Enciclopédia de Josué 7:10-10

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

js 7: 10

Versão Versículo
ARA Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto?
ARC Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te: por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
TB Respondeu Jeová a Josué: Levanta-te! Por que estás assim prostrado com o rosto em terra?
HSB וַיֹּ֧אמֶר יְהוָ֛ה אֶל־ יְהוֹשֻׁ֖עַ קֻ֣ם לָ֑ךְ לָ֣מָּה זֶּ֔ה אַתָּ֖ה נֹפֵ֥ל עַל־ פָּנֶֽיךָ׃
BKJ E o -SENHOR disse a Josué: Levanta-te, por que jazes tu sobre a tua face?
LTT Então disse o SENHOR a Josué: "Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
BJ2 Iahweh disse a Josué: "Levanta-te! Por que permaneces assim prostrado sobre teu rosto?
VULG Dixitque Dominus ad Josue : Surge : cur jaces pronus in terra ?

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Josué 7:10

Êxodo 14:15 Então, disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
I Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
I Samuel 16:1 Então, disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
I Crônicas 22:16 Do ouro, e da prata, e do cobre, e do ferro não há número; levanta-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26
C. CONQUISTAS NA PALESTINA CENTRAL, Josué 7:1-9.27

1. O Episódio de Ai (Josué 7:1-8.
35)

  1. O povo de Deus é humilhado (7:1-5). E prevaricaram os filhos de Israel no anátema; porque Acã... tomou do anátema (1). Deve-se notar que todo o Israel é acusado de ter cometido uma prevaricação. Aconteceu aquilo que Josué advertira o povo a não fazer (6.26). A solidariedade do povo de Deus é sugerida aqui. A responsabilidade do indivíduo é vista no fato de que Acã logo se tornou um exemplo vivo do preceito que Moisés proclamara quando disse: "Porém sentireis o vosso pecado, quando vos achar" (Nm 32:23). Aquele que fazia o que Deus havia proibido cortejava a punição. Terríveis conseqüências seguiram-se a estes atos. A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel (1).

Sem saber da atitude de Acã, Josué enviou os espias mais uma vez (2). Ele era um oficial diligente em suas ordens. Josué sabia que um lugar estrategicamente localizado 33 como Ai ofereceria grande resistência. Quando foi avisado para levar dois mil ou três mil homens (3), Josué optou pelo número maior (4). Ele queria trabalhar com uma margem maior de força. Contudo, logo descobriu que a força militar, sem a assistência de Deus, seria o mesmo que derrota.

O pecado de Acã humilhou a todos aqueles que tinham algum relacionamento com ele, quer fosse direto ou indireto (4,5). O coração do povo se derreteu e se tornou como água (5) quando sentiu que o apoio de Deus fora retirado. Sua derrota o ajudou a perceber o quão dependente ele era do Senhor.

  1. O povo de Deus se reúne para orar (7.6,9). O que estes versículos revelam sobre Josué... e os anciãos de Israel (6) ? Será que eles realmente se humilharam diante do Senhor? Sua oração teria sido de lamento e depressão mais do que de humilhação e confissão? Revelava-se ali um espírito de impertinência? Este foi um tipo bastante co-mum de reação nos anos anteriores (cf. Êx 5:22-23; 14:11-12; Nm 11:11-15; 14.2,3; 20.3ss). Contudo, é a primeira vez que Josué se expressa assim. Teria se abalado a sua confiança na liderança do Senhor (7) ? Veja o comentário de 3.10 sobre a identidade dos amorreus.

Josué inferiu que o povo o decepcionara (8). Ele concluiu que os inimigos tinham alcançado o equilíbrio do poder. Eles nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra (9). Veja o comentário de 3.10 sobre o significado de cananeus. Estes líderes de Israel estavam em grande desespero. Contudo, durante toda essa experiência de abati-mento, alguns raios de fé penetraram na escuridão. O próprio ato de orar sugere fé no poder divino. O reconhecimento de que o Senhor fizera passar a este povo o Jordão (7) reflete a fé num Deus que opera maravilhas. O fato de Josué ter reconhecido que Israel jamais deveria ter dado as costas aos seus inimigos sugere fé naquele que poderia dar a vitória. Sua preocupação pelo grande nome (9) de Deus é outro vislumbre de fé nesta hora escura. Com isso alguém dificilmente poderia dizer que a oração de Josué foi uma expressão de descrença, "mas foi simplesmente uma linguagem ousada de fé que luta com Deus em oração — fé que não conseguia compreender os caminhos do Senhor".'

  1. A resposta de Deus (7:10-15). Levanta-te!... Israel pecou (10,11). Independente-mente do mal que os ímpios ao redor pudessem pensar, dizer ou fazer, Deus insistia para que seu povo não pecasse. Esta geração deve se lembrar que simplesmente "ter o nome do Deus de Israel nunca foi uma garantia de proteção divina. Se o coração estivesse longe do Senhor, não se deveria esperar por sua bênção"." Deus não está interessado em que seu grande nome tenha um apoio apenas superficial. Aqueles que seriam conhecidos como seu povo não deveriam praticar o pecado. Qualquer programa de vida que se apro-ximasse da pecaminosidade seria uma afronta a Deus (12).

Josué descobriu que Deus não se esquecera de seu povo, mas, sim, Israel virara as costas ao Senhor. Israel pecou (11), quebrou o concerto, desobedeceu, roubou, apro-priou-se indevidamente e ocultou aquilo que não lhe pertencia. O povo que fizesse tais coisas não poderia subsistir perante os seus inimigos (12). Aqueles que persistissem em tais práticas não poderiam jamais ter Deus consigo. Josué precisou reconhecer que não tinha base para duvidar da fidelidade do Senhor. Ele deveria ser sábio e procurar a causa daquela calamidade entre o seu próprio povo.

Um raio de esperança na direção da reconciliação com Deus foi incluído na frase se não desarraigardes o anátema do meio de vós (12). Então o Senhor instruiu Josué de maneira mais específica em relação ao caminho da recuperação. Primeiramente, as pessoas deveriam se relacionar conscientemente com o Senhor e também se santificar (13). Elas deveriam se colocar numa posição na qual Deus pudesse lhes falar e, então, estariam prontas para obedecer a todas as instruções que Ele lhes desse. Segundo, as pessoas deveriam aceitar uma provação que faria com que elas tomassem uma posição. Deus revelaria a tribo, a família, a casa e, finalmente, o homem que for tomado com o anátema (15). Em terceiro lugar, tanto aquilo que fora tomado como aquele que reteve para si o que Deus havia proibido deveriam ser destruídos. Finalmente, a dupla nature-za do pecado deste homem deveria ser reconhecida: ele transgrediu o concerto do Senhor e fez uma loucura em Israel (15). O pecado de Acã fez com que 36 guerreiros escolhidos fossem mortos (7,5) ; sua famflia, sua tribo e sua nação foram humilhadas. Tal crime era incompatível com a honra de Israel como povo de Deus. A justiça precisava ser feita e, portanto, ele deveria morrer.

  1. O culpado é encontrado (7:16-21). Josué agiu tão logo entendeu a vontade do Senhor (16). A maneira pela qual as tribos das famílias foram selecionadas não é clara-mente apresentada. A prática de "lançar sortes" era um método conhecido de determinar opções (cf. Js 18:10 e Nm 33:54). O conceito básico dessa prática é expresso nas palavras: "A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a sua disposição" (Pv 16:33). O uso de sortes era dirigido pela convicção de que a influência divina controlava o resultado. Isto significava que o resultado obtido com a sorte coincidia com a vontade de Deus. Zera (17) era filho de Judá (Gn 38:29-30).

Dá, peço-te, glória ao Senhor, Deus de Israel (19). A confissão do pecado sempre traz glória a Deus e benefício aos homens.

Acã coloca-se diante de toda a congregação de Israel como um homem condenado. Até esse ponto, Deus usara o lançamento de sortes para encontrar este homem. Agora, ele confirma a descoberta do Senhor por meio de sua própria confissão (20,21).
Essa confissão revela três passos bastante conhecidos que levam à ruína: Acã (1) viu, (2) cobiçou e (3) pegou o que não era dele. Isto também revela que ele usava um método inadequado de lidar com o pecado: tentou escondê-lo (21).

e. As conseqüências do pecado (7:22-26). Certamente Acã descobriu que o pecado é uma emoção passageira. Houve a emoção de obter alguma coisa secretamente. Ele teve a emoção de conhecer uma coisa que os outros não conheciam. Ele teve a emoção de ser procurado. Finalmente, chegou a emoção de ser o centro das atenções, de ser "a manche-te do dia". Há pessoas dispostas a trocar suas vidas por essas compensações.

Mas a emoção teve vida curta. O que ele fizera foi logo descoberto por todos. O que ele havia escondido foi rapidamente manifesto a toda a sua nação. Aquilo que ele consi-derou valioso mostrou-se impotente para ministrar-lhe. Aquilo do que ele teve orgulho tornou-se sua vergonha. Sua alegria transformou-se em tristeza. Sua emoção momentâ-nea terminou numa morte violenta. Com ele pereceu tanto aquilo que ele havia roubado quanto o que era legitimamente seu. Ele recebeu o salário do pecado. Ele se foi "sem deixar de si saudades" (2 Cr 21.20).

Este evento evidencia o princípio de que somente aqueles que vivem vidas submis-sas diante de Deus recebem ajuda do Senhor. Alexander Maclaren observou corretamente que "as vitórias da igreja são alcançadas muito mais por sua santidade do que por seus talentos ou pelo poder de mente, cultura, riqueza, eloqüência ou similares. Suas conquis-tas são as conquistas de um Deus que habita nela". " Acã recusou-se a se submeter ao plano de Deus. Ele carecia da santidade que daria permanência ao seu programa de vida.

O fato de que "nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si" (Rm 14:7) é ilustrado pela vida de Acã. Um homem pode contaminar uma comunidade tanto para o bem como para o mal. Paulo dá a essa idéia um cuidadoso desenvolvimento em sua carta aos coríntios. Ele conclui: "De maneira que, se um membro padece, todos os mem-bros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele" 1Co 12:26).

A vida de Acã também nos ensina que o pecado nunca está oculto aos olhos de Deus. O Senhor sabe o que os olhos vêem, o que o coração deseja e o que os dedos manipulam. Ele também sabe dos inúteis esforços do homem de tentar enganá-lo. Mais cedo ou mais tarde, um ser humano deverá encarar seus atos e prestar contas de todos eles.
Outra verdade importante é encontrada no fato de que, assim que o pecado foi expi-ado, a porta da esperança se abriu. O povo sentiu mais uma vez a segurança de que poderia avançar. Esta verdade continua em ação. Aquele que aceita o sacrifício de Cristo pelo pecado imediatamente olha para a vida com esperança e segurança.
Este parágrafo não quer dizer necessariamente que a família de Acã foi apedrejada. As palavras do versículo 25 são notadamente vagas em relação a este assunto. O pronome plural os poderia estar se referindo às posses de Acã. Contudo, a verdade central é que sua vida e sua morte realmente tiveram uma influência perturbadora sobre toda a nação. Vale de Acor (24) significa "Vale da Desgraça". Até ao dia de hoje refere-se ao tempo em que viveu o autor.


Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26
*

7.1-26

Se Raabe, a cananéia que encontrou misericórdia, é uma história da graça de Deus em meio ao seu julgamento (6.25), a história de Acã é uma história da santidade de Deus, da qual ninguém deve abusar (24.19; Nm 17:11-13; Hb 10:30,31). Este sétimo capítulo de Josué relata o primeiro caso de desobediência na Terra Prometida, um episódio funesto à luz da história que se segue (2Rs 17:7-20) e uma ocasião que nos faz relembrar o terceiro capitulo de Gênesis (v. 21, nota). O incidente e a lição dali derivada, para Israel, são relembrados em 22:18-20.

* 7:1

os filhos de Israel. Embora o delito tivesse sido cometido por um só homem, todo o povo de Israel foi envolvido e afetado (ver o v. 11; 22.18). Os fatos declarados no v. 1 só gradualmente vieram a tornar-se conhecidos dos israelitas.

coisas condenadas. Ver 6.18; nota em 6.17.

A ira do SENHOR. A ira do Senhor é a sua hostilidade justa e pessoal contra o mal. Diferente da antigas concepções pagãs da ira divina, na Bíblia a ira de Deus nunca é arbitrária ou caprichosa. Ela faz parte da mensagem tanto do Novo Testamento quanto do Antigo Testamento (Mt 3:7; Jo 3:36; Rm 1:18; Cl 3:6; 1Ts 1:10; Hb 10:26-31 e Ap 6:16).

* 7.2-5

Em contraste com as histórias sobre os espias (cap.
2) e sobre a conquista de Jericó (cap. 6), Israel agora estava sob a ira de Deus, e o resultado seria diferente.

* 7:2

de Jericó... a Ai. O movimento foi para oeste, e para o centro da região montanhosa.

Bete-Áven. Esse nome significa "casa do nada", ou "casa da iniqüidade". O nome pode ter sido usado zombeteiramente contra Betel (conforme se vê em Os 4:15 e 10.5).

* 7:3

Não suba todo o povo. Ver o contraste com o relatório trazido pelos espias, em 2.24.

* 7:5

trinta e seis. O número das mortes não foi grande. O temor e o desânimo dos israelitas eram devidos mais à ira do Senhor do que à escala humana da derrota.

o coração do povo se derreteu. A desobediência em Israel representou um grande retrocesso. Agora os israelitas encontram-se na situação dos cananeus, conforme se vê em 2.11 e 5.1.

* 7:6

rasgou as suas vestes... deitaram pó sobre a cabeça. Essas eram expressões convencionais de tristeza (1:20; 2:12). A causa da tristeza foi o aparente fracasso das promessas da Aliança, cujo símbolo era a arca. Ver notas em 3.3,17; 4.16. A oração de Josué (vs. 7-9) apelaria para aquelas promessas. Ver nota em 10.6.

* 7.7-9

Josué orou em favor de Israel, tal como Moisés tinha feito em circunstâncias parecidas (conforme 13 4:14-19'>Nm 14:13-19).

* 7:7

por que... Essa pergunta veio dos lábios daqueles que descobriram que sua experiência contrastava com sua compreensão das promessas de Deus. Pode ser que essa pergunta expressasse uma atitude rebelde (como se vê em Nm 14:3), mas também pode exprimir uma verdadeira fé perplexa diante das circunstâncias (conforme Sl 22:1).

amorreus. Ver nota em 2.10.

* 7:9

Ouvindo isto. Ver nota em 9.3.

o nosso nome. A promessa feita a Abraão incluía um "grande nome" (Gn 12:2). A oração de Josué estava baseada nas promessas de Deus.

teu grande nome? A reputação de Deus estava em jogo (Êx 32:12; 13 4:14-16'>Nm 14:13-16; Ez 36:16-23).

* 7:11

Israel. A unidade corporativa de Israel foi salientada por todo este capítulo. O pecado de um homem (v. 15) trouxe culpa a toda a comunidade da qual ele fazia parte (22.18).

violaram a minha aliança. Temos aqui uma outra indicação da natureza do pecado. O conceito da aliança de Deus inclui a fidelidade às suas promessas, bem como as conseqüentes obrigações do povo de Israel, que havia recebido as promessas. Ver nota em 3.3. Tratava-se da aliança de Deus porque ele havia imposto as suas condições.

coisas condenadas. Ver 6.18; nota em 6.17.

* 7:12

se fizera condenado. A causa da derrota de Israel em Ai não fora uma falha nas promessas de Deus (7.6, nota), mas, sim, a desobediência.

já não serei convosco. O terrível retrocesso de 1.5 leva a primeira metade do capítulo 7 a um clímax; e a segunda metade trará as palavras "enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas".

* 7:13

santifica. Ver nota em 3.5. Em contraste ao cap.3, esta é uma preparação para os israelitas serem julgados por Deus.

* 7:14

que o SENHOR designar. O procedimento pode ter sido através do Urim e do Tumim (Êx 28:30, nota).

* 7:15

loucura em Israel. O ato de Acã foi uma ação contrária à natureza de Israel como o povo em relação pactual com Deus, e, portanto, um ato de loucura. Em outros lugares, essa expressão é usada para indicar perversões sexuais, proibidas em Israel (Gn 34:7; Dt 22:21; Jz 20:6,10; 2Sm 13:12; Jr 29:23).

* 7:20

pequei. Ver nota no v. 11.

* 7:21

Vi... cobicei-os e tomei-os. Pode haver aqui uma alusão a Gn 3:6, onde esses três verbos ocorrem na mesma ordem. O padrão do jardim do Éden foi repetido na Terra Prometida; nem bem o dom de Deus havia sido dado e os recebedores já desejaram aquilo que fora proibido, e tomaram do mesmo.

* 7:23

perante o SENHOR. Isto é, presumivelmente diante da arca. Ver nota em 6.8.

* 7:24

tudo quanto tinha. A misericórdia de Deus para com Raabe estendeu-se à sua família (6.23), e a punição de Acã atingiu a família dele.

*

7:26

apagou o furor da sua ira. A ira de Deus, sendo justa, cessa quando o pecado é resolvido. Isso é fundamental para o ensino do Novo Testamento de que a morte de Cristo é um sacrifício expiatório ou propiciatória (Rm 3:25,26).



Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26
7:1 "O anátema" se refere a todas as vestimentas, ganho e outro bota de cano longo que Deus disse ao Israel que devesse destruir quando conquistasse Jericó (veja-se 6:16-19). O problema não era que eles tivessem encontrado um bom uso para algo que de todos os modos seria descartado. tratava-se de uma séria ofensa dado que tinham desafiado uma ordem explícita do Senhor (veja-se Dt 20:16-18).

7.1ss Note os resultados do pecado do Acán: (1) muitos homens morreram (7.5). (2) O exército do Israel se paralisou de temor (7.5). (3) Josué questionou a Deus (7.7-9). (4) Deus ameaçou retirando sua presença do povo (7.12). (5) Acán e sua família tinham que ser destruídos (7.24-26).

Quando o Israel eliminou o pecado de sua comunidade, estes foram os resultados: (1) palavras alentadoras de Deus (8.1). (2) A presença de Deus na batalha (8.1). (3) A direção e promessa de vitória por parte de Deus (8.2). (4) A permissão de Deus para guardar o bota de cano longo e o gado da batalha para eles mesmos (8.2). Através da história do Israel, houve bênções quando o povo eliminou o pecado. A gente experimenta vitória quando elimina o pecado de sua vida e segue, de todo coração, o plano de Deus.

7:6 Josué e os anciões romperam seus vestidos e jogaram pó sobre suas cabeças como sinais de um luto profundo diante de Deus. Estavam confundidos pela derrota na pequena cidade do Hai depois da vitória espetacular do Jericó. portanto se apresentaram diante de Deus em grande humildade e tristeza para receber suas instruções. Quando nossas vidas se desmoronam, nós também devemos nos voltar para Deus em busca de ajuda e direção. Como Josué e os anciões, devemos nos humilhar diante de Deus para que possamos ouvir sua Palavra.

7:7 Quando primeiro Josué saiu contra Hai (7.3), não consultou a Deus mas sim dependeu da força de seu exército para derrotar a pequena cidade. Só depois da derrota do Israel decidiu procurar deus e lhe perguntar o que tinha passado.

Muitas vezes dependemos de nossas próprias habilidades e força, sobre tudo quando a tarefa que temos parece fácil. Procuramos deus só quando os obstáculos parecem muito grandes. Entretanto, só Deus sabe o que temos por diante. Uma consulta com O, mesmo que todo vá bem, pode nos salvar de graves enganos ou más decisões. Pode que Deus queira que aprendamos certas lições, despojemo-nos de certo orgulho ou consultemos a outros antes de trabalhar através nosso.

7.7-9 Imagine orar a Deus desta maneira. Esta não é uma oração formal de igreja. É a oração de um homem que tem medo e está confundido pelo que está acontecendo a seu redor. Josué lhe expressou seus verdadeiros sentimentos a Deus. Se esconder suas necessidades de Deus, está ignorando ao único que realmente lhe pode ajudar. Deus recebe suas orações sinceras e deseja que lhe expresse seus verdadeiros sentimentos. Qualquer crente pode voltar-se mais sincero na oração ao recordar que temos um Deus que é onisciente (tudo sabe) e onipotente (tudo o pode) e que seu amor dura para sempre.

7.10-12 por que trouxe castigo sobre toda a nação o pecado do Acán? Embora foi o enguiço de um homem, Deus o viu como uma desobediência nacional a uma lei nacional. Deus exigia que toda a nação se comprometesse à tarefa que tinha prometido cumprir: conquistar a terra. Por isso, quando uma pessoa falhou, todos falharam. Se o pecado do Acán não tivesse sido castigado, teria se desatado um saque ilimitado. A nação como entidade coletiva tinha que acautelar essa desobediência.

O pecado do Acán não foi o simples ato de guardar algo do bota de cano longo (que Deus permitia em alguns casos), a não ser a desobediência ao mandato explícito de Deus de destruir todo o relacionado com o Jericó. Seu pecado foi a indiferença à maldade e idolatria da cidade, não simplesmente o desejo de ter mais dinheiro. Deus não voltaria a proteger ao exército do Israel até que se eliminasse o pecado e este voltasse a lhe obedecer sem reservas.

Deus não se conforma com que façamos o bom algumas vezes. A deseja que todos nós façamos o bom sempre. Estamos sob suas ordens para eliminar todo pensamento, prática ou posse que entorpeça nossa devoção a Deus.

7:13 "Lhes santifique" significava que os israelitas tinham que realizar os ritos de purificação que se mencionam em 3.5, quando se preparavam para cruzar o Jordão. Tais ritos preparavam ao povo para aproximar-se de Deus e lhes faziam recordar constantemente o pecado deles e a santidade do.

7:24, 25 Acán subestimou a Deus e não tomou seus mandatos a sério (6.18). Pode haverparecido insignificante ao Acán, mas os efeitos de seu pecado foram sentidos por toda a nação, sobre tudo sua família. Como Acán, nossas ações afetam a mais pessoas, além de nós mesmos. Cuidado com a tentação de racionalizar seus pecados, dizendo que são muito pequenos ou muito pessoais para afetar a alguém mais que a você.

7.24-26 por que pagou toda a família do Acán por seu pecado? A narração bíblica não nos diz se foram cúmplices no delito. Mas na antigüidade, tratava-se à família como uma unidade. Acán, como cabeça da família, era como um chefe tribal. Se prosperava, a família prosperava com ele. Se sofria, eles também. Muitos israelitas já tinham morrido na batalha como resultado do pecado do Acán. Este tinha que ser totalmente eliminado do povo do Israel.

Toda sua família tinha que ser apedrejada junto com ele, para que não ficasse nenhum rastro do pecado no Israel. Em nossa cultura individualista, custa-nos trabalho entender tal decreto, mas nas culturas antigas era um castigo usual. O castigo encaixava com o delito: Acán desobedeceu o mandato de Deus de destrui-lo tudo no Jericó, portanto tudo o que pertencia ao Acán seria destruído. O pecado tem conseqüências drásticas, assim devemos tomar medidas drásticas para evitá-lo.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26
B. ATAQUE CONTRA AI (7: 2-8: 29)

Quando Josué partiu para capturar Ai ele estava cheio de inspirado pela conquista de Jericó confiança, mas ele estava muito magoado e chocado com derrota em Ai.

1. Sem êxito First Assault (7: 2-9)

2 Josué enviou de Jericó alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Aven, na zona leste de Betel, e falou-lhes, dizendo: Sobe e espiar a terra. E os homens subiram e espiaram Ap 3:1 E voltaram a Josué, e disse-lhe: Não suba todo o povo para cima; subam uns dois ou três mil homens, e destruam a Ai; fazer nem todas as pessoas que trabalham lá; . para eles, mas são poucos 4 Assim, subiram lá do povo cerca de três mil homens; e eles fugiram diante dos homens de Ap 5:1 E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis homens; e eles os perseguiram desde a porta até Sebarim, e feriu-nos na descida; eo coração do povo se derreteu e se tornou como água.

6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou com o rosto em terra diante da arca do Senhor até a tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. 7 E disse Josué: Ah, Senhor Deus, por que fizeste a todos a este povo o Jordão, para nos entregar nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá tivéssemos sido conteúdo e habitavam além do Jordão! 8 Oh, Senhor, o que devo dizer, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos? 9 Pois os cananeus e todos os habitantes da terra vai ouvi-lo, e nos cercarão e cortou o nosso nome da terra; e o que tu queres fazer por teu grande nome?

A conquista de Jericó tinha sido uma promessa de sucesso no futuro. No entanto, a presença graciosa, poderosa do Senhor levando à vitória foi condicionada à obediência continuada de cada israelita.

O avanço de Josué contra Ai foi até a inclinação íngreme do vale do Jordão para o planalto ocidental. Soldados de Ai atacado, e Israel caiu desmoralizado e derrotado.

A derrota criou pânico entre os israelitas, e grito angustiado de Josué revelou a sua própria fé vacilante: Oh, Senhor, o que devo dizer, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos ... e o que tu queres fazer por teu grande nome!? (vv. Js 7:8 , Js 7:9 ).

2. Achan Descoberto (7: 10-26)

10 Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Por isso, pois, és caído sobre o rosto? 11 Israel pecou; sim, eles têm mesmo transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado; sim, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também; e eles têm até mesmo colocá-lo entre a sua bagagem. 12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos, porque eles se tornaram malditos: Eu não vou ficar com você mais, a menos que vos destruir o anátema do meio de vós. 13 cima, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã: Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel, há uma coisa consagrada no meio de ti, ó Israel; tu não podes estar diante de teus inimigos, enquanto não tirares o anátema do meio de vós. 14 Na parte da manhã, portanto, sereis levados perto de suas tribos: e será que, a tribo que o Senhor tomar se chegará perto pelas famílias; e da família que o Senhor tomar se chegará perto pelas famílias; e as famílias que o Senhor tomar se chegará homem pelo homem. 15 E será que aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo o que tem; porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e porque ele fez uma loucura em Israel.

16 Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar Israel segundo as suas tribos; e da tribo de Judá foi tomada: 17 e ele trouxe perto da família de Judá; e ele levou a família dos zeraítas, que fez perto da família do homem zeraítas pelo homem; e foi tomado Zabdi 18 e ele trouxe perto de sua casa, homem por homem; e Achan, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, foi tomada. 19 Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor, o Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e diga-me agora o que fizeste; escondê-lo não de mim. 20 Respondeu Acã a Josué, e disse: Em verdade eu pequei contra o Senhor, o Deus de Israel, e, assim, e, portanto, o que fiz: 21 quando vi entre os despojos uma babilônica manto, duzentas moedas de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e, eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, ea prata debaixo da capa.

22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, ea prata debaixo da capa. 23 E, tomando-os do meio da tenda, e as trouxeram a Josué, e todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor. 24 Então Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, ea prata, ea capa, ea cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois , e os seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo o que tinha, e traziam-los até o vale de Acor. 25 E disse Josué: Por que nos tens incomodado? Jeová serás problemas neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo, e os apedrejaram com pedras. 26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia; e Jeová se apartou do ardor da sua ira. Por isso o nome daquele lugar foi chamado o vale de Acor, até ao dia.

Achan violou o mandamento do Senhor para dedicar tudo em Jericó ao Senhor (v. Js 7:11 ). Nada era para ser de uso Ct 1:1 ). Achan, em uma paixão da cobiça, tinha permitido a cobiça ao invés de obediência a controlá-lo. Ele veio primeiro e segundo Deus. Esta prioridade egoísta tinha expulsado o primeiro casal do Éden, e trouxe julgamento sobre assustadora Achan. Ele, tomando da coisa que foi proibido, trouxe-se sob a proibição. Ele morreu pelas pedras arremessadas por seus irmãos israelitas. Aquele que perturbou Israel foi deixado novale de Acor, que significa "preocupante" (vv. Js 7:25 , Js 7:26 ).


Wiersbe

Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista
Wiersbe - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26
A estratégia militar de Josué era atra-vessar Canaã e dividir a terra, inician-do com Jerico e continuando com Ai, Betei e Gibeão. Depois, ele conquis-taria as cidades do sul e completaria sua conquista ao derrotar as cidades do norte. Entretanto, ele sofreu um revés em Ai e foi enganado pelos lí-deres de Gibeão.

  1. A desobediência de Acã (7)
  2. Derrota (vv. 1-5)

Deus deixara claro que as coisas de Jerico deviam ser "consagradas", ou dedicadas, a ele e ir para seu tesou-ro (6:18-19), mas Acã desobedeceu a essa lei. E possível que Josué tenha sido tão apressado em seu ataque a Ai que não esperou pela orientação do Senhor. Além disso, ele agiu de acordo com a sugestão dos espiões, em vez de com a Palavra de Deus. Posteriormente, o Senhor rejeita o plano dos espiões (compare 7:3 Ct 8:1). Esses versículos sugerem uma confiança excessiva: Jerico fora arruinada por Israel, e este estava confiante de que conquistar a cida-de menor de Ai seria uma "moleza". A autoconfiança, a confiança na sa-bedoria humana, a impaciência, a falta de oração e o pecado secreto estavam por trás da derrota de Israel em Ai.

  1. Desencorajamento (vv. 6-9)

O coração dos judeus derreteu-se (v.

  1. , em vez de isso acontecer com o coração dos inimigos Dn 2:11). Josué e os anciãos passaram todo o dia em oração diante da arca, e Josué até queria "voltar" e acomodar-se com a herança do outro lado do Jordão! Entretanto, observe que Josué estava mais preocupado com a glória de Deus e com o testemunho de Israel diante das nações pagãs que com o desencorajamento da derrota. De-monstra-se a marca da verdadeira espiritualidade quando é a glória de Deus que motiva a vida do servo.
  2. Descoberta (vv. 10-18)

Deus falou com severidade a seu ser-vo: "Levanta-te! [...] Israel pecou". É claro, apenas um homem pecara, mas isso envolvia toda a nação (v. 1-2; 1Co 12:12ss). É uma verdade solene que a desobediência de uma pessoa pode causar dor e abatimento a toda uma nação, família ou igreja. Acã achou que poderia esconder seu pecado, mas Deus viu o que ele fez. E Deus, porque "coisas condenadas" estavam no acampamento, não po-dia estar com seu povo. Isso causou a derrota deles em Ai. Talvez Josué e o sumo sacerdote usaram o Urim e o Tumim para determinar o culpa-do (Êx 28:30) ou lançaram a sorte. "Sabei que o vosso pecado vos há de achar" (Nu 32:23). Acã foi desco-berto, e seu pecado, exposto.

  1. Destruição (vv. 19-26)

Acã confessou: "Verdadeiramente, pequei", e explicou: "quando vi [...] uma boa capa babilônica [...] tomei" as coisas de Jerico (veja Gn 3:6). Sem dúvida, a família dele sa-bia sobre o roubo e compartilhava seu pecado. Todos eles tinham de ser julgados por seu pecado; portan-to, o povo levou-os ao vale e os ape-drejou. Chamou-se o local de "vale deAcor" (problema) como lembran-ça do problema que Acã trouxe para o povo. Oséias2:15 promete que Deus fará do vale de Acor a "porta de esperança" para os judeus. Com certeza, Israel tem estado no "vale de problema", porque rejeitou Cris-to, mas um dia se voltará para ele e terá esperança.


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26
7.1 A ira do Senhor se acendeu. Acã, que quer dizer "turbulento", tomou a coisa anátema (cherem) e todo o Israel sofreu. A unidade de Israel era tão importante aos olhos de Deus que o pecado de Acã envolveu a nação toda (conforme At 5:3).

7.2 Betel, isto é, "Casa de Deus”.

7.12 Já não serei convosco, se não. No v. 7 Josué fez uma pergunta de um tal modo, que culpava a Deus pelos problemas de Israel, pela derrota sofrida. O verso 10 mostra que esta não era ocasião para orar, mas sim, para obedecer ao mandamento de Deus! "Israel pecou, e violaram a... aliança" (11). Agora, neste estado de desobediências a nação estava sujeita à destruição, como as nações ao redor dela. E em: desobediência a Deus, o povo não pedia receber suas bênçãos. Assim, o santo Deus não podia ser com eles se não se purificassem (conforme 1Pe 1:13-60).

7.13 Santificai-vos. Israel estava contaminado pela desobediência.

7.14 Por sorte. A "sorte", heb goral, derivado da raiz que significa "rolar"" era uma pedra preta ou branca. Várias delas se guardavam numa caixa, e a cor da pedra que era tirada, numa determinada ocasião, estabelecia as respostas "sim" ou "não". Daí a expressão "sair a sorte", 18.11; 19.1. Considerava-se que a sorte era o método indicado para abafar o raciocínio humano em favor da soberania de Deus, veja Pv 16:33 com a nota Na Bíblia, descreve-se este processo para dividir Canaã entre as tribos, Nu 26:55; para distribuir despojos de guerra, Os 3:3; Na 3:10; para apontar os culpados, 1Sm 14:42; Jo 1:7, para escolher heróis, Jz 20:10; para nomear oficiais, Lv 16:8; 1Sm 10:19; At 1:26.

7.15 Aquele... queimado... e tudo quanto tiver. É provável que todos os membros da família de Acã tiveram alguma parte nesta desobediência ao mandamento de Deus, e por isso todos seriam punidos.

7.16 Caiu a sorte. Era costume em Israel e em outras nações. (Js caps. 15 e 19; Mt 27:35) e blasfêmia (1Rs 21:10; At 7:59).

7.26 O vale de Acor. No heb a palavra "akaP significa "perturbar". Tanto o nome do vale como o do homem (Acã) são relacionados com esta palavra. É o vale da perturbação. Em 1 Ct 2:7 Acã (Acar) é chamado "o perturbador de Israel".


NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26
g)    O pecado de Acã (7.1)
Agora vemos (1) o pecado secreto sendo repreendido abertamente; (2) o pecado de um homem envolvendo toda a comunidade.
Deve ser assim se a comunidade é verdadeiramente santa, senão a graça de Deus seria escarnecida. O verbo ‘al é usado quase exclusivamente para se referir a infidelidade (a Deus; ou no casamento, Nu 5:12).

h)    Primeiro ataque contra Ai (7:2-15)

Ai: para avaliar um resumo da controvérsia que surge da ausência de vestígios da idade do bronze tardio, v. J. Callaway, JBL 87 1968), p. 312-20; PEQ 102 (1970), p. 4244. Parece que o alvo de Josué pode ter sido um assentamento da idade do ferro dentro dos muros da cidade antiga (“eles são poucos”, v. 3). No entanto, D. Livingston (WTJ

33.1, 1970, p. 20-44) reabriu a questão do sítio arqueológico de Betei (e portanto de Ai); v. o mapa. perto de Bete-Aven: o local habitado mais próximo na época em que foi escrito o livro; conforme 1Sm 13:5; mais tarde, foi associado a Betei, Dn 4:15. v. 5. Sebarim ou “pedreiras” (nota de rodapé da NVI): quase certamente, pedreiras nos despenhadeiros perto de Ai. Não há sugestão de que tenha sido a confiança exagerada (v. 3) o motivo do revés, mas ela conduziu a trevas maiores. Se pensamos que a reação foi exagerada (v. 7-9), é bom analisarmos a forma em que nós mesmos enfrentamos decepções. No entanto, Josué não podia aceitar isso como “ossos do ofício”; a essa altura, o fracasso só podia significar que o Senhor tinha retirado o seu apoio.

i)    Acã é condenado e executado (7.16
26)

mandou [...] virem à frente-, supostamente por meio de representantes das tribos e clãs. v. 19. para a glória do Senhor: A NTLH traz “confesse a verdade”; mas “dar glória”, o significado comum, é apropriado aqui; conforme SL

50.23. v. 21. Babilônia-, algumas versões trazem “Sinear” (BJ); talvez leiam s‘r, “de lã” (Gray, ad loc.); mas a Babilônia era uma região de tecelagem de lã. v. 24. a prata etc.: nem isso é encaminhado ao tesouro; tudo é lançado fora como impuro, e nenhum israelita pode tirar vantagem com a perda de Acã. A severidade do castigo é proporcional ao sentimento da realidade da presença de Deus com Israel (conforme At 5; 1Co 5:0). depois-, inferido. A RSV segue o hebraico. A execução com fogo priva do sepultamento comum e expressa horror especial pelo pecado (Lv 20:14; 21:9). apedrejou também os seus: conforme 22.20: “não foi o único que morreu”. Assim como o homem era responsável pelas ações da sua casa, os integrantes da família eram cúmplices do crime dele.


Moody

Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
Moody - Comentários de Josué Capítulo 6 do versículo 6 até o 29

B. A Campanha Central. 6:6 - 8:29.

Primeiro Jericó no Vale do Jordão, depois Ai na cadeia central de montanhas.


Moody - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26

Js 7:1). Escavações francesas (1933-1
935) em et-Tell, o local geralmente identificado com Ai, revelaram um intervalo (cerca de 2000-1200 A-C-j em sua ocupação, indicando que et-Tell não estava ocupada quando Josué entrou em Canaã. Aparentemente a evidência de et-Tell favorece sua identificação como Bete-Áven, casa da idolatria, pois templos pagãos se encontravam no seu ponto mais alto no terceiro milênio; e no tempo de Saul existia ali uma pequena povoação, talvez desde o décimo quarto século, período em que viveu o escritor de Josué (cons, Js 18:12; 1Sm 13:5; 1Sm 14:23). Mais tarde, Oséias aplicou o nome de Bete-Áven à vizinha Betel (Os 4:15; Os 5:8 ; Os 10:5 ). Provavelmente et-Tell não deve ser identificada com Ai. As antigas ruínas de Ai podem muito bem jazer sob a atual povoação de Deir Dibwan logo a sudeste de et-Tell. Aiate (Is 10:28) surgiu mais tarde, em Quirbete Haiã, menos de uma milha ao sul de Deir Dibwan e foi a Ai pós-exílica ou Aija (aramaico; Ed 2:28; Ne 7:32; Ne 11:31). Seja qual for a sua exata localização, nos dias de Josué foi uma cidade fortificada, separada de Betel, com o seu próprio rei. Era lugar de estratégica importância dominando a rota principal de Gilgal à região de Betel.

Este capítulo revela como a fé de um grupo do povo de Deus pode ser solapada e estropiada pelos efeitos contaminantes de um compromisso secreto da parte de apenas um único membro. O pecado espreita à sombra da vitória da fé ; como fermento, logo contamina tudo. Vemos também Josué como o guia espiritual que obteve a confissão do pecador com um misto de doçura e severidade (Js 7:19, Js 7:20), para que a nação pudesse repudiar o pecado e fica livre do anátema que repousava sobre ela.


Moody - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 10 até o 15

10-15. Jeová respondeu que o revés devia-se não à Sua falta de fidelidade mas ao pecado de Israel (cons. Is 59:1, Is 59:2). Ele revelou a realidade ou perversidade do pecado (Js 7:10, Js 7:11), seu resultado ou derrota (Js 7:12), e o seu remédio ou remoção (Js 7:13, Js 7:14).


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de Josué Capítulo 7 do versículo 1 até o 26
Js 7:1

2. O DESASTRE DE AI E O PECADO DE ACÃ (Js 7:1-6). Ficava a cidade de Ai situada numa pequena elevação a ocidente de Jericó, perto de Betel, e constituída o próximo objetivo dos israelitas, que nem de longe sonhavam o revés que os aguardava. O primeiro versículo dá-nos conta do que foi esse desastre numa simples palavra: "Prevaricaram" (1), ou "procederam infielmente" porque violaram o pacto realizado.

A conselho dos espias enviados por Josué a explorar o território inimigo, apenas uma parte do exército foi utilizada no ataque à cidade, embora não fosse este o motivo que o levou a ser repelido. O certo é que, a uma arremetida da guarnição que os perseguiu encosta abaixo, os israelitas tiveram de retirar, não sem deixar no campo trinta e seis dos seus combatentes. E o coração do povo se derreteu (5). É a mesma expressão usada em Js 2:11 acerca dos inimigos de Israel. A causa não era apenas a derrota e a perda dalguns soldados, mas antes o terrível receio de perder o auxílio de Jeová (7). Josué, por sua vez, devia temer que uma nova onda de entusiasmo e até de furor viesse apoderar-se dos seus inimigos. Mas depressa o chefe chegou à conclusão de que a causa da derrota fora nada menos que a violação da ordem dada acerca do anátema. O vers. 11 parte do geral para o particular na acusação proferida, frisando a gravidade do crime pela expressão "e até", que precede cada acusação. O pecado dum membro da comunidade foi tomado como se fosse o de todos. Sendo Israel uma nação, o pecado do indivíduo era o pecado da nação, até que se expiasse devidamente.

>Js 7:21

Convocadas as tribos, as famílias e cada um dos membros em separado, através da hoste sagrada, caiu a culpa sobre Acã, que logo ali confessou ter roubado ouro, prata e uma capa babilônica (21), tendo tudo escondido debaixo da tenda. Imediatamente foram esses objetos retirados e oferecidos ao Senhor (23). A cena final no vale de Acor (literalmente: "perturbação") consumou-se com o apedrejamento de Acã, sendo depois queimado com todos os seus haveres. Teria a mesma sorte a família do desventurado? É difícil saber-se, porquanto Js 22:20 pode aludir penas aos trinta e seis soldados que tombaram por causa do pecado de Acã e o pronome plural "os" do vers. 25 talvez se refira somente aos seus haveres. É clara a lei de Dt 24:16: "Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada qual morrerá pelo seu pecado". A não ser, que houvesse cumplicidade no crime. Expiado o sacrilégio com a morte do réu no vale sinistro de Acor, onde se consumou a terrível tragédia, raiou de novo a esperança no coração dos israelitas.


Dicionário

Assim

advérbio Deste modo, desta forma: assim caminha a humanidade.
Igual a, semelhante a; do mesmo porte ou tamanho de: não me lembro de nenhum terremoto assim.
Em que há excesso; em grande quantidade: havia gente assim!
Do mesmo tamanho; desta altura: o meu filho já está assim.
conjunção Portanto; em suma, assim sendo: você não estudou, assim não conseguiu passar no vestibular.
Gramática Utilizado para dar continuidade ao discurso ou na mudança de pensamento: vou ao cinema amanhã; assim, se você quiser, podemos ir juntos.
locução adverbial De valor concessivo-adversativo. Assim mesmo, mesmo assim ou ainda assim; apesar disso, todavia, entretanto: advertiram-no várias vezes, mesmo assim reincidiu.
locução interjeição Assim seja. Queira Deus, amém; oxalá.
expressão Assim ou assado. De uma maneira ou de outra.
Assim que. Logo que: assim que ele chegar vamos embora!
Assim como. Bem como; da mesma maneira que: os pais, assim como os filhos, também já foram crianças.
Etimologia (origem da palavra assim). Do latim ad sic.

Dissê

1ª pess. sing. pret. perf. ind. de dizer
3ª pess. sing. pret. perf. ind. de dizer

di·zer |ê| |ê| -
(latim dico, -ere)
verbo transitivo

1. Exprimir por meio de palavra, por escrito ou por sinais (ex.: dizer olá).

2. Referir, contar.

3. Depor.

4. Recitar; declamar (ex.: dizer poemas).

5. Afirmar (ex.: eu digo que isso é mentira).

6. Ser voz pública (ex.: dizem que ele é muito honesto).

7. Exprimir por música, tocando ou cantando.

verbo intransitivo

8. Condizer, corresponder.

9. Explicar-se; falar.

10. Estar (bem ou mal) à feição ou ao corpo (ex.: essa cor não diz bem). = CONVIR, QUADRAR

verbo pronominal

11. Intitular-se; afirmar ser.

12. Chamar-se.

13. Declarar o jogo que se tem ou se faz.

nome masculino

14. Expressão, dito (ex.: leu os dizeres do muro).

15. Estilo.

16. Maneira de se exprimir.

17. Rifão.

18. Alegação, razão.


quer dizer
Expressão usada para iniciar uma explicação adicional em relação a algo que foi dito anteriormente. = ISTO É, OU SEJA

tenho dito
Fórmula com que se dá por concluído um discurso, um arrazoado, etc.


Então

advérbio Agora ou naquela circunstância: acabei então de perceber que havia sido enganada!
Em determinada situação; nessa circunstância: o chefe está bem-humorado, então não há discussão.
Numa situação futura; num momento afastado do presente: você precisa se casar, então irá entender do que estou falando.
interjeição Que demonstra espanto; em que há admiração: então, você se casou?
Que se utiliza para animar (alguém): então, força!
substantivo masculino Período de tempo que passou: numa lembrança de então, recordou-se da juventude.
Etimologia (origem da palavra então). Do latim in + tunc/ naquele momento.

Josué

-

Deus é a salvação

1. Veja Josué, Filho de Num.


2. Josué, filho de Jeozadaque. Era o sumo sacerdote em Judá depois do exílio na Babilônia; junto com Zorobabel, foi o responsável pelo restabelecimento do Templo e do culto, de 538 a 516 a.C. (Ag 1:14; Ag 2:4; Zc 3:6-8,9; 6:11). Seu nome é dado como Jesua em Esdras 3:2 e Neemias 12:1-8.


3. Cidadão de Bete-Semes, cidade que tomou conta da Arca da Aliança depois que foi tomada pelos filisteus e posteriormente devolvida, nos dias de Samuel (1Sm 6:14-18).


4. Prefeito da cidade de Jerusalém. Oficial da corte no tempo das reformas do rei Josias, no final do século VII a.C. (2Rs 23:8). E.M.


Josué [Javé É Salvação] -

1) Auxiliar e, depois, sucessor de Moisés (Ex 17:8-13); (Dt 31:1-8). Josué comandou a travessia do rio Jordão (Jos
3) e tomou Jericó (Js 6). Conquistou a terra de Canaã e a dividiu entre as tribos de Israel (Jos 8—21). Após abençoar o povo e renovar a ALIANÇA com Deus, Josué morreu com a idade de 110 anos (Js 24). V. JOSUÉ,

Levanta

3ª pess. sing. pres. ind. de levantar
2ª pess. sing. imp. de levantar

le·van·tar -
(latim tardio *levantare, do latim levans, -antis, particípio presente de levo, -are, erguer, elevar)
verbo transitivo e pronominal

1. Mover ou mover-se de baixo para cima. = ALÇAR, ELEVAR, ERGUERARRIAR, BAIXAR

2. Pôr ou ficar na posição vertical (ex.: levantou os livros tombados; caiu, mas levantou-se logo a seguir). = ERGUERDEITAR, TOMBAR

3. Incentivar ou ter reacção contra algo ou alguém. = INSURGIR, REBELAR, REVOLTAR, SUBLEVAR

verbo transitivo

4. Erguer e pôr em pé.

5. Apanhar do chão.

6. Fazer crescer.

7. Dar mais altura a (ex.: decidiram levantar a vedação). = ALTEAR, SUBIRBAIXAR

8. Engrandecer, sublimar.

9. Dar origem a algo (ex.: este caso levanta um problema ético). = CAUSAR, ORIGINAR, PRODUZIR, PROVOCAR, SUSCITAR

10. Aventar, imputar, inventar.

11. Fazer cessar algo que está em curso (ex.: levantar as sanções económicas ao país; levantar o embargo). = ANULAR, SUSPENDER

12. Entoar.

13. Cobrar, arrecadar.

14. Impor.

15. Fazer uma construção (ex.: vão levantar aqui um prédio de 6 andares). = CONSTRUIR, EDIFICAR, ERGUER

16. [Caça] Fazer sair os animais a caçar da toca, do ninho ou do local onde se abrigam (ex.: levantar a caça; levantar perdizes).

verbo intransitivo

17. Crescer.

18. Pôr-se mais alto.

19. Subir de preço.

20. Deixar de chover.

21. [Futebol] Chutar a bola de forma a elevá-la (ex.: o jogador tem indicações para levantar para o centro da área).

verbo transitivo , intransitivo e pronominal

22. Fazer subir ou subir.

verbo pronominal

23. Sair da cama.

24. Nobilitar-se.

25. Raiar, surgir, aparecer.

nome masculino

27. Acto de levantar.

28. O sair da cama.


Rosto

substantivo masculino Parte anterior da cabeça, limitada pelos cabelos, orelhas e parte inferior do queixo; cara; face, fisionomia, semblante.
A parte da medalha oposta ao anverso.
A primeira página do livro onde estão o título e o nome do autor; frontispício.
Figurado Aparência, aspecto, expressão, presença.
Frente, fronte; a parte fronteira de algo em relação ao observador.
Dar de rosto com, encontrar, enfrentar.
Rosto a rosto, cara a cara.
Fazer rosto a, encarar, enfrentar, resistir a, defrontar-se com.
Lançar (alguma coisa) no rosto de (alguém), acusar, provar-lhe a culpabilidade.
No rosto de, na presença de.
Virar (ou voltar) o rosto a (alguma coisa), evitá-la, não ter coragem de enfrentá-la; desprezá-la.
De rosto, de frente.

rosto (ô), s. .M 1. Parte anterior da cabeça; cara, face. 2. Aparência, fisionomia, semblante, aspecto, presença. 3. Parte dianteira; frente, fronte. 4. A primeira página do livro, onde está o título e o nome do autor; frontispício.

Senhor

substantivo masculino Proprietário, dono absoluto, possuidor de algum Estado, território ou objeto.
História Aquele que tinha autoridade feudal sobre certas pessoas ou propriedades; proprietário feudal.
Pessoa nobre, de alta consideração.
Gramática Forma de tratamento cerimoniosa entre pessoas que não têm intimidade e não se tratam por você.
Soberano, chefe; título honorífico de alguns monarcas.
Figurado Quem domina algo, alguém ou si mesmo: senhor de si.
Dono de casa; proprietário: nenhum senhor manda aqui.
Pessoa distinta: senhor da sociedade.
Antigo Título conferido a pessoas distintas, por posição ou dignidade de que estavam investidas.
Antigo Título de nobreza de alguns fidalgos.
Antigo O marido em relação à esposa.
adjetivo Sugere a ideia de grande, perfeito, admirável: ele tem um senhor automóvel!
Etimologia (origem da palavra senhor). Do latim senior.onis.

o termo ‘Senhor’, no A.T., paraexprimir Jeová, está suficientemente compreendido nesta última palavra – e, como tradução de ãdôn, não precisa de explicação. Em Js 13:3, e freqüentemente em Juizes e Samuel, representa um título nativo dos governadores dos filisteus, não se sabendo coisa alguma a respeito do seu poder. o uso de ‘Senhor’ (kurios), no N.T., é interessante, embora seja muitas vezes de caráter ambíguo. Nas citações do A.T., significa geralmente Jeová, e é também clara a significaçãoem outros lugares (*vejag. Mt 1:20). Mas, fora estas citações, há muitas vezes dúvidas sobre se a referência é a Deus como tal (certamente Mc 5:19), ou ao Salvador, como Senhor e Mestre. Neste último caso há exemplos do seu emprego, passando por todas as gradações: porquanto é reconhecido Jesus, ou como Senhor e Mestre no mais alto sentido (Mt 15:22 – e geralmente nas epístolas – *veja 1 Co 12.3), ou como doutrinador de grande distinção (Mt 8:21 – 21.3), ou ainda como pessoa digna de todo o respeito (Mt 8:6). Deve-se observar que kurios, termo grego equivalente ao latim “dominus”, era o título dado ao imperador romano em todas as terras orientais, em volta do Mediterrâneo. E isto serve para explicar o fato de aplicarem os cristãos ao Salvador esse título, querendo eles, com isso, acentuar na sua mente e na das pessoas que os rodeavam a existência de um império maior mesmo que o de César. Com efeito, o contraste entre o chefe supremo do império romano e Aquele que é o Senhor de todos, parece apoiar muitos dos ensinamentos do N.T. Algumas vezes se usa o termo ‘Senhor’ (Lc 2:29At 4:24, etc.) como tradução de despõtes, que significa ‘dono, amo’, sugerindo, quando se emprega a respeito dos homens, que ao absoluto direito de propriedade no mundo antigo estava inerente uma verdadeira irresponsabilidade. (*veja Escravidão.)

[...] o Senhor é a luz do mundo e a misericórdia para todos os corações.
Referencia: LIMA, Antônio• Vida de Jesus: baseada no Espiritismo: estudo psicológico• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2002• - Pelo Evangelho


Senhor
1) (Propriamente dito: hebr. ADON; gr. KYRIOS.) Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97:5; Rm 14:4-8). No NT, “Senhor” é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.


2) (hebr. ????, YHVH, JAVÉ.) Nome de Deus, cuja tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim (Ex 3:14; 6.3). Seguindo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das traduções modernas usa “Senhor” como equivalente de ????, YHVH (JAVÉ). A RA e a NTLH hoje escrevem “SENHOR”. A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de ????, YHVH, (o Eterno) com as vogais de ???????, ADONAI (Senhor).


Senhor Termo para referir-se a YHVH que, vários séculos antes do nascimento de Jesus, havia substituído este nome. Sua forma aramaica “mar” já aparecia aplicada a Deus nas partes do Antigo Testamento redigidas nesta língua (Dn 2:47; 5,23). Em ambos os casos, a Septuaginta traduziu “mar” por “kyrios” (Senhor, em grego). Nos textos de Elefantina, “mar” volta a aparecer como título divino (pp. 30 e 37). A. Vincent ressaltou que este conteúdo conceitual já se verificava no séc. IX a.C. Em escritos mais tardios, “mar” continua sendo uma designação de Deus, como se vê em Rosh ha-shanah 4a; Ber 6a; Git 88a; Sanh 38a; Eruv 75a; Sab 22a; Ket 2a; Baba Bat 134a etc.

Em algumas ocasiões, Jesus foi chamado de “senhor”, como simples fórmula de cortesia. Ao atribuir a si mesmo esse título, Jesus vai além (Mt 7:21-23; Jo 13:13) e nele insere referências à sua preexistência e divindade (Mt 22:43-45; Mc 12:35-37; Lc 20:41-44 com o Sl 110:1). Assim foi também no cristianismo posterior, em que o título “Kyrios” (Senhor) aplicado a Jesus é idêntico ao empregado para referir-se a Deus (At 2:39; 3,22; 4,26 etc.); vai além de um simples título honorífico (At 4:33; 8,16; 10,36; 11,16-17; Jc 1:1 etc.); supõe uma fórmula cúltica própria da divindade (At 7:59-60; Jc 2:1); assim Estêvão se dirige ao Senhor Jesus no momento de sua morte, o autor do Apocalipse dirige a ele suas súplicas e Tiago acrescenta-lhe o qualificativo “de glória” que, na verdade, era aplicado somente ao próprio YHVH (Is 42:8). Tudo isso permite ver como se atribuíam sistematicamente a Jesus citações veterotestamentárias que originalmente se referiam a YHVH (At 2:20ss.com Jl 3:1-5).

Finalmente, a fórmula composta “Senhor dos Senhores” (tomada de Dt 10:17 e referente a YHVH) é aplicada a Jesus e implica uma clara identificação do mesmo com o Deus do Antigo Testamento (Ap 7:14; 19,16). Tanto as fontes judeu-cristãs (1Pe 1:25; 2Pe 1:1; 3,10; Hc 1:10 etc.) como as paulinas (Rm 5:1; 8,39; 14,4-8; 1Co 4:5; 8,5-6; 1Ts 4:5; 2Ts 2:1ss. etc.) confirmam essas assertivas.

W. Bousset, Kyrios Christos, Nashville 1970; J. A. Fitzmyer, “New Testament Kyrios and Maranatha and Their Aramaic Background” em To Advance the Gospel, Nova York 1981, pp. 218-235; L. W. Hurtado, One God, One Lord: Early Christian Devotion and Ancient Jewish Monotheism, Filadélfia 1988; B. Witherington III, “Lord” em DJG, pp. 484-492; O. Cullmann, o. c.; C. Vidal Manzanares, “Nombres de Dios” en Diccionario de las tres...; Idem, El judeo-cristianismo...; Idem, El Primer Evangelio...


Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
Josué 7: 10 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?">Então disse o SENHOR a Josué: "Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
Josué 7: 10 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

1406 a.C.
H2088
zeh
זֶה
Esse
(This)
Pronome
H3068
Yᵉhôvâh
יְהֹוָה
o Senhor
(the LORD)
Substantivo
H3091
Yᵉhôwshûwaʻ
יְהֹושׁוּעַ
Josué
(Joshua)
Substantivo
H4100
mâh
מָה
o que / aquilo
(what)
Pronome
H413
ʼêl
אֵל
até
(unto)
Prepostos
H5307
nâphal
נָפַל
cair, deitar, ser lançado no chão, falhar
(And caused to fall)
Verbo
H559
ʼâmar
אָמַר
E disse
(And said)
Verbo
H5921
ʻal
עַל
sobre, com base em, de acordo com, por causa de, em favor de, concernente a, ao lado de,
([was] on)
Prepostos
H6440
pânîym
פָּנִים
o rosto
(the face)
Substantivo
H6965
qûwm
קוּם
levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé
(that rose up)
Verbo
H859
ʼattâh
אַתָּה
você / vocês
(you)
Pronome


זֶה


(H2088)
zeh (zeh)

02088 זה zeh

uma palavra primitiva; DITAT - 528; pron demons

  1. este, esta, isto, aqui, qual, este...aquele, esta...esta outra, tal
    1. (sozinho)
      1. este, esta, isto
      2. este...aquele, esta...esta outra, outra, outro
    2. (aposto ao subst)
      1. este, esta, isto
    3. (como predicado)
      1. este, esta, isto, tal
    4. (encliticamente)
      1. então
      2. quem, a quem
      3. como agora, o que agora
      4. o que agora
      5. pelo que
      6. eis aqui
      7. imediatamente
      8. agora, agora mesmo
    5. (poético)
      1. onde, qual, aqueles que
    6. (com prefixos)
      1. neste (lugar), então
      2. nestas condições, por este meio, com a condição que, por, através deste, por esta causa, desta maneira
      3. assim e assim
      4. como segue, coisas tais como estes, de acordo com, com efeito da mesma maneira, assim e assim
      5. daqui, portanto, por um lado...por outro lado
      6. por este motivo
      7. Apesar disso, qual, donde, como

יְהֹוָה


(H3068)
Yᵉhôvâh (yeh-ho-vaw')

03068 יהוה Y ehovaĥ

procedente de 1961; DITAT - 484a; n pr de divindade Javé = “Aquele que existe”

  1. o nome próprio do único Deus verdadeiro
    1. nome impronunciável, a não ser com a vocalização de 136

יְהֹושׁוּעַ


(H3091)
Yᵉhôwshûwaʻ (yeh-ho-shoo'-ah)

03091 יהושוע Y ehowshuwa ̂ ̀ou יהושׂע Y ehowshu ̂ à

procedente de 3068 e 3467, grego 2424 Ιησους e 919 βαριησους;

Josué = “Javé é salvação” n pr m

  1. filho de Num, da tribo de Efraim, e sucessor de Moisés como o líder dos filhos de Israel; liderou a conquista de Canaã
  2. um habitante de Bete-Semes em cuja terra a arca de aliança foi parar depois que os filisteus a devolveram
  3. filho de Jeozadaque e sumo sacerdote depois da restauração
  4. governador de Jerusalém sob o rei Josias o qual colocou o seu nome em um portão da cidade de Jerusalém

מָה


(H4100)
mâh (maw)

04100 מה mah ou מה mah ou ם ma ou ם ma também מה meh

uma partícula primitiva, grego 2982 λαμα; DITAT - 1149 pron interr

  1. o que, como, de que tipo
    1. (interrogativa)
      1. o que?
      2. de que tipo
      3. que? (retórico)
      4. qualquer um, tudo que, que
    2. (advérbio)
      1. como, como assim
      2. por que
      3. como! (exclamação)
    3. (com prep)
      1. em que?, pelo que?, com que?, de que maneira?
      2. por causa de que?
      3. semelhante a que?
        1. quanto?, quantos?, com qual freqüência?
        2. por quanto tempo?
      4. por qual razão?, por que?, para qual propósito?
      5. até quando?, quanto tempo?, sobre que?, por que? pron indef
  2. nada, o que, aquilo que

אֵל


(H413)
ʼêl (ale)

0413 אל ’el (mas usado somente na forma construta reduzida) אל ’el

partícula primitiva; DITAT - 91; prep

  1. para, em direção a, para a (de movimento)
  2. para dentro de (já atravessando o limite)
    1. no meio de
  3. direção a (de direção, não necessariamente de movimento físico)
  4. contra (movimento ou direção de caráter hostil)
  5. em adição a, a
  6. concernente, em relação a, em referência a, por causa de
  7. de acordo com (regra ou padrão)
  8. em, próximo, contra (referindo-se à presença de alguém)
  9. no meio, dentro, para dentro, até (idéia de mover-se para)

נָפַל


(H5307)
nâphal (naw-fal')

05307 נפל naphal

uma raiz primitiva; DITAT - 1392; v

  1. cair, deitar, ser lançado no chão, falhar
    1. (Qal)
      1. cair
      2. cair (referindo-se à morte violenta)
      3. cair prostrado, prostrar-se diante
      4. cair sobre, atacar, desertar, cair distante, ir embora para, cair nas mãos de
      5. ficar aquém, falhar, desacordar, acontecer, resultar
      6. estabelecer, desperdiçar, ser oferecido, ser inferior a
      7. deitar, estar prostrado
    2. (Hifil)
      1. fazer cair, abater, derrubar, nocautear, deixar prostrado
      2. derrubar
      3. jogar a sorte, designar por sorte, repartir por sorte
      4. deixar cair, levar a falhar (fig.)
      5. fazer cair
    3. (Hitpael)
      1. lançar-se ou prostrar-se, lançar-se sobre
      2. estar prostrado, prostrar-se
    4. (Pilel) cair

אָמַר


(H559)
ʼâmar (aw-mar')

0559 אמר ’amar

uma raiz primitiva; DITAT - 118; v

  1. dizer, falar, proferir
    1. (Qal) dizer, responder, fala ao coração, pensar, ordenar, prometer, intencionar
    2. (Nifal) ser falado, ser dito, ser chamado
    3. (Hitpael) vangloriar-se, agir orgulhosamente
    4. (Hifil) declarar, afirmar

עַל


(H5921)
ʻal (al)

05921 על ̀al

via de regra, o mesmo que 5920 usado como uma preposição (no sing. ou pl. freqüentemente com prefixo, ou como conjunção com uma partícula que lhe segue); DITAT - 1624p; prep

  1. sobre, com base em, de acordo com, por causa de, em favor de, concernente a, ao lado de, em adição a, junto com, além de, acima, por cima, por, em direção a, para, contra
    1. sobre, com base em, pela razão de, por causa de, de acordo com, portanto, em favor de, por isso, a respeito de, para, com, a despeito de, em oposição a, concernente a, quanto a, considerando
    2. acima, além, por cima (referindo-se a excesso)
    3. acima, por cima (referindo-se a elevação ou preeminência)
    4. sobre, para, acima de, em, em adição a, junto com, com (referindo-se a adição)
    5. sobre (referindo-se a suspensão ou extensão)
    6. por, adjacente, próximo, perto, sobre, ao redor (referindo-se a contiguidade ou proximidade)
    7. abaixo sobre, sobre, por cima, de, acima de, pronto a, em relacão a, para, contra (com verbos de movimento)
    8. para (como um dativo) conj
  2. por causa de, porque, enquanto não, embora

פָּנִים


(H6440)
pânîym (paw-neem')

06440 פנים paniym plural (mas sempre como sing.) de um substantivo não utilizado פנה paneh

procedente de 6437; DITAT - 1782a; n. m.

  1. face
    1. face, faces
    2. presença, pessoa
    3. rosto (de serafim or querubim)
    4. face (de animais)
    5. face, superfície (de terreno)
    6. como adv. de lugar ou tempo
      1. diante de e atrás de, em direção a, em frente de, adiante, anteriormente, desde então, antes de
    7. com prep.
      1. em frente de, antes de, para a frente de, na presença de, à face de, diante de ou na presença de, da presença de, desde então, de diante da face de

קוּם


(H6965)
qûwm (koom)

06965 קום quwm

uma raiz primitiva; DITAT - 1999; v.

  1. levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé
    1. (Qal)
      1. levantar
      2. levantar-se (no sentido hostil)
      3. levantar-se, tornar-se poderoso
      4. levantar, entrar em cena
      5. estar de pé
        1. manter-se
        2. ser estabelecido, ser confirmado
        3. permanecer, resistir
        4. estar fixo
        5. ser válido (diz-se de um voto)
        6. ser provado
        7. está cumprido
        8. persistir
        9. estar parado, estar fixo
    2. (Piel)
      1. cumprir
      2. confirmar, ratificar, estabelecer, impor
    3. (Polel) erguer
    4. (Hitpael) levantar-se, erguer-se
    5. (Hifil)
      1. levar a levantar, erguer
      2. levantar, erigir, edificar, construir
      3. levantar, trazer à cena
      4. despertar, provocar, instigar, investigar
      5. levantar, constituir
      6. fazer ficar em pé, pôr, colocar, estabelecer
      7. tornar obrigatório
      8. realizar, levar a efeito
    6. (Hofal) ser levantado

אַתָּה


(H859)
ʼattâh (at-taw')

0859 אתה ’attah ou (forma contrata) את ’atta ou את ’ath feminino (irregular) algumas vezes אתי ’attiy plural masculino אתם ’attem feminino אתן ’atten ou אתנה ’attenah ou אתנה ’attennah

um pronome primitivo da segunda pessoa; DITAT - 189; pron pess

  1. tu (segunda pess. sing. masc.)