Zebu

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Azebuado: azebuado adj. Di-Zse do gado mestiço de zebu.
Azebuar: verbo transitivo direto Dar semelhança com o zebu a.
Acentuar geneticamente o sangue zebu em outra raça, por cruza.
Etimologia (origem da palavra azebuar). A + zebu + ar.
Belzebu: substantivo masculino Nome de um dos demônios, o chefe dos espíritos malignos.
Divindade fenícia, tornada na Bíblia o príncipe dos demônios.
Belzebútico: adjetivo Relativo a belzebu; demoníaco.
Etimologia (origem da palavra belzebútico). Belzebu + t + ico.
Berzebu: substantivo masculino Designação comum atribuída ao demônio; satanás; belzebu.
Etimologia (origem da palavra berzebu). Do grego beelzeboúl.
Zebu: substantivo masculino Espécie de boi doméstico, originário da Índia, e que tem uma corcova adiposa sobre a cernelha.
Os zebus descendem provavelmente do uru ou do auroque. Foram domesticados há pelo menos seis mil anos. A principal característica do zebu é uma grande corcova gordurosa, ou às vezes uma dupla corcova, nas espáduas.
Zebueiro: zebueiro s. .M Criador ou negociante de gado zebu; zebuzeiro.
Zebuíno:
zebuíno | adj.

ze·bu·í·no
(zebu + -ino)
adjectivo
adjetivo

Relativo a ou próprio de zebu (ex.: gado zebuíno).


Zebuzeiro: zebuzeiro s. .M Zebueiro.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Baal-zebu: hebraico: senhor da mosca
Baal-zebube: hebraico: senhor da mosca
Baal-zebube ou belzebu: Senhor da mosca Deus filisteu de Ecrom. Acazias consultou-o (2 Rs. 1.2). Supõe-se que o nome é uma desdenhosa modificação judaica de Baal-Zebul ‘Senhor da casa alta’ (Mt 10:25) e também ‘Senhor da mosca da esterqueira’. Não deixa de ser natural tal designação, visto como são numerosas as moscas nos climas quentes, sendo certo, também, que os egípcios fizeram do escaravelho um deus.
Beelzebube: *veja Baal-Zebube
Belzebu: Satanás, príncipe dos demônios. No AT. Baal era uma deidade de Canaã, cujo nome foi expandido apra Belzebu (que significa Baal Exaltado ou Príncipe Baal).
Zebuais: hebraico: comprado
Zebube: hebraico: mosca
Zebuda: hebraico: entregando um dom
Zebul: hebraico: habitação
Zebulao: Tolerância ou moradia (habitação) elevada
Zebulom: Foi o décimo filho de Jacó (Gn30.20). Quando a tribo de Zebulom partiu do Egito contava 57.400 homens capazes de pegar em armas. Aproximadamente 40 anos mais tarde, o número de guerreiros elevava-se a 60.500. o território cedido a Zebulom, na Terra da Promissão, ficava de certo modo entre o mar de Tiberíades e o Mediterrâneo (Gn 49:13). A referência em Dt 33:19, ‘chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia’ tem sido interpretada no sentido de entregar-se mais tarde a respectiva tribo ao comércio, à pesca e à fundição de metais e do vidro. o rio Belo, cuja areia se adaptava à fabricação do vidro, corre no território de Zebulom. As ‘saídas’, a que se refere o vers. 18 do cap. 33 do Deuteronômio, são as da planície do Aca – e o monte a que se refere o vers. 19 é a eminência sagrada do Tabor, que Zebulom havia de repartir com issacar. o ‘caminho do mar’ (is 9:1), a grande estrada de Damasco ao Mediterrâneo, atravessava uma boa parte do território de Zebulom e devia ter o seu povo em comunicação com os negociantes da Síria, Fenícia e Egito. As tribos de Zebulom e Naftali distinguiram-se na guerra de Baraque e Débora contra Sísera, o general dos exércitos de Jabim. (*veja, também, Nm 1:9-30 – 26.26,27 – Js 19:10Jz 4:6-10 – 5.14,18.) As povoações de Nazaré, Caná, e Tiberíades estavam situadas dentro dos limites de Zebulom (is 9:1Mt 4:13-15).

Quem é quem na Bíblia?

Autor: Paul Gardner

Baal-zebube:

(Hebr. “senhor das moscas”).

1. Em II Reis 1, é o nome do deus de Ecrom, o qual o rei Acazias tentou consultar, para obter informações sobre sua doença terminal.

2. Veja Baal.


Belzebu:

Este nome veio de uma expressão hebraica que significava “senhor das moscas” e provavelmente relaciona-se a um deus cananeu (cf 2Rs 1:16). Nos dias de Cristo, este termo havia-se tornado um sinônimo de Satanás (Mt 10:25; Mt 12:24; Mc 3:22; Lc 11:19).

Este vocábulo, em todo o Novo Testamento, somente foi usado em passagens onde Jesus era acusado de Ele próprio ser Belzebu, ou Satanás, ou em que Ele falava sobre perseguição.

A maneira como os judeus religiosos daqueles dias estavam dispostos a atribuir as obras e as palavras de Jesus ao próprio Satanás revela o quão profundo era o antagonismo deles para com o Messias! Estavam felizes por identificar o Filho de Deus com Satanás em pessoa. É claro que Cristo defendeu-se dessas acusações que o identificavam com Satanás (Lc 11:14-23), mas o ódio contra Ele era tão intenso que afinal culminou com sua crucificação. P.D.G.


Zebul:

(Heb. “exaltado”). Originalmente era um deus de Canaã; no relato bíblico, porém, é o nome do governador de Siquém, no período dos Juízes. Ele trabalhava sob a liderança de Abimeleque, filho de Gideão. Os habitantes desta cidade não aprovavam esse arranjo e por isso se rebelaram, liderados por Gaal. Zebul informou o amigo, e os dois organizaram uma emboscada e venceram as tropas inimigas. No dia seguinte Abimeleque atacou novamente Siquém; a Bíblia não dá maiores informações sobre o que aconteceu com Zebul (Jz 9:26-41). Veja também Abimeleque. P.D.G.


Zebulom:

Décimo filho de Jacó; era filho de Lia, a qual ficou feliz com seu nascimento, principalmente por causa da rivalidade entre ela e sua irmã Raquel; por isso, chamou-o de Zebulom, para fazer um jogo com duas palavras, em que uma delas significa “dote” e a outra, “honra”. Assim, Gênesis 30:19-20 diz: “Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho. Disse Lia: Deus me deu um excelente dote; desta vez o meu marido me tratará com honras, porque lhe dei seis filhos. E chamou-lhe Zebulom”.

Os filhos de Zebulom nasceram antes de ele descer com seu pai para o Egito (Gn 35:23; Gn 46:14). Na bênção de Jacó sobre ele e seus descendentes foi-lhe prometida uma terra à beira-mar e uma fronteira que se estenderia até Sidom (Gn 49:13). A distribuição final da terra de Canaã entre as tribos dá apenas uma indicação de onde eram os limites. Entretanto, as regiões norte e oeste do vale de Esdralom faziam parte do território da tribo e no leste as fronteiras se estendiam na direção do sul do mar da Galiléia, mas não chegavam até lá. Para o sul o território de Zebulom ia até o monte Tabor e a oeste fazia divisa com o território da tribo de Aser (Js 19:10-16). É interessante notar que os registros disponíveis não indicam se era possível ter acesso por mar ao território de Zebulom. Existem, portanto, especulações de que a bênção de Jacó cumpriu-se de outras maneiras, talvez com uma extensão não registrada ao monte Carmelo, mencionada implícitamente por Josefo.

Durante a peregrinação no deserto, a tribo de Zebulom era liderada por Elieabe, filho de Helom (Nm 2:7); ela acampava a leste do Tabernáculo, junto com a tribo de Judá. O juiz Elom pertencia a essa tribo (Jz 12:11-12) e Zebulom proporcionou 50:000 soldados com muitas armas para ajudar Davi, quando este marchou em Hebrom (1Cr 12:33). Grande parte dos membros desta tribo afastara-se do Senhor nos dias do rei Ezequias, embora alguns deles ainda fossem a Jerusalém para adorar ao Senhor (2Cr 30:18). Ela desapareceu depois que a Assíria invadiu Israel. Entretanto, a despeito do terrível juízo de Deus, Isaías profetizou — para testemunhar a fidelidade de Deus para com seu povo — que a terra “envilecida” de Zebulom e Naftali seria novamente enobrecida pelo Senhor (Is 9:1; veja também Ez 48:26-33). Esta profecia se cumpriu quando, conforme Mateus indicou, do meio das trevas o próprio Cristo trouxe a luz de Deus àquelas tribos, quando habitou em Cafarnaum (Mt 4:13-16). Apocalipse 7:8-9 nos lembra que os fiéis de Zebulom unir-se-ão aos salvos do mundo e estarão em pé diante do trono do Cordeiro. P.D.G.


Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Baal-zebube: Baal-Zebube [Senhor das Moscas]

BAAL dos filisteus, adorado na cidade de Ecrom (2Rs 1:2-16;
v. BELZEBU).

Belzebu: Belzebu [Senhor das Moscas] - Nome do príncipe dos demônios, que é o próprio Satanás (Mt 12:24). Parece derivar-se de BAAL-ZEBUBE.
Zebulom: Zebulom [Habitação]


1) Filho de Léia e de Jacó (Gn 30:19-20).


2) Uma das 12 TRIBOS de Israel (Nu 1:31) e o seu território (Mt 4:13-16).

Dicionário de Jesus e Evangelhos

Autor: César Vidal Manzanares

Belzebu: Belzebu Termo que deriva de Baal-Zebub, o deus filisteu de Acaron (2Rs 1:2ss.). Os judeus deformaramlhe o nome, convertendo-o em Belzebu (lit. senhor das moscas, embora os textos rabínicos o interpretassem como senhor do esterco). No período do segundo Templo, já era identificado com o príncipe dos demônios e assim aparece no Novo Testamento (Mt 10:25; 12,24; Mc 3:22; Lc 11:15ss.).

ERE II; C. Vidal Manzanares, El judeo-cristianismo...

Strongs


Ζαβουλών
(G2194)
Ver ocorrências
Zaboulṓn (dzab-oo-lone')

2194 Ζαβουλων Zaboulon

de origem hebraica 2074 זבלון; n pr m

Zebulom = “habitação”

décimo filho de Jacó

tribo de Zebulom


Βεελζεβούλ
(G954)
Ver ocorrências
Beelzeboúl (beh-el-zeb-ool')

954 βεελζεβουλ Beelzeboul ou βεελζεβουβ

de origem aramaica, pela paródia com 1176 בעל זבוב; TDNT - 1:605,104; n pr m

Belzebu = “senhor da casa”

  1. um nome de Satanás, o príncipe dos espíritos malignos

בֵּית לֶחֶם
(H1035)
Ver ocorrências
Bêyth Lechem (bayth leh'-khem)

01035 בית לחם Beyth Lechem

procedente de 1004 e 3899, grego 965 βηθλεεμ; DITAT - 241b; n pr loc

Belém = “casa do pão (alimento)”

  1. uma cidade em Judá, cidade natal de Davi
  2. um lugar em Zebulom

בַּעַל זְבוּב
(H1176)
Ver ocorrências
Baʻal Zᵉbûwb (bah'-al zeb-oob')

01176 בעל זבוב Ba al Z ̀ ebuwb̂

procedente de 1168 e 2070, grego 954 βεελζεβουλ; n pr m

Baal-Zebube = “senhor do inseto”

  1. uma divindade dos filisteus adorada em Ecrom

גַּדִּיאֵל
(H1427)
Ver ocorrências
Gaddîyʼêl (gad-dee-ale')

01427 גדיאל Gaddiy’el

de 1409 e 410; n pr m

Gadiel = “Deus é minha fortuna”

  1. o espião da tribo de Zebulom enviado por Moisés para espiar a terra de Canaã

גַּת־הַחֵפֶר
(H1662)
Ver ocorrências
Gath-ha-Chêpher (gath-hah-khay'-fer)

01662 גת החפר Gath-ha-Chepher ou (forma condensada) גתה חפר Gittah-Chepher

procedente de 1660 e 2658 com a inserção do artigo; n pr loc Gate-Hefer = “o lagar da escavação”

  1. cidade natal de Jonas na fronteira de Zebulom

דַּבֶּשֶׁת
(H1708)
Ver ocorrências
Dabbesheth (dab-beh'-sheth)

01708 דבשת Dabbesheth

o mesmo que 1707; n pr loc Dabesete = “um lugar montanhoso”

  1. uma cidade na fronteira de Zebulom

דִּמְנָה
(H1829)
Ver ocorrências
Dimnâh (dim-naw')

01829 דמנה Dimnah

feminino procedente da mesma raiz que 1828; n pr loc Dimna = “monte de esterco”

  1. uma cidade levítica em Zebulom

זְבוּלוּן
(H2074)
Ver ocorrências
Zᵉbûwlûwn (zeb-oo-loon')

02074 זבולון Z ebuwluwn̂ ou זבלון Z ebuluwn̂ ou זבולן Z ebuwlun̂ ;

procedente de 2082, grego 2194 Ζαβουλων; DITAT - 526b

Zebulom = “exaltado” n pr m

  1. o décimo dos filhos de Jacó, sexto e último de Lia; progenitor de Zebulom
  2. a tribo descendente de Zebulom n pr loc
  3. a terra alocada para a tribo de Zebulom

זְבוּלֹנִי
(H2075)
Ver ocorrências
Zᵉbûwlônîy (zeb-oo-lo-nee')

02075 זבולני Z ebuwloniŷ

patronímico procedente de 2074; adj Zebulonita = ver Zebulom

  1. um descendente de Zebulom e membro da tribo de Zebulom

זְבֻל
(H2083)
Ver ocorrências
Zᵉbul (zeb-ool')

02083 זבל Z ebul̂

o mesmo que 2073; n pr m Zebul = “exaltado”

  1. líder da cidade de Siquém na época da luta entre Abimeleque e os nativos cananeus

חֵלֹן
(H2497)
Ver ocorrências
Chêlôn (khay-lone')

02497 חלן Chelon

procedente de 2428; n pr m Helom = “força”

  1. pai de Eliabe da tribo de Zebulom

חַנָּתֹן
(H2615)
Ver ocorrências
Channâthôn (khan-naw-thone')

02615 חנתון Channathon

provavelmente procedente de 2603; n pr loc Hanatom = “gracioso”

  1. uma cidade em Zebulom

יִדְאֲלָה
(H3030)
Ver ocorrências
Yidʼălâh (yid-al-aw')

03030 ידאלה Yidalah

de derivação incerta; n pr loc Idala = “memorial de Deus”

  1. uma cidade em Zebulom entre Sinrom e Belém, localização desconhecida

יַחְלְאֵל
(H3177)
Ver ocorrências
Yachlᵉʼêl (yakh-leh-ale')

03177 יחלאל Yachl e’el̂

procedente de 3176 e 410; n pr m Jaleel = “Deus espera”

  1. o terceiro dos três filhos de Zebulom; fundador da família dos jaleelitas

יַחְלְאֵלִי
(H3178)
Ver ocorrências
Yachlᵉʼêlîy (yakh-leh-ay-lee')

03178 יחלאלי Yachl e’eliŷ

patronímico procedente de 3177; adj Jaleelitas = “a esperança de Deus”

  1. descendentes de Jaleel, da tribo de Zebulom

יָפִיעַ
(H3309)
Ver ocorrências
Yâphîyaʻ (yaw-fee'-ah)

03309 יפיע Yaphiya ̀

procedente de 3313;

Jafia = “brilhante” n pr loc

  1. uma cidade junto à fronteira de Zebulom e Issacar
    1. talvez a atual ’Jafa’ n pr m
  2. o rei de Laquis na época da conquista de Canaã por Josué
  3. um filho de Davi com uma concubina

יִפְתַּח־אֵל
(H3317)
Ver ocorrências
Yiphtach-ʼêl (yif-tach-ale')

03317 יפתח אל Yiphtach-’el

procedente de 6605 e 410; n pr loc Ifta-El = “Deus abre”

  1. um vale entre Zebulom e Aser; localização incerta

יׇקְנְעָם
(H3362)
Ver ocorrências
Yoqnᵉʻâm (yok-neh-awm')

03362 יקנעם Yoqn e ̂ am̀

procedente de 6969 e 5971; n pr loc Jocneão = “o povo lamenta”

  1. uma cidade de Canaã conquistada por Josué no território de Zebulom mas distribuída aos levitas meraritas e localizada no monte Carmelo

יִשְׁמַעְיָה
(H3460)
Ver ocorrências
Yishmaʻyâh (yish-mah-yaw')

03460 ישמעיה Yishma yah̀ ou ישׂמעיהו Yishma yahuẁ

procedente de 8085 e 3050; n pr m Ismaías = “Javé ouvirá”

  1. um gibeonita e um dos soldados das tropas de elite de Davi
  2. um filho de Obadias e o governador da tribo de Zebulom na época do rei Davi

אֵילֹון
(H356)
Ver ocorrências
ʼÊylôwn (ay-lone')

0356 אילון ’Eylown ou (forma contrata) אלון ’Elown ou אילן Eylon

procedente de 352; n pr m,loc Elom = “terebinto, poderoso”

  1. heteu, sogro de Esaú
  2. segundo filho de Zebulom
  3. juiz de Israel nascido em Zebulom
  4. cidade em Dã

אַיָּלֹון
(H357)
Ver ocorrências
ʼAyâlôwn (ah-yaw-lone')

0357 אילון ’Ayalown

procedente de 354; n pr loc Aijalom = “campo de cervos”

  1. cidade levítica em Dã, 14 milhas ou 25 km a noroeste de Jerusalém, mais tarde governada pelos amorreus, depois pelos benjamitas de Judá, e então pelos filisteus
  2. uma cidade de Zebulom, lugar desconhecido

כְּמֹושׁ
(H3645)
Ver ocorrências
Kᵉmôwsh (kem-oshe')

03645 כמוש K emowsĥ ou (Jr 48:7) כמיש K emiysĥ

procedente de uma raiz não utilizada significando subjugar; n pr dei Quemos = “subjugador”

  1. uma divindade nacional dos moabitas e um deus dos amonitas
    1. também identificado com ‘Baal-Peor’, ‘Baal-Zebube’, ‘Marte’ e ‘Saturno’
    2. o culto a este deus foi introduzido em Jerusalém por Salomão e abolido pelo rei Josias, de Judá

לֵאָה
(H3812)
Ver ocorrências
Lêʼâh (lay-aw')

03812 לאה Le’ah

procedente de 3811; n pr f Lia = “cansada”

  1. filha de Labão, primeira esposa de Jacó e mãe de Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom e Diná

אֱלִיאָב
(H446)
Ver ocorrências
ʼĔlîyʼâb (el-ee-awb')

0446 אליאב ’Eliy’ab

procedente de 410 e 1; n pr m

Eliabe = “meu Deus é pai” ou “Deus é pai”

  1. filho de Helom, líder de Zebulom no deserto
  2. um chefe rubenita, pai de Dotã e Abirão
  3. o irmão mais velho de Davi
  4. um músico levita
  5. um soldado gadita de Davi
  6. um coatita

אֱלִיצָפָן
(H469)
Ver ocorrências
ʼĔlîytsâphân (el-ee-tsaw-fawn')

0469 אליצפן ’Eliytsaphan ou (forma contrata) אלצפן ’Eltsaphan

procedente de 410 e 6845; n pr m Elzafã = “meu Deus protegeu”

  1. um príncipe coatita no deserto
  2. um príncipe zebulonita
  3. filho de Uziel, irmão de Misael na época de Moisés

מַרְעֲלָה
(H4831)
Ver ocorrências
Marʻălâh (mar-al-aw')

04831 מרעלה Mar alah̀

procedente de 7477; n pr loc Marala = “trêmulo”

  1. uma cidade ou marco divisório junto à fronteira de Zebulom

נַהֲלָל
(H5096)
Ver ocorrências
Nahălâl (nah-hal-awl')

05096 נהלל Nahalal ou נהלל Nahalol

o mesmo que 5097; n pr loc Naalal ou Naalol = “pasto”

  1. uma das cidades de Zebulom dada aos levitas meraritas
    1. localização incerta
    2. talvez a atual ‘Malul’, uma vila na planície de Esdrelom

נֵעָה
(H5269)
Ver ocorrências
Nêʻâh (nay-aw')

05269 נעה Ne ah̀

procedente de 5128; n pr loc Neá = “trêmulo”

  1. um marco indicando a fronteira do território de Zebulom; localização desconhecida

סֹודִי
(H5476)
Ver ocorrências
Çôwdîy (so-dee')

05476 סודי Cowdiy

procedente de 5475; n pr m Sodi = “conhecimento”

  1. pai de Gadiel, o espia selecionado da tribo de Zebulom

סֶרֶד
(H5624)
Ver ocorrências
Çered (seh'-red)

05624 סרד Cered

procedente de uma raiz primitiva significando tremer; n pr m

Serede = “medo”

  1. o 1o filho de Zebulom

סַרְדִּי
(H5625)
Ver ocorrências
Çardîy (sar-dee')

05625 סרדי Cardiy

patronímico de 5624; DITAT -; adj patr Sereditas = veja Serede “pavor”

  1. descendentes de Serede, o 1o filho de Zebulom

עֹבַדְיָה
(H5662)
Ver ocorrências
ʻÔbadyâh (o-bad-yaw')

05662 עבדיה ̀Obadyah ou עבדיהו ̀Obadyahuw

part at de 5647 e 3050; n pr m Obadias = “servo de Javé”

  1. o 4o dos 12 profetas menores; nada pessoal se sabe dele mas é provável que tenha sido contemporâneo de Jeremias, Ezequiel e Daniel
    1. o livro profético de sua autoria; ele profetiza contra Edom
  2. pai de Ismaías, um dos líderes de Zebulom na época de Davi
  3. um levita merarita supervisor do trabalho de restauração do templo na época do rei Josias, de Judá
  4. líder da casa do rei Acabe, de Israel; um adorador devoto de Javé que, arriscando a sua própria vida, escondeu mais de 100 profetas durante a perseguição de Jezabel
  5. um descendente de Davi
  6. um líder da tribo de Issacar
  7. um benjamita, um dos 6 filhos de Azel e um descendente do rei Saul
  8. um levita, filho de Semaías e um descendente de Jedutum
  9. um líder gadita, o 2o dentre os gaditas com a face como de leão que juntou-se a Davi em Ziclague
  10. um príncipe de Judá na época do rei Josafá, de Judá
  11. um sacerdote, filho de Jeiel dos filhos de Joabe que retornaram do exílio com Esdras
  12. um porteiro na época de Neemias
  13. um dos homens que selaram a aliança com Neemias
    1. talvez o mesmo que o 12

עֵת קָצִין
(H6278)
Ver ocorrências
ʻÊth Qâtsîyn (ayth kaw-tseen')

06278 עת קצין Èth Qatsiyn

procedente de 6256 e 7101; n. pr. loc.

Ete-Cazim = “tempo do juiz”

  1. um dos marcos da divisa de Zebulom; lugar desconhecido

פַּרְנַךְ
(H6535)
Ver ocorrências
Parnak (par-nak')

06535 פרנך Parnak

de origem incerta; n. pr. m. Parnaque = “delicado”

  1. pai de Elizafã, príncipe da tribo of Zebulom escolhido para ajudar na distribuição da terra prometida entre as tribos

קִטְרֹון
(H7003)
Ver ocorrências
Qiṭrôwn (kit-rone')

07003 קטרון Qitrown

procedente de 6999; n. pr. l. Quitrom = “incenso”

  1. uma cidade em Zebulom

קַטָּת
(H7005)
Ver ocorrências
Qaṭṭâth (kat-tawth')

07005 קטת Qattath

procedente de 6996; n. pr. l. Catate = “pequeno”

  1. uma cidade em Zebulom

קַרְתָּה
(H7177)
Ver ocorrências
Qartâh (kar-taw')

07177 קרתה Qartah

procedente de 7176; n. pr. l. Cartá = “cidade”

  1. uma cidade em Zebulom designada aos levitas meraritas

רִמֹּון
(H7417)
Ver ocorrências
Rimmôwn (rim-mone')

07417 רמון Rimmown

ou (forma contrata) רמן Rimmon ou רמונו Rimmownow (1Cr 6:77)

o mesmo que 7416; DITAT - 2171

Rimom = “romã” n. pr. de divindade

  1. a divindade do vento, da chuva e da tempestade, cultuada pelos sírios de Damasco n. pr. m.
  2. um benjamita de Beerote, pai de Recabe e de Baaná, os assassinos de Isbosete n. pr. l.
  3. a Rocha; um penhasco ou uma defesa natural inacessível na qual os 600 benjamitas que escaparam da matança em Gibeá se refugiaram
  4. uma cidade na região sul de Judá designada a Simeão
  5. uma cidade levítica em Zebulom localizada a cerca de 6 milhas ao norte de Nazaré

שִׁמְרֹון
(H8110)
Ver ocorrências
Shimrôwn (shim-rone')

08110 שמרון Shimrown

procedente de 8105 no sentido original;

Sinron = “posto alto de vigilância” n. pr. m.

  1. quarto filho de Issacar e progenitor da família dos sinronitas n. pr. l.
  2. uma cidade real cananita designada a Zebulom

שִׁמְרֹון מְראֹון
(H8112)
Ver ocorrências
Shimrôwn Mᵉrʼôwn (shim-rone' mer-one')

08112 שמרון מראון Shimrown M ero’wn̂

procedente de 8110 e de um termo derivado de 4754; n. pr. l. Sinrom-Merom = “posto alto de vigilância de Merom”

  1. uma cidade real cananita entregue a Zebulom
    1. provavelmente a mesma “Sinrom”

שָׂרִיד
(H8301)
Ver ocorrências
Sârîyd (suw-reed')

08301 שריד Sariyd

o mesmo que 8300; n. pr. l. Saride = “sobrevivente”

  1. um lugar ou marco na divisa de Zebulom

תָּבֹור
(H8396)
Ver ocorrências
Tâbôwr (taw-bore')

08396 תבור Tabowr

procedente de uma raiz correspondente a 8406; Tabor = “colina” n. pr. monte

  1. um monte na planície de Esdrelom que que ergue-se abruptamente e de forma isolada exceto por uma estreita cordilheira no lado ocidental que a conecta aos montes de Nazaré n. pr. loc.
  2. uma cidade próxima ao cimo do monte Tabor (1)
  3. uma cidade de levites meraritas localizada no território de Zebulom n. pr. de a/rvore
  4. local de um carvalho que se encontrava no caminho de Saul ao voltar para casa depois de ter sido ungido por Samuel