Dicionário

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Bendicionário: substantivo masculino Ritual em que se contêm as fórmulas das bênçãos.
Etimologia (origem da palavra bendicionário). Bendição + ário.
Dicionário: substantivo masculino Compilação que contém as palavras de uma língua, apresentando seu significado, utilização, etimologia, sinônimos, antônimos ou com a tradução para outra língua: dicionário de português; dicionário de português-inglês.
Livro, meio eletrônico ou outro suporte que possui as informações presentes nessa compilação: O Dicio é um dicionário on-line de língua portuguesa.
Por Extensão Reunião dos vocábulos ou termos que fazem parte dessa compilação: esta palavra não consta no dicionário.
Por Extensão Indivíduo que tem um conhecimento excessivo sobre variadas coisas: meu professor é um dicionário que fala.
Etimologia (origem da palavra dicionário). Do latim medieval. dictionaium; pelo francês dictionnaire.
Dicionariozinhos:
derivação masc. pl. de dicionário

di·ci·o·ná·ri·o
(francês dictionnaire)
nome masculino

1. Colecção organizada, geralmente de forma alfabética, de palavras ou outras unidades lexicais de uma língua ou de qualquer ramo do saber humano, seguidas da sua significação, da sua tradução ou de outras informações sobre as unidades lexicais.

2. Colecção de palavras usadas habitualmente por uma pessoa, por um grupo social ou profissional, num domínio técnico, etc. = GLOSSÁRIO, VOCABULÁRIO

3. [Linguística] [Linguística] Conjunto de unidades lexicais identificadas, organizadas e codificadas.


dicionário vivo
Figurado Pessoa erudita.


Expedicionário: adjetivo Que pertence a uma expedição: força expedicionária.
substantivo masculino Pessoa que faz parte de uma expedição, mormente militar.
[Brasil] Pracinha.
Minidicionário:
minidicionário | s. m.
Será que queria dizer minidicionário?

mi·ni·di·ci·o·ná·ri·o
(mini- + dicionário)
nome masculino

Dicionário pequeno ou de pequeno formato.


Tradicionário: adjetivo, substantivo masculino Diz-se do, ou o judeu que recorre à tradição talmúdica para interpretar a Bíblia.

Dicionário Etimológico

Fonte: Dicionário Etimológico 7Graus

Dicionário: do latim dictionarium ou dictionarius, dicionário, repertório de dictio, que se pronuncia "dícsio", pois esse "t" tem som de "s" em latim. É por isso que em português se escreve dicionário, com "c", de som equivalente ao do "s". O dictionarium da antiga Roma não era de verbetes, como os de hoje, mas, sim, de expressões, frases, daquilo que era dito e como era dito. O primeiro dicionário de que se tem registro é chinês, feito por Hou Chin, em150 a.C. No alvorecer do século XVI surgiu o primeiro dictionarium de várias línguas, cuja língua-base era o latim, obra do humanista italiano Ambrogio Calepino (1440-1510).

Dicionário de Sinônimos

Fonte: Dicio

Dicionário: léxico, vocabulário, glossário, elucidário. – Segundo Bruns. – “dicionário é a coleção de todas as palavras de uma língua, dispostas em ordem alfabética, e seguidas da respetiva definição, ou da sua tradução noutra língua. Dá-se também este nome a qualquer coleção de termos e nomes de determinados ramos do saber humano, como história, geografia, veterinária, etc., dispostos, como no anterior, em ordem alfabética, e seguidos de quantas indicações os podem tornar compreensíveis. – Léxico se diz apenas dos dicionários das línguas clássicas antigas, e particularmente do dicionário da língua grega (ou da latina). – Vocabulário é termo de significação pouco 360 Rocha Pombo precisa, pois enquanto uns dão esse nome à coleção de todos os vocábulos de uma língua, seguidos de breves definições, pretendem outros dá-lo à coleção de todos os termos simples da língua para guiarem na sua ortografia; e outros ainda à coleção de certos termos peculiares a uma arte ou ciência. – Glossário é um vocabulário que explica termos obscuros por meio de outros conhecidos. Seria útil que algum erudito fizesse um glossário completo dos termos arábicos e godos que correram em Portugal durante a primeira dinastia. – Elucidário é o nome que o padre Joaquim de Santa Rosa de Viterbo deu ao seu glossário de antigos termos portugueses. Posteriormente tem-se dado esta denominação a vários outros vocabulários”.

Strongs


γραμματεύς
(G1122)
Ver ocorrências
grammateús (gram-mat-yooce')

1122 γραμματευς grammateus

de 1121; TDNT - 1:740,127; n m

  1. escrituário, escriba, esp. um servidor público, secretário, arquivista cujo ofício e influência não é a mesma em cada estado
  2. na Bíblia, pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas escrituras, intérprete, professor. Os escribas examinavam as questões mais difíceis e delicadas da lei; acrescentavam à lei mosaica decisões sobre vários tipos, com a intenção de elucidar seu significado e extensão, e faziam isto em detrimento da religião. Como o conselho de homens experimentados na lei era necessário para o exame de causas e a solução de questões difíceis, eles tornavam-se membros do Sinédrio; são mencionados em conexão com os sacerdotes e anciãos do povo. Consultar um Dicionário Bíblico para mais informações a respeito dos escribas.
  3. professor religioso: tão instruído que da sua erudição e capacidade de ensinar podem redundar benefícios para o reino dos céus

בֶּקַע
(H1235)
Ver ocorrências
beqaʻ (beh'-kah)

01235 בקע beqa ̀

procedente de 1234; DITAT - 271a; n m

  1. meio, parte também chamada de “siclo do santuário” ou “siclo santo”
  2. metade de um siclo. Aparentemente há pelo menos três siclos diferentes, de prata, ouro e cobre. Consulte um Dicionário da Bíblia para uma explicação mais abrangente do assunto.

אַמָּה
(H520)
Ver ocorrências
ʼammâh (am-maw')

0520 אמה ’ammah

forma alongada procedente de 517; DITAT - 115c; n f

  1. côvado - uma medida de distância (o antebraço), equivalente a cerca de 18 polegadas (ou meio metro).

    Há vários côvados usados no AT, o côvado de um homem ou o côvado comum (Dt 3:11), o côvado legal ou o côvado do santuário (Ez 40:5), e outros. Veja um Dicionário da Bíblia para uma explicação mais completa.