Enciclopédia de I Crônicas 3:24-24

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

1cr 3: 24

Versão Versículo
ARA Os filhos de Elioenai: Hodavias, Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías e Anani; sete ao todo.
ARC E os filhos de Elioenai: Hodavias, e Eliasibe, e Pelaías, e Acube, e Joanã, e Delaías, e Anani, sete.
TB Os filhos de Elioenai: Hodavias, Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías e Anani, sete.
HSB וּבְנֵ֣י אֶלְיוֹעֵינַ֗י [הדיוהו] (הוֹדַוְיָ֡הוּ) וְאֶלְיָשִׁ֡יב וּפְלָיָ֡ה וְ֠עַקּוּב וְיוֹחָנָ֧ן וּדְלָיָ֛ה וַעֲנָ֖נִי שִׁבְעָֽה׃ ס
BKJ E os filhos de Elioenai foram: Hodavias, e Eliasibe, e Pelaías, e Acube, e Joanã, e Delaías, e Anani; sete.
LTT E os filhos de Elioenai foram: Hodavias, Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías, e Anani, sete ao todo.
BJ2 Filhos de Elioenai: Oduías, Eliasib, Feleías, Acub, Joanã, Dalaías, Anani: sete.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de I Crônicas 3:24


Gematria

Gematria é a numerologia hebraica, uma técnica de interpretação rabínica específica de uma linhagem do judaísmo que a linhagem Mística.

Sete (7)

Este número ocupa um lugar de relevância nas leis e costumes judaicos. Os ciclos normais na criação do mundo, o descanso, ou melhor, o reflexo dos atributos emocionais que o ser humano possui: Está intimamente ligado com assuntos sentimentais. Éuma expressão para uma dimensão espiritual. Também alude ao sustento, áj que quando es guarda oShabat (7° dia), cria-se oreceptáculo para o sustento abundante dos demais dias da semana. Todos os sétimos são queridos.



Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24
  1. A Família de Davi (1Cron 3:1-9)

O cronista dirigiu-se apressadamente a este ponto. A sua narrativa, condensada, resultou em algumas omissões que pressupõem um conhecimento, por parte do leitor, dos materiais registrados nos livros históricos anteriores. Esta seção começa a genealogia — através de Rão, o segundo filho de Hezrom — que tinha sido interrompida em Jéter, em 1Cron 2.17. Agora continua com Davi até uma época posterior ao cativeiro. O restante destes dois livros tratará dos homens mencionados neste capítulo.

Aqui se afirma que Davi teve seis filhos, nascidos de seis diferentes esposas durante os sete anos e meio em que ele governou em Hebrom (1-4). Em Jerusalém, ele governou trinta e dois anos e meio, e teve nove filhos nascidos de outras esposas, além dos quatro de Bate-Seba Também se menciona que ele teve outras concubinas (9) e filhos, além da sua filha, Tamar (2 Sm 13.1). Assim, ele teve um total de dezenove filhos de suas esposas, pelo menos uma filha e outros filhos com as suas concubinas, e talvez outras filhas também (5-9). Em II Samuel 15:16, existe uma menção a dez concubinas (cf. 9). Há mais variações dos nomes dos filhos nascidos em Jerusalém do que dos nascidos em Hebrom (cf. 1Cron 14:4-7; 2 Sm 5:14-16). No versículo 5, Bate-Sua é obviamente Bate-Seba.

  1. A Linhagem de Davi através de Salomão (3:10-24)

A rapidez na enumeração da descendência real aqui reanima, porque os nomes são mais familiares Os livros de Samuel e de Reis têm o mesmo conteúdo, com a adição dos reis do norte de Israel.
É de se esperar que o cronista ignore Atalia, que usurpou o trono e que reinou du-rante seis anos. De Davi a Josias há dezesseis gerações de sucessões ao trono do tipo pai-para-filho. Depois surgem quatro sucessões ao trono que representam quatro irmãos, filhos de Josias; então aparecem um neto e um bisneto, através de Jeoaquim.
No versículo 15, os nomes não se encaixam no mesmo tipo de sucessão de pai-para-filho que consta nos versículos precedentes. O reino efetivamente terminou com Josias, porque os quatro reis remanescentes eram vassalos do Egito ou da Babilônia. Joanã não é conhecido nas outras fontes e não deve ser identificado com Joacaz. Salum e Joacaz são a mesma pessoa (cf. II Reis 23:30-2 Cron 36.1; Jr 22:11). Se compararmos II Reis 23:31 ; 24.18, descobriremos que Salum não é o mais jovem, mas é colocado por último por causa do seu curto reinado e do fato de que ele e Zedequias eram filhos da mesma mãe'.

O Zedequias do versículo 16 não é o mesmo mencionado no versículo 15. Uma vez que não é registrado novamente, ele deve ter morrido em Judá antes de ser levado cati-vo, porque a genealogia que se segue retoma a linhagem somente através de Jeconias. Dos quatro últimos reis, três eram irmãos, e Jeconias ou Joaquim é um filho de Jeoaquim, o que faz dele um sobrinho do seu sucessor, Zedequias, o último rei conhe-cido de Judá (cf. II Reis 24:17ss.; 2 Cron 36.10).

A genealogia dos versículos 17:24 contém muitos nomes que não são usados em outro lugar. Os dois que aparecem em outras passagens são Sealtiel (17) (ou Salatiel) e Zorobabel (19). Em Edras 3.2; Ageu 1:1; Mateus 1:12; Lucas 3:27, afirma-se que Zorobabel era o filho de Sealtiel, uma palavra que pode significar neto'. Mas aqui se deduz que ele era um sobrinho de Sealtiel e um filho de Pedalas (17,18). Keil tenta solucionar a apa-rente discrepância, ao mostrar que, segundo a lei de casamento dos levitas (Dt 25:5-10), Pedalas poderia ter se casado com a sua cunhada depois da morte de Sealtiel, e criado um filho em nome de seu irmão. Desta forma, Ageu, Esdras e Mateus estariam corretos ao dizerem que Zorobabel era filho de Sealtiel e não de Pedalas'.

A principal importância deste quadro genealógico está em ajudar a definir as datas dos livros de Crônicas por meio do número de gerações a partir de Zorobabel, que liderou o primeiro retorno a Jerusalém, em 536 a.C. O esforço da maioria dos comentaristas é o de determinar se existem duas ou onze gerações listadas, o que altera a última data possível dos escritos, de aproximadamente o ano 400 a.C. para 270 a.C. Embora os dis-tintos pontos de vista sejam defendidos por aqueles que os afirmam, não há uma razão conclusiva para evitar que mantenhamos a idéia de que Esdras foi o autor das Crônicas


Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24
*

3:1

filhos de Davi. Essa narrativa a respeito da linhagem de Rão, antepassado de Davi (2.3—4.23, nota), mostra que Zorobabel (3,19) foi o legítimo herdeiro da linhagem de Davi. O registro da família de Davi cobre os seus filhos nascidos em Hebrom e Jerusalém (3.1-9); os descendentes de Salomão (3.10-16) e os descendentes de Jeoaquim (3.17-24). A lista desses filhos foi derivada de 2Sm 3:2-5; 13 10:5-16'>5.13-16; 13:1.

* 3:10

filho de Salomão. Os demais filhos de Davi são negligenciados e o enfoque recai sobre Salomão, o descendente escolhido. A linhagem real passa de Davi a Salomão sem ser ameaçada (23.1, nota). Azarias (3,12) é o mesmo homem que mais tarde passa a ser chamado de Uzias (2Cr 26:1, nota).

* 3:15

filhos de Josias. O primogênito de Josias, Joanã (desconhecido por outras fontes) não o sucedeu no trono. Salum (Jeoacaz) sucedeu a Josias (2Cr 36:1; 2Rs 23:30,31). Faraó-Neco retirou Salum do poder e o substituiu por seu irmão, Eliaquim (Jeoaquim, 2Cr 36:3,4; 2Rs 23:32-34). Jeoaquim foi sucedido por seu filho, Joaquim (2Cr 36:9,10; 2Rs 24:8-16), mas Nabucodonosor substituiu Joaquim pelo terceiro filho de Josias, Zedequias (2Cr 36:10-14; 2Rs 24:18-20).

* 3:17

Jeconias. Também era chamado Joaquim ou Conias (referência lateral). O profeta Jeremias, cuja vida e palavras eram conhecidas pelo autor sagrado (2Cr 35:25; 36:12,21,22), anunciou que Deus removeria a família de Jeconias do trono (Jr 22:30 e nota). Em sua misericórdia, entretanto, Deus retirou a sua maldição e estabeleceu novamente a linhagem de Jeconias. Jeconias foi solto da prisão, na Babilônia (2Rs 25:27-30). Sesbazar (cujo nome é escrito Senazar em 3,18) trouxe os tesouros do templo de volta a Judá (Ed 1:11; 5.14-16). Zorobabel (3,19) foi governador sobre a comunidade judaica restaurada, terminado o exílio babilônico, e reconstruiu o templo (Ed 3:1-13). Deus declarou que Zorobabel era seu "anel de selar" (Ag 2:23), revertendo assim a maldição lançada sobre Jeconias (Jr 22:24). Zorobabel nunca se tornou rei, mas a sua linhagem representava as esperanças reais da comunidade judaica. Tanto Mateus (Mt 1:12,13) quanto Lucas (Lc 3:27) identificaram Jesus, o Rei supremo, com essa linhagem.

* 3:19

Pedaías... Zorobabel. Zorobabel é chamado filho de Sealtiel (3.17), (ver também Ed 3:2,8; Ne 12:1; Ag 1:12,14; 2:2,23; Mt 1:12; Lc 3:27). Isso pode significar que Zorobabel sucedeu a Pedaías. Podemos presumir que Pedaías pode ter-se tornado o chefe da família, após a morte de Sealtiel, adotando Zorobabel como seu filho.

* 3:21

filhos de Refaías... Secanias. Provavelmente não descendentes de Zorobabel, mas de outras famílias davídicas contemporâneas de Zorobabel. Se esse parecer está correto, esta genealogia só avança duas gerações para além de Zorobabel (Introdução: Data e Ocasião).

* 3:22

Seis ao todo. Na verdade, este versículo menciona apenas cinco nomes. Um dos nomes pode ter-se perdido por ocasião da cópia posterior do texto. Mas também é possível que "seis" inclua Semaías com os cinco filhos como descendentes de Secanias.


Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24
3:1 Para mais informação a respeito do Abigaíl, a esposa do Davi, veja-se 1 Smamuel 25. Seu perfil se encontra em 1 Smamuel 26.

3:2 A história do Absalón, o filho do Davi, encontram-se em 2 Smamuel 13-18. Seu perfil se encontra em 2 Smamuel 15.

3:5 A história do Betsabé se encontra em 2 Smamuel 11; 12; 2 Rsseis 1. Seu perfil está em 2 Rsseis 1. A história de seu filho Salomão, quem chegou a ser o terceiro rei do Israel, encontra-se em 2 Rsseis 1:11 e II Crônicas 1:9. O perfil do Salomão se encontra em 2 Rsseis 4.

3:9 A trágica história do Tamar, filha do Davi, encontra-se em 2 Smamuel 13, 14.

3.10-14 Muitos dos descendentes do rei Salomão governaram a nação do Judá. Para mais informação a respeito da história e o perfil do Roboam veja-se II Crônicas 10:12. Para mais informação a respeito da história e o perfil do Josafat veja-se II Crônicas 17:20. A história e o perfil de Assaria (Uzías) encontram-se em II Crônicas 26. A história e o perfil do Ezequías estão em 2 Rseis 18:20. Para a história do Josías veja-se 2 Rseis 22:23. Seu perfil está em 2 Rseis 24.

3:15 A história do Joacím se encontra no Jeremías 22-28; 35; 36. A história do Sedequías se encontra no Jeremías 21-39.

3.19, 20 Zorobabel foi o líder do primeiro grupo de cativos que retornaram de Babilônia. Sua história e seu perfil se encontram no livro do Esdras.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24
3. Os descendentes de Davi (3: 1-24)

1 Ora, estes foram os filhos de Davi, que lhe nasceram em Hebrom: o primogênito, Amnon, de Ainoã, a jizreelita; o segundo, Daniel, de Abigail, a carmelita; 2 o terceiro, Absalão, filho de Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, filho de Hagite; 3 o quinto, Sefatias, de Abital; o sexto, Itreão Eglá, sua mulher: 4 de seis lhe nasceram em Hebron; e ali reinou sete anos e seis meses. E em Jerusalém reinou trinta e três anos; 5 e estes lhe nasceram em Jerusalém: Siméia, Sobabe, e Natã, Salomão, quatro, de Bathshua a filha de Amiel; 6 e Ibar, Elisama, Elifelete, 7 e Nogah, Nefegue, Jafia, 8 Elisama, Eliada, e Elifelete, nove. 9 Todos estes foram filhos de Davi, afora os filhos das concubinas; e Tamar, sua irmã.

10 E o filho de Salomão foi Roboão, Abias, seu filho, Asa, seu filho, Jeosafá, seu filho, 11 Jorão seu filho, Acazias, seu filho, Jeoás, seu filho, 12 Amazias, seu filho, Azarias seu filho, Jotão, seu filho, 13 Acaz, seu filho, Ezequias, seu filho, Manassés, seu filho,14 Amom, seu filho, Josias, seu filho. 15 E os filhos de Josias: o primogênito Joanã, o segundo Jeoiaquim, o terceiro Zedequias, o quarto Sl 1:1 E os filhos de Jeoiaquim: Jeconias seu filho, e Zedequias, seu filho. 17 E os filhos de Jeconias, o cativo: Sealtiel, seu filho, 18 e Malquirão, e Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias. 19 E os filhos de Pedaías: Zorobabel e Simei. E os filhos de Zorobabel: Mesulão, e Ananias; e Selomite, irmã deles; 20 e Hashubah e Ohel, e Berequias, e Hasadias, Hesede, cinco. 21 E os filhos de Hananias: Pelatias e Jesaías; os filhos de Refaías, os filhos de Arnan, os filhos de Obadias, e os filhos de Secanias. 22 E os filhos de Secanias: Semaías. E os filhos de Semaías:. Hatus, Igal, e Bariá, e Nearias, e Safate, seis 23 E os filhos de Nearias:. Elioenai, e Ezequias, e, Azricão, três 24 E os filhos de Elioenai: Hodavias, e Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías e Anani, sete.

Existem três fases na lista genealógica dos descendentes de Davi: (vv. (1) os filhos de Davi 1-9) (. vv, (2) os descendentes reais de Davi de Salomão a Zedequias, 10-16 ), e (3) os descendentes de Davi da queda do reino (vv. 1Cr 3:17-24 ). A primeira fase tem referência à família real de Davi, a segunda fase dá a sucessão da dinastia real, e a terceira fase lista descendentes de Davi do tempo do cativeiro.

Zorobabel foi feito o primeiro governador de Jerusalém pelos persas durante o retorno do restante do exílio. Ele é mencionado no versículo 19 . Este descendente de Davi que rege o remanescente em Jerusalém deu alguma esperança de uma restauração da linhagem real de Davi.


Wiersbe

Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista
Wiersbe - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24
  • Amnom, o impuro (3:1)
  • Ele violou sua meia-irmã Tamar, e, no fim, foi assassinado por Absalão (2 Sm 13—14). Alguns dos filhos pri-mogênitos apresentados nesse capí-tulo não são modelos de virtude. Er foi morto pelo Senhor (2:3); Amnom, pelo irmão (3:1); e Rúben perdeu a primogenitura porque violou a con-cubina do pai (5:1-2). Em Israel, o primogênito tinha privilégios espe-ciais, mas esses três homens jogaram fora seus privilégios pelos "prazeres transitórios do pecado".


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24
    3.1 Davi. Em I Crônicas, Davi é a figura central (ver 5.2), cujo reino seria eterno (17.1114). Portanto, a genealogia de Davi se estende até o exílio, inclusive. Eram pessoas importantíssimas, embora a dinastia de Davi não tivesse sido restaurada após o exílio. Jesus Cristo era descendente de Davi (Lc 3:23-42; Mt 1:6-40). Há três listas dos filhos de Davi, nascidos em Jerusalém:

    2Sm 5:14-10:

    1Cr 3:5-13:

    1Cr 14:4-13. Foi um dos líderes na volta dos judeus à Palestina, após o exílio, em 538 a.C., e herdeiro do trono de Davi.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24

    3) A linhagem de Davi (3:1-24)

    E surpreendente que essa seção não siga imediatamente a lista dos ancestrais de Davi em 2:10-17. Se, no entanto, toda a seção das genealogias é simplesmente material de arquivo que o cronista acrescentou à sua obra com um mínimo de editoração, então a posição é compreensível. As listas diferem ligeiramente das de Reis e Lc 3:0. Mais interessantes são as variantes posteriores: Azarias (v. 12) recebe o seu outro nome, Uzias, em 2Cr 26:0) torna-se Jeoacaz. E possível que esses sejam nomes de coroação. Outros exemplos disso são: Jedidias-Salomão, Eliaquim-Jeoaquim e Matanias-Zedequias. E possível que até Davi seja um nome de coroação, sendo Elanã o seu nome familiar de origem (v. mais em lCr 20.5).

    Os v. 15,16 são versículos difíceis. Joanã, filho de Josias, não é mencionado em outro lugar, e a sugestão é que ele tenha morrido antes do seu pai. O problema gerado pela sucessão de Salum-Jeoacaz no lugar dos seus irmãos mais velhos é discutido no comentário de 2Cr 36:0,Ag 1:14; Ag 2:2,Ag 2:23; Ed 3:2Ne 12:1 etc.). Uma explicação possível é que Sealtiel tenha morrido antes e que o seu irmão mais novo, Pedaías, tenha se casado com a viúva sem filhos. Nesse caso, Zorobabel teria sido considerado o filho de Sealtiel de acordo com as leis do levirato (assim W. Rudolph). Os nomes da linhagem pós-exílica são todos comuns nos séculos 6 e V a.C.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24

    1Cr 3:1, Zc 12:8), inclusive Zorobabel, o governador da primeira restauração, através da casa de Davi levantar-se-ia a derradeira esperança de Israel. Eles esperavam pelo maior Filho de Davi, um homem, mas mais do que um homem, "companheiro" de Deus (Zc 13:7). Através desse Messias, a Divindade traspassada (Zc 12:10), viria a redenção (Zc 13:1) e o reino de Deus sobre a terra (Zc. 14: 9).


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de I Crônicas Capítulo 3 do versículo 1 até o 24
    1Cr 3:1

    6. OS FILHOS DE DAVI (1Cr 3:1-13). Com a lista dos filhos de Davi nos versículos 1:9, comparar 2Sm 3:2-10; 2Sm 5:14-10. Daniel (1), Quileabe (2Sm 3:3); Siméia (5), * Samua (1Cr 14:4; 2Sm 5:14); Bate-Sua (5), * Bate-Seba (em II Samuel e I Reis). O nome do pai dela, Amiel, constitui possivelmente apenas uma variante de Eliã (2Sm 11:3). Elisama e Elifelete (6), * Elisua e Elpelete (1Cr 14:5; ver 2Sm 5:15). Em ambos estes casos a segunda versão é, evidentemente, a versão correta, de outro modo haveria dois pares de irmãos com o mesmo nome. Ver o versículo 8. Eliade (8); em 2Sm 5:16, Eliada; * Beeliada em 1Cr 14:7. Consultar a nota referente a 1Cr 8:33.

    >1Cr 3:10

    7. DE SALOMÃO AO CATIVEIRO (1Cr 3:10-13). Abias (10), forma que ocorre noutros pontos de Crônicas; em I Reis, Abião. Azarias (12), que ocorre comumente em II Reis; mas, em outras partes de Crônicas, em 2Rs 15:13, 2Rs 15:32, 2Rs 15:34 e nos profetas, "Uzias". Joanã (15) acerca do qual nada mais se sabe. Zedequias, seu filho (16); parece tratar-se de um descuido de copista; era tio de Jeconias, e foi já mencionado no versículo 15.

    >1Cr 3:17

    8. A CASA DE DAVI DESDE O CATIVEIRO (1Cr 3:17-13). Deve-se salientar que nenhuma das genealogias de Nosso Senhor incluídas no Novo Testamento apresenta estes nomes, exceto os de Sealtiel e Zorobabel. Segundo Ed 3:2; Ag 1:1; Mt 1:12; Lc 3:27, Zorobabel era filho-o que pode significar neto-de Sealtiel. A dedução natural dos versículos 17:19 é que ele era seu sobrinho. Uma antiga interpretação judaica vê no versículo 18 uma lista dos filhos de Sealtiel. Outra explicação seria que era neto simultaneamente de Sealtiel e de Pedaías. Senazar (18), muito provavelmente o Sesbazar de Ed 1:8, cuja nota respectiva convém consultar.

    Este trecho, tão importante para determinar a data de Crônicas, não pode ser interpretado com absoluta certeza. A dificuldade reside na ligação entre as duas metades do versículo 21. A interpretação usual é que es versículos 21:24 mencionam vários outros ramos da casa de Davi, cuja ligação com Zorobabel não vem explicada, sendo-nos dados apenas pormenores com respeito a um desses ramos. Baseado nesta hipótese, Young (Introduction to the Old Testament) argumenta que nos são referidas apenas duas gerações a contar de Zorobabel, não existindo, portanto, qualquer obstáculo à autoria de Esdras. Este argumento é de peso, mas não pode ser aceito tal como se apresenta, pois, mesmo que Secanias não fosse contemporâneo de Hananias, dificilmente pertenceria a uma geração anterior à de Zorobabel, e temos as nossas gerações contadas a partir dele. Também não podemos rejeitar de ânimo leve a lição da Septuaginta, da Vulgata e da Siríaca: "E o filho de Hananias foi Pelatias e Jesaías, seu filho, e Arnã, seu filho, e Obadias, seu filho, e Secanias seu filho". Se esta lição for correta, temos onze gerações desde Zorobabel.


    Dicionário

    Acube

    -

    fraudulento


    1. Filho de Elioenai e faz parte da linhagem real de Judá após o exílio; portanto, um descendente do rei Davi (1Cr 3:24).


    2. Um dos cabeças do clã levita dos porteiros do Templo; viveu em Jerusalém depois do cativeiro babilônico (1Cr 9:17; Ne 8:7; Ne 11:19; Ne 12:25). Seus descendentes exerceram a mesma função (Ed 2:42; Ne 7:45), a qual também incluía a guarda dos depósitos do Templo próximos aos portões. Provavelmente esse é o mesmo Acube que também é relacionado entre os levitas que ajudaram a instruir o povo na Lei de Deus, depois que Esdras a leu publicamente. O trabalho deles era idêntico ao dos sacerdotes e ministros através dos séculos: tornar claro o significado da revelação de Deus na Palavra, para que as pessoas possam responder em fé e obediência (Ne 8:7-8). O resultado do ministério sacerdotal foi que todo o povo chorou, pois reconheceu a desobediência e a necessidade do perdão. Neemias animou a todos, lembrando-lhes a “alegria do Senhor” (v. 10).


    3. Esse Acube era um “servidor do Templo”, cujos descendentes retornaram do exílio babilônico com Zorobabel e Neemias (Ed 2:45). P.D.G.


    Anani

    nuvem – encoberto – proteção

    Filho de Elioenai e integrante da linhagem real de Judá depois do exílio babilônico; era, portanto, um descendente de Davi (1Cr 3:24).


    Delaias

    a quem o Senhor fez livre

    Delaías

    -

    1. Um dos filhos de Elioenai, incluído na lista dos descendentes de Jeconias, o cativo (1Cr 3:17-24)1.


    2. Sacerdote escolhido por meio de sorteio para ser o 23º na ordem do ministério, durante o reinado de Davi (1Cr 24:5-18).


    3. Seus descendentes, juntamente com os de Tobias e Necoda, perfaziam um total de 652 pessoas e estavam entre os judeus que retornaram do exílio; contudo, não puderam provar que suas famílias faziam parte dos descendentes de Israel (Ed 2:60; em Neemias 7:62 o número é 642).


    4. Pai de Semaías, a quem Neemias visitou durante o tempo de grande oposição à obra de reconstrução do muro de Jerusalém (Ne 6:10).


    5. Um dos oficiais do rei Jeoiaquim, aos quais Micaías transmitiu as palavras do rolo de Jeremias (Jr 36:11-12). Pediu ao rei que não queimasse o texto sagrado, mas o rei não lhe deu ouvidos (Jr 36:25). Para mais detalhes, veja Micaías. M.P.


    Eliasibe

    Deus restaurou. 1. Sumo sacerdote, que fez inconveniente uso do templo, dando ali refúgio a um seu parente, Tobias, o amonita, excitando desse modo a ira de Neemias (Ne 13:4-7). o seu neto casou com a filha de Sambalá, o horonita (Ne 13:28). Ele aparece pela primeira vez auxiliando a reedificação dos muros da cidade (Ne 3). 2. Um sacerdote (1 Cr 24.12). 3. Um descendente da casa de Judá (1 Cr 3.24). 4. Um músico do templo (Ed 10:24). 5 (Ed 10:27). 6. (Ed 10:36). 7. Pai de Joanã (Ed 10:6Ne 12:22-23). Talvez o mesmo que o do número 1.

    (Heb. “Deus restaura”). 1. Um dos sacerdotes que serviam no Tabernáculo durante o reinado de Davi. Era responsável pelo 13o turno de serviço (1Cr 24:12).


    2. Sumo sacerdote na época de Neemias, dirigiu a reconstrução da Porta das Ovelhas, no novo muro da cidade de Jerusalém. Era filho de Joiaquim. Existe uma indicação da influência que estrangeiros como Tobias tinham em Israel, e mesmo os sumos sacerdotes estavam associados a ele. Eliasibe era responsável pelos depósitos do Templo e cedera uma das câmaras para Tobias. Quando Neemias regressou da visita que fizera ao rei Artaxerxes, expulsou-o daquele lugar sagrado (Ne 3:21;12:10-23;13 4:28; Ed 10:5-6).


    3. Esdras 10:24 lista-o como um dos cantores israelitas que se casaram com mulheres estrangeiras e viviam com elas em Judá, após o retorno do exílio babilônico.


    4. Descendente de Zatu, foi um dos que se casaram com mulheres estrangeiras (Ed 10:27).


    5. Descendente de Bani, foi outro que se casou com mulher estrangeira (Ed 10:36).


    6. Filho de Elioenai, é listado em I Crônicas 3:24 como membro da linhagem real de Judá, depois do exílio. S.C.


    Eliasibe [Deus Restaura]

    Sumo sacerdote do tempo de Neemias (Ne 3:1-21; 13 4:7).


    Elioenai

    meus olhos são para Deus

    1. Filho de Meselemias, um dos porteiros do Tabernáculo (1Cr 26:3).


    2. Um dos descendentes de PaateMoabe; voltou da Babilônia com Esdras, acompanhado de duzentos homens, durante o reinado de Artaxerxes (Ed 8:4).


    3. Descendente do rei Davi, listado como um dos três filhos de Nearias, em I Crônicas 3:23-24. Essa lista proporciona uma linhagem real para o reino de Judá depois do exílio babilônico.


    4. Um líder de clã da tribo de Simeão, mencionado em I Crônicas 4:36.


    5. Neto de Benjamim, filho de Bequer (1Cr 7:8).


    6. Descendente de Pasur, um dos que se casaram com mulheres estrangeiras, no tempo de Esdras (Ed 10:22).


    7. Descendente de Zatu, também listado entre os que se casaram com mulheres estrangeiras (Ed 10:27).


    8. Mencionado em Neemias 12:41, líder de uma família sacerdotal. Foi um dos tocadores de trombeta durante o culto de dedicação dos muros de Jerusalém.

    P.D.G.


    Filhós

    substantivo masculino e feminino [Popular] Filhó. (Pl.: filhoses.).

    Hodavias

    -

    Louvai a Jeová. l. Um descendente da casa real de Judá (1 Cr 3.24). 2. Homem da tribo de Manassés (1 Cr 5.24). 3. Um benjamita (1 Cr 9.7). 4. Um levita, que foi fundador da família dos bene-hodavias (Ed 2:40). Em Ed 3:9 é chamado Judá e Hodeva em Ne 7:43.

    Joana

    Nome Hebraico - Significado: Graça divina.

    Nome Hebraico - Significado: Graça divina.

    Esposa de Cuza, procurador do rei Herodes; foi curada por Jesus. Juntamente com outras mulheres, todas discípulas de Cristo, ajudava no sustento financeiro de Jesus e seus discípulos (Lc 8:2-3). Provavelmente acompanhou Cristo da Galiléia a Jerusalém, no final do ministério terreno do Filho de Deus. Sem dúvida era uma das que estavam presentes quando Jesus foi sepultado (Lc 23:55-56) e que visitaram o túmulo no domingo da ressurreição. No sepulcro, foram confrontadas por dois anjos, os quais lhes disseram que Cristo havia ressuscitado dentre os mortos. Joana e as outras foram e contaram aos apóstolos o que tinham visto (Lc 24:10). P.D.G


    Joanã

    o Senhor é clemente. – outra forma de João. Filho de Azarias, o sumo sacerdote, no tempo de Salomão (1 Cr 6.9,10). – o filho mais velho de Josias, rei de Judá: morreu sendo ainda criança (1 Cr 3.15). – Príncipe da linha de Davi, depois da volta do Cativeiro (1 Cr 3.24). – Sumo sacerdote, que viveu aproximadamente no ano 370 a.C. Provavelmente o mesmo que Jonatã 10 (Ne 12:22-23). – Um benjamita, que foi um dos guerreiros de Davi (1 Cr 12.4). – Um guerreiro de Davi, e que era da tribo de Gade (1 Cr 12.12). – indivíduo de Efraim, que no tempo de Acaz se opôs a que os cativos fossem feitos escravos (2 Cr 28.12). – Um exilado que voltou com Esdras (Ed 8:12). – Filho de Eliasibe. Havia no templo uma câmara, chamada ‘câmara de Joanã’. Talvez o mesmo que o nº 4 (Ed 10:6). – Filho de Abias, o amonita (Ne 6:18). – o filho de Careá, e oficial do exército de Judá. Fugiu de Jerusalém quando a cidade foi atacada pelos caldeus, e refugiou-se entre os amonitas e moabitas, até que os invasores se retiraram, submetendo-se, então, ao novo governador de Jerusalém. Ele libertou os cativos, que eram conduzidos de Mispa por Gedalias (Jr 41:11-16). Fixou com outros capitães a sua residência em Tafnes – e depois disto perde-se de vista (2 Rs 25.23 – Jr 40:41-42,43).

    (Heb. “o Senhor é gracioso”).


    1. Sexto filho de Meselemias, do clã dos coraítas, da tribo de Levi. Listado como um dos “porteiros” do santuário. Foi nomeado no último período do reinado de Davi (1Cr 26:3).


    2. Da tribo de Judá, um dos oficiais do exército do rei Jeosafá. Tinha 280:000 homens sob suas ordens (2Cr 17:15). Provavelmente era o mesmo Joanã mencionado como pai de Ismael, o qual ajudou o sacerdote Jeoiada a colocar Joás no trono de Judá, quando a rainha Atalia foi morta (2Cr 23:1 chamado de Jeoanã).


    3. Pai de Azarias, um dos homens da tribo de Efraim que aconselharam o rei Peca e seus soldados a libertar os cativos judeus que foram levados por eles de Judá (2Cr 28:12). Para mais detalhes, veja Berequias, item 5.


    4. Filho de Eliasibe, proprietário da casa para onde Esdras se retirou para um tempo de oração e jejum e onde chorou pela falta de fidelidade dos judeus que retornaram do exílio na Babilônia. Esdras estava especialmente preocupado pela maneira como tantos judeus haviam-se casado com mulheres estrangeiras (Ed 10:6). Talvez seja o mesmo sacerdote Joanã mencionado em Neemias 12:22.


    5. Um dos descendentes de Bebai. Depois do retorno do exílio na Babilônia, Secanias confessou a Esdras que muitos homens de Judá, inclusive alguns descendentes dos sacerdotes, tinham-se casado com mulheres de outras tribos e até mesmo de outras nações. Esdras levou o povo ao arrependimento e todos fizeram um pacto de servir ao Senhor (Ed 10:2). Joanã está listado em Esdras 10:28 como um dos judeus que se casaram com mulheres estrangeiras.


    6. Filho de Tobias, que se casou com a filha de Mesulão, filho de Berequias. Tobias, amonita, tentou sistematicamente atrapalhar os planos de Neemias de reconstruir os muros de Jerusalém (Ne 6:18).


    7. Um dos sacerdotes de Judá nos dias de Joiaquim, na época da reconstrução de Jerusalém, depois do exílio na Babilônia. Era o líder da família de Amarias (Ne 12:13).


    8. Levita que tomou parte do coral que cantou na festa de dedicação dos muros de Jerusalém. A referida muralha fora destruída pelos caldeus, quando levaram os judeus para o exílio na Babilônia. Sob a liderança de Neemias, os muros foram finalmente inaugurados, em meio a muitos louvores a Deus (Ne 12:42). P.D.G.


    9. Um dos ancestrais de Jesus, listado na genealogia que vai de Cristo a Adão. Ele provavelmente era avõ de Zorobabel, embora não seja mencionado no Antigo Testamento (Lc 3:27).

    10. Filho de Careá (Jr 40:15-16; 2Rs 25:23), viveu no tempo do profeta Jeremias, quando Gedalias governava sobre Judá, como governador indicado pelos caldeus. Joanã estava entre os oficiais do exército que, ao tomar conhecimento da indicação de Gedalias, uniram-se a ele em Mispa, onde o alertaram que Baalis, rei dos amonitas, enviara Ismael, filho de Netanias, para assassiná-lo. Gedalias não acreditou em Joanã, o qual apresentou-se como voluntário para ir ao encontro de Ismael e matá-lo, a fim de evitar que o governador fosse assassinado; sua proposta, porém, não foi aceita (Jr
    40) e realmente Gedalias foi morto por Ismael (Jr 41).

    Joanã e os outros oficiais ouviram que Gedalias fora assassinado e Ismael voltara para o território de Amom com muitos cativos. Então reuniram suas tropas e foram em perseguição do assassino; alcançaram-no “ao pé das muitas águas que há em Gibeom” (Jr 41:12). Resgataram os prisioneiros, mas Ismael fugiu com mais oito homens (v. 15). Joanã, os oficiais e os prisioneiros soltos foram para Gerute Quimã, perto de Belém, com o objetivo de seguir dali para o Egito, a fim de escapar dos caldeus. Ali, perguntaram a Jeremias o que Deus planejara para eles (Jr 42:1-6). Prometeram obedecer ao que o Senhor lhes dissesse. Quando, porém, Deus lhes falou, por meio do profeta, que permanecessem em Judá (Jr 42:7-22), disseram que Jeremias havia mentido e foram para o Egito, levando o profeta com eles (Jr 43:2-4-7). O epitáfio de Joanã, filho de Careá, foi: “Não obedeceu Joanã, filho de Careá, nem nenhum de todos os oficiais dos exércitos, nem todo o povo, à voz do Senhor, para ficarem na terra de Judá” (v. 4).


    11. Listado entre os descendentes de Davi. Filho mais velho do rei Josias (1Cr 3:15). Aparentemente não foi o sucessor do pai no trono, a não ser que se chamasse também Jeoacaz (2Rs 23:30-31).


    12. Um dos sete filhos de Elioenai, fazia parte da linhagem real de Judá depois do exílio; portanto, descendente do rei Davi (1Cr 3:24).


    13. Filho de Azarias, da tribo de Levi; ele também teve um filho chamado Azarias (1Cr 6:9-10), o qual serviu como sacerdote no Templo de Salomão.


    14. Arqueiro ambidestro e habilidoso, da tribo de Benjamim, primeiro lutou no exército de Saul e depois transferiu-se para o grupo de Davi, em Ziclague (1Cr 12:4). Foi contado entre os “trinta” valentes do novo rei de Israel. Na mesma passagem, a Bíblia dá a ideia de que tais homens uniram-se a Davi não somente para estar no lado vencedor, mas porque “o Espírito de Deus” operou no coração deles.


    15. Famoso soldado da tribo de Gade que desertou do exército do rei Saul e uniu-se a Davi, em Ziclague. É o oitavo nome numa lista que descreve um grupo de soldados de maneira vívida como guerreiros muito valorosos. Foram comandantes que deram um notável apoio a Davi em suas batalhas (1Cr 12:12).


    16. Filho de Catã, foi um dos líderes de família que retornaram da Babilônia para Jerusalém com o profeta Esdras. Levou consigo 110 homens (Ed 8:12).


    17. Filho de Eliasibe, foi um proeminente levita, líder de família, no tempo de Neemias, durante o reinado de Dario, o persa (Ne 12:22-23). P.D.G.


    Pelaias

    hebraico: Jeová ilustre

    Pelaías

    -

    (Heb. “o Senhor é maravilhoso”).


    1. Pelaías, filho de Elioenai, listado em I Crônicas 3:24 como membro da linhagem real, depois do exílio na Babilônia.


    2. Logo depois que os israelitas se estabeleceram nas cidades ao redor de Jerusalém, após o exílio na Babilônia, pediram a Esdras que lesse publicamente a Palavra de Deus. Pelaías foi um dos levitas que estavam presentes na leitura e depois “instruíram” o povo sobre o sentido da Lei e sua interpretação (Ne 8:7). Todos ouviram a mensagem e, na proporção em que compreendiam o significado do texto, começaram a chorar. Pelaías e os outros levitas encorajaram o povo a não angustiar-se, pois aquele dia era “consagrado ao Senhor”. Deviam louvar, pois “a alegria do Senhor é a vossa força” (v. 10). Quanto mais entendiam a Lei, mais se alegravam. Celebraram a Festa dos Tabernáculos, mediante a confissão de seus pecados como nação (Ne 9:4-5). Uma boa instrução é vital para que o povo adore a Deus de maneira apropriada. Antes do exílio os levitas e os líderes de Israel foram severamente castigados pelo Senhor por negligenciarem essa tarefa (veja Jr 23). Agora, de volta à pátria, fizeram o que nunca deveriam ter deixado de fazer e Deus abençoou-os grandemente.

    Pelaías também assinou o pacto feito pelo povo, sob a direção de Neemias, quando todos prometeram obedecer à Lei de Deus e adorar somente ao Senhor (Ne 10:10). P.D.G.


    Sete

    numeral Número que vem imediatamente após o seis, na sequência natural dos números inteiros: os sete dias da semana.
    substantivo masculino Algarismo que representa o número sete: 77 escreve-se com dois setes.
    A carta do baralho marcada com esse número.
    [Brasil] Pop. Pintar o sete, exceder-se, fazer diabruras, divertir-se à vontade; O mesmo que pintar a manta, pintar a saracura e pintar.
    locução adverbial A sete chaves, muito seguramente, de modo inviolável, muito bem (guardado, escondido, fechado): guarde o segredo a sete chaves.

    o uso do número sete sugere-nos considerações particulares a seu respeito. Pela primeira vez aparece na narrativa da criação (Gn 2:1-3), e acha-se na lei com relação às festas (Êx 2. 15 – Lv 25. 8 – Dt 16. 9), e à consagração de sacerdotes e altares (Êx 29:30-35,37), ao estado da pessoa imunda (Lv 12:2), ao espargimento de sangue (Lv 4:6), e de azeite (Lv 14:16). Com respeito a pessoas em número de sete notam-se: filhos (Rt 4:15 – 1 Sm 2.5 – Jr 15:9At 19:14), conselheiros (Ed 7:14Et 1:10-14) – donzelas (Et 2:9) – homens de sabedoria (Pv 26:16), homens necessitados (Ec 11:2), mulheres (Ap 8:2), espíritos (Ap 1:4), demônios (Mc 16:9). Coisas em sete: animais (Gn 7:2), vacas e espigas de trigo (Gn 41:2-7), altares (Nm 23:1) colunas (Pv 9:1), correntes de água (is 11:15), varas e tranças (Jz 16:7-13), olhos (Zc 3:9), estrelas (Am 5:8), selos (Ap 5:1) etc. Sete vezes, em algumas passagens, é a inclinação (Gn 33:3), o castigo (Lv 26:18-21), o louvor a Deus (Sl 119:164), o pagamento (Pv 6:31), o perdão (Mt 18:22). Fazia-se, também, uso do número sete como número redondo (5:19, etc.), e como sete vezes mais, no sentido de inteiramente (Gn 4:15).

    Terceiro filho de Adão e Eva, quando Adão tinha 130 anos de idade. Nasceu depois que Caim matou Abel. Gênesis 4:25 diz que Eva deu-lhe esse nome porque “Deus me deu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou”. O vocábulo hebraico talvez derive do verbo “conceder” ou “apontar”. Devido ao pecado de Caim e à morte de Abel, a linhagem oficial de Adão e Eva foi estabelecida por meio de Sete, gerado à semelhança e conforme a imagem de Adão (Gn 5:3-8).

    Sete teve um filho chamado Enos (Gn 4:26-1Cr 1:
    1) e foi nessa época “que os homens começaram a invocar o nome do Senhor”. Esse fato provavelmente é citado para enfatizar que foi por meio de Sete que a linhagem piedosa teve continuidade. Essa tornou-se a linhagem messiânica através de Noé, Abraão, Davi e finalmente Jesus (Lc 3:38). P.D.G.


    Sete [Deu]

    Filho de Adão e pai de Enos (Gn 4:25-26).


    Sete 1. Número que simboliza uma totalidade (Mt 18:21ss.; Mc 8:5.20). 2. O número de frases pronunciadas por Jesus na cruz, as quais são convencionalmente conhecidas como “Sete Palavras” (Mt 27:46 e par.; Lc 23:34; 23,43; 23,46; Jo 19:26-27; 19,28; 19,30).

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    I Crônicas 3: 24 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    E os filhos de Elioenai foram: Hodavias, Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías, e Anani, sete ao todo.
    I Crônicas 3: 24 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    1003 a.C.
    H1121
    bên
    בֵּן
    crianças
    (children)
    Substantivo
    H1806
    Dᵉlâyâh
    דְּלָיָה
    um sacerdote na época de Davi, líder do vigésimo terceiro turno
    (and Dalaiah)
    Substantivo
    H1937
    Hôwdᵉvâh
    הֹודְוָה
    girar em torno de algo
    (to lust after)
    Verbo - Aoristo (pretérito não qualificado de um verbo sem referência à duração ou conclusão da ação) infinitivo ativo
    H3110
    Yôwchânân
    יֹוחָנָן
    um sacerdote durante o sumo-sacerdócio de Joaquim que retornou com Zorobabel
    (and Johanan)
    Substantivo
    H454
    ʼElyᵉhôwʻêynay
    אֶלְיְהֹועֵינַי
    um porteiro coraíta do templo, filho de Meselemias
    (Elioenai)
    Substantivo
    H475
    ʼElyâshîyb
    אֶלְיָשִׁיב
    um sacerdote no reinado de Davi
    (and Eliashib)
    Substantivo
    H6054
    ʻĂnânîy
    עֲנָנִי
    ()
    H6126
    ʻAqqûwb
    עַקּוּב
    filho de Elioenai e descendente de Davi por meio de Zorobabel
    (and Akkub)
    Substantivo
    H6411
    Pᵉlâyâh
    פְּלָיָה
    filho de Elioenai e um descendente de Davi na linhagem real
    (and Pelaiah)
    Substantivo
    H7651
    shebaʻ
    שֶׁבַע
    sete (número cardinal)
    (and sevenfold)
    Substantivo


    בֵּן


    (H1121)
    bên (bane)

    01121 בן ben

    procedente de 1129; DITAT - 254; n m

    1. filho, neto, criança, membro de um grupo
      1. filho, menino
      2. neto
      3. crianças (pl. - masculino e feminino)
      4. mocidade, jovens (pl.)
      5. novo (referindo-se a animais)
      6. filhos (como caracterização, i.e. filhos da injustiça [para homens injustos] ou filhos de Deus [para anjos])
      7. povo (de uma nação) (pl.)
      8. referindo-se a coisas sem vida, i.e. faíscas, estrelas, flechas (fig.)
      9. um membro de uma associação, ordem, classe

    דְּלָיָה


    (H1806)
    Dᵉlâyâh (del-aw-yaw')

    01806 דליה D elayaĥ ou (forma alongada) דליהו D elayahhuŵ

    procedente de 1802 e 3050; n pr m Delaías = “Javé tirou”

    1. um sacerdote na época de Davi, líder do vigésimo terceiro turno
    2. um filho de Semaías, um governador de Judá na época de Jeremias na corte de Jeoaquim
    3. o líder de uma família exilada, de origem incerta, que afirmava serem eles israelitas na época de Zorobabel
    4. um descendente de Zorobabel
    5. o filho de Meetabel e o pai de Semaías, um contemporâneo de Neemias

    הֹודְוָה


    (H1937)
    Hôwdᵉvâh (ho-dev-aw')

    01937 הודוה Howd evaĥ

    uma forma de 1938; n pr m Hodeva = “louvor de Javé”

    1. o líder de uma família levítica que retornou do exílio na época de Neemias

    יֹוחָנָן


    (H3110)
    Yôwchânân (yo-khaw-nawn')

    03110 יוחנן Yowchanan

    uma forma de 3076, grego 2491 Ιοαννης; n pr m

    Joanã = “Javé honrou”

    1. um sacerdote durante o sumo-sacerdócio de Joaquim que retornou com Zorobabel
    2. um capitão judaíta depois da queda de Jerusalém
    3. o filho mais velho do rei Josias
    4. um príncipe pós-exílico da linhagem de Davi
    5. pai de Azarias, sacerdote na época de Salomão
    6. um benjamita, um dos soldados das tropas de elite de Davi
    7. um gadita, um dos soldados das tropas de elite de Davi
    8. um exilado que retornou

    אֶלְיְהֹועֵינַי


    (H454)
    ʼElyᵉhôwʻêynay (el-ye-ho-ay-nah'ee)

    0454 אליהועיני ’Ely ehow ̂ eynaỳ ou (forma contrata) אלועיני ’Elyow eynaỳ

    procedente de 413 e 3068 e 5869, grego 2069 Εσλι; n pr m Elioenai = “os meus olhos são para Javé”

    1. um porteiro coraíta do templo, filho de Meselemias
    2. dois homens com esposas estrangeiras durante o exílio; um deles era sacerdote
    3. um filho de Nearias
    4. um simeonita
    5. um benjamita, filho de Bequer

    אֶלְיָשִׁיב


    (H475)
    ʼElyâshîyb (el-yaw-sheeb')

    0475 אלישיב ’Elyashiyb

    procedente de 410 e 7725; n pr m Eliasibe = “Deus restaura”

    1. um sacerdote no reinado de Davi
    2. um descendente de Davi
    3. um sumo sacerdote na época de Neemias
    4. um cantor do templo que casou-se com uma estrangeira
    5. um descendente de Zatu
    6. um descendente de Bani

    עֲנָנִי


    (H6054)
    ʻĂnânîy (an-aw-nee')

    06054 ענני Ànaniy

    procedente de 6051; n pr m Anani = “minha nuvem”

    1. o 7o filho de Elioenai, descendente de Davi

    עַקּוּב


    (H6126)
    ʻAqqûwb (ak-koob')

    06126 עקוב Àqquwb

    procedente de 6117; n. pr. m. Acube = “traiçoeiro”

    1. filho de Elioenai e descendente de Davi por meio de Zorobabel
    2. um líder de uma família que returnou do exílio
    3. líder de uma família dos escravos do templo que retornou do exílio
    4. um porteiro levita
    5. um levita que ajudou Esdras a expor a lei ao povo
    6. um porteiro levita após o retorno do exílio

    פְּלָיָה


    (H6411)
    Pᵉlâyâh (pel-aw-yaw')

    06411 פליה P elayaĥ ou פלאיה P ela’yaĥ

    procedente de 6381 e 3050; n. pr. m.

    Pelaías = “O SENHOR faz maravilhas”

    1. filho de Elioenai e um descendente de Davi na linhagem real
    2. um sacerdote que ajudou Esdras a expor a lei ao povo e também assinou a aliança junto com Neemias

    שֶׁבַע


    (H7651)
    shebaʻ (sheh'-bah)

    07651 שבע sheba ̀ou (masc.) שׂבעה shib ah̀

    procedente de 7650; DITAT - 2318; n. m./f.

    1. sete (número cardinal)
      1. como número ordinal
      2. em combinação - 17, 700, etc