Arneiro

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Arneiros:
masc. pl. de arneiro

ar·nei·ro
nome masculino

Lugar arenoso, estéril.


Carneiro: substantivo masculino [Zoologia] Aspecto comum dos mamíferos, da família dos bovídeos, gênero Ovis, maioritariamente selvagens, com uma única espécie domesticada, Ovis aries, usada para o fornecimento de lã e carne.
[Zoologia] Designação do macho dessa espécie domesticada.
Culinária Carne desse animal, largamente apreciada ao redor do mundo.
Figurado Indivíduo que segue a opinião de outras pessoas, se deixando levar pelos demais; maria-vai-com-as-outras.
[Astrologia] Constelação e signo zodiacal de Áries, com período correspondente de 21 de março a 19 de abril.
Pequena onda espumosa seguida de outras.
Antigo Aríete, máquina de guerra antiga.
expressão Carneiro hidráulico. Bomba de recalque.
Etimologia (origem da palavra carneiro). Carne + eiro; pelo espanho carnero.
substantivo masculino Nos cemitérios, vala, gaveta ou urna onde se coloca os cadáveres; jazigo, sepulcro, sepultura.
Etimologia (origem da palavra carneiro). Do latim carnarĭum.
Carneiro-do-cabo:
carneiro-do-cabo | s. m.

car·nei·ro·-do·-ca·bo
nome masculino

Ornitologia Albatroz.

Plural: carneiros-do-cabo.

Carneiros:
masc. pl. de carneiro
masc. pl. astr. de carneiro

car·nei·ro 2
(latim vulgar carnarium, -ii, gancho para carnes)
nome masculino

1. Subterrâneo sepulcral. = CRIPTA

2. Depósito de ossadas exumadas dos cemitérios.

3. Cemitério.


car·nei·ro 1
(latim vulgar *carnarius, animal de boa carne)
nome masculino

1. [Zoologia] Mamífero ruminante e lanígero do género Ovis, da família dos bovídeos.

2. Macho da ovelha.

3. Carne desse animal.

4. Pele ou lã desse animal (ex.: casaco de carneiro).

5. [Informal] Pessoa dócil ou submissa.

6. Antigo Máquina de guerra para arrombar portas e se desconjuntar muralhas. = CARNEIRO, VAIVÉM

7. [Astronomia] Constelação zodiacal. (Geralmente com inicial maiúscula.) = ÁRIES

8. [Astrologia] Signo do Zodíaco, entre Peixes e Touro. (Geralmente com inicial maiúscula.) = ÁRIES

9. Cada uma das pequenas ondas espumosas causadas pelo vento. (Mais usado no plural.)

10. Cada uma das pequenas nuvens brancas arredondadas que cobrem o céu de maneira descontínua. (Mais usado no plural.) = CÚMULO

11. [Agricultura] Gorgulho da fava.

12. [Portugal: Madeira] Ictiologia Designação comum a várias espécies de peixes do género Scorpaena, da família dos escorpenídeos, com espinhos venenosos, encontrados em águas atlânticas e mediterrânicas de pouca profundidade. = ESCORPENA, PEIXE-PEDRA, RASCASSO


carneiro hidráulico
Máquina para elevar água. = ARÍETE HIDRÁULICO


Carneiroso: adjetivo Próprio de carneiro.
Etimologia (origem da palavra carneiroso). Carneiro + oso.
Farneiro:
farneiro | s. m.

far·nei·ro
nome masculino

[Portugal: Trás-os-Montes] Lugar onde cai e se vai depositando (a farinha) que sai moída de sob a mó.


Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Ovelhas, carneiros: As ovelhas constituíam a principal riqueza dos patriarcas. Não somente era a sua carne um dos alimentos principais, mas também da sua 1ã se fazia quase todo o vestuário para o povo. Além disso, devido à acidentada natureza da terra, eram criados rebanhos por toda parte, sendo isso de mais importância que a agricultura. os carneiros da Palestina eram de três raças: o carneiro vulgar, o carneiro enfezado, guardado por Amós (Am 1:1), e possuído por Mesa, e o carneiro de grossa cauda, sendo esta última espécie principalmente notável pela enorme quantidade de lã da referida cauda, que algumas vezes chega a pesar de dez a vinte arratéis. Esta espécie de carneiros acha-se na Tartária, Arábia, Pérsia, Barbária, e Síria, sendo bem conhecida dos antigos, e vendo-se eles representados nos monumentos da Assíria. o corpo é branco, a cabeça e o pescoço negros, sendo córnea a ponta da cauda. Como quase toda a cauda é bastante gorda, os árabes a consideram uma comida mui delicada. Fazia parte dos sacrifícios pacíficos (Lv 3:9). A ovelha é o primeiro animal que tem nome especificado na Bíblia, quando Abel ofereceu ao Senhor os primogênitos do seu rebanho (Gn 4:2). Abraão era muito rico em ovelhas, e Jó, em certa ocasião, tinha nos seus rebanhos 14. 000. Em 2 Rs 3.4, o rei pastor Mesa, do país de Moabe, pagava um tributo de cem mil cordeiros e a 1ã de cem mil carneiros – e este país é ainda notável pelos seus grandes rebanhos de ovelhas. Salomão sacrificou 120.000 ovelhas na dedicação do templo. o cordeiro era o tipo da inocência e da pureza, e por isso figurava eminentemente nos sacrifícios. o cordeiro, ou o cabrito, era usualmente escolhido, sendo o carneiro somente para os sacrifícios expiatórios. A 1ã do carneiro, empregada no vestuário, é muitas vezes mencionada (Lv 13:47Dt 22:11Pv 31:13). Encontram-se muitas vezes na Escritura alusões à tosquia das ovelhas – e em Gn 38:12 se lê ‘subiu aos tosquiadores das suas ovelhas, em Timna’ – e outras passagens. Faziam-se instrumentos musicais de chifres de carneiros (Js 6:4), e também vasos para azeites e outros líquidos (1 Sm 16.1). Além da roupa feita de fios de 1ã, eram as peles curtidas usadas como roupas (Hb 11:37) – e o tabernáculo foi guarnecido de peles de carneiro, tingidas de vermelho (Êx 26:14). os cães-pastores eram usados para os mesmos fins dos tempos presentes (Josefo, Antiq. iV Viii 9). (*veja Pastor.)

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Carneiro: Carneiro Animal de porte médio que fornece carne e lã. Era morto nos SACRIFÍCIOS (Ex 29:1) Sua pele era usada como cobertura (Ex 26:14) Sua fêmea é a ov

Pequeno Abc do Pensamento Judaico

Rosh hashaná (hebr): Cabeça do ano. Festa do ano judaico, celebrada nos dias 1o e 2o do Tisbri: dias em que segundo a tradição o mundo foi criado. Os outros nomes de Rosh Hashaná são; Yom Hazikaron, (dia da lembrança) Yom Teruá (dia do toque do shofar), Yom Haddin (dia do julgamento). Festa essencialmente religiosa. Celebra-se exclusivamente na sinagoga. Como para as outras magnas datas, as orações estão compiladas no "mahzor" (Livro de orações). Representa um dos dois dias santos mais sagrados da fé judaica e dá início aos Dez Dias de Penitência quando "a humanidade se submete a julgamento perante o trono celestial". Durante esse período, afirma a tradição, Deus perscruta os corações dos homens e examina os motivos de seus atos. É também o período em que os judeus se julgam a si mesmos, comparando seu procedimento durante o ano findo com as resoluções tomadas e as esperanças que haviam acalentado. Na moderna Israel celebra-se o Rosh Hashaná durante um único dia; os ortodoxos continuam a observar dois dias igualmente santificados, conforme o costume mantido desde o primeiro século. A exemplo de quase todos os demais dias santos do Judaísmo as observâncias do Rosh Hashaná incluem certa mistura de solenidade e festividade. O Novo Ano é uma época para reunião da clã, quando tanto os jovens como os anciãos voltam ao lar. O esplendor de seu ritual cria laços emocionais com o Judaísmo até nas crianças pequenas demais para compreenderem e apreciarem plenamente a ética da fé; nos anos seguintes a mente reforça esses laços do espírito e do coração. O símbolo mais importante das práticas do Rosh Hashaná é o shofar, ou chifre de carneiro, que se faz soar durante o culto no Ano Novo e em cada um dos dez; dias de penitência. Em tempos idos, o shofar era instrumento de comunicação. Das colinas da Judeia era possível alcançar todo o país em poucos momentos por meio de apelos de shofar correndo do cume de um monte para outro. Nos ofícios do Rosh Hashaná o shofar é o chamado para a adoração. Conclama os fiéis a se arrependerem de suas faltas do ano decorrido; a voltarem a Deus com o espírito contrito e humilde e a distinguirem entre o trivial e o importante na vida, de modo que os doze meses seguintes possam ser mais ricos de serviços a Deus e aos homens, (MNK)
Shofar: Trombeta feita com chifre de carneiro que se toca sobretudo no Ano Novo Judaico (Rosh Hashaná) e no Dia da Expiação (Yom Kippur). O significado do toque de "shofar" em Rosh Hashaná tem diversas interpretações. Segundo o Talmude, é para confundir o gênio do mal. Maimônides escreve que tem por finalidade despertar a consciência do homem, convidando-o a meditar, a purificar-se e a preparar-se para o grande dia da expiação. (Yom Kippur) Entretanto, o seu principal significado, na liturgia de Rosh Hashaná é o sacrifício de Issac. Ao comemorar este acontecimento com o "shofar" feito de chifre de carneiro, confirmamos nossos próprios sacrifícios e pedimos a Deus a força necessária para poder cumprir nossos deveres, como dignos descendentes de Abraão, (MMM)
Yovel (hebr): Ano de jubileu. A legislação hebraica reconhecia antigamente e ano YOVEL (Jubileu), que se repetia cada 50 anos. De acordo com a Bíblia, no ano de jubileu voltavam a seu dono as terras que este havia sido obrigado a vender em momentos de dificuldade, e os desditosos recobravam sua liberdade sem nenhum resgate. Neste ano de reparação não devia ficar em todo o país nem um só servo, nem um só proprietário fora da posse de sua parcela. É essa reivindicação, outrora proclamada pelo "shofar" nos anos de jubileu, que esse único toque de corno de carneiro recorda hoje ao judeu, ao finalizar o ofício de Yom Kippur; e nessa evocação de pretérita justiça encontra um modelo no qual inspira a sua vida, no ano que começa. (ES)

Strongs


Ῥαχήλ
(G4478)
Ver ocorrências
Rhachḗl (hrakh-ale')

4478 Ραχηλ Rhachel

de origem hebraica 7354 רחל; n pr f

Raquel = “ovelha ou carneiro”

  1. esposa de Jacó

בֵּית כַּר
(H1033)
Ver ocorrências
Bêyth Kar (bayth kar)

01033 בית כר Beyth Kar

procedente de 1004 e 3733; n pr loc

Bete-Car = “casa do carneiro” ou “lugar do cordeiro”

  1. um lugar aparentemente pertencente aos filisteus

בַּעַל חָצֹור
(H1178)
Ver ocorrências
Baʻal Châtsôwr (bah'-al khaw-tsore')

01178 בעל חצור Ba al Chatsowr̀

procedente de 1167 e uma modificação de 2691; n pr loc Baal-Hazor = “senhor da vila”

  1. uma cidade na fronteira entre Efraim e Benjamim, aparentemente o local de uma fazenda de carneiros de Absalão e o local do assassinato de Amnom

דְּכַר
(H1798)
Ver ocorrências
dᵉkar (dek-ar')

01798 דכר d ekar̂ (aramaico)

correspondente a 2145; DITAT - 2677a; n m

  1. carneiro

זֶמֶר
(H2169)
Ver ocorrências
zemer (zeh'-mer)

02169 זמר zemer

aparentemente procedente de 2167 ou 2168; DITAT - 560b; n m

  1. carneiro montês, cabra montesa, muflão, gazela, corço (significado incerto)
    1. um certo animal permitido para alimentação (espécie específica incerta)
    2. talvez um animal extinto, sentido exato desconhecido

יֹובֵל
(H3104)
Ver ocorrências
yôwbêl (yo-bale')

03104 יובל yowbel ou יבל yobel

aparentemente procedente de 2986; DITAT - 835e; n m

  1. carneiro, chifre de carneiro, trombeta, corneta
    1. carneiro (somente em combinação)
      1. chifre de carneiro, trombeta
    2. Ano do jubileu (marcado pelo sopro das trombetas) (meton.)

אַיִל
(H352)
Ver ocorrências
ʼayil (ah'-yil)

0352 איל ’ayil

procedente do mesmo que 193; DITAT - 45d,e,f,g; n m

  1. carneiro
    1. carneiro (como alimento)
    2. carneiro (como sacrifício)
    3. carneiro (pele tingida de vermelho, para o tabernáculo)
  2. pilares, verga, umbrais, pilastra
  3. homem forte, líder, chefe
  4. árvore grande, terebinto

כֶּבֶשׂ
(H3532)
Ver ocorrências
kebes (keh-bes')

03532 כבש kebes

procedente de uma raiz não utilizada significando dominar; DITAT - 949; n m

  1. cordeiro, carneiro, bode novo

אַיָּל
(H354)
Ver ocorrências
ʼayâl (ah-yawl')

0354 איל ’ayal

uma forma intensiva de 352 (no sentido de carneiro); DITAT - 45k; n m

  1. veado, cervo, corço

כַּר
(H3733)
Ver ocorrências
kar (kar)

03733 כר kar

procedente de 3769 no sentido de obesidade; DITAT - 1046a; n m

  1. assento coberto, assento, sela em forma de cesto
    1. um espaço para guiar montado na sela de camelos
  2. pastagem, prado
  3. cordeiro, ovelha, carneiro macho
  4. aríete

כֶּשֶׂב
(H3775)
Ver ocorrências
keseb (keh'-seb)

03775 כשב keseb

aparentemente por transposição de 3532; DITAT - 949; n m

  1. cordeiro, cordeirinho, carneiro

כִּשְׂבָּה
(H3776)
Ver ocorrências
kisbâh (kis-baw')

03776 כשבה kisbah

procedente de 3775; DITAT - 949; n f

  1. cordeira, cordeiro, carneiro

אַלְיָה
(H451)
Ver ocorrências
ʼalyâh (al-yaw')

0451 אליה ’alyah

procedente de 422 (no sentido original de força); DITAT - 95a; n f

  1. cauda, cauda gordurosa (de carneiros - uma iguaria oriental)

עַתּוּד
(H6260)
Ver ocorrências
ʻattûwd (at-tood')

06260 עתוד ̀attuwd ou עתד ̀attud ou (plural) עתודים

procedente de 6257; DITAT - 1719b; n. m.

  1. carneiro, bode, líder

שֹׁופָר
(H7782)
Ver ocorrências
shôwphâr (sho-far')

07782 שופר showphar ou שׂפר shophar

procedente de 8231 no sentido original de cortar; DITAT - 2449c; n. m.

  1. chifre, chifre de carneiro