Enciclopédia de Gênesis 48:19-19

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

gn 48: 19

Versão Versículo
ARA Mas seu pai o recusou e disse: Eu sei, meu filho, eu o sei; ele também será um povo, também ele será grande; contudo, o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
ARC Mas seu pai o recusou, e disse: Eu o sei, filho meu, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua semente será uma multidão de nações.
TB Mas seu pai, recusando, disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; ele também se tornará um povo, ele também será grande; contudo, seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência se tornará uma multidão de nações.
HSB וַיְמָאֵ֣ן אָבִ֗יו וַיֹּ֙אמֶר֙ יָדַ֤עְתִּֽי בְנִי֙ יָדַ֔עְתִּי גַּם־ ה֥וּא יִֽהְיֶה־ לְּעָ֖ם וְגַם־ ה֣וּא יִגְדָּ֑ל וְאוּלָ֗ם אָחִ֤יו הַקָּטֹן֙ יִגְדַּ֣ל מִמֶּ֔נּוּ וְזַרְע֖וֹ יִהְיֶ֥ה מְלֹֽא־ הַגּוֹיִֽם׃
BKJ E seu pai se recusou, e disse: Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, e ele também será grande. Mas em verdade seu irmão mais jovem será maior do que ele, e sua semente se tornará uma multidão de nações.
LTT Mas seu pai recusou isto, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão mais novo será maior que ele, e a sua semente será uma multidão de nações.
BJ2 Mas seu pai recusou-se e disse: "Eu sei, meu filho, eu sei: também ele se tornará um povo, também ele será grande. Entretanto, seu filho mais moço será maior que ele, sua descendência se tornará uma multidão de nações."[t]
VULG Qui renuens, ait : Scio, fili mi, scio : et iste quidem erit in populos, et multiplicabitur : sed frater ejus minor, major erit illo : et semen illius crescet in gentes.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Gênesis 48:19

Gênesis 17:20 E, quanto a Ismael, também te tenho ouvido: eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.
Gênesis 25:28 E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó.
Gênesis 48:14 Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés era o primogênito.
Números 1:33 foram contados deles, da tribo de Efraim, quarenta mil e quinhentos.
Números 2:19 E o seu exército e os que foram contados deles foram quarenta mil e quinhentos.
Deuteronômio 1:10 O Senhor, vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que já hoje em multidão sois como as estrelas dos céus.
Deuteronômio 33:17 Ele tem a glória do primogênito do seu boi, e as suas pontas são pontas de unicórnio; com elas ferirá os povos juntamente até às extremidades da terra; estes, pois, são os dez milhares de Efraim, e estes são os milhares de Manassés.
Rute 4:11 E todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Leia, que ambas edificaram a casa de Israel; e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém.
Isaías 7:17 Mas o Senhor fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá.
Ezequiel 27:10 Os persas, e os lídios, e os de Pute eram, no teu exército, os teus soldados; escudos e capacetes penduraram em ti; eles fizeram a tua beleza.
Apocalipse 7:6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;
Apocalipse 7:8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 1 até o 22
G. ANTECIPAÇÕES DO FUTURO, 48:1-50.26

Os capítulos finais de Gênesis estão fundamentados nas ocorrências de morte no presente ou futuro imediato, e no futuro de longo alcance dos descendentes de Jacó. Sempre é ressaltado que a terra de Egito não é o lar permanente deste povo. Eles têm de ter os olhos voltados para Canaã. Para enfatizar este ponto, Jacó foi enterrado na caver-na sepulcral da família e José foi embalsamado para futuro sepultamento em Canaã.

1. Jacó Adota os Filhos de José (48:1-22)

Uma piora na saúde de Jacó levou José (1) e seus dois filhos para o lado da cama do idoso patriarca. Com dificuldade, Jacó se sentou para recebê-los. Tratava-se de uma reunião importante, sobre a qual pai e filho já haviam conversado.

As recordações de Jacó viajaram àquele momento significativo em Luz (3, Betel; ver 28:10-22). Naquela ocasião, o Deus Todo-poderoso lhe apareceu, tornando-se pessoal-mente real e transmitindo-lhe as promessas do concerto. Agora Jacó queria passar estas promessas do concerto, junto com obrigações anexas, para seus descendentes. Já conhe-cia a vontade de Deus concernente a qual filho seria separado para este privilégio, mas não contou a ninguém.

A primeira medida de Jacó foi adotar os dois filhos de José. Colocou-os no mesmo nível que Rúben e Simeão (5), os dois filhos mais velhos.' Jacó nunca esqueceu a perda de Raquel, assim queria honrá-la elevando estes netos à condição de filhos e, por conse-guinte, tribos em Israel. O nome de José seria perpetuado por outros filhos aptos que nasceriam (6). Efrata (7) é um nome antigo de Belém, inserido pelo escritor para tornar

  • local claro.
  • Os olhos embaçados de Jacó (10; cf. ARA) notaram duas outras pessoas no quarto. Certificando-se de que eram Efraim e Manassés, passou a fazer os gestos rituais de adoção comuns entre seu povo. O pai recebia os filhos legítimos colocando-os entre os joelhos (12; cf. ARA) ; foi assim que foram reconhecidos estes filhos adotivos.

    O próximo passo era o ato formal de pronunciar a bênção que era irrevogável para o povo de Jacó. Desconhecendo as intenções do pai, José posicionou os filhos de acordo com o costume, ou seja, o filho mais velho em frente à mão direita do pai tribal (13). Anteci-pando este movimento, Jacó cruzou as mãos e pronunciou a bênção do concerto sobre o mais novo, Efraim (14). Daquele momento em diante, Efraim seria o representante do concerto diante de Deus. Descontente com o procedimento do pai, José tentou mudar a posição das mãos de Jacó, mas Jacó lhe disse que a ação foi intencional. Avisadamente (14) seria "conscientemente". Pela terceira vez, o filho mais novo na linhagem patriarcal tomou o lugar do filho mais velho (ver 17.19,20; 27:27-29).

    Na bênção, Jacó testificou do Anjo que me livrou de todo o mal (16). Esta é a primeira vez que a palavra "livrar" (go'el), com o sentido de resgate, aparece nas Escritu-ras. Está baseada na obrigação de um homem da mesma família comprar de volta a propriedade hipotecada de um parente infeliz, ou comprar de volta o próprio parente da escravidão (Lv 25:25-55).

    Jacó percebeu que sua desonestidade com Esaú e suas dificuldades com Labão fo-ram um mal que ameaçou prendê-lo. Mas Deus o ajudou a acertar as coisas com Labão e a reconciliar-se com Esaú. Deus também o livrou dos maus caminhos dos seus filhos mais velhos e lhe devolveu José. Estes foram os atos de Deus que lhe deram esperança e alegria ao coração. Na sua opinião, estes eventos eram redentores, porque ele devia tudo ao que Deus havia feito a favor dele. Aquele que agiu tão eficientemente no passado abençoaria os rapazes e produziria a redenção para estes netos.

    Além da bênção especial em Efraim (17), Manassés (cf. 27.39,40) também foi aben-çoado. Aforma desta bênção: Deus te ponha como a Efraim e como a Manassés (20), ainda é usada entre os judeus. Jacó também prometeu que José voltaria para Canaã (21), pois esta era a vontade de Deus. José teria um pedaço (22) só seu daquela terra. Ficava em Siquém. Não resta outro registro da batalha com os amorreus que esteja relacionado com a propriedade de Jacó desta parte do país. Josué 24:32 declara que o corpo embalsamado de José foi enterrado na parte do campo que foi comprada dos "filhos de Hamor" (ver tb. Jo 4:5-6).


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 1 até o 22
    *

    48.1 Manassés e Efraim. José recebeu os direitos de primogenitura e a porção dupla através da adoção de seus dois filhos por Jacó, que os elevou à posição de pais fundadores entre as doze tribos de Israel (37.8; 43.3; 13 5:2'>1Cr 5:2 e notas). O ritual de adoção incluía as declarações de autoridade de Jacó (vs. 3-4), e a intenção de adotar Efraim e Manassés (vs. 5-7), a imposição tradicional das mãos (vs. 8-12), e palavras de bênção (vs. 15-16). Um texto antigo da cidade de Ugarit (Ras Shamra) descreve uma adoção semelhante de um neto (cerca de 1500 a.C.).

    * 48.3 O Deus Todo-poderoso. Ver nota em 17.1.

    apareceu… me abençoou. A revelação direta de Deus da bênção da aliança a Jacó deu a este o poder para legitimar os dois filhos de José para serem contados entre os doze (v. 5) e para abençoar as doze tribos (48.5-49.28). Esta preferência por José, dando-lhe a porção dupla, reafirmou a prerrogativa soberana de Deus de fazer o que lhe apraz com Israel (Introdução: Características e Temas).

    em Luz. Ver 28.19.

    * 48.4 fecundo… multiplicarei… terra. Jacó resume em poucas palavras o conteúdo das promessas da aliança aos patriarcas (12.1-3, 7; 13 14:17-15:12-21; 17:4-8; 22:15-18; 28.3, 4, 13-15).

    * 48.5 Efraim e Manassés. Efraim, o mais novo, é novamente preferido diante do mais velho (vs. 17-20; 25.23 e nota).

    Rúben e Simeão. Os dois filhos de Lia são mencionados porque são preteridos a fim de que a porção dupla seja dada a José, o primogênito de Raquel. Rúben perdeu seu direito como primogênito porque corrompeu o leito matrimonial de seu pai (35.22; 43.3, nota; 49.3, 4).

    *

    48.6 será tua; segundo o nome de um de seus irmãos. Os outros filhos de José não foram adotados por Jacó, mas seriam incluídos nos clãs de Efraim e Manassés. Esses outros filhos mais jovens de José provavelmente estão incluídos em Nm 26:28-37; 13 7:14-13.7.29'>1Cr 7:14-29.

    * 48.7 Padã. Ver nota em 25.20.

    Raquel. Embora Lia tenha sido enterrada no túmulo da família (49.31; conforme 35:16-20, Raquel é honrada e lembrada na porção dupla dada a seu primogênito.

    * 48.8 Quem são estes. A identificação dos beneficiários era uma parte do ritual da bênção (v. 1, nota). O quase cego Jacó (conforme 27,1) cuidadosamente identificou os que receberiam a bênção irrevogável (27.7, nota).

    * 48.9 que Deus me deu. José, que compartilhava da fé de seu pai, deu a mesma resposta que Jacó dera a Esaú a uma pergunta semelhante (33.5; conforme 41.51, 52 e nota).

    *

    47.10 os beijou e abraçou. Uma parte do ritual da bênção (27.26 e nota).

    * 48.11-16 Na bênção a perspectiva de Jacó muda de ação de graças pela fidelidade de Deus à aliança e sua provisão miraculosa (v. 15) para a antevisão da fidelidade e bênção de Deus às futuras gerações (v. 16).

    * 48.12 José… inclinou-se. Aquele que ocupava o segundo lugar abaixo do Faraó (41,40) humilhou-se diante do patriarca que mediava as promessas de Deus.

    dentre os joelhos. No antigo Oriente Próximo, os joelhos eram um símbolo de cuidado paternal e, por extensão, de adoção (30.3, nota).

    * 48.14 mão direita. No antigo Oriente Próximo as declarações orais eram acompanhadas pela colocação correta da mão direita, uma ação que funcionava como uma garantia legal. Esta é também a primeira vez nas Escrituras onde a bênção é acompanhada por imposição de mãos (conforme Sl 139:5; 13 40:19-15'>Mt 19:13-15).

    *

    48.15 abençoou a José. José foi representado em seus dois filhos. José foi mais tarde abençoado sem a distinção de seus dois filhos (49.22-26). Ver nota em 27.7.

    em cuja presença andaram meus pais. Ver nota em 17.1.

    * 48.16 o Anjo. Ver nota em 16.7; 28.12; 31.11; 32.1, 22-32.

    * 48.17-20 Uma nota explicativa adicionada aqui ao ritual para não interromper a narrativa (v. 1, nota).

    * 48.19 o seu irmão menor será maior. Contra a convenção social, o mais novo é abençoado, como na escolha divina de Isaque sobre Ismael (17.18, 19), Jacó sobre Esaú (25.23), e José sobre Rúben (v. 1, nota). A escolha soberana de Deus sobrepassa o caminho natural do homem (conforme Is 55:8, 9).

    *

    48.20 Efraim adiante do de Manassés. A bênção profética de Jacó se cumpriu depois do êxodo quando Efraim se tornou a tribo Israelita dominante na região do norte da Terra Prometida (Dt 33:17, nota).

    *

    48.22 um declive montanhoso. A palavra hebraica assim traduzida (shechem) comumente significa “costas” ou “cume” (referência lateral) e é idêntico ao nome do lugar “Siquém” (33.19). Alguns entendem que isto é uma referência à porção dupla na terra prometida que José recebeu através de Efraim e Manassés (v.1, nota). Outros entendem que Jacó legou em testamento a área de Siquém, onde ele havia comprado uma área (33.18, 19), a qual seus filhos mais tarde conquistaram (34.25-31) para os descendentes de José (Js 24:32).



    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 1 até o 22
    48.8-20 Jacó deu a grande bênção ao Efraín, em lugar da seu irmão maior Manasés. Quando José se opôs, Jacó o repreendeu, já que Deus lhe havia dito que Efraín ia ser maior. Freqüentemente Deus trabalha de formas inesperadas. Quando escolhe a alguém para executar seus planos, sempre vai além da aparência, da tradição ou da posição. Algumas vezes nos surpreende ao escolher à pessoa menos óbvia, ao menos para o raciocínio humano. Deus pode usá-lo a você para levar a cabo seus planos, embora possivelmente pense que não é o mais qualificado para fazê-lo.

    48:11 Quando ao José o fizeram escravo, Jacó pensou que estava morto e chorou de desespero (37.30). Mas ao final o plano de Deus permitiu que Jacó recuperasse não só a seu filho, mas também também a seus netos. As circunstâncias nunca são tão malotes que estejam fora do alcance da ajuda de Deus. Jacó recuperou a seu filho. Da mesma maneira, Jó recuperou uma nova família (Jó_42:10-17) e María recuperou a seu irmão Lázaro (Jo 11:1-44). Não devemos nos desesperar, porque pertencemos a um Deus amoroso. Nunca sabemos que bem trará de uma situação se desesperada.

    48:15 Jacó falou de Deus como o que o tinha pastoreado através da vida. Em seu ancianidad, podia ver com claridade sua dependência de Deus. Isto marca uma mudança total da atitude intrigante e desonesta de sua juventude. Para cultivar uma atitude como a do Jacó, deixe que Deus o pastoreie e confie em sua provisão e cuidado. Quando descobrir que todo o bom provém de Deus, poderá deixar de tentar tomá-lo por você mesmo.

    48.20-22 Jacó estava dando a aqueles moços a terra ocupada pelos filisteus e os cananeos. Mas o presente do Jacó se fez realidade quando a tribo do Efraín e a metade da tribo do Manasés ocuparam este lados e oeste do rio Jordão (Josué 16).


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 1 até o 22
    b. Bênção dos filhos de José (48: 1-22)

    1 E sucedeu que, depois destas coisas, que se disse a José: Eis que o teu pai está enfermo e levou consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim. 2 Disse alguém a Jacó, e disse: Eis que o teu filho José vem ter contigo. e esforçando-se Israel, e assentou-se sobre a Ct 3:1 E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou, 4 e disse-me: Eis que eu farei te Frutificai e multiplicai-te, e eu farei de ti uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua. 5 E agora teus dois filhos, que nasceram a ti na terra do Egito antes que eu viesse a ti no Egito, são meus; Efraim e Manassés, como Rúben e Simeão, serão Mt 6:1 E o teu problema, que tu begettest depois deles, será tua; eles serão chamados segundo o nome de seus irmãos em sua herança. 7 E, quanto a mim, quando eu vinha de Padã, morreu-me Raquel, na terra de Canaã, no caminho, quando ainda havia alguma distância para chegar a Efrata: e eu a sepultei ali, no caminho de Efrata (esta é Belém).

    8 E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes? 9 E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Trazei-los, peço-te, para mim, e eu os abençoarei. 10 Os olhos de Israel eram carregados de velhice, de modo que ele não podia ver. E ele fê-los chegar a ele; e ele os beijou e os abraçou. 11 E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus deixe-me ver a tua semente também. 12 E José os tirou dos joelhos de seu; e prostrou-se com o rosto por terra.13 E José tomou os dois, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele. 14 E Israel esticado a sua mão direita, colocou-a sobre a cabeça de Efraim, que era o mais jovem, e sua mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as mãos intencionalmente; Manassés era o primogênito. 15 E abençoou a José, e disse: O Deus em quem meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me tem alimentado toda a minha vida até este dia, 16 o anjo que me tem resgatados de todo o mal, abençoe estes rapazes; e que meu nome seja chamado neles, eo nome de meus pais Abraão e Isaque; . e deixá-los crescer em uma multidão no meio da terra 17 Vendo José que seu pai colocava a mão direita sobre a cabeça de Efraim, desagradou-lhe: e ele segurou a mão de seu pai para removê-la da cabeça de Efraim para a . a cabeça de Manassés 18 E José disse a seu pai: Não assim, meu pai; pois este é o primogênito; põe a mão direita sobre a sua cabeça. 19 E seu pai recusou, e disse, eu sei que , meu filho, eu sei que ele ; ele também se tornará um povo, ele também será grande; contudo o seu irmão menor será maior do que ele, e sua descendência se tornará uma multidão de nações. 20 Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti Israel abençoará, ditado: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés e pôs a Efraim diante de Manassés. 21 E Israel disse a José: Eis que eu morro.: mas Deus estará com você, e trazê-lo de novo para a terra de seus pais 22 Ademais Eu te dou uma parte do que a teus irmãos, que eu tirei da mão dos amorreus com a minha espada e com o meu arco.

    Não muito tempo depois José foi chamado para a cabeceira de seu pai, ele foi informado de que sua condição havia piorado. Assim, ele foi novamente, desta vez levando seus dois filhos, Manassés e Efraim. Quando Jacó ouviu falar dele, ele se sentou na cama e reuniu sua força para algo que ele deve ter sido pensando por algum tempo. Quando José entrou, Jacó começou a dizer-lhe que ele estava adotando Manassés e Efraim como sua. Isto foi feito por três razões, dois afirmado, o outro implícita. (1) Deus lhe havia prometido na Luz ou Bethel que ele faria dele uma multidão de povos . A adoção de mais dois filhos seria ainda mais esse desenvolvimento. (2) Eles eram para ser sua, tanto como Rúben e Simeão, seus filhos mais velhos por Leah, eram dele. Reuben tinha perdido seu direito de primogenitura por sua transgressão com Bila (Gn 35:22 ; 49: 3-4 ; . 1Cr 5:1 ), e Simeon perdeu qualquer direito de sucedê-lo através de sua raiva descontrolada em Siquém (34: 30- 31 ; 49: 5-7 ). A primogenitura era ir para José vez (v. Gn 48:22 ; 1Cr 5:1. ), ea dupla porção seria pelo menos em parte realizado através de seus dois filhos "partilha igualmente com Jacó própria. (3) Raquel, escolhida e amada esposa de Jacó, tinha morrido de ter dado à luz a apenas dois filhos. Ao adotar Manassés e Efraim, Jacó estaria fazendo-se de alguns dos outros filhos que ele esperava por Raquel, mas nunca recebeu. A visão de Jacó se enfraquecera, como a de Isaque antes dele, ele tinha apenas vagamente observou que José não estava sozinho, talvez estar tão preocupado em fazer seu anúncio de que ele ainda não tinha notado os filhos de José, até depois que ele tinha falado. Então ele perguntou: Quem são estes? Os meninos estavam agora na casa dos vinte e pode não ter visitado com seu avô com freqüência. Mas, em qualquer caso, identificou-José. Jacó pediu que eles sejam trazidos para perto e ele beijou-as e abraçando-as, lembrando como uma vez que ele não tinha nenhuma esperança de ver José e agora Deus o havia permitido ver os filhos de José. Aparentemente, Jacó levou os meninos, homens jovens que fossem, ou entre os joelhos como era a maneira habitual de formalizar a adoção. Agora José posicionado-los antes de seu avô, com Manassés, de frente para a mão direita mais velho de Jacó e Efraim sua esquerda, e, provavelmente, todos os três deles se ajoelhou ao lado da cama de Jacó. Mas Jacó cruzou as mãos intencionalmente, colocando a mão direita sobre a cabeça de Efraim mais jovem e sua esquerda em Manassés. Ele começou a abençoá-los, pedindo que eles podem ser chamados pelo nome de Abraão, Isaque e Jacó, e que eles podem se transformar em uma multidão. Em sua tripla referência a Deus no início da bênção, a segunda parte do que é melhor traduzida, "o Deus que me guiou toda a minha vida até este dia", dando, assim, o testemunho do pastor perito de que Deus era de fato seu pastor, o primeiro uso deste símbolo precioso registrado na Bíblia. Enquanto isso, José estava descontente e tentou mover as mãos de Jacó. Mas Jacó insistiu que ele sabia o que estava fazendo, que Manassés se tornaria um grande povo, mas Efraim maior. Sem dúvida, sua própria mente voltou para o tempo de Isaque o havia abençoado em vez do mais velho Esaú, embora não fosse simplesmente uma memória sentimental, mas o Espírito de Deus, que dirigiu seu presente escolha. Ele declarou que Efraim e Manassés seria tão abençoada que a sua prosperidade se tornaria proverbial no desejando de uma bênção sobre os outros. E ele garantiu José que algum dia Deus iria restaurá-lo para a terra de seus pais. E ele disse a José que ele era de fato para receber uma parcela acima de seus irmãos, a marca da primogenitura, e que era para ser o que ele havia retirado da mão dos amorreus com a minha espada e com o meu arco . A palavra para a porção é praticamente o mesmo que o nome da cidade de Siquém, que Simeão e Levi e os outros filhos tinham tomado de forma tão violenta. Enquanto Jacó lhes tinha repreendido pela forma como tinha feito isso, é possível que ele sentiu sua própria ação subsequente lhe valera a posse permanente da cidade. Em todo o caso, era o território em torno de Siquém, que era tradicionalmente visto como o seu dom para José (Gn 24:32 Josh. ; Jo 4:5 ).


    Wiersbe

    Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista
    Wiersbe - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 1 até o 22
    A última bênção de Jacó (48)

    Jacó passa os últimos 17 de seus 147 anos de vida com José no Egito; as-sim, ele teve seu filho predileto du-rante os primeiros 17 anos da vida de José e, agora, nos últimos 17 anos de sua vida. O patriarca idoso, sa-bendo que estava para morrer, chama José até sua cama (47:
    31) para que pudesse abençoar os dois filhos deste. VejaHe 11:21. Os dois meninos estavam, pelo menos, no início de seus 20 anos (veja Gn 41:50 e Gn 47:28). Jacó afirmou os meninos como seus descendentes, equiparando-os em posição com seu pri-mogênito, Rúben, e com Simeão. (Em 49:5-7, veremos que Simeão e Levi formam tribos separadas, por-tanto Efraim e Manassés tomam o lugar deles.) Como José sabia que Manassés era o primogênito, ele o pôs à direita de Jacó, e Efraim, à es-querda. Jacó, porém, cruzou os bra-ços e deu a bênção de primogenitura a Efraim. Isso desagradou a José, mas Jacó fora guiado por Deus, pois o Senhor daria a bênção mais exce-lente a Efraim. Esse é outro exemplo do princípio divino de pôr de lado o primeiro para estabelecer o segun-do (He 10:9). Já vimos isso antes em relação a Sete e Caim, a Isaque e Is-mael e a Jacó e Esaú. O fato de Jacó cruzar as mãos, apresenta a cruz na descrição desse fato. Deus crucifica a antiga natureza por intermédio da cruz e, agora, põe de lado o natural para estabelecer o espiritual. Deus, quando você nasce de novo, rearranja a "ordem de seu nascimento" espiritual.

    Jacó também abençoa José em nome do Deus que o "pastoreou" durante todos esses anos e dá a José um pedaço especial de terra (v. 22, e veja Jo 4:5). Isso era um símbolo da herança toda que receberíam.


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 1 até o 22
    48.3 Deus Todo-Poderoso - (heb EI-Shaddai), ver nota sobre 17.1.

    48.5 A adoção dos filhos de José por Jacó os elevava a uma condição de igualdade com seus próprios filhos mais velhos, que eram Rúben e Simeão. Isto explica a divisão da terra feita posteriormente na qual se verifica que a "casa de José” aparece constituída de duas tribos, isto é, Efraim e Manassés.

    • N. Hom. 48.15,16 A bondade de Deus manifesta aos que lhe pertencem:
    1) O Deus com quem podemos ter comunhão, anda com seu povo (conforme 17.1; 24.40 e Êx 33:14);
    2) O Deus da graça provê todas as coisas para os que são seus (conforme Sl 23:1 - lit., "Pastor" - e 28.9);
    3) O Deus da salvação (o "Anjo", refere-se ao Senhor, propriamente, em suas manifestações sobre a terra - ver 16.7, 13 21:17-19) liberta-nos incessantemente de todo mal. A palavra traduzida por "sustentou" é, literalmente, "Aquele que me tem redimido" (heb goel).

    48.16 Ser chamado pelo nome de alguém era algo como apossar-se da sua vida psíquica e realizar de modo realista a vida do antepassado. Eis a razão por que se diz que Jacó haveria de retomar a Canaã constituído em grande nação (46:3-4).

    48.19 Isto faz lembrar a bênção de Isaque sobre Jacó e sobre Esaú - não é, propriamente, a herança que- aparece como fator relevante na bênção de Deus (conforme Rm 9:11-12). Efraim, posteriormente, tornara-se a tribo mais importante do reino do Norte de Israel.

    48.21 José morreu no Egito mas seus ossos foram trasladados para Canaã. Um conceito ainda mais significativo era o de que o ancestral continuaria a viver através dos filhos. Pelo fato de Efraim e Manassés terem recebido herança na terra de Canaã, José continuaria vivendo, voltando, portanto, àquela terra prometida (conforme 46.4)


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 1 até o 22
    48:1-7. Quando a doença final se abate sobre Jacó, os dois filhos de José (conforme 41.51,52) são levados ao avô para receber sua bênção.
    O capítulo todo se ocupa com eles. Em primeiro lugar, Jacó de fato os adota (v. 5), colocando-os em pé de igualdade com os seus próprios dois primeiros filhos, ao mesmo tempo que indica que nenhum filho posterior de José iria compartilhar a posição privilegiada deles. Para o Israel futuro, isso significava que a lista de tribos e grupos tribais (ao contrário dos clãs) estava agora fechado com os nomes de Efraim e Manasses. As palavras de Jacó (v. 4) justificavam a sua decisão. A promessa de Deus a ele em Betei (Luz) muito antes disso (cap.
    28) já havia mencionado os seus muitos descendentes, e Jacó viu no conceito da fertilidade um indicador específico para Efraim, à luz do significado simbólico do nome (conforme 41.52). O v. 7, que à primeira vista parece inútil, talvez seja parte do seu argumento; a morte de Raquel havia significado que ele mesmo não poderia mais ter filhos, e assim esses dois netos poderiam ser adequadamente “incorporados” a seus próprios filhos.

    48:8-22. Agora é pronunciada a bênção. A pergunta que Jacó faz no início parece estranha no contexto; podemos ou supor que é uma pergunta formal, pois o ato da bênção era algo formal e, na verdade, semilegal, ou podemos supor que houve um intervalo após os v. 1-7 e relacionar a pergunta à dificuldade visual de Jacó (conforme v. 10). José cuidadosamente alinhou os seus filhos na posição correta para que Manassés recebesse a bênção do filho mais velho (v. 13); mas foi Jacó que, cruzando os braços, quebrou o protocolo e os procedimentos normais (v. 14). Na resposta ao protesto de José (v. 17,18), Jacó mostrou conhecimento profético. Seria fato histórico que Efraim e Manassés juntos se tornariam o grupo mais poderoso de Israel; e que, dos dois, Efraim seria o mais forte. Oséias referiu-se a todo o Reino do Norte como “Efraim” (v. cap. 5, passim). Gênesis 48 está preocupado em mostrar que tudo isso não era um acidente da história, mas algo planejado e previsto.

    Nas suas palavras de bênção (v. 15,16), o nome José designa os dois meninos. Na sua referência ao anjo, Jacó “traz à mente os encontros visíveis de Deus com ele em pontos decisivos na sua vida” (Kidner). Ao longo de toda a sua vida, Jacó havia sido redimido de todo o mal mas talvez seja apropriado enxergar aqui uma implicação mais ampla. A redenção (conforme RSV) na Bíblia começa em um nível físico, e esse geralmente é o sentido principal em textos do AT; mas desde o início a libertação efetuada por Deus estava ligada a questões de pecado e obediência, de forma que aspectos morais estão implícitos desde o início.

    As promessas de Deus por meio de Jacó destacaram principalmente a grande prosperidade e a força numérica das duas tribos de José (v. 16,19), o que se tornaria um provérbio em Israel (v. 20). Na declaração final (v. 21,22), o retorno do Egito também é prometido e há uma indicação da região em que Efraim se estabeleceria. Jacó lembra um incidente que não é registrado em outro texto (a não ser que o cap. 34 tenha essa intenção, como supõem alguns eruditos), no qual ele havia conquistado a região montanhosa; a palavra hebraica é idêntica ao topônimo Si-quém. (A concessão desse território a José por parte de Jacó é lembrada em Jo 4:5.) Siquém um dia se tornaria a cidade central e a mais importante em toda a região da tribo de Efraim e Manassés (só mais tarde seria ofuscada por Samaria). Assim, as palavras de Jacó sugerem de forma alusiva que Siquém já estava reservada, por assim dizer, às tribos recém-formadas.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Gênesis Capítulo 12 do versículo 1 até o 26

    II. Os Patriarcas. 12:1 - 50:26. A. Abraão. 12:1 - 25:18.

    Na segunda principal divisão do livro de Gênesis, está evidente que na nova dispensação os escolhidos de Deus deverão reconhecer a comunicação direta e a liderança direta do Senhor. Nos capítulos Gn 12:1, quatro personagens Se destacam como homens que ouviram a voz de Deus, entenderam Suas diretrizes, e orientaram seus carrinhos de acordo com a vontade dEle. O propósito de Jeová ainda continua sendo o de chamar pessoas que executem a Sua vontade na terra. Com Noé Ele começou tudo de novo. Sem foi o escolhido para transmitir a verdadeira religião. Os semitas (descendentes de Sem) seriam os missionários aos outros povos da terra. No capítulo 12 Abraão começa a aparecer na linhagem de Sem como o representante escolhido de Jeová. Sobre ele Jeová colocaria toda a responsabilidade de receber e passar adiante a Sua revelação para todos. Do cenário pagão de Ur e Harã saiu o homem de Deus para a estratégica hora da primitiva revelação do V.T.


    Moody - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 15 até o 22

    15-22. Quando o velho homem veio a pronunciar uma bênção especial sobre José, referiu-se a Deus com um título triplo: O Deus de nossos pais, o Deus que me sustentou, e o Anjo da libertação. Assim, os aspectos ancestral, pessoal e redentor de Deus foram apresentados. O hebraico ro'eh (sustentou) dá a idéia de pastorear (cons. Sl 23:1). O Anjo que me tem livrado de todo mal (v. Gn 48:16) identifica este com o Anjo de Jeová que confortou Hagar (16:7; 21;
    17) e que avisou Abraão da iminente destruição de Sodoma (Gn 18:1).


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Gênesis Capítulo 48 do versículo 1 até o 22
    Gn 48:1

    2. A BENÇÃO DE EFRAIM E MANASSÉS (Gn 48:1-22). Em Luz (3). Note-se como o antigo nome permanecia em uso. Efraim e Manassés (5). Jacó os nomeou segundo a ordem da bênção que tencionava proporcionar-lhes. Efraim e Manassés ficaram correspondendo a Rúben e Simeão, o primeiro e o segundo de seus filhos a nascer, respectivamente. Que te nasceram... serão meus (5). Jacó queria dizer que se propunha a adotá-los como possuindo iguais direitos como seus próprios filhos, e que seus descendentes deveriam gozar de plenas regalias como tribos. Quem são estes? (8). A visão de Jacó deveria estar enfraquecida, como a de seu pai também estivera (ver versículo 10). Os dois filhos de José provavelmente teriam cerca de vinte anos de idade quando houve essa bênção. Os tirou de seus joelhos (12). Isso se refere ao fato de terem estado entre os joelhos de Jacó: um ato ritual que simbolizava o reconhecimento de Jacó que aqueles eram seus próprios filhos. Dirigindo as mãos avisadamente (14). O propósito de Jacó é revelado na conversa subseqüente com José. Seu irmão menor será maior que ele (19). O segundo filho de José se tornou a tribo mais poderosa de todas as doze, e "Efraim" se tornou um outro nome para o reino do norte, Israel. Deus... vos fará tornar à terra de vossos pais (21). Essa certeza tornou-se também a certeza de José (ver Gn 50:24). Um pedaço de terra (22). Essa frase hebraica significa "um ombro", ou, lit. "Siquém". Ver Js 24:32. A conquista de Siquém à espada e com o arco, foi uma ação vergonhosa então, e uma ação que ele havia reprovado. Talvez Jacó quisesse dizer apenas que, pela espada e pelo arco, ele se tinha defendido depois dos ataques vingativos dos amorreus vizinhos.


    Dicionário

    Dissê

    1ª pess. sing. pret. perf. ind. de dizer
    3ª pess. sing. pret. perf. ind. de dizer

    di·zer |ê| |ê| -
    (latim dico, -ere)
    verbo transitivo

    1. Exprimir por meio de palavra, por escrito ou por sinais (ex.: dizer olá).

    2. Referir, contar.

    3. Depor.

    4. Recitar; declamar (ex.: dizer poemas).

    5. Afirmar (ex.: eu digo que isso é mentira).

    6. Ser voz pública (ex.: dizem que ele é muito honesto).

    7. Exprimir por música, tocando ou cantando.

    verbo intransitivo

    8. Condizer, corresponder.

    9. Explicar-se; falar.

    10. Estar (bem ou mal) à feição ou ao corpo (ex.: essa cor não diz bem). = CONVIR, QUADRAR

    verbo pronominal

    11. Intitular-se; afirmar ser.

    12. Chamar-se.

    13. Declarar o jogo que se tem ou se faz.

    nome masculino

    14. Expressão, dito (ex.: leu os dizeres do muro).

    15. Estilo.

    16. Maneira de se exprimir.

    17. Rifão.

    18. Alegação, razão.


    quer dizer
    Expressão usada para iniciar uma explicação adicional em relação a algo que foi dito anteriormente. = ISTO É, OU SEJA

    tenho dito
    Fórmula com que se dá por concluído um discurso, um arrazoado, etc.


    Filho

    substantivo masculino O descendente masculino em relação aos seus pais: este é meu filho.
    Indivíduo que descente; aquele que tem sua origem em certa família, cultura, sociedade etc.: filho dos primeiros habitantes das Américas.
    Pessoa que é natural de um país em específico, de uma determinada região e/ou território; de uma pequena localidade ou Estado etc.: o filho desta terra.
    Figurado Algo ou alguém que tem sua origem ou resulta da junção de certas forças ou influências: filho da tragédia; filho do talento.
    Figurado Algo ou alguém que é partidário de certas teorias, pontos de vista, opiniões, ideologias etc.: os filhos do capitalismo; filho da fé.
    Por Extensão A cria de descente de algum animal.
    Por Extensão O broto e/ou semente da planta.
    [Brasil] Regionalismo. Tipo de tambor utilizado em certos sambas e/ou batuques.
    Religião Designação atribuída à segunda pessoa da Santíssima Trindade (Jesus Cristo): o Filho de Deus.
    adjetivo Figurado Aquilo que acontece como consequência de; resultante: um comportamento filho da intolerância.
    substantivo masculino plural Filhos. A lista de pessoas que descendem de; descendência.
    Etimologia (origem da palavra filho). Do latim filius.filii.

    substantivo masculino O descendente masculino em relação aos seus pais: este é meu filho.
    Indivíduo que descente; aquele que tem sua origem em certa família, cultura, sociedade etc.: filho dos primeiros habitantes das Américas.
    Pessoa que é natural de um país em específico, de uma determinada região e/ou território; de uma pequena localidade ou Estado etc.: o filho desta terra.
    Figurado Algo ou alguém que tem sua origem ou resulta da junção de certas forças ou influências: filho da tragédia; filho do talento.
    Figurado Algo ou alguém que é partidário de certas teorias, pontos de vista, opiniões, ideologias etc.: os filhos do capitalismo; filho da fé.
    Por Extensão A cria de descente de algum animal.
    Por Extensão O broto e/ou semente da planta.
    [Brasil] Regionalismo. Tipo de tambor utilizado em certos sambas e/ou batuques.
    Religião Designação atribuída à segunda pessoa da Santíssima Trindade (Jesus Cristo): o Filho de Deus.
    adjetivo Figurado Aquilo que acontece como consequência de; resultante: um comportamento filho da intolerância.
    substantivo masculino plural Filhos. A lista de pessoas que descendem de; descendência.
    Etimologia (origem da palavra filho). Do latim filius.filii.

    substantivo masculino O descendente masculino em relação aos seus pais: este é meu filho.
    Indivíduo que descente; aquele que tem sua origem em certa família, cultura, sociedade etc.: filho dos primeiros habitantes das Américas.
    Pessoa que é natural de um país em específico, de uma determinada região e/ou território; de uma pequena localidade ou Estado etc.: o filho desta terra.
    Figurado Algo ou alguém que tem sua origem ou resulta da junção de certas forças ou influências: filho da tragédia; filho do talento.
    Figurado Algo ou alguém que é partidário de certas teorias, pontos de vista, opiniões, ideologias etc.: os filhos do capitalismo; filho da fé.
    Por Extensão A cria de descente de algum animal.
    Por Extensão O broto e/ou semente da planta.
    [Brasil] Regionalismo. Tipo de tambor utilizado em certos sambas e/ou batuques.
    Religião Designação atribuída à segunda pessoa da Santíssima Trindade (Jesus Cristo): o Filho de Deus.
    adjetivo Figurado Aquilo que acontece como consequência de; resultante: um comportamento filho da intolerância.
    substantivo masculino plural Filhos. A lista de pessoas que descendem de; descendência.
    Etimologia (origem da palavra filho). Do latim filius.filii.

    Nossos filhos são companheiros de vidas passadas que retornam ao nosso convívio, necessitando, em sua grande maioria, de reajuste e resgate, reconciliação e reeducação. [...]
    Referencia: BARCELOS, Walter• Sexo e evolução• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 19

    [...] todo filho é um empréstimo sagrado que, como tal, precisa ser valorizado, trabalhando através do amor e da devoção dos pais, para posteriormente ser devolvido ao Pai Celestial em condição mais elevada. [...]
    Referencia: DIZEM os Espíritos sobre o aborto (O que)• Compilado sob orientação de Juvanir Borges de Souza• Rio de Janeiro: FEB, 2001• - cap• 1

    O filhinho que te chega é compromisso para a tua existência.
    Referencia: FRANCO, Divaldo P• Lampadário espírita• Pelo Espírito Joanna de Ângelis• 7a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 17

    [...] os filhos [...] são companheiros de vidas passadas que regressam até nós, aguardando corrigenda e renovação... [...]
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Contos desta e doutra vida• Pelo Espírito Irmão X [Humberto de Campos]• 1a ed• especial• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - cap• 39

    Os filhos são doces algemas de nossa alma.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Dicionário da alma• Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• -

    Os filhos não são almas criadas no instante do nascimento [...]. São companheiros espirituais de lutas antigas, a quem pagamos débitos sagrados ou de quem recebemos alegrias puras, por créditos de outro tempo. [...]
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Lázaro redivivo• Pelo Espírito Irmão X [Humberto de Campos]• 11a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 49

    Os filhos são liames de amor conscientizado que lhes granjeiam proteção mais extensa do mundo maior, de vez que todos nós integramos grupos afins.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Vida e sexo• Pelo Espírito Emmanuel• 24a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2003• - cap• 2

    [...] Os filhos são as obras preciosas que o Senhor confia às mãos [dos pais], solicitando-lhes cooperação amorosa e eficiente.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Vinha de luz• Pelo Espírito Emmanuel• 24a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - cap• 135

    [...] os filhos são associados de experiência e destino, credores ou devedores, amigos ou adversários de encarnações do pretérito próximo ou distante, com os quais nos reencontraremos na 5ida Maior, na condição de irmãos uns dos outros, ante a paternidade de Deus.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo• Estude e viva• Pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz• 11a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 38


    Filho
    1) Pessoa do sexo masculino em relação aos pais (Gn 4:17)

    2) Descendente (Ml 3:6); (Lc 1:16). 3 Morador de um país (Am 9:7) ou de uma cidade (Jl 3:6).

    4) Membro de um grupo (2Rs 2:15), RC).

    5) Qualidade de uma pessoa (Dt 13:13), RC; (2Sm 3:34); (Mc 3:17); (Lc 10:6); (Jo 12:36).

    6) Tratamento carinhoso (1

    Grande

    adjetivo De tamanho maior ou fora do normal: cabeça grande.
    Comprido, extenso ou longo: uma corda grande.
    Sem medida; excessivo: grandes vantagens.
    Numeroso; que possui excesso de pessoas ou coisas: uma grande manifestação; uma grande quantia de dinheiro.
    Que transcende certos parâmetros: grande profundeza.
    Que obteve fortes consequências: grande briga; grandes discussões.
    Forte; em que há intensidade: grande pesar.
    Com muita eficiência: a água é um grande medicamento natural.
    Importante; em que há importância: uma grande instituição financeira.
    Adulto; que não é mais criança: o menino já está grande.
    Notável; que é eficiente naquilo que realiza: um grande músico.
    Cujos atributos morais e/ou intelectuais estão excesso: grande senhor.
    Magnânimo; que exprime um comportamento nobre.
    Fundamental; que é primordial: de grande honestidade.
    Que caracteriza algo como sendo bom; positivo: uma grande qualidade.
    Que é austero; rígido: um grande problema.
    Território circundado por outras áreas adjacentes: a Grande Brasília.
    substantivo masculino Pessoa que se encontra em idade adulta.
    Quem tem muito poder ou influência: os grandes estavam do seu lado.
    Etimologia (origem da palavra grande). Do latim grandis.e.

    Irmão

    substantivo masculino Nascido do mesmo pai e da mesma mãe.
    Figurado Pessoa que possui um proximidade afetiva muito grande em relação a outra: considero-o como um irmão.
    Adepto das mesmas correntes, filosofias, opiniões e crenças religiosas que outro: irmão na fé cristã.
    Nome que se dão entre si os religiosos e os maçons.
    expressão Irmãos de armas. Companheiros de guerra.
    Irmãos consanguíneos. Irmãos que compartilham apenas o mesmo pai.
    Irmãos germanos. Irmãos que possuem o mesmo pai e a mesma mãe.
    Irmãos gêmeos. Irmãos nascidos do mesmo parto.
    Irmãos uterinos. Filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes.
    Irmãos colaços. Os que foram amamentados pela mesma mulher, mas de mães diferentes - irmãos de leite.
    Irmãos siameses. Irmãos que compartilham o mesmo corpo.
    Figurado Irmãos siameses. Pessoas inseparáveis, embora não sejam realmente irmãs.
    Etimologia (origem da palavra irmão). Do latim germanus.

    Com vários sentidos aparece a palavra ‘irmão’, nas Sagradas Escrituras. Diversas vezes a significação é: um parente próximo (Gn 29:12) – um sobrinho (Gn 14:16) – um indivíduo da mesma tribo (2 Sm 19,12) – uma pessoa da mesma raça (Êx 2:11) – e, metaforicamente, qualquer semelhança (Lv 19:1730:29Pv 18:9). Também se usa por um amigo, um companheiro de trabalho, um discípulo (Mt 25:40). Este nome era geralmente empregado pelos cristãos, quando falavam dos que tinham a mesma crença religiosa (At 9:17 – 22.13). os judeus reservavam o termo ‘irmão’ para distinguir um israelita, mas Cristo e os Seus apóstolos estendiam a todos os homens a significação do nome (Lc 10:29-30 – 1 Co 5.11).

    [...] para os verdadeiros espíritas, todos os homens são irmãos, seja qual for a nação a que pertençam. [...]
    Referencia: KARDEC, Allan• Instruções de Allan Kardec ao Movimento Espírita• Org• por Evandro Noleto Bezerra• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 16

    Em hebreu a palavra – irmão – tinha várias acepções. Significava, ao mesmo tempo, o irmão propriamente dito, o primo co-irmão, o simples parente. Entre os hebreus, os descendentes diretos da mesma linha eram considerados irmãos, se não de fato, ao menos de nome, e se confundiam muitas vezes, tratando-se indistintamente de irmãos e irI mãs. Geralmente se designavam pelo nome de irmãos os que eram filhos de pais-irmãos, os que agora chamais primos-irmãos.
    Referencia: ROUSTAING, J•B• (Coord•)• Os quatro evangelhos: Espiritismo cristão ou revelação da revelação• Pelos Evangelistas assistidos pelos Apóstolos e Moisés• Trad• de Guillon Ribeiro• 7a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1988• 4 v• - v• 2

    Irmão, portanto, é também expressão daquele mesmo sentimento que caracteriza a verdadeira mãe: amor. [...]
    Referencia: VINÍCIUS (Pedro de Camargo)• Nas pegadas do Mestre: folhas esparsas dedicadas aos que têm fome e sede de justiça• 10a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - Quem são meus irmãos?

    Irmão é todo aquele que perdoa / Setenta vezes sete a dor da ofensa, / Para quem não há mal que o bem não vença, / Pelas mãos da humildade atenta e boa. / É aquele que de espinhos se coroa / Por servir com Jesus sem recompensa, / Que tormentos e lágrimas condensa, / Por ajudar quem fere e amaldiçoa. / Irmão é todo aquele que semeia / Consolação e paz na estrada alheia, / Espalhando a bondade que ilumina; / É aquele que na vida transitória / Procura, sem descanso, a excelsa glória / Da eterna luz na Redenção Divina.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Correio fraterno• Por diversos Espíritos• 6a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - cap• 6

    [...] é talvez um dos títulos mais doces que existem no mundo.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Lázaro redivivo• Pelo Espírito Irmão X [Humberto de Campos]• 11a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 5


    Maior

    substantivo masculino e feminino Pessoa que atingiu a maioridade penal, civil ou eleitoral: maior de idade.
    adjetivo Superior; que está acima de outro; que supera ou excede outro em grandeza, tamanho, intensidade, duração: São Paulo é maior que Belo Horizonte.
    Que tem mais idade; que é mais velho que outro: aluno maior de 18 anos.
    Pleno; que está completo; que se apresenta acabado.
    Etimologia (origem da palavra maior). Do latim major.

    substantivo masculino e feminino Pessoa que atingiu a maioridade penal, civil ou eleitoral: maior de idade.
    adjetivo Superior; que está acima de outro; que supera ou excede outro em grandeza, tamanho, intensidade, duração: São Paulo é maior que Belo Horizonte.
    Que tem mais idade; que é mais velho que outro: aluno maior de 18 anos.
    Pleno; que está completo; que se apresenta acabado.
    Etimologia (origem da palavra maior). Do latim major.

    Menor

    substantivo masculino e feminino Pessoa que ainda não atingiu a maioridade.
    adjetivo De tamanho reduzido, em comparação com outra coisa ou pessoa: sala menor; criança menor; menor carro do mundo.
    Menos importante: recebeu um papel menor no espetáculo.
    Em quantidade, valor, idade reduzidas: compra menor; filho menor.
    Hierarquicamente inferior: funcionário menor.
    substantivo masculino plural Situações ou coisas pequenas; pormenores, minudências.
    Aqueles que compartilham os mesmos antepassados: os menores da família.
    expressão Em trajes menores. Que só está com roupas de baixo.
    Etimologia (origem da palavra menor). Do latim minor.

    Multidão

    substantivo feminino Agrupamento de pessoas, de animais ou de coisas.
    Grande número de; montão: multidão de roupa para passar!
    Reunião das pessoas que habitam o mesmo lugar.
    Parte mais numerosa de gente que compõe um país; povo, populacho.
    Etimologia (origem da palavra multidão). Do latim multitudo.inis.

    Nações

    nação | s. f. | s. f. pl.
    Será que queria dizer nações?

    na·ção
    nome feminino

    1. Conjunto de indivíduos habituados aos mesmos usos, costumes e língua.

    2. Estado que se governa por leis próprias.

    3. Casta, raça.

    4. Naturalidade, pátria.


    nações
    nome feminino plural

    5. Religião Gentio, pagão (em relação aos israelitas).


    direito das nações
    Direito internacional.


    Nações Designação geral dos povos não-israelitas (Ex 34:24; Lc 24:47). “Nação”, no singular, é usado também para Israel (Gn 12:2; Ex 19:6).

    Nações Ver Gentios.

    Pai

    Os pais não são os construtores da vida, porém, os médiuns dela, plasmando-a, sob a divina diretriz do Senhor. Tornam-se instrumentos da oportunidade para os que sucumbiram nas lutas ou se perderam nos tentames da evolução, algumas vezes se transformando em veículos para os embaixadores da verdade descerem ao mundo em agonia demorada.
    Referencia: FRANCO, Divaldo P• Lampadário espírita• Pelo Espírito Joanna de Ângelis• 7a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 17

    Os pais humanos têm de ser os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa decorre a organização do ambiente justo. Meios corrompidos significam maus pais entre os que, a peso P de longos sacrifícios, conseguem manter, na invigilância coletiva, a segurança possível contra a desordem ameaçadora.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Caminho, verdade e vida• Pelo Espírito Emmanuel• 26a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - cap• 12

    Os pais da Terra não são criadores, são zeladores das almas, que Deus lhes confia, no sagrado instituto da família.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Dicionário da alma• Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• -

    Ser pai é ser colaborador efetivo de Deus, na Criação.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Luz no lar: seleta para uso no culto do Evangelho no lar• Por diversos Espíritos• 10a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - cap• 46

    [...] [Os pais são os] primeiros professores [...].
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo• O Espírito da Verdade: estudos e dissertações em torno de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec• Por diversos Espíritos• 8a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1992• - cap• 16


    Pai Ver Abba, Deus, Família, Jesus, Trindade.

    Pai Maneira de falar de Deus e com Deus. No AT Deus tratava o povo de Israel como seu filho (Ex 4:22); (Dt 1:31); 8.5; (Os 11:1). Jesus chamava Deus de “Pai” (Jo 5:17). Ele ensinou que todos aqueles que crêem nele são filhos de Deus (Jo 20:17). Ver também (Mt 6:9) e Rm

    substantivo masculino Aquele que tem ou teve filho(s); genitor, progenitor.
    Indivíduo em relação aos seus filhos.
    Responsável pela criação de; criador: Corneille é o pai da tragédia francesa.
    Quem funda uma instituição, cidade, templo; fundador.
    [Zoologia] Animal macho que teve filhotes.
    Figurado Algo ou alguém que dá origem a outra coisa ou pessoa: o desconhecimento é o pai da ignorância.
    Indivíduo que pratica o bem, que realiza ou possui boas ações; benfeitor.
    Religião Primeira pessoa que, juntamente com o Filho e com o Espírito Santo, compõe a Santíssima Trindade.
    Religião Título dado aos membros padres de uma congregação religiosa.
    substantivo masculino plural Os progenitores de alguém ou os seus antepassados.
    expressão Pai Eterno. Deus.
    Pai espiritual. Aquele que dirige a consciência de alguém.
    Etimologia (origem da palavra pai). Talvez do latim patre-, padre, pade, pai.

    Esta palavra, além da sua significação geral, toma-se também na Escritura no sentido de avô, bisavô, ou fundador de uma família, embora remota. Por isso os judeus no tempo de Jesus Cristo chamavam pais a Abraão, isaque e Jacó. Jesus Cristo é chamado o Filho de Davi, embora este rei estivesse distante dele muitas gerações. Pela palavra ‘pai’ também se compreende o instituidor, o mestre, o primeiro de uma certa profissão. Jabal ‘foi o pai dos que habitam nas tendas e possuem gado’. E Jubal ‘foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta’ (Gn 4:20-21). Também se emprega o termo no sentido de parentesco espiritual bom ou mau – assim, Deus é o Pai da Humanidade. o diabo é cognominado o pai da mentira (Jo 8:44). Abraão é o pai dos crentes. É igualmente chamado ‘o pai de muitas nações’, porque muitos povos tiveram nele a sua origem. Na idade patriarcal a autoridade do pai na família era absoluta, embora não tivesse o poder de dar a morte a seus filhos (Dt 21:18-21).

    substantivo masculino Aquele que tem ou teve filho(s); genitor, progenitor.
    Indivíduo em relação aos seus filhos.
    Responsável pela criação de; criador: Corneille é o pai da tragédia francesa.
    Quem funda uma instituição, cidade, templo; fundador.
    [Zoologia] Animal macho que teve filhotes.
    Figurado Algo ou alguém que dá origem a outra coisa ou pessoa: o desconhecimento é o pai da ignorância.
    Indivíduo que pratica o bem, que realiza ou possui boas ações; benfeitor.
    Religião Primeira pessoa que, juntamente com o Filho e com o Espírito Santo, compõe a Santíssima Trindade.
    Religião Título dado aos membros padres de uma congregação religiosa.
    substantivo masculino plural Os progenitores de alguém ou os seus antepassados.
    expressão Pai Eterno. Deus.
    Pai espiritual. Aquele que dirige a consciência de alguém.
    Etimologia (origem da palavra pai). Talvez do latim patre-, padre, pade, pai.

    substantivo masculino Aquele que tem ou teve filho(s); genitor, progenitor.
    Indivíduo em relação aos seus filhos.
    Responsável pela criação de; criador: Corneille é o pai da tragédia francesa.
    Quem funda uma instituição, cidade, templo; fundador.
    [Zoologia] Animal macho que teve filhotes.
    Figurado Algo ou alguém que dá origem a outra coisa ou pessoa: o desconhecimento é o pai da ignorância.
    Indivíduo que pratica o bem, que realiza ou possui boas ações; benfeitor.
    Religião Primeira pessoa que, juntamente com o Filho e com o Espírito Santo, compõe a Santíssima Trindade.
    Religião Título dado aos membros padres de uma congregação religiosa.
    substantivo masculino plural Os progenitores de alguém ou os seus antepassados.
    expressão Pai Eterno. Deus.
    Pai espiritual. Aquele que dirige a consciência de alguém.
    Etimologia (origem da palavra pai). Talvez do latim patre-, padre, pade, pai.

    Povo

    substantivo masculino Conjunto das pessoas que vivem em sociedade, compartilham a mesma língua, possuem os mesmos hábitos, tradições, e estão sujeitas às mesmas leis.
    Conjunto de indivíduos que constituem uma nação.
    Reunião das pessoas que habitam uma região, cidade, vila ou aldeia.
    Conjunto de pessoas que, embora não habitem o mesmo lugar, possuem características em comum (origem, religião etc.).
    Conjunto dos cidadãos de um país em relação aos governantes.
    Conjunto de pessoas que compõem a classe mais pobre de uma sociedade; plebe.
    Pequena aldeia; lugarejo, aldeia, vila: um povo.
    Público, considerado em seu conjunto.
    Quantidade excessiva de gente; multidão.
    [Popular] Quem faz parte da família ou é considerado dessa forma: cheguei e trouxe meu povo!
    substantivo masculino plural Conjunto de países, falando em relação à maioria deles: os povos sul-americanos sofreram com as invasões europeias.
    Designação da raça humana, de todas as pessoas: esperamos que os povos se juntem para melhorar o planeta.
    Etimologia (origem da palavra povo). Do latim populus, i “povo”.

    Recusar

    verbo transitivo Não aceitar uma coisa oferecida; declinar; repelir: recusar um presente; recusou a proposta por julgá-la ofensiva.
    Não conceder o que é pedido: recusar uma esmola.
    Resistir a, não aceder: recuso obedecer-lhe.
    Desaceitar, não admitir: recusar um jurado, recusar a inscrição de um candidato.
    Fugir a, evitar: recusar combate.
    verbo pronominal Negar-se a: recusou-se a entrar.
    Direito Declarar-se incompetente, ou manifestar suspeição: o juiz recusou-se.

    recusar
    v. 1. tr. dir. Não aceitar, não admitir; rejeitar. 2. tr. dir. Não conceder; não permitir; negar. 3. tr. dir. Não se prestar a; opor-se; resistir a. 4. pron. Não querer; não se prestar; escusar-se. 6. pron. dir. Declarar-se incompetente. 7. pron. Não obedecer.

    Sei

    1ª pess. sing. pres. ind. de saber

    sa·ber |ê| |ê| -
    (latim sapere, ter sabor, conhecer)
    verbo transitivo

    1. Possuir o conhecimento de. = CONHECERDESCONHECER

    2. Não ignorar. = CONHECERDESCONHECER, IGNORAR

    3. Estar habilitado para.

    4. Ser capaz de. = CONSEGUIR

    5. Ter experiência.

    6. Ter consciência de.

    verbo intransitivo

    7. Ter conhecimento.IGNORAR

    8. Estar certo.

    9. Ter sabor ou gosto.

    verbo pronominal

    10. Ter consciência das suas características (ex.: o professor sabe-se exigente).

    11. Ser sabido, conhecido.

    nome masculino

    12. Conjunto de conhecimentos adquiridos (ex.: o saber não ocupa lugar). = CIÊNCIA, ILUSTRAÇÃO, SABEDORIA

    13. Experiência de vida (ex.: só um grande saber permite resolver estes casos).

    14. Figurado Prudência; sensatez.

    15. Malícia.


    a saber
    Usa-se para indicar em seguida uma lista ou um conjunto de itens. = ISTO É

    sabê-la toda
    [Informal] Ter artes e manhas para enganar qualquer um ou ter resposta para tudo; ser astucioso, habilidoso.

    Confrontar: caber.

    Ver também dúvida linguística: regência do verbo saber.

    Semente

    substantivo feminino Qualquer substância ou grão que se deita à terra para germinar: semente de trigo.
    O grão ou a parte do fruto próprio para a reprodução: semente de melancia.
    Esperma, sêmen.
    Figurado Coisa que, com o tempo, há de produzir certos efeitos; germe; origem: a semente do ódio.
    Ficar para semente, ser reservado ou escolhido para a reprodução, ou, p. ext., ser a última pessoa, ou coisa, restante de um grupo (por não ter sido escolhido, por não ter morrido ou desaparecido).

    [...] A semente é a palavra de Deus. [...]
    Referencia: SANT’ANNA, Hernani T• Notações de um aprendiz• Rio de Janeiro: FEB, 1991• - cap• 4

    Apesar de pequenina, a semente é a gota de vida.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo• O Espírito da Verdade: estudos e dissertações em torno de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec• Por diversos Espíritos• 8a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1992• - cap• 10


    Sera

    abundância

    Será

    substantivo deverbal Ação de ser; ato de se colocar num local, situação ou circunstância determinada no futuro: amanhã ele será o novo diretor.
    Ação de passar a possuir uma identidade ou qualidade intrínseca: ele será médico.
    Ação de apresentar temporariamente determinada forma, estado, condição, aspecto, tempo: um dia ele será rico; o exame será na semana que vem.
    Etimologia (origem da palavra será). Forma Der. de ser.

    substantivo deverbal Ação de ser; ato de se colocar num local, situação ou circunstância determinada no futuro: amanhã ele será o novo diretor.
    Ação de passar a possuir uma identidade ou qualidade intrínseca: ele será médico.
    Ação de apresentar temporariamente determinada forma, estado, condição, aspecto, tempo: um dia ele será rico; o exame será na semana que vem.
    Etimologia (origem da palavra será). Forma Der. de ser.

    (Heb. “abundância”). Filha de Aser, a qual, juntamente com seus irmãos, é listada entre os que desceram ao Egito com Jacó (Gn 46:17; Nm 26:46-1Cr 7:30).


    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Gênesis 48: 19 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Mas seu pai recusou isto, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão mais novo será maior que ele, e a sua semente será uma multidão de nações.
    Gênesis 48: 19 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H1
    ʼâb
    אָב
    o pai dele
    (his father)
    Substantivo
    H1121
    bên
    בֵּן
    crianças
    (children)
    Substantivo
    H1431
    gâdal
    גָּדַל
    crescer, tornar-se grande ou importante, promover, tornar poderoso, louvar, magnificar,
    (and make great)
    Verbo
    H1471
    gôwy
    גֹּוי
    nação, povo
    (of the Gentiles)
    Substantivo
    H1571
    gam
    גַּם
    também / além de
    (also)
    Advérbio
    H1931
    hûwʼ
    הוּא
    ele / ela / o / a
    (it)
    Pronome
    H1961
    hâyâh
    הָיָה
    era
    (was)
    Verbo
    H199
    ʼûwlâm
    אוּלָם
    Mas
    (but)
    Advérbio
    H2233
    zeraʻ
    זֶרַע
    semente, semeadura, descendência
    (seed)
    Substantivo
    H251
    ʼâch
    אָח
    seu irmão
    (his brother)
    Substantivo
    H3045
    yâdaʻ
    יָדַע
    conhecer
    (does know)
    Verbo
    H3985
    mâʼên
    מָאֵן
    tentar para ver se algo pode ser feito
    (to be tempted)
    Verbo - Aoristo (pretérito não qualificado de um verbo sem referência à duração ou conclusão da ação) infinitivo passivo
    H4393
    mᵉlôʼ
    מְלֹא
    plenitude, aquilo que preenche
    (a multitude)
    Substantivo
    H4480
    min
    מִן
    de / a partir de / de / para
    (from)
    Prepostos
    H559
    ʼâmar
    אָמַר
    E disse
    (And said)
    Verbo
    H5971
    ʻam
    עַם
    as pessoas
    (the people)
    Substantivo
    H6996
    qâṭân
    קָטָן
    jovem, pequeno, insignificante, sem importância
    (lesser)
    Adjetivo


    אָב


    (H1)
    ʼâb (awb)

    01 אב ’ab

    uma raiz; DITAT - 4a; n m

    1. pai de um indivíduo
    2. referindo-se a Deus como pai de seu povo
    3. cabeça ou fundador de uma casa, grupo, família, ou clã
    4. antepassado
      1. avô, antepassados — de uma pessoa
      2. referindo-se ao povo
    5. originador ou patrono de uma classe, profissão, ou arte
    6. referindo-se ao produtor, gerador (fig.)
    7. referindo-se à benevolência e proteção (fig.)
    8. termo de respeito e honra
    9. governante ou chefe (espec.)

    בֵּן


    (H1121)
    bên (bane)

    01121 בן ben

    procedente de 1129; DITAT - 254; n m

    1. filho, neto, criança, membro de um grupo
      1. filho, menino
      2. neto
      3. crianças (pl. - masculino e feminino)
      4. mocidade, jovens (pl.)
      5. novo (referindo-se a animais)
      6. filhos (como caracterização, i.e. filhos da injustiça [para homens injustos] ou filhos de Deus [para anjos])
      7. povo (de uma nação) (pl.)
      8. referindo-se a coisas sem vida, i.e. faíscas, estrelas, flechas (fig.)
      9. um membro de uma associação, ordem, classe

    גָּדַל


    (H1431)
    gâdal (gaw-dal')

    01431 גדל gadal

    uma raiz primitiva; DITAT - 315; v

    1. crescer, tornar-se grande ou importante, promover, tornar poderoso, louvar, magnificar, realizar coisas grandes
      1. (Qal)
        1. crescer
        2. tornar-se grande
        3. ser magnificado
      2. (Piel)
        1. fazer crescer
        2. tornar grande, poderoso
        3. magnificar
      3. (Pual) ser educado
      4. (Hifil)
        1. tornar grande
        2. magnificar
        3. fazer grandes coisas
      5. (Hitpael) magnificar-se

    גֹּוי


    (H1471)
    gôwy (go'-ee)

    01471 גוי gowy raramente (forma contrata) גי goy

    aparentemente procedente da mesma raiz que 1465; DITAT - 326e n m

    1. nação, povo
      1. nação, povo
        1. noralmente referindo-se a não judeus
        2. referindo-se aos descendentes de Abraão
        3. referindo-se a Israel
      2. referindo-se a um enxame de gafanhotos, outros animais (fig.) n pr m
      3. Goim? = “nações”

    גַּם


    (H1571)
    gam (gam)

    01571 גם gam

    por contração de uma raiz não utilizada; DITAT - 361a; adv

    1. também, ainda que, de fato, ainda mais, pois
      1. também, ainda mais (dando ênfase)
      2. nem, nem...nem (sentido negativo)
      3. até mesmo (dando ênfase)
      4. de fato, realmente (introduzindo o clímax)
      5. também (de correspondência ou retribuição)
      6. mas, ainda, embora (adversativo)
      7. mesmo, realmente, mesmo se (com ’quando’ em caso hipotético)
    2. (DITAT) novamente, igualmente

    הוּא


    (H1931)
    hûwʼ (hoo)

    01931 הוא huw’ do qual o fem. (além do Pentateuco) é היא hiy’

    uma palavra primitiva; DITAT - 480 pron 3p s

    1. ele, ela
      1. ele mesmo, ela mesma (com ênfase)
      2. retomando o suj com ênfase
      3. (com pouca ênfase seguindo o predicado)
      4. (antecipando o suj)
      5. (enfatizando o predicado)
      6. aquilo, isso (neutro) pron demons
    2. aquele, aquela (com artigo)

    הָיָה


    (H1961)
    hâyâh (haw-yaw)

    01961 היה hayah

    uma raiz primitiva [veja 1933]; DITAT - 491; v

    1. ser, tornar-se, vir a ser, existir, acontecer
      1. (Qal)
        1. ——
          1. acontecer, sair, ocorrer, tomar lugar, acontecer, vir a ser
          2. vir a acontecer, acontecer
        2. vir a existir, tornar-se
          1. erguer-se, aparecer, vir
          2. tornar-se
            1. tornar-se
            2. tornar-se como
            3. ser instituído, ser estabelecido
        3. ser, estar
          1. existir, estar em existência
          2. ficar, permanecer, continuar (com referência a lugar ou tempo)
          3. estar, ficar, estar em, estar situado (com referência a localidade)
          4. acompanhar, estar com
      2. (Nifal)
        1. ocorrer, vir a acontecer, ser feito, ser trazido
        2. estar pronto, estar concluído, ter ido

    אוּלָם


    (H199)
    ʼûwlâm (oo-lawm')

    0199 אולם ’uwlam

    aparentemente procedente de 194; DITAT - 47; adv

    1. mas, porém de fato (uma adversativa muito forte)
    2. contudo, por outro lado

    זֶרַע


    (H2233)
    zeraʻ (zeh'-rah)

    02233 זרע zera ̀

    procedente de 2232; DITAT - 582a; n m

    1. semente, semeadura, descendência
      1. uma semeadura
      2. semente
      3. sêmem viril
      4. descendência, descendentes, posteridade, filhos
      5. referindo-se a qualidade moral
        1. um praticante da justiça (fig.)
      6. tempo de semear (por meton.)

    אָח


    (H251)
    ʼâch (awkh)

    0251 אח ’ach

    uma palavra primitiva; DITAT - 62a; n m

    1. irmão
      1. irmão (mesmos pais)
      2. meio-irmão (mesmo pai)
      3. parente, parentesco, mesma tribo
      4. um em relação a outro (relacionamento recíproco)
      5. (fig.) referindo-se a semelhança

    יָדַע


    (H3045)
    yâdaʻ (yaw-dah')

    03045 ידע yada ̀

    uma raiz primitiva; DITAT - 848; v

    1. conhecer
      1. (Qal)
        1. conhecer
          1. conhecer, aprender a conhecer
          2. perceber
          3. perceber e ver, descobrir e discernir
          4. discriminar, distinguir
          5. saber por experiência
          6. reconhecer, admitir, confessar, compreender
          7. considerar
        2. conhecer, estar familiarizado com
        3. conhecer (uma pessoa de forma carnal)
        4. saber como, ser habilidoso em
        5. ter conhecimento, ser sábio
      2. (Nifal)
        1. tornar conhecido, ser ou tornar-se conhecido, ser revelado
        2. tornar-se conhecido
        3. ser percebido
        4. ser instruído
      3. (Piel) fazer saber
      4. (Poal) fazer conhecer
      5. (Pual)
        1. ser conhecido
        2. conhecido, pessoa conhecida, conhecimento (particípio)
      6. (Hifil) tornar conhecido, declarar
      7. (Hofal) ser anunciado
      8. (Hitpael) tornar-se conhecido, revelar-se

    מָאֵן


    (H3985)
    mâʼên (maw-ane')

    03985 מאן ma’en

    uma raiz primitiva; DITAT - 1138; v

    1. (Piel) recusar

    מְלֹא


    (H4393)
    mᵉlôʼ (mel-o')

    04393 מלא m elo’̂ raramente מלוא m elow’̂ ou מלו m eloŵ (Ez 41:8),

    procedente de 4390; DITAT - 1195b; n m

    1. plenitude, aquilo que preenche
      1. totalidade, punhado
      2. massa, multidão
      3. plenitude, aquilo que preenche, conteúdo total
      4. comprimento total, extensão completa

    מִן


    (H4480)
    min (min)

    04480 מן min

    ou מני minniy ou מני minney (construto pl.) (Is 30:11)

    procedente de 4482; DITAT - 1212,1213e prep

    1. de, fora de, por causa de, fora, ao lado de, desde, acima, do que, para que não, mais que
      1. de (expressando separação), fora, ao lado de
      2. fora de
        1. (com verbos de procedência, remoção, expulção)
        2. (referindo-se ao material de qual algo é feito)
        3. (referindo-se à fonte ou origem)
      3. fora de, alguns de, de (partitivo)
      4. de, desde, depois (referindo-se ao tempo)
      5. do que, mais do que (em comparação)
      6. de...até o, ambos...e, ou...ou
      7. do que, mais que, demais para (em comparações)
      8. de, por causa de, através, porque (com infinitivo) conj
    2. que

    אָמַר


    (H559)
    ʼâmar (aw-mar')

    0559 אמר ’amar

    uma raiz primitiva; DITAT - 118; v

    1. dizer, falar, proferir
      1. (Qal) dizer, responder, fala ao coração, pensar, ordenar, prometer, intencionar
      2. (Nifal) ser falado, ser dito, ser chamado
      3. (Hitpael) vangloriar-se, agir orgulhosamente
      4. (Hifil) declarar, afirmar

    עַם


    (H5971)
    ʻam (am)

    05971 עם ̀am

    procedente de 6004; DITAT - 1640a,1640e; n m

    1. nação, povo
      1. povo, nação
      2. pessoas, membros de um povo, compatriotas, patrícios
    2. parente, familiar

    קָטָן


    (H6996)
    qâṭân (kaw-tawn')

    06996 קטן qatan ou קטן qaton

    procedente de 6962; DITAT - 2009a,2009b; adj.

    1. jovem, pequeno, insignificante, sem importância
      1. pequeno
      2. insignificante
      3. jovem
      4. sem importância