe foram dadas no monte. E eleabençoou os que haviam trabalhado com tanto amor e tanta fidelidade.


    Wiersbe

    Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista
    Wiersbe - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 1 até o 43
  • O povo dotado presta serviço (Ex 35:30—39:43)
  • O

    Espírito Santo deu a Bezalel e a Aol iabe a sabedoria para saber o que fazer e a habilidade para fazer. Da mesma forma, Deus deu dons a seu povo de hoje a fim de que a igreja pudesse crescer e se fortalecer (1Co 12:14:10).

    Os estudiosos estimam que eles usaram perto de 1 tonelada de ouro, 3,25 toneladas de prata e 2,25 to-neladas de bronze na construção do tabernáculo. Não era uma estrutura barata!


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 1 até o 43
    39.1 Como o Senhor ordenara. Esta expressão se repete sete vezes neste trecho que descreve os atavios sacerdotais (1-31). É para enfatizar que nenhum sacerdote pode vocacionar-se a si mesmo, mas tem de ser chamado por deus (He 4:5-58, onde se vê que o próprio Jesus não arrogou o privilégio a si mesmo).

    39.7 Nas ombreiras. O ombro representava força. O poder do nosso Sumo Sacerdote está à nossa disposição.

    39.10 Sárdio. Uma pedra semipreciosa de quartzo vermelho. Carbúnculo. Um quartzo opaco vermelho.

    39.11 Safira. O nome hebraico quer dizer "pedra para gravar” e era dado ao lápis-lazúli. Só mais tarde foi descoberto o uso da safira, que hoje conhecemos, pois naquela época não havia jeito de cortar uma pedra tão dura, muito menos o diamante, que seria o nome antigo de outra pedra.

    39.12 Jacinto. Equivalente à nossa água-marinha brasileira.

    39.13 Jaspe. Quartzo verde ou jade verde, segundo o uso da época.

    39.14 Segundo os seus nomes. Êx 28:9-10 fala sobre a gravação, em duas pedras de ônix, dos doze nomes das tribos de Israel, seis em cada uma e fixadas sobre as ombreiras da estola sacerdotal. A descrição em 39.6, 7 refere-se a estas pedras, enquanto os vv. 8-14 falam de doze pedras preciosas, em quatro séries, com os mesmos nomes das tribos gravados nelas e fixadas no peitoral do Sumo Sacerdote. A beleza e preciosidade dessas pedras, com os nomes do povo de Deus nelas gravados, representavam a glória para a qual Israel deveria ser transformado, como possessão exclusiva de Deus_(19.5). De uma forma semelhante os nomes dos doze apóstolos, representando a Igreja de Cristo, estão gravados nas doze pedras preciosas que são os fundamentos da Nova Jerusalém (Ap 21:14-66).

    39.24 Romãs (heb rimmon). Era uma fruta muito apreciada desde os tempos mais remotos. Várias cidades da Palestina antiga tinham esse nome, por exemplo: Rimon (Js 15:32) e En-rimom (Ne 11:29). Do suco da romã se fazia um refresco saboroso, das sementes um xarope e das flores um remédio adstringente. Romãs ornamentais decoraram também os capitéis das colunas do Templo de Salomão (1Rs 7:20) e o siclo de prata que circulava em Jerusalém no segundo século a.C.

    39.25 Campainhas de ouro. Estas serviam para revelar a atividade de Sumo Sacerdote quando seus movimentos no serviço de Deus e do povo não podiam ser acompanhados pela vista (conforme 28.35, nota). Cristo nos ensina a grande verdade de que no céu há manifestações de alegria se um pecador se arrepende (Lc 15:7-42). Devemos sempre lembrar que a adoração é um privilégio que nos deve alegrar profundamente (conforme Sl 100:1; Lc 24:52; At 2:46; At 5:41).

    39.28 Mitra. Baseado em Is 22:8 (onde no heb temos a forma verbal), pode-se deduzir que era um turbante enrolado em cima da cabeça. Sobre ela se colocará a "lâmina de ouro", uma espécie de diadema, "coroa sagrada" (30). Foi este último artigo que tinha o significado especial, segundo 28.38 "... para que Arão leve a iniqüidade..."; isto é, o Sumo Sacerdote simbolicamente levava o pecado do povo, como seu representante.

    39.30 Santidade ao Senhor. Quando a coroa real se acrescenta às vestes sacerdotais, há o reconhecimento da intenção divina de fazer de Israel uma nação teocrática, governada soberanamente por Deus, através dos Seus servos escolhidos.

    39.42 Segundo o Senhor ordenara. A obra de fazer o Tabernáculo era o resultado da revelação (25,40) e da inspiração divina (31.3). Esses dois aspectos atuam na obra de Cristo na formação do templo (que é a sua Igreja), o qual é constituído das almas dos fiéis e habitado por Deus (1Pe 2:5; 1Co 6:19-46). Não se pode compreender esta obra tão sublime, sem a revelação de Deus registrada nas sagradas Escrituras e aplicada ao nosso entendimento por obra do Espírito Santo. Depois de recebermos a revelação que nos esclarece a vontade de Deus, carecemos encher-nos do Espírito para pô-la em prática, e vivermos a mensagem de Deus, o que nos torna à Sua imagem revelada em Jesus Cristo (Cl 3:10).

    39.43 A linguagem que aqui se emprega é semelhante à descrição da criação do mundo (Gn 1:31 e 2.3). Sugere que a obra sacerdotal de Cristo, simbolizada pelos vários objetos do Tabernáculo, tem a finalidade de fazer dos homens novas criaturas (2Co 5:17).


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 1 até o 43

    3) As vestes sacerdotais (39:1-31)

    As divergências do cap. 28 são poucas e geralmente sem grande significado. A meticulosidade com que as instruções anteriores foram observadas é destacada nas sete ocorrências de como o Senhor tinha ordenado a Moisés (v. 1,5,7,21,26,29,31)- v. 3. ouro em finas placas-, não há indicação no cap. 28 de como o ouro deveria ser usado na elaboração do colete sacerdotal. De finas placas deveriam ser cortados filamentos de ouro e depois trançados com os fios do tecido, v. 30. o diadema sagrado-, conforme 29.6 e v.comentário de 28.36,37.


    4) A conclusão da obra (39.42—40.38)
    Moisés inspeciona a obra (39:32-43)
    Cassuto com razão chama atenção para alguns paralelos entre essa seção e Gn 1:2. v. 32. Cp. a primeira parte do versículo com Gn 2:1. v. 43. Moisés [...] viu: conforme Gn 1:31. Então Moisés os abençoou: conforme Gn 1:22-28; 2.3.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Êxodo Capítulo 19 do versículo 1 até o 38

    II. Israel no Sinai. 19:1 - 40:38.

    O ano da peregrinação ao Sinai teve dois resultados:
    1) Israel recebeu a Lei de Deus e foi instruída nos caminhos de Deus; e
    2) a multidão que escapou do Egito foi unificada, dando começo a uma nação. Este período é da maior importância para compreendermos a vontade e o propósito de Deus conforme revelado no restante do V.T. Este é o ponto central do que tão freqüentemente as Escrituras chamam de "a Lei". O registro da viagem ao Sinai e a doação da Lei ali, ocupam não só o restante do Êxodo, mas também o livro do Levítico e os primeiros capítulos de Números.

    A hipótese de Graf-Wellhausen, promulgada no século dezenove, que negou até mesmo a existência de um Tabernáculo, fez destas leis um simples reflexo dos costumes de séculos posteriores. Na primeira metade deste século temos um reverso desta filosofia, de modo que agora praticamente todos os mestres estão prontos a admitir que a estrutura e o coração da Lei são mosaicos. Críticos ainda insistem que a Lei, como nós a conhecemos aqui, foi modificada a partir do original e consideravelmente criticada em séculos posteriores. Embora não seja de todo impossível que conceitos e ordenanças fossem incluídos mais tarde, aqueles que consideram a Lei como uma revelação de Deus, aceitam-na na sua forma presente como sendo substancialmente aquilo que Moisés recebeu. Mesmo os críticos que negam isto teoricamente, acham que é difícil decidir qual das ordenanças teriam sido posteriormente acrescentadas.


    Moody - Comentários de Êxodo Capítulo 35 do versículo 1 até o 43

    D. A Construção do Santuário. 35:1 - 39:43.

    Estes capítulos narram detalhadamente a execução das instruções dadas a Moisés (caps. 25-31) para o Tabernáculo, seu mobiliário e vestes dos sacerdotes. Em geral as instruções foram repetidas ao pé da letra, com algumas poucas adições para o bem da clareza ou alguma omissões para abreviação. Há alguma diferença também na ordem do conteúdo (cons. Cambridge Bible para uma comparação tabular).


    Moody - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 32 até o 43


    6) A Obra Terminada Apresentada a Moisés. Ex 39:32-43.

    Quando o escritor conclui a narrativa da obra, destaca novamente, como já fez repetidas vezes, depois da descrição de cada peça em separado, que tudo foi feito segundo o Senhor tinha ordenado a Moisés.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Êxodo Capítulo 39 do versículo 1 até o 43
    b) Os construtores fazem o trabalho segundo o modelo (Êx 35:30-39.43)

    >Êx 36:3

    Ainda eles lhe traziam cada manhã oferta voluntária (Êx 36:3). O espírito de liberalidade não foi uma explosão momentânea, mas continuou a impulsionar tanto a generosidade dos ofertantes como a indústria dos bordadores e tecelões (versículo 6, faça mais obra alguma, se refere à indústria destes), a ponto de logo terem mais do que suficiente. Conf. 2Co 8:3.

    >Êx 38:21

    Esta é a enumeração das cousas contadas do tabernáculo (21). O valor do dinheiro se altera tão rapidamente que não é possível fazer uma estimativa exata do valor atual dos materiais aqui declarados, mas somente o ouro valeria cerca de 600.000 dólares. As grandes riquezas possuídas pelos israelitas, no deserto, parcialmente se derivavam de seus antepassados, antes de chegarem no Egito, e parcialmente se derivavam dos presentes dados pelos egípcios, no dia quando saíram do Egito (ver 12:35-36 nota). Desarrolados (25). Ver 30:11-16 nota. Beca (26) significa "metade", mas é palavra usada somente em referência ao meio siclo. É significativo que o tabernáculo repousava sobre as contribuições representativas da cada homem da congregação de Israel, e que outro tanto se pode dizer sobre suas cortinas. Nenhum indivíduo é insignificante na casa espiritual composta dos crentes em Cristo.

    >Êx 39:3

    Estenderam as lâminas de ouro (Êx 39:3). Isso explica como foram feitos os fios de ouro usados em tantos dos tecidos para o tabernáculo e para as vestes sacerdotais. Cinto de artifício (5). Descrito em mais detalhe aqui do que antes (conf. Êx 28:8). Viu pois Moisés toda a obra (43). Antes de poder ser usada para o tabernáculo a obra inteira tinha de ser inspecionada por ele, que vira o modelo no monte. E não apenas fez assim, mas também abençoou aqueles que tinham sido tão fiéis em sua incumbência. Como o Senhor ordenara (43). Talvez nos admiremos, procurando saber a razão pela qual todos os detalhes minuciosos do tabernáculo e de seus acessórios foram repetidos tão completamente nestes capítulos. Pelo menos duas razões para isso são as seguintes: o registro inspirado mostra quão cuidadosos foram aqueles homens em seguir fielmente cada detalhe do modelo que Deus lhes ordenara; e como Deus se deleita no relato dos atos de obediência de Seu próprio povo, e os registra.


    Dicionário

    Azeite

    substantivo masculino Óleo de oliva ou azeitona, muito usado em culinária.
    Óleo extraído de outros frutos, de plantas ou da gordura de certos animais.
    Estar com (ou nos) seus azeites, estar de mau humor, estar aborrecido.

    A principal fonte de azeite entre os judeus era a oliveira. Havia comércio de azeite com os negociantes do Tiro, os quais, provavelmente, o exportavam para o Egito, onde as oliveiras, na maior parte, não o produzem de boa qualidade. Foi na quantidade de 20.000 batos (2 Cr 2.10), ou 20 coros (1 Rs 5.11), o azeite fornecido por Salomão a Hirão. o comércio direto desta produção era, também, sustentado entre o Egito e a Palestina (1 Rs 5.11 – 2 Cr 2.10,15 – Ed 3:7is 30:6 – 57.9 – Ez 27:17os 12:1). A ‘oferta de manjares’, prescrita pela Lei, era, freqüentes vezes, misturada com azeite (Lv 2:4-7,15 -8.26,31 – Nm 7:19Dt 12:17 – 32.13 – 1 Rs 17.12,15 – 1 Cr 12.40 – Ez 16:13-19). o azeite estava incluído entre as ofertas de primeiros frutos (Êx 22:29 – 23.16 – Nm 18:12Dt 18:4 – 2 Cr 31,5) – e o seu dízimo era reclamado (Dt 12:17 – 2 Cr 31.5 – Ne 10:37-39 – 13.12 – Ez 45:14). o azeite ‘para a luz’ devia ser, por expressa ordenação, o azeite das azeitonas esmagadas no lagar (Êx25.6 – 27.20,21 -35.8 – Lv 24:2 – 1 Sm3.3 – 2 Cr 13.11 – Zc 4:3-12). Usava-se o azeite na consagração dos sacerdotes (Êx 29:2-23Lv 6:15-21), no sacrifício diário (Êx 29:40), na pu-rificação do leproso (Lv 14:10-18,21,24,28), e no complemento do voto dos nazireus (Nm 6:15). Certas ofertas deviam efetuar-se sem aquele óleo, como, por exemplo, as que eram feitas para expiação do pecado (Lv 5:11) e por causa de ciúmes (Nm 5:15). os judeus também empregavam o azeite para friccionar o corpo, depois do banho, ou antes de uma ocasião festiva, mas em tempo de luto ou dalguma calamidade abstinham-se de usá-lo. Nos banquetes dos egípcios havia o costume de ungir os hóspedes – os criados ungiam a cabeça de cada um na ocasião em que tomavam o seu lugar à mesa (Dt 28:40Rt 3:3 – 2 Sm 12.20 – 14.2 – Sl 23:5 – 92.10 – 104. 15 – is S1.3 – Dn 10:3Am 6:6Mq 6:15Lc 7:46). Também se aplicava o azeite externamente ou internamente como medicamento (is 1:6Mc 6:13Lc 10:34Tg 5:14). Geralmente era ele empregado nos candeeiros, que no Egito têm um depósito de vidro, onde primeiramente se derrama água: a mecha é feita de algodão, torcida em volta de uma palha (Mt 25:1-8Lc 12:35). o azeite indicava alegria, ao passo que a falta denunciava tristeza, ou humilhação (is 61:3Jl 2:19Ap 6:6). Muitas vezes é tomado simbolicamente o azeite por nutrição e conforto (Dt 32:13 – 33.24 – 29:6Sl 45:7 – 109.18 – is 61:3). (*veja Unção, oliveira.)

    Azeite Óleo tirado de azeitonas, as quais são produzidas pelas OLIVEIRAS. Era usado na alimentação (1Rs 17:12) e para pôr em ferimentos (Lc 10:34), para passar no corpo como cosmético (Sl 104:15), para iluminação (Mt 25:4), para a UNÇÃO 1, de doentes (Jc 5:14) e de hóspedes (Lc 7:46). Pela unção pessoas eram separadas para serviço especial (reis: (1Sm 10:1); profetas: (1Rs 19:15-16); e sacerdotes: (Ex 28:41) e também objetos sagrados (Act Exo 30:22-33).

    Azeite Alimento obtido da azeitona prensada. Além de alimento, na época de Jesus era utilizado para a iluminação (Mt 25:3ss.), como remédio (Lc 10:34; Mc 6:13) e como cosmético (Mt 6:17; Lc 7:46). O azeite da parábola das virgens (Mt 25:3ss.) simboliza a fidelidade espiritual dos discípulos que devem, nessa atitude, esperar a parusia.

    Castiçal

    substantivo masculino Utensílio onde se coloca vela de iluminação; suporte para uma ou várias velas.
    Botânica Palmeira brasileira do gênero Socratea exorrhiza, encontrada nas regiões Norte e Centro-Oeste, cuja madeira é usada para confecção de bengalas, arcos, flechas etc.; paxiúba, coqueiro-acunã.
    Etimologia (origem da palavra castiçal). De origem incerta.

    Candelabro sagrado, com sete braços, um dos símbolos do antigo templo judeu de Jerusalém.

    Castiçal Candelabro com pedestal e depósito de azeite. Era redondo e tinha sete pavios. Dez desses castiçais ficavam em frente ao Lugar Santíssimo do Templo (1Rs 7:49).

    Luminária

    substantivo feminino Círio, tocha que se usa na igreja para o serviço divino.
    Conjunto de lâmpadas e focos de luz utilizados para iluminação.

    Luminária CANDELABRO (Nu 4:16).

    Ordenança

    substantivo feminino Ordem; lei; regulamento militar.
    substantivo masculino e feminino Soldado às ordens de uma autoridade militar.

    Ordenança Regulamento (Fp 2:15).

    Puro

    adjetivo Sem mistura, alteração ou modificação: vinho puro.
    Figurado Sem mácula; incorrupto: consciência pura.
    Que são se corrompeu pelo pecado, pelo mal; imaculado: alma pura.
    Que expressa honestidade, sinceridade; sincero: amizade pura.
    Que se apresenta de modo claro, transparente: dia puro.
    Desprovido de expressões estranhas; correto: estilo puro.
    Que nunca teve uma relação sexual, não fala sobre sexo ou se mantém virgem; casto: religioso puro.
    Sem culpa; livre: puro de qualquer crime.
    Que se apresenta incontestável, completo; absoluto: pura verdade.
    [Química] Corpo puro. Corpo de composição química invariável.
    Etimologia (origem da palavra puro). Do latim purus.a.um.

    Puro LIMPO (1Sm 21:5), RA; (Mc 7:19).

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Êxodo 39: 37 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    O candelabro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas para serem colocadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária;
    Êxodo 39: 37 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    1446 a.C.
    H2889
    ṭâhôwr
    טָהֹור
    puro, limpo
    (clean)
    Adjetivo
    H3605
    kôl
    כֹּל
    cada / todo
    (every)
    Substantivo
    H3627
    kᵉlîy
    כְּלִי
    artigo, vaso, implemento, utensílio
    (jewels)
    Substantivo
    H3974
    mâʼôwr
    מָאֹור
    cidade marítima e portuária no extremo oeste de Chipre. Era a residência de um
    (Paphos)
    Substantivo - Feminino no Singular genitivo
    H4501
    mᵉnôwrâh
    מְנֹורָה
    .. .. ..
    (.. .. ..)
    Substantivo
    H4634
    maʻărâkâh
    מַעֲרָכָה
    fileira, carreira, ordem de batalha
    (to be arrange)
    Substantivo
    H5216
    nîyr
    נִיר
    ()
    H8081
    shemen
    שֶׁמֶן
    gordura, óleo
    (oil)
    Substantivo
    H853
    ʼêth
    אֵת
    -
    ( - )
    Acusativo


    טָהֹור


    (H2889)
    ṭâhôwr (taw-hore')

    02889 טהור tahowr ou טהר tahor

    procedente de 2891; DITAT - 792d; adj

    1. puro, limpo
      1. limpo (cerimonialmente - referindo-se aos animais)
      2. puro (fisicamente)
      3. puro, limpo (moralmente, eticamente)

    כֹּל


    (H3605)
    kôl (kole)

    03605 כל kol ou (Jr 33:8) כול kowl

    procedente de 3634; DITAT - 985a; n m

    1. todo, a totalidade
      1. todo, a totalidade de
      2. qualquer, cada, tudo, todo
      3. totalidade, tudo

    כְּלִי


    (H3627)
    kᵉlîy (kel-ee')

    03627 כלי k eliŷ

    procedente de 3615; DITAT - 982g; n m

    1. artigo, vaso, implemento, utensílio
      1. artigo, objeto (em geral)
      2. utensílio, implemento, aparato, vaso
        1. implemento (de caça ou guerra)
        2. implemento (de música)
        3. implemento, ferramenta (de trabalho)
        4. equipamento, canga (de bois)
        5. utensílios, móveis
      3. vaso, receptáculo (geral)
      4. navios (barcos) de junco

    מָאֹור


    (H3974)
    mâʼôwr (maw-ore')

    03974 מאור ma’owr ou מאר ma’or também (no pl.) fem. מאורה m e’owraĥ ou מארה m eoraĥ

    procedente de 215; DITAT - 52f; n m

    1. luz, luminária

    מְנֹורָה


    (H4501)
    mᵉnôwrâh (men-o-raw')

    04501 מנורה m enowraĥ ou מנרה m enoraĥ

    procedente de 4500 (no sentido original de 5216); DITAT - 1333c; n f

    1. candelabro

    מַעֲרָכָה


    (H4634)
    maʻărâkâh (mah-ar-aw-kaw')

    04634 מערכה ma arakah̀

    procedente de 4633; DITAT - 1694d; n f

    1. fileira, carreira, ordem de batalha
      1. ordem de batalha
      2. carreira
      3. fileira

    נִיר


    (H5216)
    nîyr (neer)

    05216 ניר niyr ou נר nir também ניר neyr ou נר ner ou (fem.) נרה nerah

    procedente de uma raiz primitiva [veja 5214; 5135] qur significa reluzir; DITAT - 1333b; n m

    1. candeia

    שֶׁמֶן


    (H8081)
    shemen (sheh'-men)

    08081 שמן shemen

    procedente de 8080, grego 1068 γεθσημανι; DITAT - 2410c; n. m.

    1. gordura, óleo
      1. gordura, obesidade
      2. azeite, azeite de oliva
        1. como produto, remédio ou ungüento
        2. usado para unção
      3. gordura (referindo-se à terra frutífera, vales) (metafórico)

    אֵת


    (H853)
    ʼêth (ayth)

    0853 את ’eth

    aparentemente uma forma contrata de 226 no sentido demonstrativo de entidade; DITAT - 186; partícula não traduzida

    1. sinal do objeto direto definido, não traduzido em português mas geralmente precedendo e indicando o acusativo